Como Fazer Repelente Caseiro SEGURO Passo a Passo! (Funciona)

Publicado em e atualizado em: 11-07-2022.

Não há nada pior do que ser picado pelo inseto. Além de ser super desconfortável, a picada também pode transmitir doenças. Por isso, o repelente é um item indispensável para quem quer se proteger dos insetos no verão.

Mas você sabe que os repelentes comerciais geralmente são cheios de substâncias químicas perigosas para a saúde? A boa notícia é que existem várias receitas de repelentes caseiros e eficazes que você pode fazer em casa usando ingredientes naturais.

Repelente caseiro à base de óleo essencial

Ingredientes:

  • 10 ml (2 colheres de chá) de óleo vegetal (pode ser amêndoa, jojoba ou girassol)
  • 30 gotas de óleo essencial de citronela, limão ou lavanda (ou uma combinação desses 3)

Modo de preparar: misture os ingredientes em um recipiente escuro e tampe bem. Aplique o repelente nas áreas expostas do corpo sempre que for ao ar livre. Reaplique a cada 2 horas ou conforme necessário.

Quais são as vantagens de usar repelentes caseiros?

Se você está procurando uma maneira de se proteger dos insetos, os repelentes caseiros são uma ótima opção. Eles são fáceis de fazer, econômicos e, o melhor de tudo, funcionam bem. Aqui estão algumas das vantagens de usar repelentes caseiros:

  • Eles são seguros: Repelentes caseiros geralmente usam ingredientes naturais, como óleos essenciais e plantas. Isso significa que eles são seguros para a sua pele e para o meio ambiente.
  • Eles funcionam: Os repelentes caseiros podem ser tão eficazes quanto os produtos comerciais. Você pode experimentar diferentes combinações de ingredientes até encontrar um que funcione para você.
  • Eles são baratos: Você pode fazer muitos repelentes caseiros usando ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Além disso, eles costumam durar mais tempo do que os produtos comerciais.
  • Eles são fáceis de fazer: Muitos repelentes caseiros levam apenas alguns minutos para serem preparados. Eles também podem ser feitos com antecedência e armazenados para uso futuro.

Existem algumas desvantagens de usar repelentes caseiros, incluindo o fato de que alguns podem não ser tão eficazes quanto os químicos. No entanto, essas desvantagens geralmente são superadas pelas vantagens. Se você estiver procurando um modo seguro, eficaz e barato de se proteger dos insetos, os repelentes caseiros são uma ótima opção.

Como fazer um repelente caseiro para pernilongo?

Os pernilongos são insetos que se alimentam de sangue e podem transmitir doenças como a dengue, a febre amarela e a Zika. Por isso, é importante proteger-se contra eles.

Existem diversos produtos no mercado para afugentar pernilongos, mas eles podem ser caros e/ou conter químicos nocivos à saúde. Uma alternativa é fazer um repelente caseiro.

Para fazer um repelente natural para pernilongos, você pode usar óleo essencial de citronela ou outros óleos essenciais repelentes de insetos, como o óleo de eucalipto, o óleo de hortelã-pimenta ou o óleo de lavanda.

Basta adicionar 10 gotas de óleo essencial para cada 100ml de base vegetal, como óleo de coco ou azeite. Aplique o repelente nas áreas do corpo onde os pernilongos costumam picar, como o rosto, as mãos e os pés.

Reaplique o repelente a cada 2 horas ou conforme necessário. Se você for exposto a ambientes com muitos insetos, pode aumentar a quantidade de óleo essencial na receita.

Além dos óleos essenciais, outros ingredientes naturais também podem ser usados para afugentar pernilongos. Você pode espalhar folhas secas de lavanda pelo ambiente ou usar sacolas cheias de café fresco.

Outra opção é fazer uma solução com vinagre branco e borrifá-la nas janelas e portas da casa para evitar que os insetos entrem. Também é possível colocar alguns pedaços de alho na porta da geladeira ou nos cantos da casa para afastá-los.

Receita Caseira com Vinagre e Creme Hidratante Passo a Passo

Repelentes são produtos químicos usados para afastar insetos, aranhas e outros animais peçonhentos. Muitas pessoas usam repelentes porque os insetos podem transmitir doenças, como a malária e a dengue. Algumas pessoas também têm alergias a picadas de insetos.

Vinagre e creme hidratante são duas substâncias que você pode usar para fazer um repelente natural para insetos. O vinagre é um ácido que os insetos não gostam e o creme hidratante ajuda a manter sua pele hidratada.

Para fazer o seu próprio repelente, você vai precisar de:

  • 1/2 xícara (120 ml) de vinagre branco
  • 1/2 xícara (120 ml) de água
  • 1 colher (sopa) de creme hidratante
  • 1 garrafa spray vazia com tampa

Misture todos os ingredientes em uma jarra e transfira para a garrafa spray. Aplique o repelente nas áreas da sua pele onde os insetos costumam picar. Reaplique o repelente se você se banhar ou suar muito.

O vinagre tem um cheiro forte, por isso você pode querer usar um perfume ou óleo essencial depois de aplicar o repelente. Os óleos essenciais também podem afastar os insetos. Experimente algumas gotas de óleo de citronela, hortelã-pimenta ou eucalipto em seu repelente caseiro.

Como fazer um repelente caseiro para muriçoca?

Muricoca

As muriçocas são um problema comum nas áreas tropicais e subtropicais do mundo. Elas podem ser extremamente incomodas, especialmente quando estão em grandes números. Felizmente, há muitas maneiras de se livrar dessas pequenas pragas, incluindo repelentes caseiros.

Existem muitos tipos diferentes de receitas para repelentes caseiros para muriçocas, mas algumas das mais simples e eficientes incluem:

  • Óleo de citronela: O óleo de citronela é um dos repelentes naturais mais populares e pode ser usado tanto em forma líquida quanto em bastões ou velas. Para usar, basta aplicar o óleo na pele ou nas áreas onde as muriçocas estão presentes. O cheiro forte do óleo irá afastá-las.
  • Vinagre: O vinagre é outro ingrediente popular para fazer repelentes caseiros para muriçocas. Ele pode ser usado da mesma forma que o óleo de citronela, basta aplicar diretamente nas áreas afetadas. O cheiro acidez do vinagre irá mantê-las longe.
  • Limão: O limão também é um bom repelente natural para muriçocas. Basta espremer o suco de um limão em uma tigela e espalhar nas áreas onde as muriçocas costumam ficar. O cheiro cítrico do limão irá afastá-las.
  • Alho: O alho também é um excelente repelente natural para muriçocas. Basta triturar alguns dentes de alho e espalhar a pasta resultante nas áreas onde as muriçocas costumam ficar. O cheiro forte do alho irá mantê-las longe.

Como fazer um repelente caseiro contra aranhas?

As aranhas podem ser uma das principais causas de aracnofobia, que é o medo irracional dessas criaturas. No entanto, há algumas maneiras de se livrar delas naturalmente, sem o uso de produtos químicos tóxicos. Uma das melhores maneiras de fazer isso é criar um repelente caseiro contra aranhas.

Existem várias maneiras de fazer um repelente caseiro contra aranhas. Você pode usar óleos essenciais, como o óleo de eucalipto, para afastá-las. Outra opção é misturar vinagre branco e bicarbonato de sódio em uma tigela e espalhar a mistura pelos cantos da sua casa onde as aranhas costumam aparecer.

Você também pode fazer uma solução com água e detergente para lavar roupa e espalhar pelos rodapés das portas e janelas para impedir que as aranhas entrem na sua casa. Além disso, você pode colocar alguns sacos plásticos cheios de água nas extremidades das mesas e cadeiras para que as aranhas não possam escalá-las.

Uma última opção é enrolar fita adesiva ao redor das pernas das mesas e cadeiras para impedir que as aranhas escalem. Qualquer um destes métodos pode ser eficaz para afastar as aranhas da sua casa.

Como fazer um repelente caseiro contra gatos?

Os gatos são alguns dos animais mais adoráveis, mas também podem ser os mais frustrantes. Quando eles não estão dormindo em cima da sua mesa de trabalho ou rasgando seus móveis, eles estão arranhando suas plantas. Se você tem gatos em sua vizinhança, você pode ter encontrado manchas de urina em seu gramado ou na entrada da sua casa. É natural que você queira mantê-los longe de sua propriedade, mas isso às vezes pode ser um desafio. Felizmente, há algumas coisas que você pode fazer para repelir os gatos e mantê-los fora de seu jardim.

Você pode comprar repelentes comerciais para gatos, mas eles podem ser caros e nem sempre são eficazes. Uma alternativa é fazer o seu próprio repelente caseiro para gatos usando ingredientes que você tem em casa. Alguns dos melhores repelentes caseiros para gatos incluem:

  • Vinagre: O vinagre é um ótimo repelente natural para gatos. Você pode usar vinagre branco diluído ou vinagre de maçã. Mergulhe uma bola de algodão no vinagre e deixe-a ao lado do local onde os gatos costumam fazer suas necessidades. Você também pode pulverizar uma mistura de vinagre e água em plantas arranhadas ou urinadas pelos gatos.
  • Limão: O limão também é um bom repelente caseiro para gatos. Você pode usar suco de limão fresco ou enxaguar as áreas afetadas com uma solução de um quarto de xícara (60 ml) de suco de limão diluído em um galão (3,8 L) de água.
  • Cevada: A cevada é outro ingrediente comum que você pode usar para fazer um repelente caseiro para gatos. Pulverize a cevada nos locais afetados pelos gatos ou espalhe-a ao redor da área que você quer mantê-los longe.
  • Chá: O chá contém taninos que podem deter os gatos. Prepare uma solução envolvendo uma xícara (240 ml) de chá forte e duas xícaras (480 ml) de água fria. Pulverize a solução nas áreas afetadas pelos gatos ou espirre-a ao redor da área que você quer mantê-los longe.
  • Alho: O alho é outro ingrediente que você pode usar para fazer um repelente caseiro para gatos. Espalhe pedaços de alho fresco ou pulverizados nas áreas afetadas pelos gatos ou ao redor da área que você quer mantê-los longe. Tenha cuidado ao usar este método, pois o cheiro do alho também afastará humanos!

Os métodos acima são alguns dos melhores repelentes caseiros para gatos. Se você está cansado de seus gatos arranharem suas plantas ou fazendo suas necessidades em seu gramado, experimente alguns destes métodos para mantê-los longe.

Como fazer um repelente caseiro contra morcegos?

Morcegos são animais bastante úteis, mas também podem ser bastante incômodos. Alguns morcegos podem transmitir doenças, e todos eles sujam as paredes e os móveis com seu excremento. Felizmente, existem alguns métodos que você pode usar para afastar esses pequenos animais.

Uma das maneiras mais simples de afastar os morcegos é usando uma lâmpada incandescente. A luz brilhante os incomoda e os impede de voar. Você pode comprar lâmpadas especiais que são feitas para afastar morcegos, ou simplesmente usar uma lâmpada comum. Se você usar uma lâmpada comum, certifique-se de que ela esteja bem protegida, pois os morcegos podem voar direto para ela e se queimarem.

Outro método é pendurar sacolas plásticas cheias de água nos cantos da casa. Os morcegos não gostam da água e ficarão longe desses cantos.

Você também pode fazer um repelente caseiro usando vinagre ou álcool. Basta misturar esses ingredientes em partes iguais e espalhar a mistura pelas áreas onde os morcegos costumam voar. O cheiro forte dos produtos químicos os afugentará.

Se você tem um problema sério com morcegos, pode contratar um profissional para eliminá-los completamente da sua casa. Esse profissional usará produtos químicos especiais para matar os morcegos e evitar que voltem a entrar na sua casa.

Como fazer um repelente caseiro contra cachorros?

Os cachorros são adoráveis, mas às vezes eles podem ser um incômodo. Se você tem cachorros que ficam latindo o dia todo ou que não param de fazer xixi em seu gramado, você pode estar procurando um jeito de mantê-los longe. Felizmente, há alguns repelentes caseiros que você pode usar para manter os cachorros afastados.

O primeiro repelente que você pode tentar é o vinagre. O vinagre tem um odor forte que os cachorros não gostam e irá afastá-los do local onde estiver sendo pulverizado. Você pode misturar duas partes de água com uma parte de vinagre e pulverizar a área onde os cachorros costumam latir ou urinar. Se o vinagre for muito forte para você, você também pode usar uma solução mais diluída de uma parte de vinagre para quatro partes de água.

Outro repelente caseiro que você pode tentar é o alho. O alho tem um odor forte e picante que os cachorros não gostam e manterá afastados do local onde estiver sendo pulverizado. Você pode comprar alho em pó na maioria das lojas de alimentos ou moer fresco você mesmo. Para fazer uma solução de alho, misture duas colheres (sopa) de alho em pó com um litro (quarto) de água morna. Deixe a mistura descansar por 30 minutos antes de coar e colocar em um pulverizador. Aplique a solução na área onde os cachorros costumam latir ou urinar.

Se os cachorros ainda não estiverem afastados, você pode tentar outro repelente caseiro chamado canela em pó. A canela tem um aroma doce que os cachorros não gostam e irá afastá-los da área onde estiver sendo pulverizada. Você pode comprar canela em pó nas lojas de alimentos ou moer fresco você mesmo. Para fazer uma solução de canela, misture duas colheres (sopa) de canela em pó com um litro (quarto) de água morna. Deixe a mistura descansar por 30 minutos antes de coar e colocar em um pulverizador. Aplique a solução na área onde os cachorros costumam latir ou urinar.

Receita Caseira contra Borrachudos

Os borrachudos são um grande problema para muitas pessoas durante o verão. Eles podem ser extremamente incomodativos e até mesmo perigosos, especialmente se você for picado por um que esteja carregando doenças. Felizmente, existem alguns repelentes caseiros que você pode fazer para mantê-los longe.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (240 ml) de água
  • 1/2 xícara (120 ml) de vinagre branco
  • 1/4 xícara (60 ml) de amaciante para roupa
  • 1 colher (sopa) de óleo essencial de citronela (opcional)

Comece misturando a água, o vinagre e o amaciante em um recipiente. Se você quiser, também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de citronela para aumentar o seu poder repelente. Depois basta pegar um spray e borrifar a mistura diretamente nas suas roupas. Você também pode usar este repelente em sua varanda ou na área da piscina para afastar os borrachudos.

Outra opção é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água. Aplique esta pasta nas áreas onde os borrachudos costumam ficar e eles logo irão embora. O bicarbonato de sódio irá absorver o excesso de umidade do ar, o que os impedirá de ficarem por perto. Além disso, também funciona como um repelente natural contra outros insetos, como mosquitos e formigas.

Receita Passo a Passo com Cravo e Citronela

Os mosquitos são um grande problema, especialmente no verão. Não há nada pior do que ser picado por um mosquito, além de ser extremamente incomodo, também pode transmitir doenças. Felizmente, existem maneiras de se proteger dos mosquitos, sem precisar usar produtos químicos tóxicos.

Uma das maneiras mais simples de se proteger dos mosquitos é fazer um repelente caseiro com cravo e citronela. A citronela é uma planta conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, enquanto o cravo tem um aroma forte que os mosquitos detestam.

Para fazer o seu próprio repelente caseiro, você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de óleo de citronela
  • 1 colher (sopa) de óleo de cravo
  • 1/4 xícara (chá) de vodka ou outro destilado (opcional)

misture os ingredientes em um recipiente e transfira para um frasco pulverizador. Para usar, basta aplicar o repelente nas áreas expostas do seu corpo, como braços e pernas. Reaplique a cada 2 horas ou conforme necessário.

Além de ser eficaz contra os mosquitos, este repelente também é seguro para a pele e não irá causar irritações. Se você optar por usar vodka ou outro destilado no seu repelente, ele também irá ajudar a secar rapidamente na pele e evitar que os insetos pousam.

Como fazer um repelente elétrico e líquido caseiro?

Existem muitas maneiras de se livrar dos insetos, especialmente mosquitos, em sua casa. Você pode comprar repelentes elétricos ou líquidos para pulverizar, mas eles podem ser caros e/ou cheios de produtos químicos nocivos. A boa notícia é que você pode fazer seus próprios repelentes caseiros com itens que você provavelmente já tem em casa.

Para um repelente elétrico caseiro, você precisará de uma lâmpada fluorescente, uma caixa de papelão e tela de arame fino. Corte um buraco na caixa de papelão para que a lâmpada possa ser encaixada dentro dela. Em seguida, cubra o buraco com a tela de arame e amarre-o com arame ou fita adesiva. Coloque a caixa sobre uma superfície plana e ligue a lâmpada.

Os insetos são atraídos pelo calor emitido pela lâmpada e pelo brilho da luz. Eles voam até a caixa e ficam presos na tela de arame. Se você estiver usando isso ao ar livre, certifique-se de que a caixa esteja bem coberta para evitar que os insetos entrem em sua casa.

Para um repelente líquido caseiro, você precisará de vinagre branco, água e óleo essencial (opcional). Misture 2 partes de vinagre branco com 1 parte de água em um recipiente pulverizador. Adicione algumas gotas do óleo essencial da sua escolha (lavanda ou citronela funcionam bem) se desejar um aroma fresco. Agite bem antes de usar e pulverize onde quer que hajam insetos.

O vinagre branco funciona como um repelente natural porque os insetos odeiam o cheiro ácido. O óleo essencial irá mascarar o cheiro do vinagre, tornando-o mais tolerável para humanos. Lembre-se de reagitar sempre antes de usar para garantir que os ingredientes permaneçam misturados.

Esses são apenas alguns dos muitos repelentes caseiros que você pode fazer para manter os insetos fora da sua casa. Eles são fáceis de fazer, baratos e inofensivos para humanos e animais domésticos. Experimente diferentes combinações até encontrar aquela que funciona melhor para você!

1. O que é repelente caseiro?

Repelente caseiro é uma solução natural e eficaz para afastar os insetos, sem o uso de produtos químicos. Ele pode ser facilmente preparado em casa a partir de ingredientes naturais, como óleos essenciais.

2. Por que usar um repelente caseiro?

Existem várias razões pelas quais as pessoas optam por usar um repelente caseiro ao invés de produtos químicos convencionais. Algumas das principais razões incluem evitar os efeitos adversos dos produtos químicos, manter insetos longe sem causar dano a eles, economizar dinheiro e contribuir para um ambiente mais saudável.

3. Como funciona um repelente caseiro?

Os insetos detestam certos cheiros fortes, especialmente os óleos essenciais. Quando você espalha um repelente caseiro nas suas roupas ou na pele, os insetos são mantidos à distância pelo seu forte aroma.

4. Qual óleo essencial devo usar?

Existem vários óleos essenciais que podem ser usados para afastar insetos, mas alguns dos mais populares são o citronela, o lavanda e o eucalipto. Todos estes óleos possuem um forte aroma que os insetos detestam.

5. Como faço um repelente caseiro?

Existem várias receitas de repelentes caseiros que você pode fazer em casa, usando óleos essenciais e outros ingredientes naturais. Uma das maneiras mais simples de fazer um repelente caseiro é misturar algumas gotas de óleo essencial com água e aplicar na pele.

6. Quanto tempo dura um repelente caseiro?

Um repelente caseiro geralmente dura cerca de 2 horas, mas isso pode variar dependendo do tipo de óleo essencial que você usar. Se você estiver em uma área com muitos insetos, é recomendado reaplicar o repelente a cada hora para garantir proteção completa.

7. É seguro usar um repelente caseiro?

Sim, os repelentes caseiros são seguros de usar, desde que você use os ingredientes corretamente. Alguns óleos essenciais podem ser irritantes para a pele, então é importante testar o produto em uma pequena área da pele antes de usá-lo por todo o corpo.

8. Posso usar um repelente caseiro se eu tiver alergia a insetos?

Sim, os repelentes caseiros são seguros de usar mesmo para quem tem alergia a insetos. No entanto, se você tem uma alergia grave, é importante procurar orientação médica antes de usar qualquer produto novo.

9. Posso usar um repelente caseiro em crianças?

Sim, os repelentes caseiros são seguros de usar em crianças acima de 2 anos de idade. No entanto, é importante testar o produto em uma pequena área da pele da criança antes de aplicá-lo por todo o corpo.

10. Onde posso comprar os ingredientes para um repelente caseiro?

Você pode comprar os ingredientes para um repelente caseiro em lojas de produtos naturais ou online. Alguns dos ingredientes, como óleos essenciais, também podem ser encontrados em lojas de produtos para o lar.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp