Como Fazer Guardanapo de Crochê? Materiais e Passo a Passo

Publicado em e atualizado em: 07-09-2022.

Quem nunca teve um guardanapo de crochê? São aqueles lindos quadradinhos de tecido que ficam perfeitos para decorar a mesa e dar um toque especial a qualquer refeição. Além de serem lindos, os guardanapos de crochê são extremamente práticos.

Você pode usar os guardanapos de crochê para limpar a sujeira da mesa, enxugar o prato ou até mesmo para secar as mãos. Eles são super úteis e fazem toda a diferença na hora de servir uma refeição.

Material necessário

Para fazer um guardanapo de crochê você vai precisar apenas de alguns materiais: linha, agulha e tecido. É importante escolher um tecido que seja resistente, pois ele irá sujar com facilidade. A linha também é importante, pois ela precisa ser forte o bastante para não rasgar o tecido.

Como começar

O primeiro passo é fazer um quadrado no tecido. Para isso, dobre o tecido ao meio e marque um quadrado com uma caneta. Depois é só recortar. Feito isso, você já tem o seu quadrado pronto para começar a trabalhar!

Agora é hora de começar a fazer os pontos. Para isso, coloque a linha na agulha e faça um nó no final da linha. Em seguida, insira a agulha no tecido e puxe até que fique bem firme. Faça mais alguns pontos até chegar à borda do quadrado.

Quando chegar à borda do quadrado, faça um ponto duplo para fechar o círculo e corte a linha (deixando um pedacinho para amarrar). Pronto! Você acabou de fazer o primeiro ponto do seu guardanapo!

Continue repetindo esse processo até completar todos os pontos do quadrado. Lembre-se sempre de amarrar bem os nós para que não soltem com facilidade.

Aumentando o número de pontos

Para aumentar o número de pontos do seu guardanapo, basta fazer mais quadradinhos. Você pode fazer quantos quadradinhos quiser e montar o seu guardanapo do jeito que quiser. É só usar a sua imaginação!

Fazendo o acabamento

Para dar um acabamento perfeito ao seu guardanapo, basta passar uma linha na borda do tecido. Isso irá evitar que os pontos soltem com facilidade. Passar a linha também é importante para dar um toque final no seu trabalho.

Depois é só amarrar os nós, cortar as pontas e está pronto! Seu guardanapo de crochê está pronto para decorar a sua mesa!

Dicas extras

  • Para fazer um guardanapo mais resistente, use um tecido grosso;
  • Para fazer um guardanapo mais macio, use um tecido fino;
  • Para fazer um guardanapo mais colorido, use várias cores de linha;
  • Para fazer um guardanapo mais simples, use apenas uma cor de linha.

1. Como eu comecei a fazer guardanapos de crochê?

Bem, eu sempre gostei de artesanato, e um dia minha mãe me ensinou a fazer guardanapos de crochê. Eu realmente gostei da ideia, então continuei aprendendo sobre isso e agora faço vários modelos diferentes!

2. Qual é o segredo para fazer um bom guardanapo de crochê?

Eu diria que o segredo é escolher o tecido certo – algo que não seja muito pesado ou grossa, para que você possa facilmente trabalhar com ele. Além disso, você também precisa ter cuidado com as linhas horizontais e verticais do tecido, para que elas estejam alinhadas quando você terminar.

Iniciante 2

3. Quais são os materiais necessários para fazer um guardanapo de crochê?

Você precisará de: linha (de preferência em uma cor clara), agulha (tamanho 3-4mm), tesoura, fita métrica e marcador (opcional).

4. Como faço para escolher a linha certa para o meu projeto?

Na verdade, existem muitas opções diferentes quando se trata de linhas para usar em seus projetos de crochê – desde cores brilhantes até texturas diferentes. No entanto, eu recomendaria usar uma linha clara/branca para este projeto em particular, pois isso tornará mais fácil visualizar sua trama enquanto você estiver trabalhando nele.

Além disso, tente manter a mesma espessura da linha durante todo o projeto – isso fará com que ele pareça mais profissional no final.

Veja: Como Decorar Pano de Prato com Crochê

Na Mesa 3

5. Qual agulha devo usar?

Eu recomendaria usar uma agulha de crochê de 3-4mm de tamanho. No entanto, se você achar que precisa de uma agulha maior ou menor para o seu projecto, sinta-se à vontade para experimentar!

Passo A Passo 8

6. Você pode me dar algumas dicas sobre como fazer os nós?

Certamente! Aqui estão algumas dicas úteis:

  • Use a ponta da agulha para enganchar a linha e puxá-la através do loop existente na sua trama (isso criará um novo loop).
  • Em seguida, insira a ponta da agulha novamente no loop e puxe a linha até que ela esteja bem apertada.
  • Repita esse processo até que você tenha feito todos os nós necessários para o seu projeto.
Pontos Simples 2

7. Como faço para começar o meu guardanapo?

Existem muitas maneiras diferentes de iniciar um guardanapo de crochê – mas aqui está um passo-a-passo simples que você pode seguir:

  1. Comece fazendo um anel mágico com a linha e enrolando-a em torno da sua mão direita duas vezes (deixando cerca de 10 cm/4 polegadas de linhas soltos).
  2. Em seguida, insira a ponta da agulha na parte superior do anel e puxe a linha até que ela esteja bem tensionada (mas não muito). Isso criará um primeiro loop/ponto baixo na sua trama.
  3. Agora, insira a ponta da agulha novamente no loop e puxe a linha até que ela esteja bem tensionada (mas não muito). Isso criará um segundo loop/ponto baixo na sua trama – e você deve ter dois loops em sua agulha agora.
  4. Repita esse processo até que você tenha o número desejado de pontos baixos/loops na sua trama.
Porta Guardanapo 2
Suporte 2
Tutorial Iniciante 2

8. Como faço para terminar o meu guardanapo?

Existem algumas maneiras diferentes de terminar um guardanapo de crochê – mas aqui está um passo-a-passo simples que você pode seguir:

  1. Insira a ponta da agulha no último loop/ponto baixo na sua trama e puxe a linha até que ela esteja bem tensionada (mas não muito).
  2. Em seguida, insira a ponta da agulha novamente no loop e puxe a linha até que ela esteja bem tensionada (mas não muito). Isso criará um primeiro nó na sua trama.
  3. Agora, insira a ponta da agulha no próximo loop/ponto baixo e puxe a linha até que ela esteja bem tensionada (mas não muito). Isso criará um segundo nó na sua trama – e você deve ter dois loops em sua agulha agora.
  4. Repita esse processo até que você tenha o número desejado de pontos baixos/loops na sua trama.
  5. Uma vez que você tenha feito todos os nós necessários, basta cortar a linha (deixando cerca de 10 cm/4 polegadas soltos) e enroscar a ponta da agulha na trama para segurá-la no lugar.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *