Como Limpar Espelho? Produtos, Cuidados e Passo a Passo

Publicado em e atualizado em: 27-10-2022.

Espelhos são ótimos, eles nos permitem ver a nós mesmos, mas às vezes eles ficam sujos. Ninguém quer olhar para um espelho sujo, então aqui estão algumas dicas de como limpar o seu espelho.

Primeiro, você vai precisar de alguns materiais. Você vai precisar de um pano macio, uma toalha de papel ou uma flanela, água morna e sabão neutro. Se você tiver um espelho que é muito sujo, você pode usar uma solução feita de meio copo de água sanitária para cada litro de água morna.

Agora que você tem os materiais necessários, é hora de começar a limpeza! Molhe o pano macio na água morna e esfregue-o no espelho em movimentos circulares até que toda a sujeira esteja removida. Em seguida enxague bem o espelho com água limpa para remover qualquer resíduo do detergente. Seque o espelho com a toalha de papel ou flanela para finalizar.

Voilà! Agora seu espelho está brilhando e pronto para ser usado novamente!

Quais são as causas de sujeira em espelhos?

Eu sei que vocês, amigos do blog, são pessoas limpinhas e que não deixam a sujeira acumular em seus espelhos. Mas às vezes a gente esquece ou simplesmente não tem tempo para limpá-los todos os dias.

Então, vamos ver quais são as principais causas de sujeira em espelhos?

  • O ar: sim, o ar poluído é uma das principais causas da sujeira nos espelhos. A poeira fica suspensa no ar e acaba depositando-se sobre a superfície do espelho;
  • As mãos: mesmo lavadas, as mãos podem depositar óleo e outras substâncias nos espelhos. Isso acontece porque a pele produz uma substância chamada sebo, que é um tipo de óleo natural;
  • O vapor: o vapor da água quente também pode depositar uma camada fina de água sobre o espelho, que logo evaporará e deixará uma película pegajosa;
  • Os produtos de higiene: sabonetes líquidos, condicionadores e outros produtos podem ser responsáveis pelo embasamento dos espelhos;
  • As roupas: as fibras das roupas podem soltar-se e flutuar no ar até se depositarem sobre os espelhos;
  • Os animais de estimação: pelo mesmo motivo das roupas, os pelos dos animais também podem cobrir os espelhos;
  • A cozinha: principalmente na hora do preparo das refeições, a cozinha pode ficar bastante suja e com odores fortes – esses odores podem permanecer no ambiente por algum tempo e manchar o espelho;
  • O banheiro: assim como a cozinha, o banheiro costuma ser um ambiente bastante sujo devido à presença de agentes bactericidas nas paredes e nas superfícies – isso sem contar os vapores do chuveiro…

Como tirar manchas do espelho?

Espelhos são ótimos para dar um toque de sofisticação e elegância a qualquer ambiente. Mas, às vezes, eles podem ficar sujos ou manchados, o que pode atrapalhar a decoração do seu lar.

Para evitar isso, separamos algumas dicas para você tirar as manchas do espelho:

  • Use uma solução de vinagre e água: essa é uma das formas mais simples de limpar um espelho. Basta misturar os ingredientes em partes iguais e passar na superfície do espelho com um pano macio. Depois é só enxaguá-lo com água limpa;
  • Polvilhe bicarbonato de sódio: outra opção caseira para tirar as manchas do espelho é polvilhar bicarbonato de sódio na superfície e esfregá-la com um pano macio até que as manchas desapareçam;
  • Use detergente neutro: esse produto também é bastante utilizado na limpeza doméstica e pode ser usado para remover as manchas do seu espelho. Basta diluir o detergente em água e passar na superfície com um pano macio;
  • Passe uma solução de limão: o limão é um ótimo aliado na hora de tirar manchas, inclusive das superfícies dos espelhos. Para isso, basta diluir o suco de um limão em água e passar na mancha com um pano macio;
  • Use uma solução de amônia: a amônia também é muito utilizada para remover manchas difíceis, inclusive das superfícies dos espelhos. Para usá-la, basta diluir em água e passar na superfície do espelho com um pano macio;
  • Passe uma solução de vodca: a vodca também pode ser usada para tirar as manchas do seu espelho. Basta diluir em água e passar na superfície do espelho com um pano macio até que as manchas desapareçam;
  • Use papel alumínio: esse truque pode parecer estranho, mas funciona! Basta enrolar um pedaço de papel alumínio e passá-lo na superfície do espelho até que as manchas desapareçam.

Como limpar um espelho embaçado?

Espelhos embaçados são uma dor de cabeça, não é? Você está se arrumando para sair e percebe que o espelho está todo embaçado. Ou então você acabou de tomar um banho quente e o espelho fica totalmente embaçado. Bom, aqui vão 7 dicas para limpar um espelho embaçado:

  • Use uma solução de vinagre e água: misture 1 parte de vinagre branco com 1 parte de água em um recipiente spray. Pulverize a solução no espelho e enxague com água. Seque o espelho com um pano macio.
  • Use detergente neutro: basta colocar algumas gotas de detergente neutro em um pano molhado e esfregar suavemente o espelho. Enxágue bem o espelho com água e seque-o com um pano macio.
  • Use amaciante para roupa: adicione algumas gotas de amaciante para roupa num pano molhado e esfregue suavemente o espelho até que ele fique limpo. Enxágue bem o espelho com água antes de secá-lo com um pano macio para evitar manchas na superfície do vidro do espelho.
  • Use uma solução de bicarbonato de sódio e água: misture 1 parte de bicarbonato de sódio com 2 partes de água em um recipiente spray. Pulverize a solução no espelho e enxague bem com água. Seque o espelho com um pano macio para evitar manchas.
  • Use uma pasta feita com bicarbonato de sódio e vinagre branco: misture igualmente bicarbonato de sódio e vinagre branco até formar uma pasta. Aplique a pasta no espelho usando um pano molhado e esfregue suavemente até que o espelho fique limpo. Enxágue bem o espelho com água antes de secá-lo com um pano macio para evitar manchas na superfície do vidro do espelho.
  • Use gelo: coloque alguns cubos de gelo num saco plástico e esfregue-os sobre a superfície embaçada do espelho por alguns segundos. O calor do seu corpo irá derreter o gelo rapidamente, então você precisará trabalhar rápido! Limpe o gelo derretido imediatamente com um pano macio antes que ele possa causar manchas no vidro do espelho.
  • Use lã d’ouro: basta passar a lã d’ouro pelo lado embaçado do espelho para remover qualquer sujeira ou embaraçamento da superfície do vidro!

Como limpar o espelho do guarda roupa?

Espelhos são um item indispensável em qualquer casa, mas eles podem ser difíceis de limpar. O espelho do guarda-roupa é especialmente problemático porque está sempre sujo com as roupas que você usa. Aqui estão sete dicas para limpá-lo:

  1. Use uma escova de dentes para remover o pó e os detritos da superfície do espelho.
  2. Enxague o espelho com água morna e seque-o completamente com um pano macio.
  3. Aplique uma pequena quantidade de vinagre branco na superfície do espelho e esfregue delicadamente com um pano de microfibra. Enxague bem o espelho com água morna e seque-o novamente.
  4. Para manchas mais persistentes, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na superfície do espelho e esfregue suavemente com um pano de microfibra umedecido. Enxague bem o espelho com água morna e seque-o novamente.
  5. Para um brilho extra, polvilhe uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na superfície do espelho e esfregue suavemente com um pano de microfibra umedecido. Enxague bem o espelho com água morna e seque-o novamente.
  6. Se o seu espelho estiver muito sujo, você pode usar um limpador para vidros comum. Aplique o limpador na superfície do espelho e esfregue delicadamente com um pano de microfibra. Enxague bem o espelho com água morna e seque-o novamente.
  7. Para limpar a moldura do seu espelho, você pode usar qualquer tipo de produto que você usaria para limpar qualquer outro tipo de moldura (por exemplo, uma solução de detergente neutro).

Como limpar espelho usando vinagre e bombril?

Ninguém gosta de espelhos sujos, certo? Especialmente quando eles estão em sua casa e você tem que olhar para eles todos os dias. Mas às vezes, limpar um espelho pode ser uma tarefa difícil. Aqui está um truque que uso com vinagre e bombril para limpar meus espelhos rapidamente e sem esforço.

Primeiro, molhe um pano de microfibra na solução de vinagre. Em seguida, envolva o bombril na microfibra úmida até que esteja bem coberto. Agora é só passar o bombril pelo seu espelho até remover toda a sujeira!

Uma dica extra: Se você tiver algum tipo de marca no seu espelho, como uma mancha de óleo ou uma mancha difícil de tirar, basta usar um pouco mais de vinagre na solução e isso ajudará a dissolver essas manchas também!

Como deixar o espelho sujo limpo usando álcool?

Uma das coisas que eu mais odeio na vida é ter que limpar o espelho do banheiro. Parece que, sempre que eu vou usar o banheiro, há uma nova mancha no espelho. Às vezes, eu até mesmo penso que as manchas se movem!

Mas eu aprendi recentemente um truque para deixar o espelho sujo completamente limpo em cinco passos simples. E tudo o que você precisa é de um pouco de álcool isopropílico (aquele líquido transparente que você usa para limpar a superfície de seus telefones celulares).

Então, aqui estão os meus cinco passos para obter um espelho brilhante e sem manchas:

  1. Pulverize álcool isopropílico na superfície do espelho. Certifique-se de cobrir toda a área da mancha.
  2. Deixe agir por alguns minutos. Isso permitirá que o álcool penetre nas manchas e amoleça-as.
  3. Enxague com água morna para remover qualquer excesso de álcool. Se ainda houver alguma sujeira residual, repita este processo até que ela seja completamente removida.
  4. Seque a superfície do espelho com um pano macio para evitar marcas d’água antes de polir com uma flanela seca para obter um acabamento brilhante e sem riscos.5

Pronto! Agora você tem um espelho super limpo em menos de cinco minutos!

Quais cuidados devo ter ao limpar espelhos?

Espelhos são uma parte importante da decoração de qualquer casa e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados especiais ao limpá-los. Aqui estão 7 dicas para manter seus espelhos sempre brilhando:

  1. Use um pano macio e seco para evitar riscar o vidro. Se você usar uma flanela úmida, certifique-se de enxaguá-la bem antes de passar no espelho.
  2. Não use produtos químicos abrasivos ou escovas duras na limpeza do seu espelho, pois isso pode riscar o vidro. Opte por produtos próprios para limpeza de espelhos ou soluções caseiras com ingredientes naturais (como vinagre branco).
  3. Para remover manchas persistentes, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e esfregue suavemente no local afetado antes de enxaguar bem. Outra opção é usar um removedor de manchas específico para espelhos (encontrado em lojas de artigos para casa).
  4. Sempre que possível, limpe os dois lados do espelho para garantir que nenhuma sujeira fique presa entre o vidro e a moldura. Se você tiver um espelho grande, peça ajuda para outra pessoa na hora da limpeza.
  5. Espelhos que ficam em ambientes com umidade (como banheiros) devem ser limpos com mais frequência para evitar o acúmulo de manchas e bolhas.
  6. Para espelhos que estão fora do alcance, use um pano estendido ou um espanador de pó para remover a sujeira sem precisar subir em nenhuma superfície.
  7. Guarde os produtos de limpeza fora do alcance das crianças e animais de estimação para evitar acidentes. Siga as instruções dos fabricantes e utilize os produtos da forma correta para garantir a segurança de todos na sua casa.

Veja: Reforma de espelhos passo a passo

Posso usar lustra móveis para limpar o espelho?

Eu sempre fui uma pessoa muito limpa. Eu gosto de ter tudo em ordem e arrumado, especialmente quando se trata da minha casa. Mas às vezes a vida não é tão perfeita assim e acabamos tendo que improvisar um pouco. Por exemplo, quando eu descobri que meu espelho estava sujo e eu não tinha nenhum produto para limpar, fiquei desesperada. E então me lembrei: posso usar lustra móveis para limpar o espelho?

Bom, na verdade, nunca tinha pensado nisso antes, mas por que não? Afinal, o lustra móveis é feito para limpar superfícies difíceis, certo? Então experimentei e… funcionou! O espelho ficou brilhante e sem manchas! Foi uma ótima solução para um problema inesperado.

Agora vocês devem estar se perguntando: será que isso funciona com todos os tipos de espelhos? A resposta é sim! Funciona com qualquer tipo de espelho, desde os grandes até os pequenos. Tudo o que você precisa fazer é passar um paninho no espelho com o lustra móveis e ele ficará brilhando em poucos segundos!

Então, na próxima vez que você estiver sem produtos para limpar o espelho, experimente usar lustra móveis. Você vai ficar surpreso com o resultado!

1. Como eu faço para limpar um espelho?

Para limpar um espelho, você pode usar qualquer tipo de detergente que não seja abrasivo. Você também pode usar vinagre branco ou água sanitária. Se a sujeira for muito difícil de remover, você pode polir o espelho com uma flanela embebida em cera de carnaúba.

2. Qual é a melhor maneira de limpiar um espelho embaçado?

Para limpar um espelho embaçado, você pode usar qualquer tipo de detergente que não seja abrasivo. Você também pode usar vinagre branco ou água sanitária. Se a sujeira for muito difícil de remover, você pode polir o espelho com uma flanela embebida em cera de carnaúba.

3. O que eu devo fazer se meu espelho estiver arranhado?

Se o seu espelho estiver arranhado, você poderá tentar polir as áreas afetadas com cera de carnaúba ou outro produto semelhante. Se isso não funcionar, você terá que substituir o espelho por um novo.

4. Como eu faço para remover manchas de espelho?

Para remover manchas de espelho, você pode usar qualquer tipo de detergente que não seja abrasivo. Você também pode usar vinagre branco ou água sanitária. Se a sujeira for muito difícil de remover, você pode polir o espelho com uma flanela embebida em cera de carnaúba.

5. O que eu devo fazer se meu espelho estiver quebrado?

Se o seu espelho estiver quebrado, você terá que substitui-lo por um novo. Enquanto isso, você poderá cobrir a área afetada com fita adesiva para evitar acidentes.

6. Existe alguma maneira de impedir que os espelhos embacem?

Existem alguns produtos no mercado que são especialmente desenvolvidos para evitar que os espelhos embacem. No entanto, a melhor maneira de prevenir o embaçamento é limpar o espelho regularmente com um pano seco e macio.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *