7 Dicas de Como Consertar Parede Descascando: Ferramentas e Tutorial

Publicado em e atualizado em: 20-11-2022.

A parede descascando é um problema muito comum nas residências, e pode ser causado por diversos motivos. Seja uma infiltração, falta de impermeabilização ou até mesmo uma má execução na hora da pintura, o importante é saber como consertar para que o problema não se agrave.

Pensando nisso, separei 7 dicas que vão te ajudar a consertar a parede descascando da sua casa e deixá-la como nova em folha!

1. Primeiramente, é importante identificar a causa do problema. Se for uma infiltração, o ideal é procurar um profissional para resolver o problema, pois ele saberá qual o melhor produto para impermeabilizar a parede e evitar que o problema se repita.

2. Após identificar a causa do problema, é hora de limpiar a superfície da parede para que possamos trabalhar. Para isso, utilize uma espátula e raspador para tirar todo o excesso de massa que está se soltando da parede.

3964218 Parede De Casa Descascando 1

3. Feito isso, lixe a parede inteira para que ela esteja pronta para receber o produto impermeabilizante.

4. Aplique o produto impermeabilizante na parede e deixe secar conforme as instruções do fabricante.

3964218 Parede De Casa Descascando

5. Agora é hora de pintar! Escolha uma cor que combine com o ambiente e aplique a tinta com um rolo, começando pelas bordas e trabalhando para o centro da parede. Deixe secar conforme as instruções da tinta.

4208023 Parede De Casa Descascando

6. Para finalizar, aplique uma segunda camada de tinta na parede, dando acabamento e deixando-a como nova em folha!

4670076 Parede De Casa Descascando

7. Essas foram algumas dicas para consertar uma parede descascando. Lembre-se sempre de identificar a causa do problema para que ele não se repita no futuro. Caso contrário, basta seguir essas dicas e deixar sua parede como nova em folha!

5154011 Parede De Casa Descascando

1) Como consertar paredes descascando com massa corrida

A massa corrida é um material muito utilizado para acabamentos em paredes e é ideal para consertar paredes descascando. Para aplicar a massa corrida, você vai precisar de um rolo de pintura, uma espátula e luvas.

5483374 Parede De Casa Descascando

Comece limpando a área da parede que está descascando, removendo todo o excesso de tinta e sujeira. Aplique a massa corrida na parede com o rolo, fazendo movimentos de vai e vem até que toda a área esteja coberta. Use a espátula para alisar a massa e deixar uma superfície lisa.

5622367 Parede De Casa Descascando 1

Deixe a massa corrida secar por pelo menos 24 horas antes de pintar a parede.

6068506 Parede De Casa Descascando

2) Consertando paredes descascando com textura

Outra opção para consertar paredes descascando é aplicar uma camada de textura. A textura é um material que tem a função de disfarçar imperfeições na parede, além de dar um acabamento diferente.

6023409 Parede De Casa Descascando

Para aplicar a textura, você vai precisar de um rolo, uma espátula e luvas. Comece limpando a área da parede que está descascando, removendo todo o excesso de tinta e sujeira. Aplique a textura na parede com o rolo, fazendo movimentos de vai e vem até que toda a área esteja coberta. Use a espátula para alisar a textura e deixar uma superfície lisa.

Deixe a textura secar por pelo menos 24 horas antes de pintar a parede.

6742483 Parede De Casa Descascando

3) Usando fita adesiva para consertar paredes descascando

5622367 Parede De Casa Descascando

Uma forma simples de consertar paredes descascando é utilizando fita adesiva. A fita adesiva vai segurar as partículas da parede que estão se soltando e evitar que elas caiam.

Para usar a fita adesiva, basta colocar uma fita na parte superior da parede descascada e outra na parte inferior. Deixe uma sobra de fita nas extremidades para que você possa removê-la facilmente quando for necessário.

7479451 Parede De Casa Descascando

4) Preenchendo furinhos na parede para evitar que ela continue descascando

Outra forma de consertar paredes descascando é preenchendo os furinhos com massa corrida ou textura. Isso vai evitar que a tinta se solte e ajudar a manter a superfície da parede lisa.

Para preencher os furinhos, basta colocar um pouco de massa corrida ou textura nos buracos e espalhar com o dedo ou uma espátula. Deixe secar por pelo menos 24 horas antes de pintar a parede.

8280985 Parede De Casa Descascando

5) Aplicando uma nova camada de tinta na parede descascada

Uma forma simples de consertar paredes descascando é aplicando uma nova camada de tinta na parede. Isso vai selar as partículas da parede que estão se soltando e evitar que elas caiam.

Para aplicar a nova camada de tinta, basta escolher uma cor que combine com a sua decoração e pintar a parede normalmente. Deixe secar por pelo menos 24 horas antes de usar o ambiente.

8381475 Parede De Casa Descascando

6) Reforçando a parede com drywall ou painéis de madeira

Uma forma mais invasiva de consertar paredes descascando é reforçando-as com drywall ou painéis de madeira. Isso vai evitar que as partículas da parede se soltem e caiam, além de dar maior resistência à parede.

Para reforçar a parede, basta colocar o drywall ou os painéis na parte superior da parede descascada e fixá-los com parafusos ou pregos. Deixe secar por pelo menos 24 horas antes de pintar a parede.

9395247 Parede De Casa Descascando

7) Cobrindo a parede descascada com papel de parede

Uma forma mais simples de consertar paredes descascando é cobrindo-as com papel de parede. Isso vai evitar que as partículas da parede se soltem e caiam, além de dar um acabamento diferente à decoração.

Para cobrir a parede com papel de parede, basta escolher um papel que combine com a sua decoração e colocá-lo na parte superior da parede descascada. Fixe o papel com cola ou fita adesiva e deixe secar por pelo menos 24 horas antes de usar o ambiente.

9959087 Parede De Casa Descascando

1. O que pode causar uma parede descascando?

Uma parede descascando pode ser causada por diversos fatores, como uma infiltração de água, mofo ou umidade, falta de ventilação, problemas na pintura ou no revestimento da parede, entre outros.

2. Como saber se a minha parede está descascando por causa de uma infiltração?

Você pode saber se a sua parede está descascando por causa de uma infiltração observando se há manchas escuras na parede, se há umidade ou mofo, se aparecem bolhas na pintura ou no revestimento da parede, ou se há trincas.

3. O que fazer para evitar que a minha parede descasque por causa de uma infiltração?

Para evitar que a sua parede descasque por causa de uma infiltração, é importante fazer a manutenção do imóvel, verificando se há vazamentos e reparando-os imediatamente. Além disso, é importante manter a ventilação do ambiente sempre adequada e não permitir que a umidade se acumule.

4. A infiltração sempre causa a descamação da parede?

Não. A infiltração pode causar a descamação da parede quando não é reparada imediatamente e acaba causando umidade ou mofo na parede. Se for reparada rapidamente, não há problema.

9853800 Parede De Casa Descascando

5. O mofo sempre causa a descamação da parede?

Não. O mofo só causa a descamação da parede quando está em contato direto com ela. Se o mofo estiver em outro ambiente, não haverá problema.

6. A falta de ventilação sempre causa a descamação da parede?

Não. A falta de ventilação só causa a descamação da parede quando acumula umidade ou mofo no ambiente. Se houver uma boa ventilação, não haverá problema.

7. Posso pintar a minha parede descascada?

Sim, você pode pintar a sua parede descascada, mas é importante fazer isso somente depois de resolver o problema que causou a descamação, para que não volte a acontecer. Além disso, é importante escolher uma tinta adequada para o tipo de superfície da sua parede.

8. Posso colocar um revestimento na minha parede descascada?

Sim, você pode colocar um revestimento na sua parede descascada, mas é importante fazer isso somente depois de resolver o problema que causou a descamação, para que não volte a acontecer. Além disso, é importante escolher um revestimento adequado para o tipo de superfície da sua parede.

9. Como consertar uma parede descascada?

Para consertar uma parede descascada, é importante identificar primeiro a causa do problema e resolve-la. Em alguns casos, basta reparar um vazamento ou melhorar a ventilação do ambiente; em outros casos, é preciso retirar o mofo ou umidade da superfície da parede e, em alguns casos extremos, é preciso refazer toda a pintura ou revestimento da parede.

10. Quais são as principais causas de uma parede descascando?

As principais causas de uma parede descascando são: infiltrações, mofo ou umidade, falta de ventilação, problemas na pintura ou no revestimento da parede.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *