Como Limpar Colchão? Produtos, Métodos e Passo a Passo

Publicado em e atualizado em: 17-08-2022.

Eu sei que limpar o colchão não é a tarefa mais divertida do mundo, mas é importante fazer isso de vez em quando. Além disso, não é tão difícil assim. Aqui estão algumas dicas para você limpar o seu colchão e mantê-lo fresco e limpo.

Colchas Croche

Quais são as principais causas de sujeiras e manchas nos colchões?

Não tem nada pior do que acordar com uma mancha no colchão, certo? Mas infelizmente, isso é algo que acontece com todo mundo. As sujeiras e manchas nos colchões são causadas por diversos fatores, desde o tipo de tecido do seu colchão até o seu próprio corpo.

O tecido do seu colchão é um dos principais fatores que podem causar sujeiras e manchas. Colchões de tecidos mais finos, como algodão e linho, tendem a ser mais propensos a absorver sujeira e óleo do corpo. Já os colchões de tecidos mais grossos, como couro e lona, são menos propensos a absorver essas sujeiras.

Outro fator que pode causar sujeiras e manchas nos colchões é o seu próprio corpo. Se você transpira muito durante a noite, por exemplo, pode acabar deixando manchas no tecido do seu colchão. Além disso, outras substâncias presentes no corpo humano também podem causar manchas nos colchões, como urina e fezes.

Quarto De Menina Com Varios Quadros Rosa

Por fim, outra causa bastante comum de sujeiras e manchinhas nos colchoes é o uso inadequado dos mesmos.
Se você não usar um protetor de colchão, por exemplo, a sujeira e as manchas vão acabar se acumulando mais rapidamente. Além disso, outros hábitos inadequados, como fumar na cama ou comer na cama, também podem causar sujeiras e manchas nos colchões.

Então, se você quer evitar que sujeiras e manchas apareçam no seu colchão, é importante tomar alguns cuidados básicos. Escolha um tecido adequado para o seu tipo de pele e use sempre um protetor de colchão. E claro, tenha sempre uma boa higiene pessoal!

Como Limpar Colchão a Seco Passo a Passo

Modelo Madeira Colchao Futon

Eu sei que você está aqui porque quer aprender a limpar o colchão a seco, certo? Bem, eu vou te ensinar! Passo a passo, vamos lá!

Primeiro, você precisa tirar o colchão da cama e deixá-lo no chão. Em seguida, pegue um aspirador de pó e dê uma boa passada em todo o colchão. Você também pode usar uma escova para remover qualquer sujeira grossa.

Depois disso, é hora de fazer a solução de limpeza. Para isso, misture 1 parte de vinagre branco com 2 partes de água morna. Aplique essa solução no colchão com um pano úmido e esfregue bem até que toda a sujeira esteja removida. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar com água morna.

Para finalizar, seque o colchão completamente com um pano seco antes de recolocá-lo na cama. E pronto! Seu colchão estará limpo e fresquinho!

Como limpar colchão encardido com bicarbonato de sódio?

O meu colchão estava tão encardido que eu nem sabia como limpar. Eu pesquisei na internet e descobri que o bicarbonato de sódio é um ótimo produto para limpeza. Então, seguindo os 5 passos abaixo, consegui limpá-lo facilmente!

  1. Primeiro, retire toda a roupa da cama e lave-a. Em seguida, espalhe uma camada generosa de bicarbonato de sódio sobre o colchão e deixe agir por 30 minutos.
  2. Enquanto isso, prepare um aspirador de pó para limpar o pó do bicarbonato de sódio.
  3. Depois dos 30 minutos, aspire todo o pó do bicarbonato de sódio do colchão. Você verá que muita sujeira saiu do seu colchão!
  4. Agora é hora de lavar as roupas da cama com um bom detergente e água quente. Seque bem as roupas antes de usá-las novamente.
  5. Por fim, faça uma mistura com vinagre branco e água (1 parte vinagre para 3 partes água) e pulverize sobre o colchão. Deixe secar completamente antes de usar novamente.

Como limpar sangue do colchão?

Modelos De Colchas De Cama Decoradas

Você sabe como limpar sangue do colchão? Não é uma tarefa fácil, mas se você seguir os 5 passos a seguir, você conseguirá tirar todo o sangue do seu colchão.

  1. Primeiro, você precisa remover toda a roupa de cama e outros objetos do colchão. Isso inclui lençóis, fronhas, travesseiros e até mesmo almofadas. Se houver manchas de sangue em qualquer um desses itens, lave-os separadamente usando água morna e detergente neutro.
  2. Enxague o colchão com água fria para remover o excesso de sangue. Você pode usar um chuveiro para isso ou simplesmente borrifar água no local da mancha com um pulverizador.
  3. Aplique uma solução de vinagre branco e água na mancha de sangue e esfregue suavemente com um pano macio até que a mancha desapareça completamente. O vinagre ajudará a dissolver o ferro presente no sangue, que é responsável por sua cor vermelha característica.
  4. Depois que a mancha tiver sido completamente removida, enxague bem o local com água fria para remover o vinagre e permitir que ele seque naturalmente à temperatura ambiente.
  5. Por fim, lave todo o colchão com um produto especializado em limpeza de tecidos para impedir que as manchas voltem a aparecer e garantir maior proteção contra futuras infecções bacterianas ou virais.

Como tirar urina de cachorro do colchão?

Cachorro Pitbull Preto

Ugh, cachorro urina no colchão! E agora? Ninguém quer dormir em um lugar que cheira a xixi de cachorro. Mas não se preocupe, há algumas coisas que você pode fazer para tirar o cheiro e limpar o colchão. Siga estes 5 passos:

  1. Primeiro, remova toda a roupa de cama do colchão e lave-a. Se a urina penetrou na espuma do colchão, vai ser mais difícil de limpar, então é melhor tratar isso o mais rápido possível.
  2. Enxague o local da urina com água fria para diluir o xixi e absorver o excesso com papel toalha.
  3. Agora é hora de usar um produto específico para limpeza de urina de cachorro (você pode encontrar isso em lojas que vendem produtos para animais). Siga as instruções do produto e certifique-se de ventilar bem o quarto enquanto estiver limpando.
  4. Depois disso, você pode usar vinagre branco para neutralizar qualquer odor residual (dilua 1 parte de vinagre em 3 partes de água). Passe uma solução levemente úmida sobre todo o colchão e depois seque bem antes de usar novamente. Ou você pode pulverizar uma solução misturada com bicarbonato de sódio e vinagre (1/2 xícara de bicarbonato + 1/4 xícara vinagre) diretamente sobre a área afetada e esfregue suavemente com uma escova macia antes da lavagem final (passo 5). O bicarbonato irá neutralizar os odores enquanto você lava as manchas restantes.

1. Como eu sei que meu colchão precisa de uma limpeza?

Bom, às vezes você pode notar alguns sinais de que seu colchão está no fim do seu ciclo de vida e precisa ser descartado. Outras vezes, você pode notar que o colchão está começando a ficar desconfortável ou cheio de manchas. Seja qual for o caso, é importante saber como limpá-lo para prolongar sua vida útil!

2. Quais são os principais cuidados que devo ter ao limpar meu colchão?

Existem algumas coisas importantes a considerar antes de iniciar a limpeza do seu colchão:

  • Certifique-se de usar produtos adequados para o tecido do seu colchão. Não use produtos químicos fortes ou abrasivos, pois isso poderá danificar irreversivelmente o tecido;
  • Lave sempre as partes mais sujas do colchão primeiro e depois trabalhe para as áreas menos sujas;
  • Enxague bem após lavar e certifique-se de remover todos os resíduos dos produtos utilizados;
  • Deixe o colchão secar completamente antes de usá-lo novamente.

3. Como eu faço para tirar manchas do meu colchão?

Existem algumas técnicas diferentes que você pode usar para remover manchas do seu colchão:

  • Se a mancha for recente, tente removê-la com uma toalha úmida;
  • Se a mancha for mais antiga, você pode tentar usar um produto de limpeza específico para removê-la;
  • Se a mancha persistir, você pode tentar usar uma solução de vinagre branco e água. Mergulhe um pano na solução e aplique-o sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos e depois lave o colchão com água limpa;
  • Outra opção é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água e aplicá-la sobre a mancha. Deixe agir por 30 minutos antes de lavar o colchão com água limpa.

4. Posso usar qualquer tipo de detergente para lavar meu colchão?

Não! É importante escolher um detergente que seja adequado para o tecido do seu colchão. Não use produtos químicos fortes ou abrasivos, pois isso poderá danificá-lo irreversivelmente! Opte sempre por produtos neutros ou específicos para limpeza de colchões.

5. Com que frequência devo lavar meu colchão?

A frequência com que você deve lavar o seu colchão depende de diversos fatores, como a sua rotina, o tipo de tecido do colchão e quantas pessoas usam o mesmo. Em geral, é recomendado que você lave o seu colchão a cada 3 meses. No entanto, se você tem alergias ou outras condições médicas, pode ser necessário lavá-lo com mais frequência.

6. Quais são os produtos ideais para limpar meu colchão?

Existem diversos produtos específicos para limpeza de colchões disponíveis no mercado. Você também pode usar produtos neutros, como detergente liquido para roupas delicadas ou vinagre branco diluído em água.

7. Posso usar uma máquina de lavar roupa para lavar meu colchão?

Não! A maioria dos fabricantes não recomenda que você lave o seu colchão na máquina de lavar roupa, pois isso poderá danificá-lo irreversivelmente! Se possível, leve-o até uma lavanderia profissional para fazer a limpeza.

8. O sol ajuda a secar e desinfetar meu colchão?

Sim! Deixar o seu colchão exposto à luz do sol por algumas horas é uma ótima forma de desinfetá-lo e matar as bactérias presentes nele! Além disso, o calor do sol também ajuda a secá-lo completamente após a limpeza.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *