33 Ideias para Decorar com Orquídeas + Dicas para plantar e cuidar!

Orquídeas são plantas ornamentais que embelezam qualquer ambiente. Reconhecida por sua exótica beleza e elegância, esta flor é a indicada para presentear e causar boa impressão. Também é possível cultivá-las em casa, mas isso exige cuidados para que se desenvolvam saudavelmente. Neste artigo mostramos para você como cuidar de orquídeas e como decorar os ambientes do seu lar com elas!

Com mais de 20 mil espécies de orquídeas no mundo e cerca de 3.500 espécies nativas brasileiras, a orquídea é das flores mais desejadas para decorar espaços interiores. Elegantes e versáteis, estas plantas ficam bem quer como presentes, quer como elementos decorativos. Mas se você pretende plantar orquídeas em casa, saiba que isso é possível.

É necessário escolher a espécie que se adapta melhor e facilmente ao ambiente interior, viabilizando o cuidado e manutenção desta flor tão delicada. Dentre tantas espécies, a orquídea Phalaenopsis é sem dúvida a aposta mais acertada para ser cultivada no ambiente doméstico.

foto de orquidea branca no jardim
Uma das mais lindas é a orquídea branca
orquidea colorida pra decorar a casa
Mas existem também coloridas, ideais para decorar interiores

E por que isso acontece? O ambiente interno doméstico apresenta as condições ideais para o cultivo desta orquídea, também conhecida como borboleta ou mariposa, pela regulação da temperatura: por volta de 20º durante a noite e 15º no período noturno.

Esta orquídea e suas variações como a bromélia (tillandsia cyanea) e o antúrio (anthurium scherzerianum), mesmos sendo adaptáveis ao ambiente doméstico e em vasos, para florescer precisam de cuidados especiais.

foto de bromelia
Bromélia
imagem de um anturio
Antúrio

Como plantar as orquídeas em um vaso

Ao optar por cultivar em casa sua orquídea, sem dúvida a plantação desta flor deverá ser realizada, de forma preferencial, em vasos de barro. Este recipiente favorece a drenagem da água, evitando o apodrecimento das raízes da planta. Aprenda no vídeo abaixo como plantar essas lindas flores em vasos:

Coloque cascalhos no fundo do vaso para facilitar a drenagem. O fato de terem capacidade de adaptação ao ambiente doméstico não significa que não há cuidados muito especiais no trato em fatores como a umidade, rega, iluminação, poda, como iremos ver a seguir.

Cuidados com a orquídea

A orquídea é uma flor bastante sensível e que necessita de umidade para que possa ser evitada a proliferação de bactérias e fundos.

Uma boa dica para alcançar um bom resultado é colocar a orquídea próxima a umidificadores. No caso de ter um aquário, posicione a planta perto para evitar a desidratação. Para além do cuidado com a umidade, proteja as suas orquídeas da circulação excessiva de ar, como ventos fortes.

Em relação a rega, é importante que você saiba que as orquídeas não são adaptáveis a excesso de água. Invista em uma drenagem eficiente na montagem do vaso. Use, na hora da rega, um borrifador para que o substrato fique úmido e não encharque – se o clima for frio, também pode usar pedras de gelo. É importante lembrar que a orquídea não produz substratos umedecidos e, por isso, a rega adequada deve ser muito bem cuidada.

infografico ensinando como regar orquidea
Como regar as orquídeas

Sendo a água mais indicada para este procedimento, a água que fervida e arrefecida ou a da chuva que é coletada. A quantidade de água varia de acordo com as estações. No verão, uma vez por semana (final da tarde ou início da manhã) e no inverno é preciso que o composto seque entre regas. E como posso saber isso?

Verifique, com a inserção do seu dedo na terra, se está úmida ou seca. Ao regar esta planta, não molhe as pétalas, por serem muito sensíveis e atraírem pragas. No que diz respeito aos cuidados com a iluminação, apesar de necessitar muita luz natural, a orquídea não deverá ser exposta diretamente ao sol, evitando que suas folhas sequem.

E como cuidar de orquídeas em termos de poda? Deve ser realizada de forma regular e antes é recomendável esterilizar a tesoura para evitar a transmissão de doenças e após a poda para cicatrizar a orquídea aplique canela em pó. Veja no vídeo abaixo a explicação da poda das orquídeas:

Outro ponto extremamente importante é o substrato. Opte pelos substratos com minerais que poderão ser encontrados em floriculturas ou lojas especializadas em jardinagem.

Como decorar sua casa com orquídeas

Agora que você sabe mais sobre sua plantinha, verifique algumas ideias de decoração.

Muitas vezes, existem certos espaços em que pode parecer impossível decorar com plantas. Um escritório ou uma sala de estar, por exemplo. No entanto, se somos amantes de decoração minimalista, esses e outros espaços (como o hall da nossa casa) são perfeitos para decorar com orquídeas.

Especialmente porque a simplicidade da planta irá permitir-nos não quebrar nem a decoração nem o estilo, escolhendo o espaço mais adequado para aplicar a cor das flores, trazendo um toque de elegância respeitando a estética do todo. Vejamos algumas ideias!

imagem de escritorio com orquidea branca
Um vaso com orquídeas brancas ornamenta o espaço em frente ao espelho
orquideas no escritorio proximo a janela
Também podem aparecer próximas a janelas, desde que não haja muito contato com o sol
foto de sala de estar com orquidea roxa na mesa de centro
As orquídeas são ideais para mesas de centro em salas de estar
orquidea branca na sala de estar
Ao colocar na mesa de centro, elas podem ser o centro da decoração do ambiente

No banheiro

O banheiro é um dos lugares da casa que costumamos esquecer quando se trata de ter plantas. No entanto, devido às suas condições de umidade, eles geralmente são locais perfeitos para tê-las sempre que precisarem de um alto grau de água no ambiente. E, embora a lista de plantas compatíveis com o banheiro seja longa, hoje vamos nos concentrar em mostrar ambientes com orquídeas.

orquidea branca em cima da bancada do banheiro
As orquídeas são ideais para decorar em cima da bancada
orquideas perto da janela do banheiro
Perto de janelas sem muita luz solar também ficam ótimas
banheiro com pequena orquidea na janela
A orquídea é uma flor que traz delicadeza ao ambiente
orquidea roxa pra decorar banheiro
As cores favoritas para banheiro são roxa e branca

Na sala de estar

Outra opção muito interessante para decorar com orquídeas é colocá-las em qualquer aparador ou mobília que você tenha na sala. Talvez ao lado de uma lâmpada, na frente de uma pintura ou de um espelho. A verdade é que estas plantas não ocupam muito espaço visual, por isso podem estar perfeitamente ao lado de uma obra de arte ou algum outro apetrecho decorativo.

sala de estar com jardim suspenso de orquideas
Crie um jardim suspenso com orquídeas e outras plantas para enfeitar sua sala
orquideas grandes do lado do sofa
Não existe excesso em se tratando de orquídeas, quanto mais, melhor
sala de estar rustica com orquidea
Essa planta também anda bem em decorações rústicas
sala de estar ornamentada com orquidea
Existem vasos diferentes, que destacam e muito a beleza dessa planta e ornam bem a sala de estar

Na sala de jantar

Como na sala de estar, a sala de jantar é um dos espaços em que, geralmente, gasta-se algum tempo tempo, pois é onde também costumamos receber visitas. As plantas de interior, como as orquídeas, nas salas de jantar ficam ótimas. Se você conseguir bons potes, você pode colocá-los na mesa. Dependendo do tamanho da mesa, é muito provável que você a remova no horário das refeições.

arranjo com orquideas roxas para sala de jantar
Olha que lindo esse arranjo enfeitando a mesa de jantar
sala de jantar vintage decorada com vasos de orquidea
Outro ambiente muito bonito que ganha cor com as orquídeas sobre a mesa
sala de jantar com mesa escura e orquideas brancas
As orquídeas brancas ressaltam a elegância nessa sala de jantar
sala de jantar rustica com vaso de orquideas sobre a mesa
Aqui, o discreto vaso com orquídeas dá cor ao ambiente

No quarto

Aqueles que amam plantas para decorar interiores saberão do que estamos falando quando dissermos que você também pode usar orquídeas na decoração do quarto. Ou em uma mesinha de cabeceira ou na mesa, se você tiver uma área de trabalho. Como você pode ver nas imagens a seguir, onde quer que estejam, ficarão muito bem.

orquidea colorida combinando com a roupa de cama
Combine orquídeas coloridas com as outras cores do quarto
orquidea proxima da janela do quarto
Lembre-se que elas podem estar próximas a janelas, mas não suportam muito sol
decoracao do quarto com orquidea
Usá-las nas mesinhas de cabeceira é um belo truque na decoração
orquidea roxa em quarto com aquecedor
Esse vaso com orquídea roxa neutraliza a brutalidade do aquecedor antigo

Na cozinha

Se você ainda está procurando idéias para decorar com orquídeas, aqui você tem mais. A cozinha é outro bom lugar para colocar essas plantas. Uma boa ideia é colocá-los ao lado de uma janela, embora saibamos que isso não é possível em todos os casos.

pia da cozinha enfeitada com orquideas
Tem-se um pequeno jardim com orquídeas coloridas atrás da pia dessa cozinha
orquideas brancas na cozinha
O melhor lugar para elas é mesmo próximo das pias, por conta da umidade
cozinha rustica com jardim repleto de flores
Aqui, várias plantas e orquídeas colorem essa cozinha rústica
orquideas brancas em cozinha branca e preta
Outro espaço em que as orquídeas brancas aparecem próximas da pia e da janela, combinando com as cores do ambiente

Outras formas de decorar com essa bela plantinha

A orquídea também aparece em muitas decorações de festas, como em casamentos e aniversários. Isso porque, como você já pode perceber, ela é muito elegante, o que acaba agregando bastante beleza à decoração.

foto de casamento decorado com orquideas grandes
Decoração suntuosa para casamento com orquídea
imagem de mesa decorada para casamento
Veja que charme a mesa dessa festa de casamento, com um caso de orquídeas no centro

Ainda, pode aparecer combinada com outras plantas, como as suculentas, transmitindo encanto e delicadeza para quem vê. Confira nas fotos abaixo:

vaso de plantas com orquidea e suculentas
Arranjo de orquídea branca com suculentas – fica bonito para quarto ou sala
foto de orquidea combinada com suculenta
Outro bonito arranjo com uma simples orquídea roxa e uma pequena suculenta

E então, o que você achou das ideias que separamos para decorar sua casa com orquídeas? Você gostou? Não deixe de comentar sua opinião ou suas dúvidas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest