7 Dicas de Como Desentupir Chuveiro Passo a Passo

Publicado em e atualizado em: 11-11-2022.

Olá, leitores!

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está tendo problemas para desentupir o chuveiro. Bem, você veio ao lugar certo! Nesse post, vou dar 7 dicas de como desentupir chuveiro passo a passo, para que você possa tirar o máximo proveito do seu banho.

Como Desentupir Chuveiro 1
  • Primeira dica: identifique o local do entupimento. Isso pode parecer óbvio, mas às vezes o entupimento não está exatamente onde você pensa que está. Portanto, é importante verificar todo o sistema de esgoto do chuveiro para encontrar o ponto exato do entupimento.
  • Segunda dica: tente usar um desentupidor de chuveiro caseiro. Você pode fazer isso usando uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Basta misturar esses ingredientes e esguichar a solução no local do entupimento. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água quente.
  • Terceira dica: utilize um cabo de aço. Se o entupimento for mais difícil de alcançar, você pode usar um cabo de aço para tentar desentupi-lo. Basta envolver o cabo de aço em torno de um pedaço de madeira e inseri-lo no ralo do chuveiro. Depois, gire o cabo de aço no sentido horário e anti-horário para tentar soltar o entupimento.
  • Quarta dica: experimente um produto químico. Existem diversos produtos químicos no mercado que são especificamente formulados para desentupir canos. Siga as instruções do fabricante ao utilizar qualquer produto químico e certifique-se de usar luvas e óculos de proteção.
  • Quinta dica: use um aspirador de mão. Se o entupimento for pequeno, você pode tentar usar um aspirador de mão para sugá-lo. basta colocar o bocal do aspirador sobre o ralo e ligá-lo. Isso irá criar uma força suction que pode ser capaz de desentupir o chuveiro.
  • Sexta dica: chame um profissional. Se você não se sentir confortável em lidar com o entupimento por conta própria, então é melhor chamar um profissional para fazer isso por você. Um encanador qualificado terá as ferramentas e o conhecimento necessários para desentupir o seu chuveiro rapidamente e sem causar mais danos.
  • Sétima dica: prevenir é sempre melhor do que remediar. A melhor maneira de evitar entupimentos no chuveiro é tomando algumas precauções preventivas. Isso inclui não jogar nada no ralo que não seja água, e limpar o chuveiro regularmente para remover acúmulo de sujeira e detritos.

Com essas dicas em mente, você estará bem equipado para lidar com qualquer entupimento no seu chuveiro. Lembre-se sempre de tomar cuidado ao lidar com produtos químicos e cabos de aço, e se você tiver alguma dúvida, não hesite em chamar um profissional para ajudar.

Como Desentupir Chuveiro 2

Como desentupir o chuveiro: os passos a seguir

Se o seu chuveiro está entupido, saiba que não é o fim do mundo. Com alguns cuidados e os produtos certos, você pode resolver o problema sem maiores danos.

Aprenda agora mesmo como desentupir o chuveiro em poucos passos:

1) Identifique o local do entupimento

O primeiro passo para desentupir o chuveiro é identificar o local do entupimento. Isso vai te ajudar a escolher o produto certo para o trabalho e também vai te poupar tempo e dinheiro.

Se o entupimento for na parte de baixo do chuveiro, na saída da ducha, é provável que seja uma obstrução no ralo. Já se o entupimento for na parte de cima, na saída do chuveiro, é provável que seja uma obstrução nas tubulações.

Como Desentupir Chuveiro 3

2) Escolha os produtos certos

Agora que você já sabe onde está o entupimento, é hora de escolher os produtos certos para desentupir o chuveiro. Se o entupimento for na parte de baixo, na saída da ducha, você pode usar um desentupidor de ralos. Já se o entupimento for na parte de cima, na saída do chuveiro, você pode usar um desentupidor de tubulações.

Além dos desentupidores, você também vai precisar de um balde, uma toalha e luvas para proteger as mãos.

3) Prepare o ambiente

Antes de começar a desentupir o chuveiro, é importante preparar o ambiente. Isso significa abrir as janelas para ventilar o ambiente e colocar uma toalha no chão para evitar que sujeira e água sujam o ambiente.

Além disso, é importante fechar os registros de água para evitar que a água suje ainda mais o ambiente. Se possível, também é recomendado desligar a energia elétrica para evitar acidentes.

Como Desentupir Chuveiro 4 2

4) Comece a desentupir

Agora que tudo está preparado, é hora de começar a desentupir o chuveiro. Se o entupimento for na parte de baixo, na saída da ducha, primeiro coloque uma toalha no ralo para evitar que a água suje o ambiente. Em seguida, coloque o desentupidor no ralo e gire-o no sentido horário até que a água comece a escoar.

Se o entupimento for na parte de cima, na saída do chuveiro, primeiro coloque um balde embaixo da saída para evitar que a água suje o ambiente. Em seguida, coloque o desentupidor na saída e gire-o no sentido horário até que a água comece a escoar.

5) Enxágue bem

Depois de desentupir o chuveiro, é importante enxaguá-lo bem para remover todos os produtos químicos. Para isso, basta abrir os registros de água e deixar a água correr pelo chuveiro até que saia limpa.

6) Seque bem

Após enxaguar bem o chuveiro, é importante secá-lo bem para evitar que mofe. Para isso, basta usar uma toalha para secar todo o ambiente.

7) Aprenda a prevenir futuros entupimentos

Para evitar que seu chuveiro entupe novamente, é importante tomar alguns cuidados no dia a dia. Por exemplo:

  • Sempre limpe o chuveiro após usá-lo;
  • Não jogue nada além da água pelo ralo;
  • Não use produtos químicos em excesso;
  • Faça uma limpeza profunda do chuveiro pelo menos uma vez por semana;

1. O que fazer se o chuveiro estiver entupido?

Existem diversas formas de desentupir o chuveiro, dependendo do grau do entupimento. Se a obstrução for leve, pode ser resolvida com o uso de produtos químicos específicos para o desentupimento de canos. Se a obstrução for mais grave, pode ser necessário o uso de um equipamento especializado, como um caminhão de desentupidora.

2. Quais são as principais causas de entupimento do chuveiro?

As principais causas de entupimento do chuveiro são: acúmulo de gordura, pelos e outros detritos nos canos; obstrução parcial do dreno; e infiltrações na parede do box do chuveiro.

3. Como prevenir o entupimento do chuveiro?

A melhor forma de prevenir o entupimento do chuveiro é evitar o acúmulo de gordura, pelos e outros detritos nos canos. Isso pode ser feito limpando o dreno periodicamente e usando uma tela protetora no ralo. Além disso, é importante verificar se há infiltrações na parede do box do chuveiro e, caso haja, repará-las imediatamente.

4. O que não fazer quando o chuveiro estiver entupido?

Nunca utilize uma haste flexível para tentar desentupir o chuveiro, pois isso pode aumentar a obstrução e danificar os canos. Além disso, não utilize produtos químicos corrosivos, como água sanitária, para desentupir o chuveiro, pois eles podem causar danos irreparáveis aos canos.

5. Qual o produto químico mais indicado para desentupir o chuveiro?

O produto químico mais indicado para desentupir o chuveiro é o alcalino líquido, que é um poderoso solvente capaz de dissolver gorduras e outros tipos de obstruções. Outros produtos químicos que também podem ser utilizados são o ácido sulfúrico e o ácido clorídrico, mas eles devem ser usados com cuidado, pois são altamente corrosivos.

6. Como funciona um caminhão de desentupidora?

Um caminhão de desentupidora é um veículo equipado com um motor potente e uma mangueira com um bico especializado, que é inserido no cano para remover a obstrução. O caminhão também possui um tanque de água, que é utilizado para lavar os canos após a remoção da obstrução.

7. Quais são as principais vantagens do uso de um caminhão de desentupidora?

O principal benefício do uso de um caminhão de desentupidora é a sua eficiência. Ele é capaz de remover qualquer tipo de obstrução, mesmo as mais difíceis, como as causadas por gordura e pelos. Além disso, o caminhão também possui um tanque de água, que permite lavar os canos após a remoção da obstrução.

8. Quais são as principais desvantagens do uso de um caminhão de desentupidora?

A principal desvantagem do uso de um caminhão de desentupidora é o seu custo. Ele é um equipamento relativamente caro e pode não ser acessível para todos os orçamentos. Além disso, o caminhão também requer um certo nível de manutenção e cuidado para funcionar adequadamente.

9. Existem outras formas de desentupir o chuveiro?

Além do uso de produtos químicos específicos para o desentupimento de canos e do caminhão de desentupidora, existem outras formas menos invasivas e mais baratas de desentupir o chuveiro. Uma delas é a utilização de uma solução caseira composta por bicarbonato de sódio e vinagre branco. Outra opção é a utilização de uma mangueira com jato d’água para remover a obstrução manualmente.

10. Quais são as principais precauções que se deve tomar ao desentupir o chuveiro?

As principais precauções que se deve tomar ao desentupir o chuveiro são: proteger as mãos e os olhos com luvas e óculos; ventilar o ambiente; não usar produtos químicos corrosivos; não usar uma haste flexível; e não inserir objetos estranhos nos can

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *