Arandelas para Quarto – 29 Modelos + DIY Fácil de Fazer!

A arandela é uma luminária que foi feita para ser posicionada na parede, de forma a iluminar indiretamente o ambiente. A boa notícia é que existem vários modelos do item para deixar os espaços confortáveis na ausência da iluminação natural.

Existem arandelas para áreas externas, para corredor, para sala de estar e até mesmo arandelas para quartos. Sendo assim, independente do seu estilo decorativo, sempre haverá uma arandela bonita e estilosa para enfeitar a sua casa. Quer aprender como decorar com arandelas? Então veja as dicas que preparamos para você!

arandelas para suíte do casal - modelo simples
Arandelas para suíte do casal – modelo simples
arandela em formato de nuvem pro quarto do bebê
Arandela em formato de nuvem pro quarto do bebê
arandela para mesa de cabeceira em quarto de casal - conta com interruptor!
Arandela para mesa de cabeceira em quarto de casal – conta com interruptor!

Quais tipos de arandelas para quarto existem?

Embora o modelo de arandela mais utilizado em quarto seja o de cúpula (aquele que se parece com um mini abajur), outros modelos também podem ser adotados para levar luminosidade e conforto para o seu quarto. Veja a seguir os principais:

  • Arandelas Uplight: são aquelas cuja abertura fica para cima, ou seja, a iluminação será refletida no teto.
  • Arandelas Downlight: ao contrário do exemplo acima, as arandelas para quarto do tipo downlight possuem a abertura para baixo, ou seja, iluminam a parede da altura em que foram instaladas para baixo, criando um feixe de luzes decorativo e intimista.
  • Arandelas Uplight e Downlight ao mesmo tempo: são as que possuem abertura para os dois lados (para cima e para baixo).
arandela Uplight moderna
Arandela Uplight moderna
arandela Downlight vintage
Arandela Downlight vintage
arandela Up and Down de cúpula
Arandela Up and Down de cúpula

Qual é a vantagem de iluminar com arandelas?

Entre as muitas vantagens de usar as arandelas na decoração, está o fato de que, além de modernas, elas não ocupam muito espaço no cômodo. Ou seja, não será preciso introduzir uma mesinha para posicionar a arandela sobre ela, como acontece no caso do abajur. Sendo assim, o item é ideal para ambientes residenciais, como quartos, de pouca metragem.

Outro grande detalhe é que as arandelas valorizam qualquer ambiente, pois criam um clima acolhedor e de pouca luminosidade, ideal para momentos de descanso. Além disso, as arandelas também podem ser usadas para destacar algum item decorativo, como um quadro, por exemplo.

arandela com interruptor para quarto clean
Arandela com interruptor para quarto clean
repare aqui como a iluminação dada pela arandela cria uma sensação de aconchego
Repare aqui como a iluminação dada pela arandela cria uma sensação de aconchego
outra coisa que você precisa saber, as arandelas podem ser também combinadas com abajures
Outra coisa que você precisa saber, as arandelas podem ser também combinadas com abajures

O que considerar antes de instalar arandelas no seu quarto?

Como já mencionamos anteriormente, as arandelas são luminárias que devem ser instaladas nas paredes. Sendo assim, alguns cuidados antes de instalar o item no seu quarto devem ser tomados, para evitar possíveis acidentes. Veja alguns deles:

participe do sorteio
sorteio de robô inteligente de limpeza
  1. Planeje bem: verifique antes em qual parede irá instalar suas arandelas. Considere a necessidade de instalação elétrica no local (tomadas) para poder ligar as suas luminárias. Caso a sua parede não tenha pontos de tomadas suficientes e você não queira perder tempo ou dinheiro com quebra-quebra e eletricista, as eletrofitas poderão ajudá-lo quanto a isso.
  2. Tenha em mãos a planta da casa: antes de instalar arandelas no seu quarto, verifique antes se o local onde elas serão posicionadas não são perpassados por fiação elétrica;
  3. Compre buchas e parafusos de qualidade: essa medida evitará que as suas arandelas se desprendam da parede e danifiquem o local esteticamente. Além disso, as arandelas para quarto, quando bem fixadas, evitam acidentes e aumentam a eficácia do item, que irá proporcionar a iluminação adequada ao cômodo.

E se você quer gastar menos ainda, aprenda no vídeo abaixo um tutorial passo a passo com o DIY de uma arandela de cobre:

Dicas úteis para a instalação

Ter um ambiente iluminado e charmoso ao mesmo tempo é possível, basta saber instalar corretamente as arandelas para usufruir de todas as vantagens que esse item pode proporcionar. No entanto, para usar da iluminação indireta de forma correta, alguns cuidados precisam ser observados, entre eles:

  • Altura: as arandelas devem ser instaladas nas paredes a uma altura de 2,00 – 2,50 metros, dependendo da altura do pé direito da casa. Nos quartos, elas podem assumir a função de luz de abajur e serem instaladas sobre os criados mudos, a uma altura de 1,00 – 1,10 metro de altura;
  • Iluminação: algumas arandelas não emitem iluminação suficiente para leitura, mesmo que o ambiente seja pequeno. Nesse sentido, se você quer usá-las como luz para ler, é melhor optar por um modelo que você possa manusear e que conte com uma lâmpada mais potente;
  • Tamanho do quarto: as arandelas também não devem ser instaladas em quartos muito amplos, pois a intensidade da luz ficará comprometida;
  • Potência da lâmpada: nunca instale uma lâmpada de maior potência nas suas arandelas, além daquelas que foram recomendadas pelo fabricante. Além de oferecer riscos de acidentes elétricos, você compromete a funcionalidade do item, que é oferecer iluminação de apoio para o ambiente;
  • TV: se você tem uma TV no seu quarto, tenha cuidado para que a iluminação das arandelas não reflita na tela do aparelho;
  • Projeto luminotécnico: antes de instalar arandelas no quarto e em outros ambientes da sua casa, contrate um profissional que faça um bom projeto de iluminação para o seu ambiente. Esse projeto visa combinar a iluminação natural, a artificial, a arquitetura e a decoração do espaço, de forma a tornar a iluminação mais eficiente e harmônica. Assim, além de fazer uso das lâmpadas corretas, você ainda economiza energia elétrica.
as arandelas podem ser posicionadas acima da cama, para servir como uma iluminação discreta pra noite
As arandelas podem ser posicionadas acima da cama, para servir como uma iluminação discreta pra noite
podem também aparecer sobre a mesa de cabeceira, servindo para iluminar objetos que precisam estar a seu alcance
Podem também aparecer sobre a mesa de cabeceira, servindo para iluminar objetos que precisam estar a seu alcance
e são também uma utilidade, já que há modelos direcionáveis, como o da foto, que podem auxiliar uma leitura
E são também uma utilidade, já que há modelos direcionáveis, como o da foto, que podem auxiliar uma leitura

Escolhendo a iluminação de parede ideal

Ter ambientes bem iluminados é algo que se faz indispensável em qualquer residência. E no quesito iluminação, as arandelas surgem como excelentes recursos para deixar os ambientes mais aconchegantes, elegantes e funcionais, do ponto de vista visual.

No entanto, apesar das tantas opções disponíveis no mercado, não existe um modelo ideal de arandelas para quarto ou para qualquer outro ambiente da sua residência. Antes de fazer a sua escolha, analise primeiramente qual é a necessidade de iluminação do ambiente e o estilo decorativo dele.

Quartos vintage, por exemplo, ficam bem decorados com arandelas retrô. Entre os modelos que satisfazem esse estilo decorativo podemos mencionar as arandelas modelo abajur e as parecidas com lampiões.

arandela de ferro retro
Arandela de ferro retro
arandela em estilo antigo com detalhes em madeira
Arandela em estilo antigo com detalhes em madeira
estilo vintage para decorações elegantes
Estilo vintage para decorações elegantes

Sendo assim, a escolha do modelo de arandela ideal para o seu quarto vai depender das atividades que serão realizadas no local. Hoje em dia é possível encontrar arandelas de vários modelos, formatos, cores e tamanhos.

Inclusive, existem arandelas para quartos infantis, com estampas divertidas para os pequenos, como de bichinhos e de nuvens! O que realmente importa é verificar qual efeito de iluminação deseja para o ambiente, além de analisar o tempo de permanência no mesmo.

modelo de bichinho
Modelo de bichinho
arandela do Mickey
Arandela do Mickey
modelo de nuvem - bom para iluminar o quarto do bebê à noite
Modelo de nuvem – bom para iluminar o quarto do bebê à noite

Galeria com outros modelos

Se você ainda não encontrou a foto com o estilo ideal de arandela pra seu quarto, vem ver essa galeria com outras imagens que, talvez, você encontre uma de que você goste!

quarto clean de casal com arandela acobreada
Quarto clean de casal com arandela acobreada. A almofada rosa com o tom da arandela lembra o rose gold!
também podem ser usadas num corredor do quarto
Também podem ser usadas num corredor do quarto
modelo grande de cúpula sobre a cabeceira do quarto
Modelo grande de cúpula sobre a cabeceira do quarto
estilo clássico em baixa altura no painel sobre a cama
Estilo clássico em baixa altura no painel sobre a cama
arandelas modernas sobre o painel da cama do quarto do casal
Arandelas modernas sobre o painel da cama do quarto do casal
quarto clean com arandela vintage
Quarto clean com arandela vintage
modelo de arandela pendente para iluminação indireta
Modelo de arandela pendente para iluminação indireta
quarto retro com arandelas na parede - repare que a atmosfera do ambiente fica mais aconchegante
Quarto retro com arandelas na parede – repare que a atmosfera do ambiente fica mais aconchegante
quarto rústico complementado com uma arandela que acompanha o estilo da decoração
Quarto rústico complementado com uma arandela que acompanha o estilo da decoração
arandelas pendentes para quarto feminino de jovem
Arandelas pendentes para quarto feminino de jovem
quarto feminino de princesa com arandela e candelabro combinando
Quarto feminino de princesa com arandela e candelabro combinando

Agora que você já aprendeu que as arandelas são ótimos recursos para conferir iluminação de apoio ao ambiente transformando-o em um lugar muito mais acolhedor, que tal investir em um modelo bem bonito para colocar em seu quarto? E se esse artigo foi útil para você, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *