Como Aumentar o pH da Piscina? Tutorial Fácil Passo a Passo

Publicado em e atualizado em: 17-12-2022.

O pH é uma medida do nível de acidez ou alcalinidade da água. A escala vai de zero, que é extremamente ácido, para 14, que é extremamente alcalino. Seis a oito são considerados neutral. O ideal para a água da piscina está dentro desta faixa de neutralidade.

Piscina De Borda Infinita Feitas De Fibra 2

É importante manter o pH balanceado porque afeta muitas das funções químicas necessárias para manter a água limpa e segura para nadar. Uma vez que o nível cai abaixo de 6,5 ou sobe acima de 7,8, os cloros ativos se tornam inativos e podem permitir que as bactérias cresçam rapidamente e as algas florescem. A água também fica turva quando há alterações drásticas no pH.

O que é pH da piscina?

Cascata Para Piscina De Inox 3

pH é uma medida da acidez ou alcalinidade de uma solução. O pH da piscina é importante porque afeta a forma como os cloros se combinam com as impurezas na água e também o nível de oxigênio disponível para os peixes. A faixa ideal de pH para uma piscina é entre 7,2 e 7,6.

Se o pH da sua piscina estiver abaixo deste intervalo, a água estará mais ácida do que o normal e os cloros terão maior dificuldade para se combinar com as impurezas. Se o pH estiver acima deste intervalo, a água estará mais alcalina do que o normal e haverá menos oxigênio disponível para os peixes.

Produtos para Aumentar o pH da Piscina

Cores Para Muro Da Piscina 1
  1. Alcalinizante para piscinas: este produto ajuda a manter o pH da água equilibrado e é especialmente importante para piscinas com equipamentos de filtragem.
  2. Pó químico alcalino: este produto pode ser adicionado à água da piscina para aumentar o seu pH. É importante seguir as instruções do fabricante para evitar problemas.
  3. Testador de pH: este dispositivo medirá o nível de acidez ou alcalinidade da água da sua piscina, permitindo que você mantenha o pH sob controle.
  4. Cloro: o cloro é um importante agente sanitizante e também pode ajudar a aumentar o pH da água da sua piscina. No entanto, é importante não exagerar no uso de cloro, pois isso pode causar irritação na pele e nos olhos.
  5. Bombas de calor: as bombas de calor podem ajudar a manter a temperatura da água da sua piscina em um nível constante, o que também é importante para manter o pH equilibrado.

Como aumentar o pH da piscina passo a passo?

Piscina De Borda Infinita Redonda
  1. Teste o pH da piscina e anote o resultado. O ideal é que o pH esteja entre 7,4 e 7,6.
  2. Se o pH estiver abaixo de 7,4, adicione uma pequena quantidade de produto químico para aumentar o pH na piscina. Siga as instruções do fabricante e teste novamente o pH da água após algumas horas.
  3. Se o pH estiver acima de 7,6, adicione uma pequena quantidade de produto químico para diminuir o pH na piscina. Siga as instruções do fabricante e teste novamente o pH da água após algumas horas.

Chuva aumenta ou diminui?

A chuva aumenta o pH da piscina se o nível de pH estiver abaixo do normal.

Como testar o pH da Piscina?

  1. Teste o pH da água com um teste de papel indicador.
  2. Teste o pH da água com uma fita medidora de pH.
  3. Teste o pH da água com um eletrodo de pH.
  4. Teste o pH da água com um kit químico para piscinas.

1. Quais os principais fatores que podem causar o aumento do pH da minha piscina?

O cloro, o bicarbonato de sódio e o calcareto são os principais fatores que podem causar o aumento do pH da sua piscina.

2. O que devo fazer se o pH da minha piscina estiver alto?

Se o pH da sua piscina estiver alto, você deve usar um produto para diminuir o pH, como o ácido cítrico ou o ácido sulfúrico.

3. Existe algum perigo em ter um pH elevado na minha piscina?

Sim. Se o pH da sua piscina estiver muito elevado, isso pode causar irritação nos olhos e na pele, além de afetar a eficiência do cloro na desinfecção da água.

4. Como posso evitar que o pH da minha piscina fique alto?

Você deve monitorar regularmente o pH da sua piscina e usar produtos para diminuir o pH quando necessário. Também é importante evitar adicionar produtos à água da piscina que possam aumentar o seu nível de acidez, como cloro e bicarbonato de sódio.

5. Quais são os efeitos de um pH elevado na minha piscina?

Um pH elevado pode causar irritação nos olhos e na pele, além de afetar a eficiência do cloro na desinfecção da água.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *