Nos últimos anos, a fibra de coco tem se popularizado como um material de construção sustentável. Além de ser uma opção ecológica, a fibra de coco é extremamente versátil e pode ser usada para fazer muitos produtos, desde painéis de parede até telhas.

Uma das maneiras mais criativas de usar a fibra de coco é fazer vasos. Vasos feitos à mão a partir de fibra de coco são únicos e podem adicionar um toque especial à decoração da sua casa.
Fazer um vaso de fibra de coco é relativamente simples e não requer muito material. Você vai precisar de:
- 1 balde ou recipiente redondo
- 1 pedaço de tela ou tecido para forrar o balde
- 1 rolo de fita adesiva
- 1 faca ou tesoura
- 1 estilete ou canivete
- 1 vaso ou copo pequeno para moldar o fundo do vaso
- Fibra de coco (quantidade necessária depende do tamanho do vaso que você está fazendo)
Para começar, forre o interior do balde com a tela ou tecido. Isso irá impedir que a fibra de coco se prenda no fundo do balde enquanto você estiver trabalhando. Em seguida, use a fita adesiva para fixar a borda da tela no lugar.
Agora é hora de começar a colocar a fibra de coco no balde. Para isso, use a faca ou tesoura para cortar pedaços regulares da fibra. Comece no centro do balde e trabalhe em círculos para fora, espalhando os pedaços uniformemente pelas laterais do balde. Uma vez que você tenha coberto todo o balde com a fibra, use o estilete ou canivete para fazer pequenos furos na superfície da fibra. Isso permitirá que a água penetre na fibra quando for regada.
Para finalizar, coloque um vasinho ou copinho no fundo do balde para moldar o fundo do seu vaso. Preencha este recipiente com água e Fibra de Coco e espere algumas horas até que a Fibra se expanda e se solidifique. Depois disso, basta tirar cuidadosamente o recipiente do centro e pronto! Seu vasinho feito à mão está pronto para decorar sua casa.
Leia: Como Fazer Vaso de Serragem
O que é Fibra de Coco?



O coco é uma fruta que contém uma grande quantidade de fibras. Fibra de coco é feita a partir da casca da fruta e é um ingrediente comum em muitos produtos naturais, especialmente aqueles que são usados para cuidar da pele e do cabelo.
A fibra de coco pode ser usada para fazer sabonetes, xampus, condicionadores e outros produtos para o corpo. Também pode ser adicionada a alimentos para aumentar o seu teor de fibra. Algumas pessoas até mesmo usam a fibra de coco como um suplemento dietético para ajudar a regular o trânsito intestinal.
A fibra de coco tem muitos benefícios para a saúde, incluindo ajudar a reduzir o colesterol, melhorar a digestão e prevenir problemas de constipação. Também pode ser útil no tratamento de diarreia e outros problemas gastrointestinais. Algumas pesquisas sugerem que a fibra de coco também pode ajudar a prevenir o câncer de cólon.
Quais são as vantagens dos vasos feitos desse material?



Os vasos de barro são feitos de um material natural e durável, o que os torna uma ótima opção para a decoração da sua casa. Eles têm um visual único e podem ser personalizados de acordo com o seu gosto. Além disso, os vasos de barro são muito fáceis de cuidar e podem ser usados tanto dentro quanto fora da casa.
Os vasos de barro são uma ótima opção para quem procura um produto natural e ecologicamente correto. São feitos a partir do argila, um material abundante na natureza, e podem ser facilmente reciclados.
Além disso, os vasos de barro são extremamente duráveis. Podem suportar o calor do sol e das temperaturas frias sem se deformarem ou racharem. São uma ótima escolha para ambientes externos, como jardins e varandas.
Os vasos de barro também são muito fáceis de cuidar. Não requerem nenhum tipo especial de manutenção e podem ser limpados com uma simples escovação. São uma ótima opção para quem não tem tempo para cuidar de plantas com muito carinho.
Por fim, os vasos de barro são extremamente versáteis. Podem ser usados em qualquer ambiente, desde quartos e salas até jardins e varandas. Com um pouco de criatividade, é possível transformar qualquer ambiente da sua casa em um verdadeiro jardim florido.
Quais materiais e ferramentas eu preciso?


Existem diversos materiais e ferramentas que você pode utilizar para a criação de artesanatos. Alguns exemplos são:
- Tecidos (algodão, linho, seda, etc.);
- Linhas e fios;
- Botões;
- Zíperes;
- Feltro;
- Espuma;
- Cordões e fitas;
- Miçangas e pedrarias;
- Arames;
- Tesouras;
- Cola quente ou outros tipos de cola;
- Moldes;
- Régua ou fita métrica.
Você pode utilizar todos esses materiais para criar diversos tipos de artesanatos, como por exemplo: bordados, patchwork, costura criativa, trabalhos em tecido, apliques, entre outros.
Tutorial Passo a Passo de Vaso Caseiro com Fibra de Coco


Se você está procurando uma atividade criativa para fazer em casa, experimente fazer seu próprio vaso de fibra de coco! Com apenas alguns materiais simples, você pode criar um lindo vaso que é perfeito para acomodar suas plantas favoritas. Siga este tutorial passo a passo e veja como é fácil fazer um vaso de fibra de coco caseiro.
Você vai precisar de:
- 1 garrafa PET (de 2 litros ou menos)
- 1 rolo de papel higiênico ou toalha de papel
- 1 tesoura
- 1 fita adesiva
- 1 pedaço de cordão ou barbante (cerca de 30 cm)
- 1 faca afiada (opcional)
❤️Seus amigos estão gostando:
Passo 1: Prepare a garrafa PET. Retire a etiqueta da garrafa e lave-a bem com água e sabão. Enxague para remover todos os resíduos e seque com uma toalha. Se desejar, utilize uma faca afiada para fazer 4 orifícios na parte inferior da garrafa (isto irá permitir que a água drene do vaso). Deixe os orifícios um pouco maiores que o diâmetro do barbante/cordão.
Passo 2: Enrole a garrafa com o papel higiênico/toalha de papel. Comece enrolando a garrafa no sentido do comprimento e fixe o papel com a fita adesiva. Continue enrolado até chegar à boca da garrafa, onde você precisará prender o papel com mais fita adesiva. Você pode usar quantos rolos forem necessários para cobrir completamente a garrafa; normalmente são necessários 2 ou 3 rolos.
Passo 3: Cubra os orifícios na parte inferior da garrafa com o barbante/cordão. Insira um pedaço do barbante/cordão por cada orifício e deixe sobressair cerca de 5 cm do outro lado. Dobre os pedaços sobressalentes para baixo e prenda-os firmemente na parte inferior da garrafa (você pode usar mais fita adesiva se necessário).
Passo 4: Corte as extremidades do papel higiênico/toalha de papel. Agora é hora de dar um acabamento nos cantos do seu vaso! Com a tesoura, corte as extremidades do papel higiênico/toalha de papel enrolado na garrafa, certificando-se que os cortes são retos e nivelados.
Passo 5: Coloque as plantas novas no vaso e dê regas conforme necessário! Agora que seu lindo vasinho está pronto, é hora de escolher as plantas que irão habitá-lo. Certifique-se de escolher plantas que tenham requerimentos semelhantes em termos de luz, água e solo; isso irá garantir que elas sejam bem cuidadas e prosperarem juntas no mesmo ambiente. Depois que tiver colocado as plantinhas novas no vasinho, basta regar conforme necessário – lembre-se sempre verificar o solo antes para evitar desperdiçar água!





1. Como fazer um vaso de fibra de coco?
Para fazer um vaso de fibra de coco, você precisará de:
- 1 copo de fibra de coco raspada fina
- 1 colher (sopa) de cola branca
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 pedaço de fita adesiva
- 1 tesoura
Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture a fibra de coco raspada, a cola branca e a água até obter uma massa homogênea.
- Forre o fundo e as laterais internas do vasilhame com a fita adesiva, aplicando uma camada grossa da massa sobre a fita adesiva.
- Espalhe a massa sobre toda a superfície do vasilhame até obter uma espessura uniforme. Deixe secar por 24 horas.
- Retire o vaso da forma e corte as bordas com a tesoura para finalizar.
2. Qual a diferença entre os vasos de fibra de coco e os de barro?
Os vasos de barro são mais pesados, o que pode torná-los mais difíceis de manusear. A fibra de coco é uma opção mais leve, mas ainda é forte o suficiente para segurar plantas pesadas. Além disso, a fibra de coco é um material natural e biodegradável, enquanto o barro é feito de argila e outros minerais.
3. Quais as vantagens de usar vasos de fibra de coco?
Os vasos de fibra de coco oferecem muitas vantagens em relação aos tradicionais vasos de cerâmica ou plástico. A principal vantagem é o seu peso leve, o que torna muito mais fácil movê-los ao redor da casa ou do jardim. Eles também são biodegradáveis, o que significa que não irão causar danos ambientais quando forem descartados.
4. Como cuidar dos vasos de fibra de coco?
Os vasos de fibra de coco requerem cuidados especiais para mantê-los bonitos e funcionais. Aqui estão algumas dicas para cuidar dos seus vasos:
- Limpe os vasos com um pano úmido e macio após cada uso.
- Seque os vasos completamente antes de armazená-los.
- Armazene os vasos em local fresco e seco quando não estiverem em uso.
5. Os vasos de fibra de coco são seguros para plantas?
Sim, os vasos são seguros para plantas. A fibra é um material natural que não irá causar danos às suas plantas. No entanto, você precisará tomar cuidado para não encher demais o seu vaso, pois isso pode causar problemas no drainage da planta.
6. Quanto tempo os vasos de fibra de coco duram?
Os vasos feitos com fibra de coco duram geralmente entre 2 e 3 anos. No entanto, se você cuidar bem dos seus vasos, eles podem durar por muito mais tempo do que isso.
7. Com que frequência devo trocar as plantas dos meus vasos?
Você pode trocar as plantas dos seus vasos a cada temporada ou conforme elas forem crescendo. Se você notar que as raízes estão começando a ficar apertadas novas plantas.
8. Posso usar qualquer tipo de substrato para os meus vasos?
Você pode usar qualquer tipo de substrato para os seus vasos, mas é importante escolher um que seja bem drenado. Isso evitará que as raízes da sua planta fiquem encharcadas e podrem apodrecer.
9.As plantas precisam ser regadas com mais frequência quando estão em um vase?
Não necessariamente. Na verdade, às vezes é melhor regar as plantas com menos frequência quando estão em um vase, pois isso evita que elas fiquem encharcadas.
10.Quais são as melhores plantas para colocar em um vase?
As melhores plantas para colocar em um vase são aquelas com raízes pequenas e compactas.