29 Ideias IMPERDÍVEIS de Decoração com Croché para deixar sua casa bonita!

Se você é daqueles não abre mão de uma boa decoração artesanal, saiba que o croché é uma ótima ideia. Sempre está em alta e nunca sai de moda, gostou? Veja mais sobre decoração com croché a seguir!

dicas para decorar com croche
Decoração com crochet – aprenda dicas sobre essa arte

Bonita e barata, a decoração com croché tem angariado cada vez mais adeptos. Para vender, presentear amigos e família e deixar a sua casa ainda mais bonita, é preciso saber dar a primeira laçada. Quer aprender como fazer croché? Nós ensinamos neste artigo.

Já pensou em decorar a sua casa com peças feitas pela sua própria mão? Bem sabemos que o artesanato não é de hoje e que faz parte da vida de muitas pessoas há muitos anos. O croché não é apenas arte, ele também é considerado uma terapia apoiada por muitos profissionais, já que por ser extremamente terapêutico pode ajudar a combater diversas doenças inclusive a depressão.

Além disso, o croché pode ser uma fonte de renda extra e, não só em tempos de crise financeira, como em todos os tempos, basta aprender e formar uma clientela para começar a ver seu negócio despegar.

Muitas mulheres ingressaram nesse empreendimento e hoje em dia conseguem manter uma vida economicamente estável. Como você pode ver, só há vantagens em aprender como fazer croché, por isso, não perca mais sobre o tema, veja aqui algumas fotos das possibilidades que o croché traz:

almofadas coloridas em croche
Você pode fazer confortáveis almofadas de croché
cesta com acabamento em croche
Dá para fazer um porta-objetos muito bonito também
bicho de pelucia feito de croche
Para o quarto de bebê, as pelúcias ficam lindas
porta pratos feito de croche
Para a sala de jantar, bonitos porta-pratos

Decorando com crochet

Praticamente você poderá decorar toda a sua casa ou ambiente de trabalho com artigos feitos com croché. Não acredita? Damos só alguns exemplos: almofadas, porta-trecos, tapetes, sousplats, porta-guardanapos. Todos os ambientes da casa podem receber esse tipo de decoração, seja o quarto, a sala, a cozinha, o banheiro e etc. Basta deixar a imaginar fluir e decorar segundo as cores e o gosto de cada um. Veja algumas fotos com ideias do Pinterest:

colcha de croche pro quarto
Bela colcha em crochet pro quarto
guardanapos para usar na cozinha em croche
Guardanapos para usar na cozinha
jogo de banheiro de coruja feito de croche
Jogo de banheiro de corujinha em croche
manta colorida em croche para sala de estar
Manta colorida para o sofá da sala de estar

E a lista não termina por aqui: você poderá revestir luminárias, confeccionar molduras personalizadas e até capas para revestir cadeiras. Em todos os espaços de uma casa, é possível pensar (e fabricar) itens que vão decorar do banheiro à sua cozinha. Sim, ainda é fashion finalizar seus panos de prato com bicos em croché.

O croché também é um bom material para celebrar datas festivas como o Natal e a Páscoa. Aposte em guirlandas e os amigurumi, os famosos bonecos feitos em croché. Para que todos estes itens sejam bem confeccionados e finalizados, é importante escolher linhas de boa qualidade e agulhas indicadas para cada um dos produtos.

guirlanda verde de natal em croche
Guirlanda de Natal em croché
foto do pinterest de amigurumi para arvore de natal
Amigurumis para a árvore de Natal
coelhinho da pascoa feito de croche
Amigurumi em forma de coelhinho, legal para decorações de Páscoa

Dicas para começar a fazer croché

Não podemos falar de croché, sem falar, pelo menos, destes dois itens: agulha e linha, que são essenciais para aprender como fazer croché. Mas aprender croché não é difícil? Aprender croché, assim como qualquer artesanato, depende de prática. Mas se você souber os pontos básicos (iremos explicar a seguir), é tudo uma questão de tempo para que você possa investir em peças mais complexas.

Mas antes de conhecermos os pontos básicos, algumas dicas sobre linhas e agulhas. Há algum kit básico? Você pode perguntar. A resposta é que para quem está começando, há três itens que não podem faltar:

  1. Agulha.
  2. Linha.
  3. Tesoura só para os seus trabalhos de croché.

Mas precisa ser uma tesoura especial? Não. O que é importante é que ela seja só usada para isso.

Há sempre muitas dúvidas sobre quais são as linhas e agulhas indicadas. Uma boa dica é, no início, escolher um fio mais encorpado, com uma espessura maior como um barbante. E você sabe qual é a razão? Por ser mais grosso, ficará mais fácil para perceber os pontos e ir se acostumando.

Outra dica é a escolha da cor. Para iniciar a praticar, prefira uma linha de uma única cor. Com o tempo e a prática, você poderá ir incluindo outras cores. Se o barbante for sua opção, as agulhas correspondentes serão a número 3 mm para o barbante n.º 4 e a 3,5 mm para o n.º 6.

E as agulhas poderão ser de aço niquelado (as mais conhecidas) e usadas com linhas mais finas, alumínio colorido, um pouco mais leves que as de aço. Mas há outras hipóteses: de plástico e até de bambu, que estão disponíveis em todos os tamanhos e que normalmente são usadas com os barbantes.

imagem com agulhas para fazer croche
Foto com alguns modelos de agulhas para crochê
imagem de rolos de linha pra croche
No início, opte por linhas de uma cor só e mais grossas

Para além da agulha e linha adequadas, o segredo para aprender como fazer croché é praticar os pontos básicos. Para você que quer começar a aprender, o primeiro passo é conhecer Ponto Corrente (Correntinha). Praticando bem estes pontos, os outros três: Ponto Baixo, Ponto Baixíssimo e Ponto Alto serão mais fáceis de aprender e você poderá fazer bonitas peças de decoração em croché.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo do ponto corrente:

Algumas ideias de decoração com croché

Vou te dar 3 ideias que acho que são perfeitas para a aplicação do croché na hora de decorar – paredes, almofadas e mantas. Essas ideias são bem fáceis de ser reproduzidas e são bem legais para quem está se aventurando pela primeira vez no mundo do croché.

Croché na parede

Esta é uma ótima ideia para todos aqueles que estão começando no mundo do crochê. Tecer um enfeite de parede pode ser divertido e motivador. E como o melhor é ir passo a passo, aumentando progressivamente a dificuldade dos projetos, este trabalho parece muito adequado para iniciantes, já que é simples. Escolha o design e as cores e… comece a trabalhar!

foto do pinterest de filtro dos sonhos de crochet
Filtro dos sonhos em croché marrom
painel de croche em forma de flor para cama
Bem trabalhoso mas muito bonito, um painel para a parede da cama em formato de flor
bordado de croche imitando paisagem rustica
Olha que lindo esse croche imitando uma paisagem rústica
quarto de casal com quadro de croche
O quadro com flores em crochê dá delicadeza a esse quarto
imagem de quadro pintado de azul com flores em croche rosa
Aqui, o crochê aparece detalhando os galhos da pintura, formando delicadas flores

Croché nas almofadas

As almofadas têm sido um dos elementos que melhor abraçaram os desenhos tradicionais de crochê tecidos pelas avós. E é lógico, pois são trabalhos coloridos, práticos e muito especiais. Agora você pode tricotar e decorar almofadas usando a mesma técnica, mas inovando com os desenhos e a paleta de cores. Uma ótima ideia para decorar seu sofá de forma moderna é com crochê. Veja algumas fotos abaixo com modelos de almofadas:

desenho de almofada em croche branca e azul
Almofada branca e azul
almofada branca simples de croche
Almofada branca
almofada em crochet com desenho de ovos
Almofada com desenho curioso – ovos!
almofada em croche com letras
Almofada com escritos Love e Home
foto de almofada colorida de croche
Almofadas coloridas para enfeitar um sofá

Mantas de croché

As mantas e cobertores de crochê são um dos clássicos que se fazem com esta técnica artesanal. Eles não são difíceis de fazer e podem ser realmente boas. Talvez a maior desvantagem é que um ótimo trabalho não é feito em dois dias, ou seja, demora um bom tempo para que fiquem prontas. Mas se você sabe que gosta de lição de casa e adora decorar com crochê, uma colcha pode ser o seu projeto de estrela. Compre os materiais, arme-se com paciência e comece a trabalhar.

manta de croche com desenho floral colorido
Manta colorida com desenho floral
manta colorida com desenhos quadrados
Manta colorida com padrão quadrado
foto de manta de croche colorida pra sofa
Outra manta seguindo o padrão quadrado e colorido, essa mais simples
foto de manta de croche colorida em padrao diferente
Outra manta num padrão diferente dos acima mostrados
foto de manta de croche grossa
Manta grossa em linha marrom e padrão grosso

Gostou? Agora coloque em prática hoje mesmo tudo o que você aprendeu sobre decoração com croché seja para relaxar, decorar sua casa ou ganhar dinheiro. O importante é colocar as mãos na massa e fazer algo realmente prazeroso onde a criatividade é ativada a cada ponto. Boa sorte!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest