Se você pensa que minimalismo é sinal de decoração simples e sem graça, ver as fotos desse post e conhecer as possibilidades desse estilo transformarão seus conceitos. Surpreenda-se!
Com a atual tendência de empreendimentos imobiliários cada vez menores, o minimalismo tem ganhado espaço na decoração de apartamentos, visto que esses imóveis, especialmente, vêm sendo apresentados com cada vez menos espaço.

Assim, tanto a arquitetura quanto a decoração ganham uma roupagem mais funcional e apegada apenas ao indispensável, para que o espaço seja melhor aproveitado, assim como a experiência de quem nele habita.

Dessa forma, podemos pensar que um apartamento minimalista é aquele em que não falta nada, mas aonde também não sobra nada. É o equilíbrio exigido por uma vida e uma rotina que demandam cada vez mais de nós e nos oferecem, muitas vezes, cada vez menos.
Mas o que é, afinal, o minimalismo?
O minimalismo não é algo restrito à decoração, em verdade, ele é mais uma forma de pensar que foi traduzida para várias “escolas”, ramos ou segmentos da vida, dentre eles, a arquitetura e a decoração.

O pensamento minimalista se relaciona a viver apenas com o necessário, abrindo mão de distrações e exageros, buscando desenvolvimento pessoal e qualidade de vida.
Entretanto, engana-se quem acha que um apartamento minimalista é um local em que o quarto só tem a cama, o armário e uma mesa simples para o home office.

Muito pelo contrário, o minimalismo busca aquele ponto ótimo individual, em que ele tem o suficiente para se sentir realizado, dentro de uma concepção bem racional do que é necessário para ele assim se sentir.
Desta forma, é possível gozar de luxos e prazeres através do minimalismo e de sua aplicação na decoração. Porém, tudo o que estiver no seu apartamento minimalista, por exemplo, deve estar lá com um porquê bem definido por você e, mais do que isso, com uma funcionalidade indispensável.

Mas e aí, como levar o minimalismo para dentro do apartamento?


Dicas para ter um apartamento minimalista
De início, cabe dizer que a decoração minimalista não está restrita a apartamentos pequenos, mas é normal que ela se dê muito bem com esse espaços porque justamente a falta do espaço faz do minimalismo o melhor amigo do apartamento pequeno.

Uma outra coisa que deve ser considerada por aqueles que já possuem móveis e outros objetos que integram uma casa é a necessidade de se desapegar daquilo que você olha e pensa “serve para quê?” e responde dizendo “mas eu gosto”. Essas são, definitivamente, as coisas que vão embora na hora de planejar e decorar um apartamento minimalista.

Para aqueles que vão começar do zero, a história é outra e o caminho é mais fácil, bastando seguir as dicas que vamos mencionando no decorrer do texto e se orientar e se inspirar pelas fotos que vamos mostrando. Vamos aprender um pouco sobre o minimalismo aplicada a cada um dos cômodos de um apartamento?

Minimalismo na sala de estar
Na hora de planejar a sua sala de estar minimalista, você deve pensar qual a utilidade que ela costuma ter para você. Por exemplo, em meu apartamento, não tenho eletrodomésticos no quarto. Por conta disso, tenho um cantinho na sala de estar que serve como home office, e tenho também um sofá e TV.

Assim, planeje sua sala de estar conforme as necessidades que elas trazem para você. O básico da decoração minimalista para sala de estar são mobílias compactas e planejadas, deixando espaço livre para transitar (ou seja, atenção no uso de mesas de centro e poltronas individuais, especialmente para salas pequenas). Nas fotos, sempre comento outras ideias.




Cozinha minimalista
Como a maior parte dos apartamentos de hoje vem com cozinhas americanas, o minimalismo e a decoração clean ganham muito espaço na hora de se fazer uma cozinha.

Dessa forma, na hora de criar a sua cozinha americana minimalista, pense em maximizar a utilidade daquela divisória entre a cozinha e a sala, fazendo uma bancada maior ou embutindo uma pequena mesa com bancos ou cadeiras que podem ser guardados embaixo da mesa.

Além disso, evite deixar utensílios domésticos sobre a bancada da pia e procure rechear as paredes de armários embutidos sem puxadores, uma tendência super moderna.

Em se tratando das cores, é ideal usar tons neutros e claros (branco, bege, cinza, etc.), sendo cabível criar pontos de cor em alguma parte da cozinha ou com algum eletrodoméstico em específico. A predileção pelas cores claras vale para qualquer ambiente pequeno, visto que aumentam a iluminação e criam uma sensação de haver mais espaço disponível.


Quarto minimalista
❤️Seus amigos estão gostando:
O planejamento do quarto segue a mesma regra daquele para a sala de estar. Assim, considere quais as funções que o quarto exerce na sua vida. Para mim, basta ter a cama, o armário e uma mesinha de cabeceira, uma vez que eu utilizo o quarto mais para descansar e para relaxar de formas que não dependem de nenhum aparelho eletrônico, por exemplo.

Nesse sentido, o indispensável é evitar ter móveis ou acessórios que permitam a formação de uma bagunça, principalmente se você for uma pessoa desorganizada. Então, evite ter poltronas, araras ou cabideiros no seu quarto, pois é provável que esses serão pontos de desorganização no seu cantinho.




Minimalismo para o banheiro
Muitos apartamentos pequenos sequer contam com uma suíte, assim, o banheiro deve ser compartilhado por todos que morarem no imóvel. Dessa forma, o espaço deve ser o mais prático possível.
Quando falo em prático, digo que ele deve ser fácil de ser higienizado e não dar margens para desorganização. E como fazer isso?
- Evite deixar produtos de limpeza no chão, próximos ao vaso sanitário, por exemplo, isso desorganiza e pode tornar sufocante o banheiro.
- Planeje nichos individuais para cada um dos usuários do banheiro, assim, não vai haver mistura nem perda dos objetos pessoais, ou seja, não teremos bagunça.
- Use tons claros e procure usar um revestimento idêntico para piso e paredes.
- No box ou banheira, planeje também a construção de nichos embutidos, pois eles otimizam o espaço dessa área.





Como você pode perceber, a decoração minimalista perpassa a ideia de possuir apenas o indispensável, mas isso não significa excesso de simplicidade nem falta de conforto.
Muito pelo contrário, pela observação das fotos que mostramos ficou bem claro que o carro-chefe do minimalismo é a organização e, em consequência disso, é um estilo de vida que anda de mãos dadas com as decorações clean, que estão super em evidência dados os designs modernos que trazem, sem abrir mão do conforto e da funcionalidade.
Para encerrar e te dar ainda mais ideias, veja esse vídeo bem legal mostrando um apartamento minimalista branco com madeira e tons terrosos!
Agora, eu quero saber de você, o que achou sobre as dicas que demos para você decorar um apartamento minimalista? Gostou das fotos? Você tem alguma ideia diferente? Deixe o seu comentário!