Passo a passo FÁCIL para Envernizar Portas de Madeira [DIY]!

Aprenda o jeito mais fácil de passar verniz nas suas portas de madeira, garantindo um bonito resultado para portas novas e antigas, só aqui, no blog Sua Decoração!

Publicado em e atualizado em: 02-07-2022.

As portas de madeira são uma tradição nos imóveis brasileiros. Especialmente usadas em quartos e banheiros, as portas em madeira são clássicas e tendem a combinar com qualquer decoração, dando um toque de rusticidade e aconchego.

Capa Do Post Que Traz Um Passo A Passo Detalhado Ensinando Como Passar Verniz Nas Portas De Madeira

No entanto, como todo item de madeira, as portas necessitam de alguns cuidados para que durem mais e fiquem sempre bonitas, e um desses cuidados envolve passar verniz nas portas.

Nessa matéria, o blog Sua Decoração vai te passar um tutorial passo a passo completo para que você possa economizar na hora de passar verniz nas suas portas, uma vez que a mão-de-obra por esse serviço não é das mais baratas!

Faça você mesmo (DIY) – Passar verniz nas portas!

Aprenda Agora Como Passar Verniz Em Portas De Madeira!
Aprenda agora como passar verniz em portas de madeira!

O envernizamento de portas é feito tanto em portas novas, que serão instaladas, como em portas que já estão colocadas e que passarão por uma manutenção. Nosso tutorial vai cobrir portas já instaladas e que serão reparadas.

Porém, atente-se que esse passo a passo também servirá para portas novas, que serão colocadas em seu novo lar ou depois da sua reforma, bastando que você ignore alguns dos passos preparatórios, vamos aprender? Antes, separe os materiais abaixo:

  • Pincel de espuma.
  • Lixa 220.
  • Lixa de papel 220 ou lixa de aço número 0.
  • Lixadeira orbital.
  • Pano que não solte pedaços.
  • Verniz.
  • Cavalete ou algum lugar para apoiar as portas.
  • Martelo.
  • Chaves de fenda.
  • Óculos, luva e máscara para proteção.

Preparando as portas

Porta De Luxo Recém Envernizada
Porta de luxo recém envernizada

O primeiro passo a se fazer é tirar as dobradiças, pois para passar verniz na porta, é interessante que ela esteja horizontalmente disposta para que, assim, o verniz não escorra e manche.

E como remover dobradiça da porta? Basta puxar seus pinos com uma chave de fenda e, depois, desparafusá-la. Com a porta já removida, você deve tirar as ferragens para evitar que elas sejam manchadas. Então, basta desparafusar maçanetas e trincos e separá-los para facilitar a posterior reinstalação.

Passada essa etapa, você deve apoiar a porta em alguma superfície planta, pode ser uma bancada ou um cavalete, que pode até ser improvisado com pedaços de madeira.

Tutorial De Como Passar

Então, você vai começar a lixar a porta. Lixar é importante para corrigir imperfeições e para tornar a madeira mais permeável ao verniz. Para fazer isso, é recomendado usar uma lixadeira orbital com lixa 220.

O ato de lixar deve seguir os veios (as linhas) da madeira e a porta deve ser limpa antes e depois do procedimento com uma flanela ou pano para tirar qualquer poeira ou resíduo.

Dicas De Portas Envernizadas

Com a porta já lixada, podemos passar para a etapa de passar o verniz, que pode ser em gel ou líquido, e em tons diversos, uns mais claros, outros mais escuros. Para saber qual você vai usar, o recomendado é buscar conselho na loja onde você for comprá-lo.

Passando verniz na porta

Passando Verniz Na Porta

Envernizar a porta é uma tarefa que traz alguns riscos, então é muito importante contar com equipamentos de proteção individual. O indispensável são óculos, luvas e máscara. Além disso, recomenda-se que o local seja bem arejado, pois algumas pessoas experimentam mal estar com o cheiro do verniz.

Com os equipamentos de proteção nos seus devidos lugares, começamos o envernizamento. Para isso, utilizando-se de um pedaço de estopa envolvido por um pano (boneca) que não solta fiapos embebido em verniz, aplicamos uma demão de verniz na porta, sempre seguindo os veios da madeira e com a porta posicionada horizontalmente.

A aplicação também pode ser feita com rolo, pincel ou pistola, mas o método mais prático é usando a boneca.

Porta Com Verniz

E quando estiver aplicando o verniz, use alguma pressão para garantir que ele penetre bem na madeira e para assegurar que a distribuição desse produto fique uniforme na sua porta, sem apresentar manchas ou ressaltos.

Com a primeira demão concluída, devemos deixar a porta “descansar” até o verniz secar. Pode ser que mais de uma demão seja necessária e, nesse caso, a porta deve ser lixada mais uma vez, mas com uma lixa de papel 220 ou lã de aço número 0.

Aí, é só repetir o processo conforme ensinamos no começo desse tópico. E se surgirem manchas, caracterizadas por pontos mais escuros, você pode usar um pano que não solte fiapos para tirar o excesso acumulado.

Pode ser também que resíduos menos marcados se acumulem em alguns pontos da porta. Neste caso, você pode removê-los com a lixa de aço, fazendo movimentos circulares e delicados.

Após alcançar o resultado desejado, você deve deixar o verniz secar e finalizar o procedimento conforme o tópico a seguir.

Finalização e acabamento da porta

Passo A Passo

A finalização serve para proteger o verniz na porta. No caso, é indicado usar um selante, que pode ter um acabamento com mais ou menos brilho, cabendo a você decidir qual efeito busca na sua porta.

Na hora de passar o selante na porta, você deve se certificar de que ela está limpa. Para isso, pode passar um pano levemente úmido e que não solte fiapos e aguardar a porta ficar completamente seca.

Então, com um pincel de espuma embebido do selante, você fará movimentos firmes e longos a fim de espalhar o selante uniformemente pela porta. Como na etapa anterior, pode ser necessário mais de uma demão desse produto para deixar a porta com o acabamento ideal.

E assim como com o verniz, devemos aguardar o produto secar e lixar qualquer imperfeição que tenha surgido. Quando não haver mais imperfeições evidentes, podemos concluir o trabalho de passar verniz na porta, ela estará pronta pra ser reinstalada.

Aí, é só reinstalar as portas, começando pela recolocação dela e das dobradiças e finalizando com a reinstalação das ferragens.

E se você quer saber mais sobre como passar verniz em portas de madeira, o vídeo passo a passo também te ajuda a fazer isso! Não deixe de conferir para aprender mais!

Dúvidas mais comuns

O que acontece se não aplicar verniz na porta de madeira?

O verniz é um produto que dá acabamento e proteção. Assim, uma porta de madeira sem verniz fica com uma aparência inacabada e mais vulnerável, ou seja, ela sofrerá mais desgaste natural além de ficar mais suscetível a ataque de cupins e outras pestes.

A manutenção com verniz deve ser feita com que frequência?

Esse tempo varia. Uma porta de entrada de uma casa, por exemplo, que vai ter contato com sol, chuva, calor, frio, poeira etc. pode precisar de manutenção muito antes de uma porta do interior de um apartamento que está quase sempre com as janelas fechadas. Deve ser observado o estado da porta para se saber se está ou não na hora de fazer um envernizamento.

Uma porta envernizada pode ser pintada com tinta?

Sim, caso você não mais deseje envernizar uma porta, é possível pintá-la com tinta. No entanto, não é recomendado apenas passar a tinta por cima do verniz; a porta deve ser preparada antes para evitar manchas e outras irregularidades na pintura da porta.

Como envernizar uma porta que estava pintada?

A porta que estava pintada de branco, por exemplo, deve ser toda lixada para que toda a tinta seja removida. Depois, a porta pode ser preparada para o envernizamento, conforme o tutorial que nós ensinamos.

O selador é passado antes ou depois do verniz?

O selador pode ser passado antes do envernizamento, servindo para selar os poros da madeira e fazer com que o verniz se espalhe de forma mais uniforme na madeira. Algumas pessoas passam apenas selador na porta, e não verniz, mas o resultado não fica muito bom e logo a porta descasca.

Quanto tempo para dar segunda demão de verniz ou selador?

O tempo varia dependendo do produto que se está utilizando, mas ele pode variar de 2 até 8 horas. Você deve observar o rótulo de produto que está utilizando para ter uma informação mais certeira.

E então, você conseguiu aprender como passar verniz na porta de madeira? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *