Você achava que o minimalismo iria ser moderno para sempre?! O velho estilo maximalista voltou! Agora, mais é mais!
Publicado em 30-03-2021 e atualizado em: 10-06-2022.Por muito tempo, as tendências minimalistas, onde o menos é mais, tomaram conta do mundo da decoração. Mas esse mundo de tendências é cíclico e velhas tendências voltam a moda.

Estamos falando da decoração maximalista, o estilo que antagoniza como o minimalismo e vem ganhando cada vez mais espaço.
Diferente do que muitos acreditam, o estilo maximalista não se trata de encher o ambiente de coisas.

Não é isso. O maximalismo é arte de saber preencher o ambiente com cores, estampas e enfeites com ousadia.
Esqueça paredes brancas, ambientes enxutos, poucas cores e texturas. O maximalismo veio para virar tudo de cabeça para baixo. E os resultados podem ser surpreendentes.

Ficou com vontade de embarcar nessa tendência? Confira, nesse guia do Sua Decoração, muitas ideias e fotos para decoração maximalista de casa.






O que é maximalismo?
O maximalismo surgiu como estilo na música, literatura e artes visuais. Só recentemente ele vem se expandindo para o design de interiores.
Mas o que é maximalismo? Vamos começar definindo esse novo estilo que vem tomando conta do feed do Tumblr e Pinterest.

Diferente do que muitos podem pensar, esse estilo não se trata de uma decoração desordenada e aleatória, apenas enchendo de coisas. A ideia, aqui, é preencher o espaço com as coisas que você gosta.
O maximalismo é um estilo de decoração que assume que mais é mais. A ideia é que você pode ter tudo o que você gosta dentro de qualquer espaço, desde que bem combinado.

Os ambientes resultantes nesse estilo costumam ficar bem aconchegantes e confortáveis. Diferente do que se pode pensar, se bem feito, esse estilo não deixa o ambiente carregado e poluído.
Podemos citar essas como as principais características do maximalismo:
- Padrões com estampas;
- Muita textura;
- Paletas de cores carregadas com uma multiplicidade de cores diferentes e intensas;
- Peças e artigos exclusivos;
- Combinação de estilos diferentes;
- Pluralidade e ambientes multifacetados;
- Itens clássicos de decoração como estátuas, obras de arte, livros e etc.










O segredo está na harmonia em combinar os itens e elementos decorativos. Mas como combinar? É o que vamos ver abaixo.
14 Dicas para Decoração Maximalista
Agora vão alguns segredos para te ajudar:
- Escolha muitas cores: diferente do minimalismo tradicional, onde buscamos poucas cores equilibradas em uma paleta de cores harmônicas, no maximalismo podemos utilizar muitas cores. Você pode utilizar, na verdade, quantas cores quiser. Mas é importante sempre estabelecer uma paleta, para não criar um ambiente carnavalesco (excetuando se for a sua intenção).
- Aposte na arte: uma das características marcantes do estilo maximalista é o uso (até exagerado) de obras de arte. Nesse estilo, você pode pendurar quantos quadros quiser na parede, combinando molduras e estilos diferentes.
- Coloque você: o maximalismo é um estilo alternativo que valoriza muito a personalidade de quem decora. A ideia, aqui, é trazer tudo o que você ama para a decoração. As suas cores, os seus tecidos, as suas texturas, os seus acessórios favoritos. Enfim, pode tudo. A decoração é sua.
- Mais conforto: o minimalismo e a ideia de espaços compactos e funcionais tirou um pouco do velho conforto que as casas proporcionavam. O resgate do maximalismo também é o resgate de ambientes bem confortáveis.
- Trabalhe com camadas: se você acha muito complexo planejar uma decoração maximalista, experimente trabalhar em camadas, adicionando os itens por etapas.
- Busque o imperfeito: uma das ideias do maximalismo é que não existe o certo nem em quantidade, nem em disposição ou estilo. Portanto, não precisa buscar a perfeição. Aliás, o maximalismo funciona até melhor como estilo se imperfeito. Então, não se preocupe muito. Decore como você quer e não seja tão crítico.
- Combine estilos: supomos que você gosta do estilo rústico e ao mesmo tempo gosta de um boho mais romântico. O maximalismo permite com que você combine estilos diferentes e os resultados costumam ser surpreendentes.
- Papéis de parede: uma ideia legal desse estilo é combinar texturas e cores diferentes de papéis de parede no mesmo ambiente, criando quase que uma colagem de texturas.
- Sala de estar colorida: embora uma paleta de cores seja interessante, em alguns ambientes você pode ousar mais. Uma sala de estar pode ficar mais alegre e aconchegante se você apostar em muitas cores. Temos alguns exemplos legais na galeria de imagens.
- Cortinas texturizadas: cortinas mais grossas e pomposas podem adicionar luxo e volume para ambientes criando um dinamismo ímpar.
- Comece em espaços pequenos: se você não está acostumado com a estética maximalista, talvez seja melhor começar em pequenos espaços, como quarto de hóspedes, copas, lavabos, hall de entrada. Assim você começa a sair da zona de conforto aos poucos e experimentar esse novo estilo, aprendendo o que você gosta e o que você não gosta. É tudo uma questão de experimentação.
- Evolua aos poucos: outra ideia é que esse estilo de decoração pode ser constituído ao longo do tempo por adição de elementos. Assim, você vai sentindo qual é o nível de maximalismo que mais te agrada.
- Solte-se: esse estilo permite muito mais que você solte a sua criatividade e invente moda, literalmente. Faça o que vier na sua cabeça. Os resultados podem impressionar.
- Imprima você: outro ponto importante é que essa estética permite que você coloque mais da sua personalidade, sem precisar ficar apegado a tendências e ondas de momento.
Vídeo: Mais é Mais
Agora, confira um vídeo do DW Brasil com um pouco mais sobre o estilo maximalista na arquitetura e na decoração:
O que você achou do estilo maximalista de decoração? Muito ousado? Aplicaria na sua casa?