Como Limpar Janelas Persianas? Formas e Passo a Passo

Publicado em e atualizado em: 29-08-2022.

As persianas são um item indispensável para a maioria das residências, seja para deixar o ambiente mais aconchegante, para proteger o lar do excesso de luz ou para garantir mais privacidade. Mas, assim como qualquer outro item de decoração, as persianas também requerem cuidados especiais para mantê-las sempre limpas e bonitas.

Sugestoes De Persianas Para Quarto Feminino 3 1

A importância de limpar as persianas

Limpar as persianas é importante não somente para manter a estética do ambiente, mas também para garantir a saúde de todos que moram na casa e para prolongar a vida útil das peças. Isso porque as persianas são um foco constante de acúmulo de poeira, sujeira e até mesmo ácaros, que podem causar alergias e outros problemas respiratórios.

Decoracao Com Cortina Persiana Para Quarto 3 1

Como limpá-las corretamente

Para garantir que as suas persianas fiquem sempre limpas, é importante fazer a limpeza de forma regular – pelo menos uma vez a cada 15 dias. E para isso, você pode utilizar alguns produtos que você já tem em casa, como vinagre ou água sanitária, ou investir em produtos específicos para a limpeza das persianas.

Vinagre

Vinagre Branco

O vinagre é um ótimo aliado na hora de limpar as persianas, pois é um produto natural que remove a sujeira e a gordura com facilidade. Além disso, o vinagre também é um excelente desinfetante, o que ajuda a eliminar bactérias e mofo.

Para utilizar o vinagre na limpeza das suas persianas, basta misturar uma parte de vinagre com duas partes de água em um recipiente e passar a solução na superfície das peças com um pano. Depois, basta enxaguar com água e secar bem.

Água sanitária

Limpe Periodicamente A Gaveta De Talheres 1

Assim como o vinagre, a água sanitária também é um bom produto para a limpeza das persianas, pois ela remove a sujeira e os mais diversos tipos de manchas. Além disso, a água sanitária também é um potente desinfetante, o que ajuda a eliminar bactérias e mofo.

Para utilizar a água sanitária na limpeza das suas persianas, basta diluir uma parte da substância em 10 partes de água e passar a solução na superfície das peças com um pano. Depois, basta enxaguar com água e secar bem.

Produtos específicos para a limpeza das persianas

Existem também diversos produtos específicos para a limpeza das persianas no mercado, que podem ser encontrados em lojas de materiais de construção ou de artigos para o lar. Esses produtos são geralmente mais potentes e eficazes na hora de remover a sujeira e as manchas, além de também serem excelentes desinfetantes.

Para utilizar os produtos específicos para a limpeza das suas persianas, basta seguir as instruções presentes na embalagem e passar a solução na superfície das peças com um pano. Depois, basta enxaguar com água e secar bem.

Persiana Romana 9

Qual o produto ideal para a limpeza das suas persianas?

O produto ideal para a limpeza das suas persianas vai depender do tipo de material da peça e do grau de sujeira acumulada. Se a sua persiana estiver muito suja, por exemplo, é recomendado utilizar um produto mais potente, como a água sanitária ou os produtos específicos para a limpeza das persianas. Já se a peça estiver somente levemente suja, basta utilizar um pano umedecido com água e sabão.

Decoracao Com Cortina Persiana Para Quarto 5

Dicas extras para uma limpeza perfeita

  • Para uma limpeza ainda mais eficaz, você pode utilizar um aspirador de pó para remover a poeira das persianas antes de iniciar a limpeza;
  • Para remover manchas mais obstinadas, você pode utilizar uma esponja abrasiva;
  • Para evitar que as manchas voltem, você pode aplicar uma camada de cera incolor nas persianas;
  • Para evitar o acúmulo de poeira, você pode lavar as persianas com água e detergente uma vez por semana;
  • Para evitar o acúmulo de mofo, você pode pulverizar as persianas com um desinfetante uma vez por semana.

Cuidados especiais com as persianas de madeira

Decoracao Com Cortina Persiana Para Quarto 2

As persianas de madeira requerem cuidados especiais na hora da limpeza, pois o material é mais delicado e pode ser danificado facilmente. Por isso, é importante utilizar somente produtos específicos para a limpeza das persianas de madeira e evitar ao máximo a umidade.

Para utilizar os produtos específicos para a limpeza das suas persianas de madeira, basta seguir as instruções presentes na embalagem e passar a solução na superfície das peças com um pano. Depois, basta enxaguar com água e secar bem.

Persianas em PVC: cuidados e dicas de limpeza

As persianas em PVC são uma ótima opção para quem busca um material mais resistente e fácil de manter. Porém, assim como as persianas de madeira, as persianas em PVC também requerem cuidados especiais na hora da limpeza, para evitar o risco de danificar o material.

Para utilizar os produtos específicos para a limpeza das suas persianas em PVC, basta seguir as instruções presentes na embalagem e passar a solução na superfície das peças com um pano. Depois, basta enxaguar com água e secar bem.

Cortina Persiana Horizontal 1

1. O que você precisa saber antes de limpar suas persianas?

Bem, para começar, você precisa ter certeza de que as lâminas das suas persianas estão completamente limpas. Se houver qualquer tipo de sujeira ou poeira acumulada nas lâminas, isso pode causar problemas ao longo do tempo. Além disso, certifique-se de que não há nenhum tipo de mofo ou outras manchas nas lâminas. Se houver, você precisará tratá-las antes de prosseguir com a limpeza.

Cortina Persiana Horizontal 5

2. Como você pode limpar as lâminas das suas persianas?

Existem vários métodos que você pode usar para limpar as lâminas das sua persianas. Você pode usar um pano umedecido com água e detergente neutro para esfregar as lâminas. Ou então, você pode usar uma solução de vinagre e água para limpá-las. Se as lâminas estiverem muito sujas, você pode usar uma escova de dentes velha para esfregá-las com cuidado.

Cortina Persiana Horizontal 2

3. Depois de lavar as lâminas das sua persianas, como você as seca?

Você sempre deve enxaguar as lâmina das sua persianas depois de lavá-las, para remover todo o detergente ou solução que você usou. Em seguida, basta secá-las com um pano macio ou uma toalha de papel.

Persiana Vertical

4. Uma vez que as lâminas das sua persianas estão limpas, como você as poli?

Você pode usar um pano macio para esfregar uma pequena quantidade de cera em pó nas lâminas das sua persianas. Isto ajudará a protegê-las e deixá-las com um brilho saudável.

5. Existem outras maneiras de limpar as suas persianas além de lavar as lâminas?

Sim! Se as sua persianas estiverem muito sujas, você pode tirá-las do chão e levá-las para o banheiro. Ligue o chuveiro no modo “pulsar” e segure as persianas na água por alguns minutos. Em seguida, basta esfregar as lâminas com um pano macio e enxaguá-las bem.

Persiana Vertical 1

6. Quais são os cuidados especiais que você precisa ter ao limpar as sua persianas?

Bem, primeiro você precisa ter certeza de que não há nenhum tipo de mofo ou manchas nas lâminas. Se houver, você precisará tratá-las antes de prosseguir com a limpeza. Além disso, certifique-se sempre de enxaguar as lâminas depois de lavá-las, para remover todo o detergente ou solução que você usou.

Persiana Vertical 3

7. Com que frequência devo limpar as minhas persianas?

Isso depende muito da frequência com que elas são usadas e da quantidade de poeira e sujeira acumulada nas lâminas. No geral, é recomendado que você limpe as sua persianas pelo menos uma vez por semana.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *