7 Dicas para Consertar Pia Vazando: Segredos Contra Vazamentos

Publicado em e atualizado em: 27-10-2022.

Pias podem vazar por vários motivos. O mais comum é o selo da junta que fica entre a pia e o registro de água estar danificado. Outros motivos podem ser o registro de água mal instalado ou a pia não estar bem fixada na bancada. Seja qual for o motivo, consertar um vazamento de pia é algo que você pode fazer você mesmo sem muita dificuldade. Siga estas sete dicas para consertar sua pia vazando.

Na Pia
CausasSoluções
Junta da válvula soltaTrocar a junta
Rachadura na válvula de alivio de pressãoTrocar a válvula de alivio de pressão
Válvula de alivio de pressão bloqueadaTrocar a válvula de alivio de pressão
Válvula de alivio de pressão inoperanteTrocar a válvula de alivio de pressão
Válvula de descarga com defeitoTrocar a válvula de descarga
Válvula de descarga com defeito (vazamento)Trocar a válvula de descarga
Válvula solta (vazamento)Trocar a junta
Junta da válvula solta (vazamento)Trocar a junta

Identifique o Local do Vazamento

O primeiro passo para consertar uma pia vazando é identificar exatamente onde está o vazamento. Isso pode não ser tão fácil quanto parece, pois às vezes o vazamento não está no local onde você acha que está. Às vezes, o vazamento está na junta entre a pia e o registro, mas às vezes o vazamento está no registro de água mesmo. Se houver uma pequena gota de água saindo do registro de água, é provável que o problema esteja no registro e não na junta. Se houver uma gota de água saindo da junta, é provável que o problema esteja na junta e não no registro.

Remova a Gaveta da Pia

Uma vez que você tenha identificado o local do vazamento, o próximo passo é remover a gaveta da pia. Isso é feito simplesmente soltando as dobradiças da gaveta e tirando-a. Se a sua pia não tiver gavetas, pule para o próximo passo.

Em Pia

Feche o Registro de Água

O próximo passo é fechar o registro de água. Isso é importante para evitar que mais água entre na pia e complique as coisas. Para fechar o registro de água, gire-o no sentido anti-horário.

Retire a Tampa do Registro

Agora que o registro de água está fechado, você pode retirar a tampa do registro. A tampa do registro é o que faz com que a água fique presa no registro. Para retirar a tampa do registro, simplesmente insira uma chave de fenda na parte superior do registro e gire-a no sentido anti-horário. Uma vez que a tampa do registro estiver fora, você poderá ver o selo da junta.

Substitua o Selante da Junta

O selo da junta é o que faz com que a água fique presa na junta e não vaze para fora. Se o selo da junta estiver danificado, é provável que esteja causando o vazamento. Para substituir o selo da junta, simplesmente retire o selo velho e coloque um novo no lugar.

Reinstale a Tampa do Registro

Agora que você substituiu o selo da junta, você pode reinstalar a tampa do registro. Para reinstalar a tampa do registro, basta inseri-la na parte superior do registro e girá-la no sentido horário.

Ligue Novamente o Registro de Água

O último passo é ligar novamente o registro de água. Para fazer isso, basta girar o registro no sentido horário. Uma vez que o registro estiver ligado, verifique se a pia está vazando. Se não estiver, você consertou o vazamento!

1. Por que a minha pia está vazando?

Bom, isso pode ser causado por vários motivos. Pode ser que o seu bico esteja entupido ou que a sua válvula de descarga esteja danificada. Se a sua pia tem um sifão, também pode ser que haja alguma coisa errada com ele. Mas não se preocupe, vou dar algumas dicas para consertar isso!

2. O que devo fazer primeiro?

Bom, a primeira coisa que você deve fazer é identificar o problema. Isso significa que você precisa descobrir se o vazamento está vindo do bico, da válvula de descarga ou do sifão. Uma vez que você souber onde está o problema, será mais fácil consertar.

3. Como conserto um bico entupido?

Primeiro, desligue a água para evitar mais vazamentos. Depois, use uma chave de fenda para remover a tampa do bico e drene a água. Enxague o bico com água quente e depois limpe-o com uma escova de dentes. Se isso não funcionar, você pode tentar usar um produto químico para desentupir.

4. Como conserto uma válvula de descarga danificada?

Novamente, desligue a água. Depois, use uma chave de fenda para remover a tampa da válvula e drene a água. Examine a válvula para ver se há algum dano e, se necessário, substitua-a por uma nova. Antes de ligar a água novamente, certifique-se de que a válvula está bem fechada.

5. Como conserto um sifão?

O sifão é um pouco mais complicado de consertar, então siga as instruções do fabricante. Mas geralmente é necessário desmontar o sifão e limpar todas as partes com água quente e detergente. Depois disso, reassembre o sifão e ligue a água novamente. Se isso não funcionar, você pode precisar substituir o sifão por um novo.

6. Posso evitar futuros vazamentos?

Sim! Existem algumas maneiras de prevenir futuros vazamentos. Primeiro, certifique-se de que os seus bicos estejam sempre limpos e livres de entupimentos. Também é importante verificar regularmente suas válvulas de descarga e sifões para garantir que estejam funcionando corretamente. Outra coisa que você pode fazer é instalar um dispositivo chamado “válvula anti-retorno”, que impede que a água fluia para trás na tubulação e causando vazamentos.

7. Quanto tempo leva para consertar um vazamento?

Isso depende do problema em questão. Se for apenas um entupimento simples, pode levar apenas alguns minutos para resolver o problema. Se for necessária uma substituição da válvula ou do sifão, pode levar algumas horas – mas isso ainda é muito menos tempo do que gastaria se tivesse que trocar toda a sua tubulação!

8. Quanto custa consertar um vazamento?

Novamente, isso depende do problema. Se for apenas um entupimento, você pode resolver o problema gastando apenas alguns reais com produtos químicos para desentupir. Se for necessária uma substituição da válvula ou do sifão, o custo pode variar – mas ainda assim será muito menos do que se tivesse que trocar toda a sua tubulação!

9. Posso fazer isso sozinho ou preciso de ajuda?

Bom, depende. Se você é bom com as mãos e tem alguma experiência em consertos, pode ser capaz de resolver o problema sozinho. No entanto, se você não tem certeza do que está fazendo, é sempre melhor chamar um profissional para evitar causar mais danos.

10. Onde posso encontrar mais informações?

Se você precisar de mais ajuda para consertar o seu vazamento, existem vários recursos disponíveis. Você pode procurar na internet por tutoriais e dicas, ou até mesmo comprar um livro sobre o assunto. Também pode ligar para a companhia de água local e perguntar se eles oferecem algum tipo de serviço de reparo.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *