Como Arrumar uma Cozinha Pequena? Dicas e Segredos de Organização

Publicado em e atualizado em: 30-08-2022.

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa, pois é onde preparamos as refeições. Mas, às vezes, esse espaço pode ser pequeno e isso pode atrapalhar a organização.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como arrumar uma cozinha pequena. Com elas, você conseguirá otimizar o espaço e deixar tudo mais funcional.

A primeira dica é investir em móveis compactos e multifuncionais. Isso significa que os móveis devem ter vários compartimentos para guardar os utensílios de cozinha e outros itens. Além disso, escolha móveis que possam ser fixados na parede, como prateleiras e ganchos. Dessa forma, você aproveita melhor o espaço disponível.

Outra dica importante é utilizar as portas dos armários para pendurar panelas e outros utensílios que normalmente ficam em cima da bancada. Essa solução libera espaço na bancada e deixa a cozinha mais organizada.

Uma última sugestão é utilizar todos os cantinhos da cozinha para guardar itens que normalmente ficam espalhados pelo ambiente, como temperos e condimentos. Para isso, invista em potes herméticos de diversos tamanhos para colocar nesses cantinhos. Eles são perfeitos para manter os temperos sempre frescos e evitar o acúmulo de poeira nos potes abertos.

Seguindo essas dicas simples, você conseguirá arrumar uma cozinha pequena com facilidade e terá um ambiente mais funcional para preparar as refeições diárias!

Como arrumar uma cozinha pequena e simples?

  1. Escolha um tema para a sua cozinha e seja consistente com ele. Se você quer uma cozinha rústica, por exemplo, escolha móveis e acessórios que combinem com esse estilo.
  2. Para economizar espaço, opte por móveis suspensos ou de parede, como prateleiras e ganchos. Isso também facilita a limpeza do chão e das superfícies.
  3. Utilize as portas dos armários para pendurar toalhas de mesa, panos de prato ou outros utensílios que normalmente ficam em cima da bancada ou da mesa.
  4. Aproveite os cantinhos vazios para colocar itens que você não usa todos os dias, como panelas e travessas. Você pode utilizar caixotes ou cestos para organizá-los melhor.
  5. Invista em potes herméticos para guardar alimentos na geladeira ou no freezer, pois isso evita desperdício e mantém os alimentos frescos por mais tempo.
  6. Para organizar as gavetas, utilize caixinhas ou divisórias para separar diferentes tipos de utensílios: talheres, facas, espátulas etc. Assim fica mais fácil encontrar o que você precisa quando estiver cozinhando!
  7. Utilize a parede para pendurar panelas e outros utensílios que você usa com frequência. Além de economizar espaço, fica mais fácil de pegar o que você precisa quando estiver cozinhando.
  8. Escolha uma cor clara para as paredes da sua cozinha, pois isso ajuda a ampliar o ambiente. Se possível, opte por uma cor que combine com os móveis e acessórios da sua cozinha.
  9. Coloque um espelho na parede da sua cozinha, pois isso também ajuda a ampliar o ambiente. Além disso, espelhos são ótimos para refletir a luz natural e artificial, deixando o ambiente mais claro e aconchegante.
  10. Invista em iluminação adequada para a sua cozinha! Luzes embutidas na bancada ou no teto são ótimas opções para iluminar bem o ambiente sem desperdiçar espaço.

Como organizar os móveis da cozinha?

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa, afinal, é onde preparamos as refeições. Por isso, é fundamental que ela esteja bem organizada e funcional. Mas, às vezes, não sabemos por onde começar a organização. Se você também está com essa dúvida, confira abaixo sete dicas para organizar os móveis da cozinha:

  1. Comece pelos armários: faça uma limpeza geral nos armários e organize-os por categoria de produtos. Coloque os alimentos em potes herméticos e utilize caixas para guardar utensílios que costumam ficar soltos.
  2. Aproveite o espaço na parede: pendure panelas e outros utensílios na parede para liberar espaço nos armários. Você também pode utilizar prateleiras ou nichos na parede para colocar objetos que costumam ficar em cima da bancada (como temperos ou aparelhos de jantar).
  3. Utilize a bancada da cozinha: a bancada é um ótimo lugar para guardar itens que são usados com frequência, como temperos ou talheres. Além disso, você pode utilizá-la como uma mini-mesa de café da manhã ou lanches rápidos.
  4. Organize a geladeira: tire todos os alimentos da geladeira e limpe-a por dentro e por fora. Depois, organize os alimentos por categorias (verduras, frutas, carnes etc.) e coloque-os em potes herméticos ou sacos plásticos.
  5. Guarde os produtos de limpeza: guarde os produtos de limpeza em um armário separado dos alimentos e utilize uma caixa para organizar os detergentes, esponjas e outros itens.
  6. Utilize a área externa da cozinha: se a sua cozinha tiver uma área externa (como um quintal ou varanda), você pode utilizá-la para guardar itens que não são usados com frequência, como panelas e frigideiras.
  7. Mantenha a cozinha sempre limpa: por fim, é importante manter a cozinha sempre limpada e livre de bagunça. Faça uma lista de tarefas diárias (limpar a bancada, lavar as panelas etc.) e crie um horário para realizá-las.
Além Das Mesas Dobráveis, Há Também Propostas De Mesas Retráteis Para Cozinha, O Que Economiza Ainda Mais Espaço
Além das mesas dobráveis, há também propostas de mesas retráteis para cozinha, o que economiza ainda mais espaço
O Espelho Também É Um Ornamento Adequado Para A Cozinha, Inclusive, É Sugerido Pelo Feng Shui
O espelho também é um ornamento adequado para a cozinha, inclusive, é sugerido pelo Feng Shui
Esta Mesma Sugestão Vale Para As Cozinhas Em U, Que Também Costumam Fazer Parte De Casas E Apartamentos Pequenos
Esta mesma sugestão vale para as cozinhas em U, que também costumam fazer parte de casas e apartamentos pequenos
Para Cozinhas Em L, Use Armários Com Porta De Correr Ou Sem Puxadores, Ressaltando O Minimalismo
Para cozinhas em L, use armários com porta de correr ou sem puxadores, ressaltando o minimalismo
E Se Lembre De Usar Bancos Ou Cadeiras Que Possam Ser Guardados Debaixo Do Balcão, Para Economizar Espaço
E se lembre de usar bancos ou cadeiras que possam ser guardados debaixo do balcão, para economizar espaço

Onde eu coloco a mesa?

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa e, por isso, é preciso pensar com cuidado na hora de escolher onde colocar a mesa. Se a sua cozinha for pequena, você pode se sentir um pouco limitado quanto às opções, mas há algumas maneiras de colocar a mesa de forma que ela seja funcional e esteticamente agradável.

Cozinha Moderna Mesa Jantar

Uma das primeiras coisas a considerar é o tamanho da mesa. Você não quer que ela seja tão grande que atrapalhe o movimento na cozinha, mas também não quer que seja tão pequena que só possa acomodar uma ou duas pessoas. Encontre um equilíbrio entre os dois extremos e certifique-se de medir o espaço disponível antes de comprar uma mesa.

Mesa Pequena Cozinha Foto

Outra questão importante é onde colocar a mesa em relação às outras áreas da cozinha. Se você tem uma ilha na sua cozinha, por exemplo, talvez seja melhor colocar a mesa perto dela para facilitar o movimento. Se houver uma janela na sua cozinha, talvez valha a pena posicionar a mesa perto dela para permitir que entre mais luz natural no ambiente. Avalie todos os elementos da sua cozinha e decida qual será a melhor posição para a sua mesa.

Além Das Mesas Dobráveis, Há Também Propostas De Mesas Retráteis Para Cozinha, O Que Economiza Ainda Mais Espaço
Além das mesas dobráveis, há também propostas de mesas retráteis para cozinha, o que economiza ainda mais espaço

Por fim, não se esqueça de considerar o estilo da sua cozinha ao escolher uma mesa. Se você tem um estilo mais tradicional, talvez uma mesa de madeira seja a melhor opção. Se o seu estilo for mais moderno, existem várias opções de materiais que podem ser usados para a sua mesa, como metal ou vidro. Encontre um material e um estilo que combinem com o restante da decoração da sua cozinha e faça da sua mesa um destaque na decoração.

Imagem De Sala De Jantar Com Cozinha Acopladas E Luminaria Legal
Destaquei essa cozinha por conta da luminária funcional, que pode ser direcionada tanto à mesa de jantar quanto à cozinha
Cozinha Americana Planejada Com Piso De Madeira
Coloque uma banqueta para criar um espaço a mais na mesa

1. Como arrumar uma cozinha pequena?

Uma cozinha pequena pode ser arrumada de diversas maneiras, dependendo do seu layout e do que você precisa armazenar. Aqui estão algumas dicas:

  • Use prateleiras para aproveitar o espaço vertical.
  • Coloque itens que você usa com menos frequência em armários altos.
  • Utilize caixas organizadoras para guardar itens pequenos, como temperos.
  • Escolha móveis compactos ou dobráveis quando possível.
  • Libere espaço na bancada utilizando um suporte para panela ou uma rodinha para microondas.
Sala De Jantar Com Mesa Redonda Com Cadeiras Diferentes Para Uma Decoracao Moderna
Se quer banquetas, use uma mesa redonda pois aproveitam bem o espaço

2. Qual é a melhor forma de organizar os utensílios da cozinha?

Novamente, isso depende do seu layout e do que você precisa guardar. Algumas dicas:

  • Coloque os utensílios que você usa com mais frequência em um bloco de facas ou em uma gaveta próxima à bancada.
  • Guarde itens menos utilizados em armários altos ou em caixas organizadoras.
  • Utilize potes para organizar temperos e outros ingredientes pequenos.
  • Escolha móveis compactos ou dobráveis quando possível.
Cozinha Americana Planejada Com Iluminaçao Dirigida E Cadeiras Coloridas
Cozinha com mesa grande toda em madeira – cores nas cadeiras e objetos pra alegrar a decoração

3. Como arrumar a geladeira?

A geladeira é um dos principais itens da cozinha e, por isso, merece atenção especial na hora da arrumação. Aqui estão algumas dicas:

  • Limpe a geladeira regularmente para evitar acúmulo de sujeira e odores desagradáveis.
  • Organize os alimentos por categoria (carnes, legumes, frutas, etc.) para facilitar a visualização e o acesso.
  • Utilize caixas organizadoras para separar itens pequenos, como ovos e queijos.

4. Como arrumar as gavetas?

As gavetas são ótimos locais para guardar itens que você usa com menor frequência, mas elas também podem ficar bagunçadas se não forem organizadas adequadamente. Aqui estão algumas dicas:

  • Use caixinhas ou sacolas plásticas para separar itens semelhantes (ex.: toalhas de mesa, guardanapos, talheres).
  • Coloque os objetos mais pesados no fundo da gaveta e os mais leves no topo.
  • Utilize uma fita adesiva para fixar potes dentro da gaveta (assim você não precisa abri-la toda vez que precisar de um tempero).

5. Como arrumar a despensa?

A despensa é um dos espaços mais importantes da cozinha, pois é onde você guarda os alimentos e os utensílios. Aqui estão algumas dicas:

  • Separe os alimentos por categoria (carnes, legumes, frutas, etc.) para facilitar a visualização e o acesso.
  • Utilize caixas organizadoras para separar itens pequenos, como temperos e condimentos.
  • Coloque os produtos que você usa com menor frequência em armários altos ou em prateleiras mais baixas.

6. Como arrumar a pia?

A pia é um dos locais mais utilizados da cozinha e precisa estar sempre limpa e organizada. Aqui estão algumas dicas:

  • Limpe a pia regularmente para evitar acúmulo de sujeira e odores desagradáveis.
  • Guarde itens como detergentes, esponjas e outros produtos de limpeza em um armário ou sob a pia (fora do alcance das crianças).
  • Escolha uma escova de dentes compacta ou dobrável para economizar espaço na pia.

7. Como arrumar as gavetas?

As gavetas são ótimos locais para guardar itens que você usa com menor frequência, mas elas também podem ficar bagunçadas se não forem organizadas adequadamente. Aqui estão algumas dicas:

  • Use caixinhas ou sacolas plásticas para separar itens semelhantes (ex.: toalhas de mesa, guardanapos, talheres).
  • Coloque os objetos mais pesados no fundo da gaveta e os mais leves no topo.
  • Utilize uma fita adesiva para fixar potes dentro da gaveta (assim você não precisa abri-la toda vez que precisar de um tempero).

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *