Como Eram Os Quartos Antigos? Veja Fotos Para Inspirar E Recordar!

Uma das formas de se conseguir originalidade na decoração do seu quarto é olhando para o passado. Há tantas décadas a decoração faz parte do cotidiano e dos costumes da sociedade, e ela se desenvolve junto com a indústria, a chegada de novas técnicas e materiais como também acontecimentos marcantes no mundo.

Mas com o passar do tempo, muitos detalhes são esquecidos. Que tal embarcar numa viagem ao passado e encontrar ricos acervos que podem ser muito úteis para a decoração de um quarto? Você pode ter um lugar com a praticidade contemporânea unida à personalidade de itens de diferentes décadas. Confira nessa tabela um pouquinho do que levava a decoração do quarto em cada época!

Anos 1940Predomínio de estampas florais e tecidos com babados, além de móveis em madeira e decoração com crochê e patchwork
Anos 1960Cores e padrões chamativos, tanto no formato dos móveis quanto na pintura deles e das paredes
Anos 1980Mistura de tendências, o quarto se tornou um nicho individualizado, marcado por pôsteres e outros objetos que caracterizavam a personalidade da pessoa

Como era a decoração de quarto nos anos 1940?

Nos anos 40, com a Primeira Guerra Mundial, houve uma restrição nos recursos, então tudo o que era feito a mão era valorizado. Não era preciso gastar muito para decorar seu quarto.

Era comum vermos na decoração o crochê e o patchwork. As camas cobertas com patchwork, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s, até hoje continuam sendo pomposas! Estampas floridas e babados, em 1944, era tudo o que se via nas casas! O dossel acima das camas era também utilizadíssimo, além de proteger contra insetos, era nobre, um artigo de luxo.

No piso ladrilhos cerâmicos fabricados em diferentes cores eram muito utilizados em todos os cômodos. A tapeçaria brasileira, com o baiano Genaro, começa a tomar o rumo do mundo numa ligação constante com a natureza: as plantas tropicais, as flores agigantadas, os pássaros e as borboletas em cores quentes e vibrantes.

Imperdível:  51 Cozinhas Com Churrasqueiras: Ideias E Projetos Pra Montar A Sua!
tapete artesanal feito por brasileiro
Tapeçaria, por Genaro
tapetes criados por genaro
Foto de um dos tapetes

A energia elétrica passou a ser mais utilizada nessa época, com isso, o teto recebia lustres de vidro bem elaborados.

Na área do mobiliário, Tenreiro está no auge ao final da década. Atento ao clima brasileiro, faz uma releitura da palhinha. Utiliza de forma surpreendente várias de nossas madeiras, principalmente o jacarandá da Bahia, em móveis atualíssimos onde encaixes substituem pregos e parafusos.

conjunto de mesa e cadeiras de joaquim tenreiro famoso
Mesa e cadeiras pra sala por Joaquin Tenreiro
cadeira anos 1940 por profissional brasileiro
Cadeiras por Tenreiro

As madeiras escuras eram preferidas às claras no mobiliário. Não podemos nos esquecer das penteadeiras que também eram objeto de desejo das mulheres!

quarto anos 1940 verde e branco
Foto de quarto anos 1940 – estampas florais coloridas
quarto anos 1940 com estampas florais coloridas
Outra imagem mostrando a predominância de estampas florais
quarto rosa feminino com babadas
Neste, muitos babados

E os quartos nos anos 60? Como eram?

Um dos mais marcantes anos da história do século XX, os anos 60 foram anos de muita movimentação e agito. Marcados pela Guerra Fria e também a época que nascia o conceito de amor livre. A criatividade estava explodindo para todos os lados, as cores e os padrões muito chamativos dominavam a moda e também a decoração de ambientes.

Nessa época que saem grandes objetos caricatos de estilos hoje chamados de “retrô” e “vintage”. O quarto, por exemplo, começa a ser multifuncional, combinando trabalho, diversão e repouso, a partir do surgimento de TV’s e sons mais portáteis.

Na década de 60 a criação de móveis tomou grandes proporções. A cama patente (inicialmente em hospitais e posteriormente nas casas) e o sofá-balanço são típicos dos anos 60. Com o avanço das conquistas espaciais, surgem móveis com formas um tanto “estranhas” como os da linha/coleção Apollo 70 e a cadeira Pod.

imagem da cadeira pod
Cadeira Pod

As casas mais “in” tinham que ter uma cadeira Barcelona do famoso arquiteto Mies Van Der Rohe, a cadeira do ovo de Arne Jacobsen ou a Lounge Chair de Charles Eames, todas eternizadas e muito copiadas até hoje. O forro de couro era tendência. As estantes passaram a ser divisórias úteis.

foto da cadeira barcelona
Cadeira Barcelona
imagem da cadeira ovo
Cadeira Ovo
poltrona tipo lounge chair
Lounge Chair

Penteadeiras com espelhos, aquelas de princesa, eram objeto de desejo das moças. Móveis feitos de papelão, que atualmente são considerados novidade e atraem curiosidade, na verdade surgiram na década de 60.

Imperdível:  61 Quartos Pretos Decorados: Veja Fotos Com Combinações De Cores!
como eram os quartos femininos antigos
Penteadeira com espelho para quarto feminino antigo

Nos acessórios de decoração imperam os cogumelos, falos, gatos siameses, corujas e margaridas. Na iluminação destacam-se as lâmpadas de fibra óptica e a luminária Lava. Peças de cobre e contas penduradas ganham espaço. Sem contar com a influência indiana e marroquina.

foto de luminaria lava
Luminária Lava

O movimento hippie conquista multidões; o movimento pop-art ganha muita força no fim da década, e influências das obras de Andy Warhol e Roy Lichtenstein aparecem nas decorações.
Nas paredes (ou em qualquer situação), cores chamativas: o verde, o rosa, o laranja, o amarelo e o marrom.

imagem de quarto hippie dos anos 60
Quarto hippie anos 60
foto de quarto antigo anos 60
Outro quarto típico da década de 1960
quarto colorido com decoracao antiga
Muitas cores na decoração da época
decoracao antiga para ambientes de dormir
Um quarto de hoje decorado com trends anos 1960

Nos papeis de parede e outras estampas: o floral, o étnico, saris indianos e Paisley. Se não desejar papel de parede com estes estilos nem pintar com essas cores, então use quadros, terão o mesmo efeito, mas não chamam tanta atenção.

quarto com papel de parede colorido estilo anos 60
Destaque para o papel de parede colorido e chamativo
foto de papel de parede da decada de 60
Papel de parede típico dos anos 1960 – cogumelos e florais

E nos anos 1980, já não tão antigo?

Na década de 80, a valorização do inner game passou a ganhar mais destaque. O espaço do quarto, por exemplo, tornou-se agora “individualizado – socializado, nesses tempos de viagens para o ego”, pois nessa época o indivíduo começou a se comunicar com o outro por meio eletrônico – a internet, e cada um passou a ter sua própria televisão. Por todos esses motivos o quarto tem muito destaque na decoração dos anos 80.

Nos anos 80 aconteceram diversas evoluções no universo da decoração. Uma mistura de novas tendências com a volta de algumas tendências antigas – sem contar a mistura de estilos que conviviam entre si de forma muito intensa nessa época: contemporâneo, com o neoclássico e os anos 50.

Desse mix de estilos, surgem dois movimentos característicos da década: o high tech, com todo seu apelo tecnológico, e o Memphis, tendo como principais características o superdimensionamento, as cores fortes e vibrantes e os padrões inusitados.

Na decoração tudo representava excesso, as cores mais usadas eram quentes, vibrantes, e até neons. No piso, tacos, de preferência nas cores claras da madeira mogno ou cerejeira, amplamente utilizadas (o tom caramelo estava muito em alta) e vários tapetes compondo um mix com desenhos geométricos.

Imperdível:  Lavanderia Decorada: 51 Fotos Pra Mostrar Como Decorar A Sua!
imagem de quarto dos anos 80
Foto de quarto com algumas trends anos 80
quarto anos 1980 com moveis de madeira
A madeira dominava a mobília nos anos 80

Os quartos maiores ganhavam uma mini sala. Os móveis da década de 80, tinham um design minimalista, usava-se muito a madeira e também existiram ícones assinados por famosos brasileiros, como a cadeira São Paulo, de Carlos Motta, a poltrona Sand de Fulvio Nanni Jr., a poltrona Revisteiro de Zanine Caldas e a cadeira Girafa de Lina Bo Bardi.

cadeira girafa brasileira
Cadeira girafa
foto de cadeira sao paulo
Cadeira São Paulo
imagem de poltrona revisteiro em madeira
Poltrona Revisteiro
imagem de poltrona sand confortavel
Poltrona Sand

Não podemos esquecer do consumo dos móveis Biedermeier que também era forte neste momento. Em relação aos estofados o tecido estampado era tipo chintz. A combinação era essencial: cômoda e guarda roupa combinando com os outros móveis. Ah! E os puffs, todo mundo queria tê-los!

fotos de mobilia anos 80 para quarto e casa
Móveis Biedermeier

Era comum ver mancebos para pendurar roupas e bolsas, e a penteadeira continua sendo objeto de desejo, adequando-se à cor da madeira do momento. Nas cortinas, tecido leve ou persianas verticais. O uso da planta samambaia era comum na decoração 80’s.

As camas de ferro com revestimento dourado ficavam lindas no quarto, com pisca-pisca na cabeceira e podiam ter um cortinado. Almofadas de várias cores acima da colcha colorida de floral ou retalhos davam um toque interessante! Ao lado no criado mudo, abajur ou alguma luminária colorida.

como eram os quartos antigos
Decoração de quartos antigos com pisca pisca
imagem de rede social famosa com pisca pisca no quarto
Foto do tumblr de quarto anos 1980 decorado com pisca pisca

Nos acessórios, estantes com livros e colagens, brinquedos característicos como o Playmobil, Genius, Pense Bem, Cubo Mágico, Atari, vinis, fitas, telefone colorido, Polaroids e pôsters, todo mundo tinha pelo menos um pôster nos anos 80!

quarto decorado com estilo retro
Decoração antiga – estilo retro
quarto masculino retro com poster
Quarto azul masculino – muitos pôsteres
imagem de quarto masculino estilo anos 80
Quarto masculino anos 80

Fique agora com esse vídeo com dicas de decoração baratas para fazer um quarto antigo:

Para encerrar a matéria, fique com mais algumas imagens de quartos que podem ou não ser de épocas antigas mas que com certeza carregam uma pegada extemporânea na decoração.

quarto roxo antigo para casal que gosta de decoracao
Na cor roxa para casal com estilo antigo percebido nos móveis, luminária e papel de parede
imagem de quarto de hotel antigo decorado
Foto de quarto de hotel nos 1940
imagem de quarto decorado nos anos 60 com cores fortes
Ilustração de como era um quarto nos anos 1960
foto de um quarto de solteiro na decada de 1980
Quarto antigo de adolescente solteiro da década de 1980
quarto branco decorado com moveis estilo vintage biedermeier
Decoração com estilo antigo a partir de móveis Biedermeier nesse quarto branco
decoracao pra quarto de bebe com estilo antigo
Quarto de bebê com móveis estilo antigo e cortina clarinha – ambiente que transmite conforto
quarto novo de hotel com decoracao extemporanea
Quarto de hotel com espelho e decoração antiga – nota-se na luminária e na moldura do espelho
quarto preto com papel de parede preto e dourado
Quarto preto com mobília decorada antiga

E então, gostou do nosso post? Como era o seu quarto há alguns anos atrás? Se parece com algum desses? Fale nos comentários!

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *