Como Limpar Parede Branca? Produtos, Materiais e Passo a Passo

Publicado em e atualizado em: 31-08-2022.

As paredes brancas são um dos elementos mais importantes de qualquer ambiente. Elas dão um toque de sofisticação e elegância ao espaço, além de refletirem a luz natural, o que torna o ambiente mais aconchegante. No entanto, para manter as paredes brancas sempre impecáveis, é preciso fazer a limpeza com frequência.

Parede Com Quadros Preto E Branco Com Rosa 1

Como escolher o produto certo para limpeza

Existem diversos produtos no mercado para a limpeza de paredes brancas. Mas nem todos são adequados para o seu tipo de parede. Por isso, é importante saber qual o material da sua parede antes de escolher o produto para limpeza. Se for uma pintura em tela, por exemplo, você não poderá usar um produto químico forte, pois ele pode danificar a pintura. Já se sua parede for revestida com papel de parede, você precisará usar um pano úmido e macio para evitar riscos na superfície.

Parede Listrada Preto E Branco 1

O processo de limpeza em si

Após escolher o produto certo para a limpeza da sua parede branca, é hora de começar o processo! Para isso, você vai precisar apenas do paninho e do produto escolhidos anteriormente. Comece limpando uma pequena área da parede e vá espalhando o produto pelo restante dela até cobrir toda a superfície que deseja limpar. Depois disso basta esperar alguns minutos (seguindo as instruções do fabricante) e enxaguar bem com água abundante até remover completamente o produto da superfície da sua parede branca.

Passando Mop No Chao
Banheiro sendo limpo com mop

Dicas extras para manter sua parede branca sempre impecável

Além de limpar a parede com frequência, existem outras dicas que podem te ajudar a mantê-la sempre em ótimas condições:

  • Evite colocar móveis ou objetos que possam riscar ou amassar a superfície da parede;
  • Não utilize produtos químicos fortes na hora de limpar, pois eles podem danificar o revestimento;
  • Sempre teste o produto escolhido em uma pequena área antes de usá-lo na parede toda;
  • Limpe as marcas de dedo e outras sujeiras assim que aparecerem, para evitar que sejam mais difíceis de remover com o tempo.

Cuidados especiais com pinturas e texturas nas paredes

As pinturas e texturas nas paredes são um detalhe que deixa qualquer ambiente mais bonito. No entanto, elas requerem cuidados especiais na hora da limpeza para não danificar o revestimento. Por isso, é importante sempre testar o produto escolhido em uma pequena área antes de usá-lo na parede toda. Além disso, evite colocar móveis ou objetos que possam riscar ou amassar a superfície da parede.

Meia Parede Cinza E Branca

Quando contratar um profissional para a limpeza?

Existem alguns casos em que é recomendado contratar um profissional para fazer a limpeza das paredes brancas. Se sua casa tiver muito tempo sem ser limpada, por exemplo, é melhor chamar um profissional para fazer uma limpeza geral do ambiente. Outro caso em que é indicado contratar um profissional é quando você precisa remover manchas persistentes ou difíceis de tirar com os produtos convencionais. Nestes casos, os profissionais podem utilizar produtos químicos mais fortes e técnicas específicas para remover as manchas sem danificar as paredes brancas.

Sofa Branco Paredes Cinza

Erros comuns na hora de limpar paredes

  • Usar produtos químicos fortes demais: eles podem danificar as pinturas e texturas das suas paredes;
  • Não testar o produto escolhido em uma pequena área antes de usá-lo na parede toda;
  • Deixar as marcas de dedo e outras sujeiras sem limpar, o que pode dificultar a remoção posteriormente;
  • Não enxaguar bem a parede após aplicar o produto de limpeza, o que pode causar manchas.
Casa Antiga Que Teve Os Armários Originais Restaurados E As Paredes De Tijolinhos Pintadas De Branco - O Antigo Que Virou Moderno!

1. O que eu preciso para limpar minha parede branca?

Você vai precisar de:

  • 1 balde
  • 1 pano de microfibra
  • 1 esponja macia
  • 1 solução de detergente neutro (dilua o detergente em água morna)
  • 1 aspirador de pó (opcional)

2. Como faço para tirar manchas da parede?

Para tirar manchas da parede, você pode usar uma solução de detergente neutro. Dilua o detergente em água morna e aplique-o na mancha com um pano de microfibra. Esfregue suavemente até que a mancha saia. Enxágue bem para remover todo o detergente e seque com um pano seco.

3. Como faço para limpar minha parede sem deixar marcas?

Para evitar marcas na parede, lave-a com água morna primeiro e enxágue bem. Em seguida, aplique uma solução de detergente neutro no pano de microfibra e esfregue suavemente a parede. Enxágue bem para remover todo o detergente e seque com um pano seco.

4. Com que frequência devo lavar minha parede branca?

Você deve lavar sua paredes brancas pelo menos uma vez por semana para mantê-las limpas e livres de manchas. Se sua casa for muito poluída, você talvez precise lavá-las duas vezes por semana ou mais frequentemente.

5. O que fazer se minha paredes estiver muito suja?

Se sua parede estiver muito suja, você talvez precise lavá-la duas vezes ou usar um produto de limpeza mais forte. Para uma parede realmente suja, você pode fazer uma solução de detergente neutro com água morna e aplicá-la com um pano de microfibra. Esfregue suavemente até que a sujeira saia. Enxágue bem para remover todo o detergente e seque com um pano seco.

Elementos Coloridos Parede Quarto Branco

6. Posso usar qualquer tipo de detergente para lavar minha paredes?

Não, você não pode usar qualquer tipo de detergente para lavar as paredes. Você precisa usar um detergente neutro que não vai danificar o revestimento da parede. Dilua o detergente em água morna antes de aplicá-lo na parede.

7. Com que frequência devo aspirar minha paredes?

Você só precisa aspirar as paredes se elas estiverem visivelmente sujas ou se houver poeira acumulada nas superfícies das mesmas. Aspirar uma vez por semana é geralmente suficiente para manter as paredes limpas e livres de poeira.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *