Os vasos auto irrigáveis são uma ótima opção para quem quer manter suas plantas bem hidratadas, sem precisar ficar monitorando o nível de água o tempo todo. Eles funcionam basicamente como uma mini-estufa, onde a umidade é mantida em um nível constante, permitindo que as plantas sejam regadas automaticamente.


Existem diversos tipos de vasos auto irrigáveis no mercado, desde os mais simples e baratos, até os mais sofisticados e caros. Mas você também pode fazer o seu próprio vaso auto irrigável usando materiais que você já tem em casa.
Para fazer um vaso auto irrigável simples, você vai precisar de:
- 1 garrafa PET;
- 1 pedaço de tecido (pode ser um paninho de limpeza);
- 1 tesoura;
- 1 canudo;
- 1 furador;
- 1 pedaço de arame;
- 1 regador ou mangueira;
- 1 prendedor de roupa (opcional).
Corte a parte inferior da garrafa PET e reserve. Em seguida, corte um pedaço do tecido e cubra a boca da garrafa, fixando-o com o prendedor de roupa (ou outro tipo de fixador). Furar vários buracos na parte inferior da garrafa para permitir a drenagem da água. Coloque o canudo na boca da garrafa e amarre um pedaço de arame no final do canudo, para evitar que ele caia.
Para usar o vaso auto irrigável, basta colocar a planta dentro da garrafa e encher a base com água. A água irá subir pelo canudo e alimentar a planta conforme ela for precisando. Quando a água acabar na base, basta enchê-la novamente para que o processo seja repetido.
Quais materiais e ferramentas eu preciso?


Os vasos autoirrigáveis são uma ótima opção para quem quer ter plantas sem precisar se preocupar tanto com a rega. Porém, é importante saber quais materiais e ferramentas você precisa para fazer um vaso autoirrigável.
Primeiro, você precisa de um recipiente para a água. Ele pode ser um balde, um tambor ou qualquer outro recipiente que você tenha em casa. Depois, você precisa de uma mangueira ou tubo de PVC para ligar o recipiente à planta.
Para fazer o orifício no vaso, você vai precisar de uma serra elétrica ou manual. Se não tiver nenhuma dessas ferramentas, pode usar uma faca mesmo. Para fazer o orifício na mangueira ou tubo, você pode usar um furador de borracha ou uma tesoura mesmo.
Depois de fazer os orifícios, é hora de colocar a água no recipiente e ligar a mangueira na planta. Você pode usar fita adesiva para fixar a mangueira na planta. Deixe a água escorrer lentamente pelo tubo e chegar até a planta.
Você também pode usar areia grossa ou pedras para preencher o fundo do vaso e evitar que a água escorra toda para fora. É importante verificar regularmente o nível da água no recipiente e repor sempre que necessário.
Tutorial Passo a Passo de Vaso Caseiro Autoirrigável?


Vaso caseiro autoirrigável? Parece complicado, mas na verdade é bem simples! Neste tutorial, vamos mostrar-lhe como fazer um vaso de plantas autoirrigável em poucos e fáceis passos.
O primeiro passo é escolher o seu vaso. Pode ser qualquer coisa, desde uma garrafa PET reciclada até um vaso de barro normal. Qualquer recipiente que possa segurar uma planta e um pouco de água servirá.
Uma vez que você tenha o seu vaso, é hora de fazer os orifícios para a drenagem e a irrigação. Se estiver usando um vaso de barro, faça dois orifícios no fundo do vaso – um para a drenagem e outro para a irrigação. Se estiver usando uma garrafa PET, faça um orifício na parte inferior da garrafa para a drenagem e dois orifícios na tampa da garrafa para a irrigação.
Depois de fazer os orifícios, coloque uma camada de pedras no fundo do seu vaso para a drenagem. Isto irá permitir que a água excedente escape do vaso e não encha as raízes das suas plantas com água.
Em seguida, coloque uma camada de areia grossa sobre as pedras. A areia irá filtrar a água e permitir que apenas a quantidade certa chegue às raízes das suas plantas.
Por fim, colocamos as plantas no nosso vaso e cobrimos as raízes com uma camada de terra. Depois é só adicionar água no reservatório e esperar que as plantas cresçam!








1. O que são vasos auto irrigáveis?
Vasos auto irrigáveis são um tipo de jardim vertical que usa uma técnica chamada de “subir a água” para manter as plantas hidratadas. A água é armazenada em um reservatório e, quando necessário, é pulverizada nas plantas através de um sistema de tubulações.
2. Como funcionam os vasos auto irrigáveis?
Os vasos auto irrigáveis funcionam por meio de um processo chamado osmose inversa. A água é armazenada em um reservatório e, quando necessário, é pulverizada nas plantas através de um sistema de tubulações. A osmose inversa é um processo pelo qual a água é forçada a fluir para o lado de maior concentração de sais, o que faz com que as plantas sejam hidratadas.
3. Quais os benefícios dos vasos auto irrigáveis?
Os principais benefícios dos vasos auto irrigáveis são:
- As plantas ficam hidratadas;
- Não há desperdício de água;
- Não é necessário regar as plantas manualmente;
- As raízes das plantas ficam bem aeradas.
4. Como montar um vaso auto irrigável?
❤️Seus amigos estão gostando:
Para montar um vaso auto irrigável, você precisará:
- 1 garrafa PET;
- 1 rolo de papel toalha;
- 1 pedaço de tecido não tecido ( TNT );
- 1 tesoura;
- 1 caneta;
- 1 fita adesiva dupla face;
- 1 regador com bocal fino.
Primeiro, recorte a parte inferior da garrafa PET para que ela fique com cerca de 15 cm de altura. Depois, enrole o papel toalha no interior da garrafa e amarre com o TNT para fixar. Corte o excesso do TNT e do papel toalha.
Em seguida, faça furinhos na parte inferior da garrafa e na tampa com a caneta. Esses furinhos servirão para a passagem da água. Coloque a fita adesiva dupla face nos furinhos e fixe a tampa na garrafa.
Agora, coloque a garrafa PET virada para baixo dentro do regador e complete com água até que ela comece a sair pelos furinhos da tampa. Deixe o sistema funcionando por cerca de 30 minutos para que a água seja totalmente absorvida pelo papel toalha.
Depois disso, você poderá regar suas plantas normalmente usando o bocal fino do regador. A água irá se filtrar lentamente pelo papel toalha e irrigar as raízes das plantas sem desperdiçar água.
5. Quais as plantas mais indicadas para os vasos auto irrigáveis?
As plantas mais indicadas para os vasos auto irrigáveis são:
- Plantas de interior;
- Plantas ornamentais;
- Plantas medicinais.
6. Qual a diferença entre os vasos auto irrigáveis e os vasos convencionais?
A diferença entre os vasos auto irrigáveis e os vasos convencionais é que os primeiros possuem um reservatório de água que segura a umidade e, quando necessário, pulveriza a água nas raízes das plantas. Já os vasos convencionais devem ser regados manualmente e não possuem um sistema automatizado de irrigação.
7. Por que as plantas em vasos auto irrigáveis ficam mais saudáveis?
As plantas em vasos auto irrigáveis ficam mais saudáveis porque elas recebem a umidade necessária para o seu desenvolvimento sem o excesso de água que pode causar apodrecimento das raízes. Além disso, esse tipo de vaso promove uma melhor aeracão das raízes das plantas.
Veja: Como Fazer Vaso de Cimento?
8. Os vasos auto irrigáveis precisam de algum tipo de manutenção?
Os vasos auto irrigáveis não precisam de manutenção, mas é importante verificar o nível da água no reservatório periodicamente para garantir que as plantas estejam sempre hidratadas.
9. Quanto tempo dura a água nos vasos auto irrigáveis?
A água nos vasos auto irrigáveis pode durar vários dias, desde que o nível do reservatório seja monitorado periodicamente.
10. Posso usar qualquer garrafa PET para fazer um vaso auto irrigável?
Não, é importante usar uma garrafa PET que seja transparente para permitir a entrada da luz solar na água e evitar o crescimento de algas no interior do vaso.