Como Fazer Luminária de Barbante? Materiais e Passo a Passo Fácil

Publicado em e atualizado em: 09-08-2022.

As luminárias de barbante são uma ótima maneira de adicionar um toque rústico ou artesanal à sua decoração. Elas também são fáceis e baratas de fazer, o que as torna perfeitas para quem está procurando um projeto DIY (faça você mesmo).

Existem muitos tutoriais online que ensinam como fazer luminárias de barbante, mas aqui está um breve resumo dos passos básicos:

  1. Escolha o seu material. Você pode usar barbante tradicional, linha encerada ou até mesmo corda. O importante é escolher um material que seja resistente e não seja inflamável.
  2. Enrole o material ao redor do suporte da lâmpada. Você pode usar uma lâmpada incandescente ou LED, mas certifique-se de que ela esteja em boas condições e tenha a potência adequada para o tamanho da luminária que você está fazendo.
  3. Amarre os extremos do material no suporte da lâmpada para fixar a fita no lugar. Se você estiver usando uma linha encerada, derreta-a com cuidado sobre os pontos de fixação para evitar que eles se soltem com o tempo.
  4. Coloque a luminária em um local onde ela possa ser vista e apreciada!

Tutorial Passo a Passo de Luminárias de Barbante

As luminárias de barbante são uma ótima opção para quem quer um toque rústico e aconchegante em sua decoração. Elas podem ser feitas em diversos estilos e tamanhos, e ficam lindas em qualquer ambiente.

Neste tutorial, vamos te mostrar passo a passo como fazer uma luminária de barbante simples e elegante. Você vai precisar de:

  • 1 rolo de barbante (de preferência na cor que combina com o seu ambiente);
  • 1 garrafa PET;
  • 1 tesoura;
  • 1 fita adesiva;
  • 1 régua ou metro.

Primeiro, corte um pedaço de barbante do tamanho desejado para a sua luminária. Em seguida, enrole o barbante ao redor da garrafa PET, prendendo as extremidades com a fita adesiva. Corte mais um pedaço de barbante e amarre na parte superior da garrafa, formando um laço. Sua luminária já está pronta!

Como fazer luminária de barbante com bexiga?

Você pode fazer uma luminária de barbante com bexiga em 5 passos:

  1. Encha a bexiga com ar e amarre um nó na extremidade para segurar o ar.
  2. Enrole o barbante ao redor da bexiga, deixando cerca de 30 cm de barbante solto na extremidade para pendurar a luminária.
  3. Amarre o barbante no outro lado da bexiga para fixá-lo no lugar.
  4. Pendure a bexiga em um gancho ou prenda-a em uma superfície plana com alfinetes.
  5. Ligue uma lâmpada dentro da bexiga e acenda-a para iluminar sua casa!

1. O que é uma luminária de barbante?

Uma luminária de barbante é uma luminária feita a partir de um material flexível e resistente, como o nylon ou o polipropileno. É um tipo popular de luminária decorativa que pode ser pendurada em qualquer lugar da casa.

2. Por que as luminárias de barbante são tão populares?

As luminárias de barbante são populares porque são fáceis de fazer e podem ser personalizadas para se adaptar a qualquer decoração. Elas também são versáteis, podendo ser usadas como iluminação geral ou apenas como um toque decorativo.

3. Como posso escolher a melhor luminária de barbante para minha casa?

Existem muitos fatores a serem considerados ao escolher uma luminária de barbante, incluindo o estilo da sua decoração, onde ela será colocada na sua casa e quanto você quer gastar.

4. Quais os materiais necessários para fazer uma luminária de barbante?

Você vai precisar dos seguintes materiais: 1 rolo grande (ou 2 pequenos) de nylon ou polipropileno, 1 garrafa pet transparente (ou outro recipiente), 1 fita adesiva, 1 tesoura e 1 lâmpada LED (opcional).

5. Como faço para enrolar o barbante na garrafa?

Primeiro, use a fita adesiva para fixar o início do barbante no fundo da garrafa. Em seguida, comece a enrolar o barbante em torno da garrafa, girando-a lentamente enquanto você vai. Quando chegar perto do topo da garrafa, pode ser necessário usar um pouco mais de fita adesiva para manter o barbante no lugar.

6. Posso fazer uma luminária de barbante sem usar uma garrafa pet?

Sim! Você pode usar qualquer tipo de recipiente que seja transparente e tenha uma boca larga o suficiente para passar o barbante. Algumas opções incluem frascos de vidro, copos descartáveis ​​de plástico e até mesmo pratos de sobremesa redondos.

7. Como faço para pendurar minha luminária de barbante?

Existem algumas maneiras diferentes de pendurar sua luminária de barbante. Você pode amarrar um nó no topo da garrafa e enforcar a luminária em um gancho na parede, prender a corda em um suporte especialmente projetado para isso (que você pode encontrar nas lojas de iluminação) ou simplesmente colocá-la sobre uma superfície plana, como uma mesa ou estantes.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *