Como Plantar Orquídeas nas Árvores (Epífitas)? Tutorial/Cuidados

Orquídeas são plantas fascinantes que podem prosperar em ambientes bem diferentes, desde o deserto até a floresta tropical. No entanto, elas têm um hábito de crescimento especial que as torna únicas: muitas orquídeas preferem viver em árvores!

As Mais Belas

Isso pode parecer estranho, mas é verdade. Orquídeas trepadeiras são plantas epífitas, o que significa que se alimentam de nutrientes e água presentes na atmosfera, e não no solo. Como resultado, elas são perfeitas para cultivar em árvores – onde há muita umidade e luz – e prosperam em qualquer lugar do mundo onde existem climas tropicais.

Cultivar orquídeas nas árvores pode ser um desafio, mas também é extremamente gratificante. Se você mora em um clima tropical ou subtropical e tem acesso a uma árvore saudável, plantar uma orquídea epífita pode ser uma experiência altamente gratificante!

As Mais Lindas

O que são orquídeas epífitas?

Orquídeas epífitas são orquídeas que vivem nas árvores. Elas se fixam às árvores com seus longos e finos caules, e obtêm a maior parte da umidade e da nutrição dos ambientes úmidos em que crescem. As orquídeas epífitas geralmente têm folhas grandes e carnudas para armazenar água, e suas raízes estão bem desenvolvidas para absorver nutrientes do solo úmido.

Como Cultivar

Quais tipos de orquídeas existem?

  1. Orquídeas epífitas: são orquídeas que vivem sobre outras plantas, fixando-se a elas com raízes aéreas. Muitas dessas orquídeas crescem em árvores e arbustos e não precisam de solo para se desenvolverem.
  2. Orquídeas terrestres: são orquídeas que crescem no solo, geralmente em áreas úmidas e florestais. Muitas destas orquídeas têm raízes tuberosas que armazenam nutrientes e água para o desenvolvimento das plantas.
  3. Orquídeas epíliticas: são orquídeas que crescem sobre outras plantas, mas não se fixam a elas. Essas orquídeas geralmente têm raízes aéreas que seguram a planta no lugar.
  4. Orquídeas lithófitas: são orquídeas que crescem em rochas e pedras. Muitas dessas orquídeas têm raízes tuberosas que armazenam nutrientes e água para o desenvolvimento das plantas.
  5. Orquídeas sarmentosas: são orquídeas que crescem sobre outras plantas, fixando-se a elas com raízes aéreas. Essas orquídeas geralmente têm caules longos e flexíveis que se enrolam em torno de outras plantas para segurar a si mesmas no lugar.
  6. Orquídeas epípodas: são orquídeas que crescem sobre outras plantas, fixando-se a elas com raízes aéreas. Essas orquídeas têm caules longos e flexíveis que se enrolam em torno de outras plantas para segurar a si mesmas no lugar.
  7. Orquídeas hemiepífitas: são orquídeas que crescem sobre outras plantas, fixando-se a elas com raízes aéreas. Essas orquídeas têm uma base terrestre e um caules longos e flexíveis que se enrolam em torno de outras planta para segurar a si mesmas no lugar.
  8. Orquídea rizomatosos: são orquídea que crescem no solo ou sobre outras planta, formando touceiras densa de caules alongados e ramificados. As raízes dessa orquídea geralmente são tuberosos ou espalhados pelo substrato onde estão inseridas.
  Molhar a Grama Sintética: Descubra Como Fazer isso Corretamente!
Como Cultivar 1

Por que as orquídeas crescem em árvores?

As orquídeas crescem em árvores porque elas se adaptaram a viver nas árvores. Elas têm raízes que se agarram às árvores e folhas que se enrolam ao redor das árvores para absorver a luz solar.

Como Plantar Em Arvores 1

Espécies, Tipos e Variedades de Orquídeas que Crescem em Árvores

  1. Orquídea-da-lua (Phalaenopsis amabilis) – esta orquídea epífita tem lindas flores amarelas que crescem em longos caules. A planta pode produzir até 12 flores por vez, e cada uma mede aproximadamente 6 polegadas de diâmetro.
  2. Orquídea-das-neves (Maxillaria tenuifolia) – também conhecida como ‘orquídea dos vulcões’, esta planta é nativa da América Central e do Sul. Tem longos caules verdes que suportam grandes flores brancas perfumadas. Cada flor mede 3 a 4 polegadas de diâmetro e pode durar até seis semanas.
  3. Orquídea do sol (Encyclia cordigera) – essa orquídea epífita possui caules compridos e espinhosos, além de grandes flores amarelas fringed. A planta pode produzir até 20 flores por vez, e cada uma mede 5 a 6 polegadas de diâmetro.
  4. Orquídea real (Laelia anceps) – está orquídea terrestre é nativa da América Central e do Sul, onde cresce nas árvores em bosques tropicais úmidos. Ela tem grandes flores rosadas ou amarelas que medem 5 a 6 polegadas de diâmetro, além de um cheiro agradável que atrai beija-flores e outros insetos polinizadores.
  5. Orquídeastrelitzia (Strelitzia reginae) – conhecida popularmente como ‘bird of paradise‘, está plantain é nativa da África do Sul onde cresce nas árvores em savanas abertas ou nas margens de rios/. As suas lindas flores amarelas e azul-claro têm formato de bico de ave, daí o seu nome popular, e podem medir até 10 polegadas de largura!
  6. Orquídea-arco-íris (Dendrobium spectabile) – está orquídea epífita é nativa da Austrália e Nova Guiné, onde cresce nas árvores em florestas tropicais úmidas. Tem longos caules que suportam grandes flores coloridas, que podem medir até 8 polegadas de diâmetro. As cores das flores variam do amarelo ao laranja, vermelho e rosa, com manchas ou listras brancas ou pretas.
  7. Orquídea-cauda-de-veado (Epidendrum ibaguense) – também conhecida como ‘orquídea do reino’, está planta é nativa da América Central e do Sul, onde cresce nas árvores em bosques tropicais úmidos. Tem longos caules que suportam grandes flores amarelas ou alaranjadas, que podem medir até 10 polegadas de diâmetro!
  8. Orquídea fantasma (Dendrophylax lindenii) – também conhecida como ‘orquídea das almas’, está planta é nativa da Flórida e outras ilhas do Caribe, onde cresce nas árvores em ambientes semiaquáticos. Tem longos caules espinhosos que suportam grandes flores brancas ou transparentes, que podem medir até 12 polegadas de diâmetro!
  9. Orquídeacoco (Cyrtopodium punctatum) – também conhecida como ‘orquídea do coco’, está planta é nativa da Amazônia, onde cresce nas árvores em ambientes semiaquáticos. Tem longos caules espinhosos que suportam grandes flores brancas perfumadas, que podem medir até 6 polegadas de diâmetro!
  10. Orquídeedenia (Eulophia altissima) – também conhecida como ‘orquídeeden‘, está planta é nativa da África Oriental e Norte da Austrália, onde cresce nas árvores em savanas abertas ou nas margens de rios/. As suas lindas flores amarelas e alaranjadas têm formato de bico de ave, daí o seu nome popular, e podem medir até 10 polegadas de largura!
  Descubra Qual é a Melhor Grama Sintética para Seu Jardim!
Cor Branca

Tutorial Como Plantar Passo a Passo

  1. Escolha uma árvore para plantar suas orquídeas. Certifique-se de que a árvore seja forte o suficiente para suportar o peso das orquídeas e tenha um bom sistema radicular.
  2. Prepare o solo ao redor da árvore, removendo ervas daninhas e outras plantas que possam competir com as orquídeas pela luz e nutrientes.
  3. Coloque as orquídeas na árvore, começando pelos caules mais longos e trabalhando para os caules mais curtos. Para fazer isso, basta envolver o caule da orquídea em torno do tronco da árvore e amarrá-lo com um pedaço de arame fino.
  4. Depois de colocar todas as orquídeas na árvore, cubra os caules com uma camada de musgo sphagnum para protegê-los do calor do sol e das intempéries.
  5. Regue as orquídeas adequadamente, mantendo o solo levemente úmido mas não encharcado. Se possível, instale um sistema de irrigação automática para facilitar a manutenção dessa rega regular.
  6. Adube as orquídeas uma vez por mês durante a primavera e o verão com um fertilizante orgânico líquido diluído em metade da concentração recomendada pelo fabricante. No outono e inverno, reduza a frequência de fertilização para uma vez a cada quatro semanas.
  7. Corte as flores mortas assim que elas aparecerem nas plantas para incentivar o crescimento de novas flores saudáveis ​​na primavera seguinte. No entanto, não corte os caules das plantas em nenhuma época do ano, pois isso impedirá que elas produzam novas flores no futuro próximo.
Cor Branca 1

Como Cuidar de Orquídeas que Crescem em Árvores?

  1. Escolha o local certo para plantar sua orquídea em árvore. Certifique-se de que a árvore seja forte o bastante para suportar o peso da orquídea e que ela receba pelo menos meia hora de sol por dia.
  2. Use uma corda para amarrar suavemente a orquídea na árvore, de forma que possa crescer em uma direção vertical.
  3. Orquídeas precisam de muito espaço para crescer, então certifique-se de manter a área ao redor da planta livre de outras plantas e obstáculos.
  4. Mantenha a área ao redor da orquídea sempre limpa e bem cuidada, pois isso evitará que as pragas se instalem na planta.
  5. Regue a orquídea com frequência, principalmente no verão, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado. No inverno, reduza a frequência de regas para uma vez por semana.
  6. Fertilize a orquídea com um fertilizante especial para orquídeas duas vezes por mês durante os meses quentes do ano e apenas uma vez por mês nos meses frios do ano.
  7. Orquídeas geralmente não precisam ser podadas, mas se você notar algum ramo seco ou danificado, pode removê-lo cuidadosamente com uma tesoura sterilizada.
  8. As flores da orquídea geralmente duram apenas alguns dias, mas se você cortá-las assim que elas começarem a ficar esbranquiçadas, isso estimulará a planta a produzir mais flores novas e frescas.
  Como Recuperar Orquídea com Flores Murchas e Enrugadas?
Cor

1. Posso plantar orquídeas nas árvores?

Sim, você pode plantar orquídeas nas árvores. No entanto, é importante escolher a árvore certa para o tipo de orquídea que você tem. Algumas orquídeas crescem melhor em árvores de folha caduca, enquanto outras preferem árvores de folha persistente.

Especies De Orquideas Epifitas

2. Qual a diferença entre as duas?

As árvores de folha caduca são aquelas que perdem suas folhas no outono ou inverno. Já as árvores de folha persistente são aquelas que mantêm suas folhas por todo o ano.

Flores Amarelas

3. Como escolher a árvore certa para minha orquídea?

Você deve considerar o tipo de solo e clima da região onde vive antes de escolher uma árvore para plantar sua orquídea. Algumas espécies de orquídea crescem melhor em ambientes quentes e úmidos, enquanto outras preferem climas mais frios e secos. O tipo de solo também é importante, pois algumas espécies de orquídea preferem solos mais arenosos, enquanto outras preferem solos mais argilosos.

Flores De Orquideas Epifitas

4. Quais cuidados devo ter ao plantar minha orquídea na árvore?

Você precisará fazer alguns cuidados especiais quando for plantar sua orquídea na árvore. É importante certificar-se de que a raiz da planta esteja bem fixada na árvore e que não haja nenhuma dor ou inchaço nas raízes da planta. Você também precisará monitorar a umidade do solo e regá-la adequadamente para evitar que a planta seque ou fique molhada demais.

Flores Rosas
Florida
Fotos Da Planta
Fotos De Orquideas Em Arvores
Imagens Da Planta
Imagens De Orquideas Em Arvores 1
Imagens De Orquideas Epifitas
Orquideas Em Arvores
Orquideas Em Arvores 1
Orquideas Em Arvores 2
Orquideas Em Arvores 3
Orquideas Em Arvores
Orquideas Em Arvores Roxa 1
Orquideas Epifitas
Orquideas Epifitas 1
Para Jardim
Passo A Passo 3
Tutorial De Como Plantar Em Arvores
Tutorial De Cultivo

Veja: Espécies de Árvores para Plantar em Jardim

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *