Como Fazer Borboleta de Crochê? Materiais e Passo a Passo!

Publicado em e atualizado em: 11-09-2022.

Borboletas são um dos insetos mais bonitos que existem. Elas são tão delicadas e fofas, que é impossível não se apaixonar por elas!

Eu adoro borboletas, e uma das minhas atividades favoritas na primavera é observá-las voando pelo jardim. Quando eu era criança, costumava capturá-las com as mãos para sentir sua textura aveludada. Mas agora eu sei que isso não é legal, então prefiro admirá-las de longe.

Uma das coisas mais legais que você pode fazer com borboletas é fazer uma réplica delas em crochê! Isso mesmo, você pode fazer uma borboleta de crochê! E ela vai ficar tão bonita quanto a verdadeira.

Além disso, essa atividade é perfeita para quem está aprendendo a crochetar, pois o processo é bem simples e rápido de ser feito.

Material necessário

Para fazer uma borboleta de crochê, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 novelo de lã na cor que você preferir;
  • 1 agulha de crochê 3mm;
  • 1 tesoura;
  • 1 pedaço de linha ou arame para enfeitar as asas.

Passo a passo

  1. Comece fazendo um círculo com a lã e a agulha. Você pode usar qualquer nó para isso, mas eu prefiro o nó mágico porque ele é mais fácil de desmanchar caso você erre o ponto.
  2. Depois que o círculo estiver feito, faça 6 pontos altos no círculo (3 em cada lado).
  3. Agora vamos começar a trabalhar em cima dos pontos altos que acabamos de fazer. Para isso, faça 1 ponto baixo, 1 ponto alto e outro ponto baixo em cada um dos pontos altos (isso dá 12 pontos).
  4. Continue trabalhando nessa mesma sequência até chegar ao final do círculo. Você deve terminar com 6 pontos altos.
  5. Agora é hora de fechar o círculo. Para isso, basta enfiar a agulha no primeiro ponto alto que você fez e fazer um laço simples com o último ponto baixo (puxe bem o laço para que ele fique bem apertado). Depois disso, corte a lã e puxe-a para dentro do laçado para que ela fique bem segura.
  6. Sua borboletinha está quase pronta! Agora só precisamos fazer asas e os enfeites.
Tipo de CrochêDificuldadeDescrição
Crochê SimplesFácilO crochê simples é o tipo mais básico de crochê, e é feito utilizando apenas um tipo de ponto. Ele é ideal para quem está iniciando no mundo do crochê.
Crochê Ponto BaixoMédioO crochê ponto baixo é um pouco mais complexo que o crochê simples, e envolve o uso de dois pontos diferentes. Ele é ideal para quem já tem alguma experiência com o crochê.
Crochê Ponto AltoDifícilO crochê ponto alto é o tipo mais complexo de crochê, e envolve o uso de três pontos diferentes. Ele é ideal para quem já tem bastante experiência com o crochê.

Veja: Como Fazer Polvo de Crochê

Ponto base

Para fazer as asas da borboleta, vamos começar pelo chamado “ponto base”. Esse é um dos pontos mais importantes na hora de crochetar qualquer coisa, porque ele serve de base para todos os outros pontos.

O ponto base é feito da seguinte forma: Pegue a lã na mão direita e enfie a agulha na mão esquerda (de forma que elas estejam se cruzando no meio), depois faça um laçozinho simples com elas e puxe bem o laço para que ele fique bem firme (não precisa ser muito apertado, mas precisa ser firme o suficiente para não soltar facilmente).

Depois que o laço estiver bem apertado, enfie a agulha na mão direita e puxe-a para trás, passando por cima da lã (isso vai fazer com que a lã fique presa na agulha). Agora é só puxar a lã para tirar o excesso e deixá-la na mesma posição em que ela estava antes de você começar o ponto base.

Asas

Para fazer as asas da borboleta, basta seguir os mesmos passos do “ponto base”, mas enfiando a agulha 2 vezes na mão esquerda antes de fazer o laçozinho simples. Isso vai dar um pouco mais de volume às asas.

Faça 4 pontos nas asas (2 em cada lado) e depois corte a lã, deixando um pedaço suficientemente longo para enfeitar as asas. Enrole essa linha/arame em volta dos pontos das asas e amarre-o bem firme para que ele não saia.

Enfeites

Para enfeitar sua borboletinha, basta usar a imaginação! Você pode colocar pedrinhas coloridas nas asas, fazer uma fitinha na barriguinha dela ou até mesmo colocar brilhantes nos olhinhos. Fica totalmente a seu critério!

Uma dica legal é usar uma caneta permanente para colorir os olhinhos da borboletinha. Dá um toque super charmoso à peça!

Veja: Curso Grátis de Crochê Tunisiano

Finalização

E pronto! Sua borboletinha de crochê está prontinha para voar pelo jardim! Espero que vocês tenham gostado desse tutorial e que consigam fazer bonitas réplicas desses insetos tão amados por todos nós. Até a próxima!

1. Como aprender a fazer borboletas de crochê?

Para aprender a fazer borboletas de crochê, você pode assistir a um tutorial de vídeo ou ler um livro ou revista sobre o tema. Além disso, existem muitos sites e blogs que oferecem instruções passo-a-passo para este projeto.

2. Quais os materiais necessários para fazer uma borboleta de crochê?

Você precisará de linha e agulha de crochê, algodão ou outro tipo de fio, tesoura e uma fita métrica. Opcionalmente, você pode usar uma pedra preciosa ou strass para decorar sua borboleta.

Modelo De Borboleta De Croche

3. Qual é o tamanho ideal para uma borboleta de crochê?

O tamanho ideal depende do seu projeto final. Se você quiser usar suas borboletas como adorno em roupas ou acessórios, elas podem ser menores. Se você planeja usá-las como decoração em um ambiente, elas podem ser maiores. De qualquer forma, é importante ter em mente que as borboletas são geralmente feitas em formato oval e não redondo como muitos outros animais de estimação crochetados. Isso significa que elas tendem a ter um comprimento maior do que a largura da asa.

Modelo Pequena

4. Como escolher a linha e o fio ideal para borboletas de crochê?

Existem muitos tipos diferentes de linha e fio que podem ser usados ​​para borboletas de crochê. A maioria das pessoas opta por usar linhas finas como o algodão, mas outros materiais também podem ser usados, como lã, seda ou até mesmo fios elásticos. O importante é escolher um material que seja confortável para você trabalhar e que tenha a textura e o peso desejados para sua obra-prima.

Para Decoracao 5

5. Qual é o melhor tipo de agulha de crochê para este projeto?

As agulhas de crochê são geralmente classificadas pelo número, que indica o diâmetro da agulha. Quanto maior o número, mais fina é a agulha. Para borboletas de crochê, você vai querer uma agulha bem fina, entre um número 2 e 4. Isso permitirá que você crie peças delicadas sem se preocupar em perder os pontos enquanto trabalha. Se você estiver tendendo para iniciantes no mundo do crochê, talvez queira começar com uma agulha um pouco mais grossa até se sentir à vontade com as técnicas envolvidas neste projeto específico.

Modelos De Borboleta De Croche

6. Como faço para iniciar meu primeiro ponto na borboleta de crochê?

Para iniciar sua borboleta de crochê, você precisará fazer um anel mágico. Para isso, enrole o fio ao redor do dedo indicador da mão não dominante e insira a agulha no anel para pegar um pouco de linha. Em seguida, com a agulha na mão dominante, puxe a linha através do anel para formar um laço. Agora você está pronto para começar a trabalhar os pontos em torno do anel.

Passo A Passo 23

7. Quais são os principais pontos que devo saber para fazer uma borboleta de crochê?

Os principais pontos que você precisará saber para este projeto são o ponto baixo (pb) e o meio-ponto alto (mp). O ponto baixo é feito inserindo a agulha no tecido e puxando uma loop através dele. Você fará duas loops no gancho e, em seguida, passará a primeira loop sobre a segunda antes de tirar ambas as loops do gancho. O meio-ponto alto é feito da mesma maneira, exceto que você passará a primeira loop sob as duas loops antes de tirá-las do gancho – isso cria um pequeno “v” na parte superior da sua borboleta.

Pequenas 1 1

8. Com quais outros animais crochetados posso usar minhas borboletas?

As borboletas podem ser usadas com qualquer outro animal crochetado ou decoração que você desejar. Elas fazem ótimos adornos em roupas ou brinquedos de pelúcia, mas também podem ser usadas como decorações em ambientes domésticos ou mesmo penduradas nas árvores com outras luzes durante festivais noturnos! Sinta-se à vontade para soltar sua imaginação e usar suas borboletas da maneira que melhor lhe convier.

Rosa E Branca

9. Posso lavar minhas borboletas depois que elas estiverem terminadas?

Sim! As borboletas são feitas principalmente de linha ou algodão, materiais que podem ser facilmente lavados sem danificar as peças. No entanto, se você optar por usar strass ou outros tipos de pedras preciosas para decorar sua obra-prima, talvez seja melhor evitar colocá-la na máquina de lavar roupa para evitar danos nas pedras. Em vez disso, lave as borboletas à mão com água morna e sabão suave.

Selecao De Fotos 3

10. Minhas borboletas estão ficando soltas – o que devo fazer?

Se suas borboletas estiverem ficando soltas, isso pode significar que você precisa apertar os pontos um pouco. Para fazer isso, basta pegar a agulha e inseri-la novamente nos pontos desejados, puxando a linha para apertá-los um pouco antes de continuar crochetando. Se os seus pontos ainda estiverem soltos após o aperto, talvez seja necessário usar uma agulha maior para refazer esses pontos específicos.

Selecao De Fotos 1 1

11. Como posso adicionar strass ou outras pedras preciosas às minhas borboletas?

Para adicionar strass ou outras pedras preciosas às suas borboletas, basta inserir as pedras nas áreas desejadas antes de terminar de amarrar o nó final da piece. Você também pode usar uma cola especial para artesanato para fixar as pedras no lugar caso esteja trabalhando em tecidos mais leves que possam não ser capazes de suportar o peso dessas pedrinhas brilhantes.

Selecao De Imagens 4

12. Quanto tempo leva para fazer uma única borboleta?

O tempo necessário para completar uma única borboleta depende do tamanho e da complexidade da peça. Pequeninas e simples podem ser concluídas em apenas alguns minutos, enquanto versões maiores e mais detalhadas podem levar horas ou até dias para ficarem prontas.

13. Posso usar borboletas de crochê como presente?

As borboletas de crochê são ótimos presentes! Elas podem ser feitas em qualquer tamanho ou cor, o que significa que você pode personalizá-las para se adequarem às preferências da pessoa a quem deseja dar o presente. Além disso, elas são geralmente bem baratas de se fazer, então você não precisa se preocupar em gastar muito dinheiro neste projeto.

Tutorial Passo A Passo 3

14. Onde posso encontrar mais inspiração para meus projetos de borboleta de crochê?

Existem muitos lugares diferentes que você pode procurar por inspiração para os seus projetos de borboleta de crochê. Você pode verificar sites e blogs especializados em artesanato, olhar revistas especializadas ou até mesmo pesquisar no Pinterest por ideias. Além disso, existem vários livros sobre este tema que podem fornecer instruções passo-a-passo detalhadas e ideias criativas para ajudá-lo a começar.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *