Como Fazer Desengordurante Caseiro Passo a Passo? Confira!

Publicado em e atualizado em: 20-08-2022.

O desengordurante é um produto indispensável na limpeza da casa, especialmente da cozinha. No entanto, os desengordurantes comerciais podem ser caros e cheios de substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde. Felizmente, é fácil fazer um desengordurante caseiro e natural que funciona tão bem quanto o produto comprado em loja, sem o risco de exposição a produtos químicos nocivos.

Para fazer um desengordurante caseiro eficaz, você precisará de alguns ingredientes básicos que provavelmente já tem em sua casa. Você vai precisar de vinagre branco, bicarbonato de sódio e água. Além disso, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial para dar ao seu desengordurante um aroma agradável.

Para começar, misture duas partes de vinagre branco e uma parte de água em um recipiente. Adicione 1/4 de xícara (60 ml) de bicarbonato de sódio à mistura e mexa até que esteja completamente dissolvido. Se você quiser, pode adicionar algumas gotas do seu óleo essencial favorito para dar ao seu desengordurante um aroma fresco.

Para usar, simplesmente pulverize a área suja com a solução e esfregue com uma esponja ou pano macio. Enxague bem com água limpa e seque a área antes de usar novamente. Se a sujeira for muito difícil de remover, você pode deixar a solução agir por alguns minutos antes de esfregar.

Este desengordurante caseiro é seguro para usar em todas as superfícies da sua cozinha, incluindo cooktops, balcões e mesas. Além disso, é totalmente natural e não tóxico, o que significa que é seguro para usar na presença de crianças e animais de estimação.

O que é um desengordurante?

Os desengordurantes são produtos químicos que são usados para remover a gordura das superfícies. Eles podem ser usados em diversas aplicações, como na limpeza da cozinha, na lavagem de roupas e até mesmo na limpeza de pisos. Os desengordurantes são formulados para serem eficazes na remoção da gordura, mas também são seguros para as superfícies e não causam danos.

Existem muitos tipos diferentes de desengordurantes no mercado e alguns são mais eficazes do que outros. Alguns desengordurantes são à base de água e outros são à base de solventes. Os solventes podem ser mais eficazes na remoção da gordura, mas também podem ser mais agressivos nas superfícies. É importante escolher o desengordurante certo para a aplicação desejada, para garantir que a superfície não seja danificada.

Quais produtos caseiros podem ser usados para desengordurar?

Desengordurar a casa pode parecer uma tarefa hercúlea, mas há diversos produtos caseiros que podem te ajudar nessa missão. Aqui estão alguns dos melhores:

  • Vinagre: O vinagre é um ótimo desengordurante natural. Basta diluí-lo em água e usá-lo para limpar as superfícies da cozinha.
  • Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio é outro ótimo desengordurante natural. Ele pode ser usado para limpar a gordura das superfícies da cozinha ou do banheiro.
  • Limão: O limão é um ótimo desengordurante natural e também funciona como um bactericida. Basta espremer o suco de um limão e usá-lo para limpar as superfícies da cozinha ou do banheiro.
  • Água sanitária: A água sanitária é um produto químico forte que pode ser usado para desengordurar as superfícies da cozinha ou do banheiro. É importante tomar cuidado ao usar este produto e certifique-se de ventilar bem o ambiente depois de usá-lo.

Tutorial Passo a Passo de Desengordurante Caseiro

O desengordurante caseiro é uma solução prática e econômica para limpar a sujeira do fogão. Ele também funciona bem em outras superfícies da cozinha, como bancadas e pisos. Além de ser fácil de fazer, o desengordurante caseiro é seguro para usar em ambientes com crianças e animais de estimação.

Para fazer o seu próprio desengordurante caseiro, você precisará de:

  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 1 xícara (chá) de vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (sopa) de detergente líquido para louça
  • Essência de lavanda (opcional)

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até que o bicarbonato de sódio esteja completamente dissolvido. Se você quiser, pode adicionar algumas gotas da essência de lavanda para dar um aroma agradável à solução. Transfira a mistura para um spray e pulverize-a na área suja do seu fogão. Deixe o produto agir por alguns minutos antes de esfregar com uma esponja ou um pano macio. Enxágue bem a área com água quente para remover todo o produto.

Como fazer um desengordurante caseiro para limpeza pesada?

Você pode estar se perguntando, por que eu precisaria fazer um desengordurante caseiro? Bem, existem algumas razões. Primeiro, os desengordurantes que você compra na loja podem ser caros. Segundo, eles podem conter produtos químicos que você não quer usar em sua casa. Terceiro, fazer seu próprio desengordurante caseiro é muito fácil!

Aqui está a minha receita favorita para um desengordurante caseiro para limpeza pesada:

  • 1 xícara de vinagre branco
  • 1 xícara de água
  • 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique-os diretamente sobre a área suja. Deixe o produto atuar por cinco a 10 minutos e depois enxágue bem com água quente.

Tutorial para Limpar o Fogão

Você pode usar vinagre, bicarbonato de sódio e água para fazer um desengordurante caseiro para Limpar o Fogão. Você só precisa misturar esses três ingredientes em uma tigela e usá-los para esfregar o seu fogão. O bicarbonato de sódio irá ajudar a soltar a sujeira, o vinagre irá dissolver a gordura e a água irá diluir os dois.

Como fazer desengordurante caseiro usando amônia?

Amonia 1

Não importa se você cozinha muito ou pouco, provavelmente já teve que lidar com gordura na sua cozinha. A gordura pode ser difícil de limpar, especialmente em superfícies como eletrodomésticos e azulejos. Para ajudar a tirar a gordura da sua casa, experimente fazer este desengordurante caseiro usando amônia.

Para fazer este desengordurante, você precisará de:

  • 1 xícara (240 ml) de amônia
  • 1 xícara (240 ml) de água
  • 1/4 de xícara (60 ml) de vinagre branco
  • 1/4 de xícara (60 ml) de sabão líquido para a roupa

Misture todos os ingredientes em um recipiente e coloque-os em um frasco pulverizador. Depois é só borrifar a solução nas áreas afetadas pela gordura e esfregar até que ela se dissolva. Você também pode usar esta solução para limpar outras áreas da sua casa, como banheiros e chão.

Veja: Como Tirar Cheiro de Peixe da Cozinha?

Como fazer desengordurante caseiro com água oxigenada?

Desengordurantes comuns podem ser tão caros, e às vezes é difícil justificar o gasto quando a água oxigenada pode fazer o mesmo trabalho por muito menos. Além de ser um desengordurante eficaz, a água oxigenada também é um potente desinfetante, o que significa que ela pode matar qualquer bactéria que possa estar causando o mau cheiro. Então, se você estiver procurando uma maneira de economizar dinheiro e manter sua casa limpa e fresca, experimente fazer seu próprio desengordurante caseiro com água oxigenada.

1. O que você precisa para fazer desengordurante caseiro?

Para fazer desengordurante caseiro, você precisará de: 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio; 1/2 xícara (chá) de vinagre branco; 2 colheres (sopa) de detergente líquido; 1 litro d’água.

2. Como fazer o desengordurante?

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até soltar fervura. Espere esfriar e utilize como se fosse um desengordurante comum.

3. Qual a vantagem de usar o desengordurante caseiro?

Além de ser natural, o desengordurante caseiro também é mais barato do que os produtos industrializados.

4. Como usar o desengordurante caseiro?

Para usar, basta aplicar uma pequena quantidade do produto na superfície suja e esfregar até a remoção da gordura.

5. Qual a frequência ideal para utilizar o desengordurante caseiro?

Você pode utilizar o desengordurante caseiro quantas vezes quiser, sempre que necessitar.

6. O desengordurante caseiro funciona em qualquer tipo de superfície?

Sim, o desengordurante caseiro funciona em qualquer tipo de superfície.

7. Posso usar o desengordurante caseiro na cozinha?

Sim, você pode usar o desengordurante caseiro na cozinha para limpar as panelas e outros utensílios.

8. Posso usar o desengordurante caseiro no banheiro?

Sim, você pode usar o desengordurante caseiro no banheiro para limpar a pia, o box e outros locais.

9. Qual o tempo de validade do desengordurante caseiro?

O desengordurante caseiro tem um tempo de validade de 6 meses.

10. Onde posso comprar os ingredientes para fazer o desengordurante caseiro?

Você pode comprar os ingredientes para fazer o desengordurante caseiro em qualquer supermercado.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *