Conheça a história, principais características, obras e arquitetos famosos da arquitetura romântica!
A arquitetura, é uma arte milenar, que vem sendo desenvolvida há muito tempo. Os indícios históricos afirmam que essa arte teve inicio a cerca de 12 mil anos atrás.

Ela consiste na técnica de projetar a melhor utilização possível de um espaço, para que esse seja capaz de comportar as atividades do cotidiano das pessoas.
Com seu desenvolvimento, novas e variadas vertentes e movimentos arquitetônicos foram criados. No meio desse, foi criado um chamado de “arquitetura romântica”.

Para vocês interessados por história e amantes da arquitetura, leiam até o final, pois esse artigo é um prato cheio para vocês descobrirem mais sobre o assunto.
Qual a origem da arquitetura?

Antes de tratarmos propriamente da arquitetura romântica, é importante saber o que é a arquitetura e como ela surgiu.
Como dito anteriormente, a arquitetura, consiste na arte de projetar da maneira mais organizada e criativa possível um ambiente que contenha uma construção, com a finalidade de abrigar alguma atividade atividade humana.
Ela surgiu, há milhares de anos atrás, em época posterior a primeira revolução agrícola.
Com o desenvolvimento de habilidades na agricultura, após a revolução, o ser humano conseguiu eliminar a necessidade de mudança constante, ocasionada pela escassez de alimento do local em que estavam no momento.
Com a possibilidade de firmar morada em um lugar, a espécie humana passou a pensar não somente em sobreviver, e começou a almejar uma vida mais tranquila e com mais qualidade. Assim, nossa raça começou a vislumbrar outros objetivos além de apenas nos mantermos vivos para mais um dia.
Para que pudessem realizar esses novos sonhos de se situar em um mesmo local e ter a possibilidade de buscar um conforto na vida, as pessoas da época precisavam de um lugar para ficar e para realizar suas tarefas.
E é aí que surge a arquitetura.
Para poder desenvolver esses espaços, alguns dos humanos que viviam naquele tempo, começaram a projetar e ter ideias de como poderiam interferir na natureza e utilizar de seus recursos para desenvolver essas construções e ambientes.
No princípio, essa arte tinha objetivo somente funcional. Ela era destinada única e exclusivamente ao planejamento de locais que seriam utilizados para realizar as necessidades do dia a dia do homem.
Entretanto, a raça humana possui um sentimento que é inerente a sua existência, o de nunca estar satisfeito com o que possui ou com o que fez. Devido a isso, mesmo após atingir o objetivo de desfrutar de uma vida confortável, mais esperançosa e com outros objetivos, as pessoas não se deram por satisfeitas.
Como consequência disso, os anos foram passando, e com eles ideias novas foram surgindo em todos os setores da vida. E como era esperado, com a arquitetura não foi diferente.
Ao longo dos séculos, diversos movimentos culturais e revolucionários foram sendo criados. Um desses movimentos em específico englobava a área da arquitetura, sendo chamado de arquitetura romântica.
Agora que você já tem conhecimento a respeito do que é a arquitetura e de sua origem vamos dar sequência.
Leia também: Características da Arquitetura Barroca
O que é a arquitetura romântica?

❤️Seus amigos estão gostando:
Indo direto ao ponto, a arquitetura romântica é uma das vertentes do Romantismo, movimento que dominou a Europa entre os séculos XVIII e XIX, e carrega em suas construções os valores pregados nesse movimento.
Mas o que é esse tal de Romantismo, responsável pela arquitetura romântica?
Como dito acima, o Romantismo foi um movimento cultural, que teve início no século XVIII e perdurou até o XIX. Ele influenciava em todas as áreas da sociedade, passando pela moda, música, livros e poemas, e até mesmo na própria arquitetura.
Ele surgiu como uma espécie de resposta a cultura Neoclássica, que na época dominava o velho continente. Entretanto, o movimento ganhou mais força do que o esperado, transcendendo as fronteiras europeias e invadindo outros países e continentes, como exemplo do Brasil e dos Estados Unidos, localizados na América.
O Romantismo carregava em suas obras ideais nacionalistas, individualistas, além de usar e abusar da emoção e da natureza, utilizando de uma linguagem muito subjetiva para expressar a mensagem.
Veja: Características da Arquitetura Neogótica e Como Montar um Portfólio de Arquitetura?
Quais as principais características da arquitetura romântica?
No geral, os arquitetos românticos tinham uma linha de pensamento parecida para desenvolver seus projetos e suas obras. Isso fazia com que as obras da arquitetura romântica seguissem um padrão, apresentando características bem parecidas.
Essas eram:
- Planos com sensação de movimento.
- Efeitos visuais causados por utilização de luzes.
- Uso de estruturas irregulares.
- Valorização de formas geométricas complexas.
- Uso frequente de curvas.
Entretanto, apesar desse padrão seguido, podem ser percebidas algumas peculiaridades a depender do lugar do mundo em que a arquitetura romântica é aplicada.
No Brasil
Assim como em outras regiões do mundo, o Brasil apresenta suas próprias caraterísticas.
Mas como o movimento romântico atravessou o oceano e chegou com tanta força aqui?

Essa resposta é bem simples: a chegada da família real portuguesa no ano de 1808.
O processo correto, era que ao chegar no Brasil, a família real portuguesa deveria se adaptar ao estilo de vida brasileiro. Isso até que ocorreu, mas somete em partes.
Quando chegaram, trouxeram com eles sua cultura, não só a portuguesa mas a europeia. Dessa forma, como o romantismo já havia se espalhado por toda a Europa, os portugueses que vieram para cá transportaram vários dos costumes europeus.

Com isso, o movimento romântico invadiu o território brasileiro se tornando uma febre por toda a extensão do país, afinal o jeito de viver europeu sempre foi glamourizado e todos gostariam de viver um pouco como eles.
Ai foi de uma vez só. Em pouco tempo, muitos dos livros, dos poemas, das pinturas, das músicas, e até mesmo da arquitetura brasileira já haviam sido influenciadas e apresentavam trações e características românticas.
Entretanto, a arquitetura romântica no Brasil, se limitou, com algumas exceções, a influencia no design de ambientes religiosos, em especial as catedrais e igrejas espalhadas pelo território nacional.
Um grande exemplo disso é a Catedral da Sé, que será citada ainda nesse artigo localizada na Praça da Sé, região central da cidade de São Paulo.
Todos esses fatos, nos permitem perceber que o romantismo, em especial a arquitetura, durante seu auge nos séculos dezoito e dezenove dominou, não só a Europa, mas o mundo.
Na Europa
Como ressaltado anteriormente, o movimento romântico teve sua origem no velho continente, se espalhando posteriormente para fora dele.

O romantismo começou a ser notado em território alemão, e com o passar do tempo, a Europa e o mundo já haviam o adotado.
Nas terras europeias, podem ser encontradas diversas obras que marcam a revolução feita pela arquitetura romântica.

Por se tratar do continente original, na Europa podem ser encontradas obras de todos os estilos e variações do romantismo arquitetônico, abrangendo todas as características, que mais a frente seriam espalhadas por todo o mundo com cada região tendo algumas peculiaridades como marca registrada.

Desse modo, na Europa não existe um estilo ou característica específicos que são encontrados com mais frequência lá, podendo ser encontrado todos as vertentes da arquitetura romântica.
Nos Estados Unidos
Os Estados Unidos, também apresentam suas próprias características mais encontradas a respeito da arquitetura romântica.

Apesar de possuírem uma enorme variedade de vertentes, por conta da grande entrada do movimento romântico no território norte americano, algumas es especial acabam se destacando.

Esse é o caso de obras e construções que apresentam traços marcantes da cultura Neogótica. Outra vertente que marca forte presença por ali, são as construções medievais. Essas são inspiradas nos enormes castelos e muralhas construídos durante a Idade Média.


No mundo
Fugindo do conhecimento de alguns, o movimento arquitetônico romântica se expandiu tão mais que o esperado que atingiu alguns países fora da Europa e das Américas.

No continente asiático, por exemplo, mais precisamente no Japão, é possível encontrar obrar que remetem aos padrões do movimento romântico.

Um ótimo exemplo disso, é o famoso palácio de Akasaka localizado no território japonês. Ele apresenta características exclusivas das construções românticas.

Tal fato evidencia a grandeza que a revolução romântica atingiu, cruzando fronteiras com continentes e países bem distantes e de culturas completamente distintas.
Principais arquitetos do estilo romântico
Cada uma das vertentes do movimento romântico possui os seus personagens principais, e com a arquitetura romântica não é diferente.
Essa parte do romantismo, apresenta pessoas que foram essenciais para a proliferação do movimento tanto na Europa quanto em outros lugares do mundo.
Horace Walpole, John Nash e Barão de Eschwege são alguns dos arquitetos mais famosos e que mais marcaram a arquitetura romântica. Eles são responsáveis por 3 das construções mais conhecidas do movimento que serão citadas mais a frente.
Casas e Prédios com Arquitetura Romântica
Assim como possuem personagens principais, os movimentos revolucionários possuem seus principais feitos e obras.

O romantismo, por apresentar várias vertentes, possui uma gama de obras que são consideradas essenciais na história do movimento. São considerados, incríveis livros, poemas, quadros, entre outros.

Como na área da arquitetura são avaliadas as principais construções civis, preparamos para você uma lista das principais casas e prédios desenvolvidos pela arquitetura romântica.
Casas e Prédios com Arquitetura Romântica | Localização |
---|---|
Palácio de Westminster | Inglaterra |
Universidade da Califórnia | Estados Unido |
Catedral de Marselha | França |
Catedral de Marselha | França |
Palácio Akasaka | Japão |
Sinagoga de Florença | Itália |
Palácio da Pena | Portugal |
Capela dos Pestanas | Portugal |
Capela de Santo Antônio | Brasil |
Catedral da Sé | Brasil |
Influências da arquitetura romântica na arquitetura moderna
Como todos sabemos, o romantismo no geral teve um grandioso e importante contexto histórico, o qual é necessário ser reconhecido e estudado para que possamos ter noção da dimensão do movimento na época.
Devido a grandiosidade do movimento, traços e características dele se espalharam por todo o mundo, fazendo com que cada lugar adquirisse um pouco do estilo de vida e da cultura europeia.
Como dito anteriormente, esse processo se manteve na arquitetura romântica, que é uma das vertentes do romantismo. Diante disso, esse estilo de arquitetura também invadiu o mundo todo, deixando espalhadas por ai, várias obras e construções que representam da maneira mais coerente possível os padrões arquitetônicos usados pelo movimento romântico naquela época.
Veja: Dicas de Livros de Arquitetura

Entretanto, apesar de hoje em dia encontrarmos apenas obras antigas, pertencentes aquele tempo, que seguem esse padrão, a influencia do romantismo na arquitetura não se limita à essas construções.
Atualmente, podemos notar a influência da arquitetura romântica, ainda que de forma bem sutil ou em partes, na arquitetura contemporânea.
Com a intenção de que isso fique mais fácil de ser percebido, citaremos abaixo algumas coisas bastante utilizadas da arquitetura moderna que tem referência do período romântico.
Traços da arquitetura romântica podem ser notados quando vemos um projeto que preza por uma construção mais simples e mais funcional.

Outro artifício que era bastante utilizado antigamente, e que hoje em dia ainda faz muito sucesso, talvez até maior que em outras épocas, é o uso do porcelanato em acabamentos. Esse tipo de pedra, possui enorme prestigio hoje, podendo ser visto nas fachadas e nos interiores de casas extremamente belas e funcionais.
Se você gostou de saber sobre arquitetura romântica e é fascinado por arquitetura no geral, estamos te esperando para conhecer mais artigos sobre temas como esse aqui no nosso blog.
Veja também: Arquitetura Romana na Europa
Curiosidades sobre Arquitetura Romântica
- A arquitetura romântica é um estilo de arquitetura que se originou na Europa Ocidental no final do século 18.
- O estilo é caracterizado por uma ênfase nas formas e texturas naturais, bem como uma sensibilidade para com o meio ambiente.
- A arquitetura romântica também é conhecida por seus materiais escuros e opacos, que são frequentemente usados para criar uma atmosfera misteriosa e sombria.
- O estilo é considerado por muitos como uma reação à arquitetura neoclássica, que era mais formal e geométrica.
- A arquitetura romântica geralmente é associada a um dos seguintes movimentos literários: o gótico, o medievalismo e o renascimento.
- Alguns dos principais arquitetos românticos incluem Augustus Welby Pugin, John Soane e Karl Friedrich Schinkel.
- O estilo arquitetônico também foi popularizado pelos arquitetos do movimento Arts and Crafts, como William Morris e Charles Rennie Mackintosh.
- A arquitetura romântica pode ser encontrada em vários tipos de edifícios, incluindo igrejas, castelos, mansões e outros edifícios residenciais.
- O estilo também é comumente associado a arquitetura funerária, como mausoléus e túmulos.
- A arquitetura romântica foi um dos primeiros estilos a ser aplicado a paisagens urbanas, como parques e jardins.
- O estilo também se estendeu para outras formas de arte, como pintura, escultura e literatura.
- A arquitetura romântica é amplamente considerada como um dos estilos arquitetônicos mais influentes da história.
- O estilo ainda é muito popular entre os arquitetos e designers contemporâneos.
- A arquitetura romântica pode ser facilmente reconhecida pelas suas características distintas, como torres e cúpulas, bem como pelo seu uso de materiais naturais.
- O estilo também é conhecido por seus elementos decorativos únicos, como arcos, frisos e ornatos.
- A arquitetura romântica geralmente é considerada como um estilo mais emotivo e pessoal, em comparação com a arquitetura neoclássica.
- O estilo também é caracterizado pelo seu uso de cores fortes e contrastantes, que podem criar uma atmosfera dramática.
- A arquitetura romântica geralmente é associada a um dos seguintes temas: a natureza, a história, a mitologia ou a religião.
- O estilo arquitetônico também é conhecido por seus elementos simbólicos, que podem representar determinados conceitos ou ideias.
- A arquitetura romântica ainda é amplamente popular entre os arquitetos e designers contemporâneos, devido à sua versatilidade e à sua capacidade de criar um ambiente único.
1. O que é arquitetura romântica?
Arquitetura romântica é um estilo de arquitetura que se originou no século XVIII e se desenvolveu principalmente durante o século XIX. Ele combina elementos do Neoclassicismo com um senso de imaginação e fantasia, criando uma arquitetura que é às vezes chamada de “arquitetura do sonho”. Arquitetos românticos buscavam recriar os ambientes mágicos e exóticos das histórias populares e dos contos de fadas, usando formas arquitectónicas extravagantes e detalhes ornamentais.
2. Qual foi a principal inspiração para o estilo arquitetônico romântico?
A principal inspiração para o estilo arquitetônico romântico foi a literatura popular e os contos de fadas. Arquitetos românticos buscavam recriar os ambientes mágicos descritos nas histórias, usando formas arquitectónicas extravagantes e detalhes ornamentais.
3. Quais são alguns exemplos notáveis de arquitetura romântica?
Alguns exemplos notáveis de arquitetura romântica incluem o Palácio de Westminster, em Londres; o Castelo Neuschwanstein, na Alemanha; e a Catedral de São Paulo, no Brasil.
4. Qual foi o primeiro edifício considerado como sendo de estilo romântico?
O primeiro edifício considerado como sendo de estilo romântico foi o Palácio Royal da Ajuda, em Lisboa, Portugal. Este palácio foi construído no século XVIII e tem um design exuberante que mistura elementos do Rococó com um toque de fantasia.
E aí, curtiu? Compartilhe com a gente o que você achou a respeito do romantismo num geral e de sua vertente na arquitetura!