Como Limpar Moedas Antigas? Tutorial e Passo a Passo Fácil

Publicado em e atualizado em: 07-09-2022.

Você sabe aquelas moedas que ficam guardadas em algum lugar da casa, talvez no fundo da gaveta ou no porão? Aquelas que você acha que são antigas e valiosas, mas não tem certeza? Bem, se você estiver procurando uma maneira de limpar essas moedas para dar um brilho novo, então este artigo é para você!

Dicas De Limpeza 2

O que você precisa?

Antes de começar a limpeza das suas moedas, certifique-se de ter os seguintes materiais:

Estes ingredientes são baratos e fáceis de encontrar em qualquer supermercado. Além disso, eles não danificarão as suas moedas. Se quiser polir as suas moedas depois da limpeza, também precisará do seguinte:

  • Papel alumínio
  • Panos macios ou flanela

Para aqueles que têm alergias ou sensibilidades às substâncias químicas fortes, recomendamos usar luvas durante todo o processo.

Bicarbonato 3

Preparando as moedas para limpeza

O primeiro passo é separar as suas moedas em dois grupos: as que são antigas e valiosas, e as que não são. Isto irá ajudá-lo a tomar cuidado com as moedas que você está limpando, especialmente se for a primeira vez que faz isso.

Uma dica rápida para saber se uma moeda é antiga ou não: verifique se tem um anel branco no centro da moeda. Se tiver, então ela provavelmente é mais recente e pode ser lavada com água e sabão sem problemas. Se não tiver um anel branco, isto significa que a moeda é mais velha e deve ser tratada com mais cuidado durante o processo de limpeza.

Limpando as moedas com água e sabão

Como Limpar Moedas Antigas

Para moedas que não são antigas, o processo de limpeza é bastante simples. Basta colocar as moedas em uma tigela com água morna e sabão, e deixar de molho por cerca de 5 minutos. Depois disso, use um pano macio para esfregar suavemente as moedas até que estejam limpas. Enxágue bem com água limpa e seque com uma toalha.

Enxaguando e secando as moedas

Para aqueles que têm alergias ou sensibilidades às substâncias químicas fortes, recomendamos usar luvas durante todo o processo.

Uma dica rápida para saber se uma moeda é antiga ou não: verifique se tem um anel branco no centro da moeda. Se tiver, então ela provavelmente é mais recente e pode ser lavada com água e sabão sem problemas. Se não tiver um anel branco, isto significa que a moeda é mais velha e deve ser tratada com mais cuidado durante o processo de limpeza.

Polindo as Moedas (opcional)

Imagens De Moedas Antigas

Se você deseja dar um brilho extra às suas moedas depois de limpá-las, pode polir as mesmas usando papel alumínio e flanela. Primeiro, cubra a superfície da mesa com papel alumínio para evitar arranhões nas suas moedas. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de pasta polonês em cima do papel alumínio e espalhe-a uniformemente sobre a área onde vai trabalhar. Usando um pedaço de flanela ou outro tecido macio, esfregue suavemente as moedas até que estejam completamente polidas. Enxague bem com água limpa para remover qualquer resíduo da pasta polonês e seque cuidadosamente antes de guardar as suas preciosidades!

1. O que eu preciso saber antes de começar a limpar minhas moedas?

Bom, a primeira coisa é: você realmente precisa limpá-las? Moedas antigas podem ter um valor numismático – isto é, um valor para colecionadores – que pode ser afetado positivamente ou negativamente pelo processo de limpeza. Se você não tiver certeza se sua moeda tem algum valor para um colecionador, talvez seja melhor não arriscar danificá-la.

2. Como devo proceder se quiser limpar minhas moedas?

Existem vários métodos que você pode usar para limpar suas moedas. Aqui estão algumas dicas:

  • Use uma escova macia e uma solução de água morna e detergente neutro para remover o acúmulo de sujeira e gordura das superfícies das moedas. Enxague bem as moedas após a lavagem para remover todo o resíduo do detergente.
  • Para manchas mais persistentes, você pode tentar usar uma solução caseira de vinagre branco e bicarbonato de sódio. Aplique a solução na mancha com um pedaço de algodão embebido e esfregue delicadamente até que a mancha desapareça. Enxague as moedas cuidadosamente com água morna depois disso.
  • Outra opção é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água e esfregar nas manchadas até elas saírem (se for o caso). Depois lave normalmente em água corrente com detergente neutro; enxague bem as peças após a lavagem para remover qualquer vestígio da pasta abrasiva.
Fotos De Moedas Antigas

3. Quais são os cuidados que devo ter ao limpar minhas moedas?

Algumas dicas importantes:

  • NUNCA use produtos químicos fortes, como removedores de manchas ou água sanitária, para limpar suas moedas. Esses produtos podem ser muito abrasivos e danificar as moedas irreversivelmente.
  • Se você estiver usando uma solução caseira para limpar suas moedas, faça um teste em uma pequena área da moeda primeiro para se certificar de que não irá danificá-la.
  • Nunca esfregue as moedas com força – isso pode riscar ou arranhar a superfície da moeda. Esfregue delicadamente até que a sujeira seja removida.

4. Minhas moedas estão muito enferrujadas. Como devo proceder?

Enxágue as moedas em uma solução de água morna e vinagre branco (1 parte de vinagre para 2 partes de água) por alguns minutos. Enxague bem com água corrente depois disso e seque cuidadosamente com um pano macio.

5. Posso usar uma máquina de lavar roupa para limpar minhas moedas?

NÃO! A máquina de lavar roupa pode danificar suas moedas irreversivelmente, então não tente isso em casa!

6. E se eu quiser polir minhas moedas antigas?

Novamente, é importante lembrar que o processo de polimento pode afetar negativamente o valor numismático das suas moedas, então só faça isso se você tiver certeza de que não há nenhum valor colecionável nas peças. Se você ainda decidir prosseguir, existem produtos especiais disponíveis em lojas especializadas que podem ser usados ​​para polir as superfícies das suas moedas sem causar danos irreversíveis.

7. E se eu quiser envernizar minhas moedas?

Novamente, isso pode afetar negativamente o valor numismático das suas moedas, então só faça isso se você tiver certeza de que não há nenhum valor colecionável nas peças. Se você ainda decidir prosseguir, existem produtos especiais disponíveis em lojas especializadas que podem ser usados ​​para envernizar as superfícies das suas moedas sem causar danos irreversíveis.

8. Posso usar uma máquina de limpeza a seco para limpar minhas moedas?

NÃO! A máquina de limpeza a seco pode danificar suas moedas irreversivelmente, então não tente isso em casa!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *