Fáceis de cuidar e combinando com qualquer ambiente, os cactos assumiram a posição de planta queridinha dos decoradores. Vem com a gente aprender como transformar sua decoração usando cactos!
Muitas pessoas estão utilizando plantas naturais na decoração de suas casas e estabelecimentos comercias como lojas, salões de beleza, clínicas de saúde, consultórios médicos e odontológicos e outros.

As plantas podem ser de diferentes tamanhos, formatos e cores, o que importa é a beleza e a leveza que elas trazem ao ambiente.

Nesse post falaremos sobre os cactos, plantas muito comuns nas decorações atuais. Se você quer saber quais os melhores tipos de cactos e quais locais da casa eles são super bem-vindos, continue com a leitura até o fim e se encante cada vez mais por essas plantinhas que vêm ganhando grande destaque no cenário atual.
O que são cactos?
Os cactos são um tipo de planta espinhenta que pertence à família das cactáceas e suculentas. Esse tipo de planta consegue sobreviver em ambientes muito quentes ou secos, devido sua alta capacidade de acumular água para sobreviver.

Normalmente os cactos não apresentam folhas e sim muitos espinhos. Apresentam caules grossos e algumas espécies podem dar flores. As raízes dos cactos são superficiais e longas para que possa captar água de uma extensa área ao seu redor.

Atualmente existem mais de 2.000 espécies de cactos espalhados pelo mundo e todos eles apresentam as mesmas características, as de viver em ambientes desérticos e com pouca água. Alguns exemplos de tipos de cactos que são muito utilizados na decoração e paisagismo das casas são:
- Coroa de Frade: tipo de cacto brasileiro, pequeno e arredondado que apresenta uma flor vermelha em formato de chapéu sobre o cacto.
- Mandacaru: também original do Brasil, tem um formato semelhante a um candelabro, podendo atingir até 6 metros de altura. Esse tipo de cacto tem uma fruta comestível e flores brancas que só desabrocham durante a noite.
- Pilosocereus magnificus: também brasileiro, nativo de Minas Gerais. Seu tronco pode chegar a 5 metros de altura. Apresenta uma cor diferenciada que se aproxima de um verde azulado.
- Cacto pedra ou capuz de monge: nativo do México e possui oito separações ou costeletas e é cheio de pontos brancos. Apresentam uma linda flor em tons de amarelo claro e são baixos, atingindo cerca de 15 cm.
- Cacto Pera: é mexicano e está representado na bandeira do país. Apresenta folhas achatadas e arredondadas com muitos espinhos.
- Cacto San Pedro: nativo da região dos Andes, apresenta de seis a oito costeletas e muitos espinhos.
- Cacto semáforo: nativa do México e apresenta flores e frutos comestíveis. Devido a sua beleza diferenciada, tornou-se uma espécie de planta ornamental.
- Almofada de alfinetes: formato arredondado e cheio de espinhos, chega a medir no máximo 10 cm de altura.
- Barba de velho: possui muitos pelos brancos que espetam apesar da aparência ser delicada. Floresce somente depois de adulto, ou seja, após 10 a 12 anos.
- Cacto botão: é uma espécie muito pequena que chega a uma altura máxima de 5 cm. Apresenta muitos espinhos finos e brancos e uma flor rosa de coloração bastante vibrante.
Veja também: Cozinhas Verdes Decoradas










Como cuidar dos cactos?
Antes de ter um cacto em sua casa para utilizá-lo como decoração, é preciso saber cuidar deles, pois mesmo não precisando de muita água eles precisam de alguns cuidados especiais. Dentre os cuidados que se deve ter com os cactos podemos citar:
- Deixe-o ao sol por pelo menos 4 horas por dia, lembre-se de que elas são plantas de regiões quentes e desérticas e precisam do sol para se desenvolverem.
- Você deve regar esse tipo de planta apenas 1 vez por semana, pois elas retêm água. No inverno e no outono, a quantidade de água e vezes regadas deve ser ainda menor.
- Adube-os uma vez por mês, de preferência com material orgânico, como farinha de osso ou adubo de minhoca.
- Use sempre vasos de barro ou de cimento, que drenam e fazem evaporar mais rápido a água. Lembre-se que os cactos não precisam de muita água.

Qual o melhor lugar para usar cactos na decoração?
O melhor lugar para usar cactos na decoração é em um ambiente que tenha sol e sombra em determinadas horas do dia.
Pois cultivar um cacto somente na sombra não é vantajoso e não deixará seu cacto crescer saudável. Mesmo ele precisando do sol para se desenvolver, opte por locais arejados e ventilados.

Antes de nos aprofundarmos nas dicas de decoração com cactos, confira na tabela abaixo algumas sugestões que, modernamente, fazem sucesso na decoração de interiores e exteriores:
Cactos na sala de estar | Decoração neutra adotando um grande cacto como foco da decoração! |
Cactos no hall | Utilize vasos no chão ou nos dois lados de um corredor para criar um caminho mais convidativo e moderno. |
Cactos em prateleiras | Enfeite suas paredes com vasos utilizando cactos das mais diferentes espécies e tamanhos e consiga uma decoração bonita e criativa. |
Cactos no papel de parede | Além de fazer sucesso enquanto planta ornamental, o cacto também é popular como textura de papel de parede, muito usada em quartos de bebê e infantis. |
Cactos na entrada | Se você mora num lugar que faz sol o ano todo, o cacto pode ser perfeito para enfeitar a entrada da sua casa, sem te dar muito trabalho na hora de cuidar! |
Cactos na mesa | Você pode usar cactos pequeninos, tais quais suculentas, para decorar mesas de jantar e tornar sua decoração mais detalhista e esmerada. |
Decoração com cactos na sala de estar e de jantar
Os cactos são plantas ornamentais, como pudemos ver no decorrer da leitura. Eles combinam com todos os ambientes da casa, basta que se escolha os tipos e vasos corretos para cultivá-los.
Nas salas de estar e de jantar, você pode usar e abusar dos diferentes tipos e tamanhos de cactos, podendo usar cactos grandes ou pequenos, mas vale lembrar que os cactos grandes em vasos bonitos de barro ou cimento irão deixar o ambiente sofisticado e elegante.



Outra decoração parecida e que é bem bonita é a Japandi, conhece?

Usando cactos no quarto
O quarto não é um ambiente comum para se colocar plantas, mas nas decorações de hoje em dia podemos ver que muitos designers de interiores estão colocando as plantas em todos os cômodos.
No quarto você pode colocá-los em vasos grandes próximos à janelas ou vasos de micro cactos ao estilo suculenta no parapeito das janelas ou em cima de móveis como: cabeceira da cama, criados nas laterais da cama, mesas de computador, penteadeiras e outros locais.


Mais beleza com cactos no banheiro
Normalmente, nos banheiros vemos muito a utilização de cactos para compor a decoração, mas geralmente são utilizados os cactos menores, ou seja, aqueles semelhantes a suculentas que não ultrapassam uma altura máxima de 5 cm.
Você pode colocá-los em prateleiras e pias por exemplos, assim como no parapeito da janela, caso seu banheiro tenha esse espaço.
❤️Seus amigos estão gostando:
Mas vale lembrar que o banheiro é um ambiente úmido, logo, escolha com cuidado o tipo de cacto que irá colocar nesse local.


Modernidade com cactos na cozinha
A cozinha é um tipo de ambiente onde é possível usar e abusar da imaginação e criatividade no momento de decorá-la com plantas ornamentais, pois nesse espaço é possível usar plantas grandes ou pequenas, a depender do tamanho da sua cozinha.
Você pode optar por cactos grandes em vasos de barro em um canto do cômodo, ou cactos menores colocados sobre as bancadas e mesa.



Praticidade com cactos na área externa
Na área externa das casas, como é o caso das varandas, áreas de churrasqueira ou áreas de piscina, podemos utilizar os maiores tipos de cactos existentes e possíveis de serem cultivados em vasos.
Por se tratar de um ambiente externo, os cactos irão se desenvolver bem e deixarão o espaço bonito e personalizado de acordo com suas preferências.




Fotos de Casas Decoradas com Cactos
Confira essa galeria com dezenas de fotos de decorações usando cactos:




































Leia também: Como Fazer Vaso de Garrafa Pet e Como Replantar Cactos
E então, decidiu em que partes da sua casa você vai usar os cactos na decoração? Que tal usar em todas? Deixe seu comentário!