Como Limpar Prata com Bicarbonato? Passo a Passo e Dicas

Publicado em e atualizado em: 01-09-2022.

Bicarbonato de sódio é um produto químico (🧪) que pode ser encontrado em muitos lugares, desde supermercados até lojas de produtos para limpeza. É uma substância branca e granulada, semelhante ao açúcar, e é conhecida por suas propriedades de limpeza.

Limpeza De Prata Enferrujada

O bicarbonato de sódio é um poderoso agente de limpeza. Ele pode ser usado para limpar muitas superfícies diferentes, inclusive a prata. A prata é um material que facilmente fica manchada e opaca, mas o bicarbonato de sódio pode ajudar a devolver seu brilho.

Como o bicarbonato de sódio pode limpar a prata?

Bicarbonato 4

O bicarbonato de sódio funciona como um poderoso agente abrasivo. Ele pode remover as manchas da prata e restaurar seu brilho original. Além disso, o bicarbonato de sódio também pode remover o óxido da prata. O óxido da prata é um composto que se forma quando a prata entra em contato com o ar e fica escurecida.

Para utilizar o bicarbonato de sódio para limpeza da prata, você vai precisar de:

  • 1 xícara (240 ml) de água morna;
  • 1/2 xícara (120 ml) de bicarbonato de sódio;
  • 1 pano macio;
  • 1 colher (sopa) de vinagre;
  • 1 pedaço pequeno de tecido fino.

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, misture a água morna com o bicarbonato de sódio até dissolver completamente.
  2. Mergulhe o pano no liquido e enxágue bem para retirar todo excesso.
  3. Passe o pano umedecido sobre toda a superfície da peça desejada até que toda ela esteja coberta pelo produto químico.
  4. Deixe agir por alguns minutos e enxágue bem em seguida, para retirar todo resíduo do produto químico utilizado na limpeza.
  5. Se a peça estiver muito manchada, você pode repetir o processo.
  6. Para finalizar, seque bem a peça e guarde-a em um lugar arejado.
Limpeza De Corrente De Prata

Por que usar bicarbonato de sódio para limpeza da prata?

O bicarbonato de sódio é uma substância segura e eficaz para a limpeza da prata. Ele não irá danificar o material e, além disso, é um produto bastante barato. Outros produtos químicos que podem ser usados para limpeza da prata costumam ser mais caros e, às vezes, até mesmo nocivos à saúde.

Além disso, o bicarbonato de sódio é um produto que pode ser facilmente encontrado em qualquer lugar. Você provavelmente tem uma embalagem dele em sua casa agora mesmo!

Bicarbonato 3 1

Qual a melhor forma de utilizar o bicarbonato de sódio para limpeza da prata?

Existem diversas formas de utilizar o bicarbonato de sódio para limpar a prata, mas a forma mais simples é utilizando apenas água morna e bicarbonato de sódio. Esse processo já é bastante eficiente na remoção das manchas e restauração do brilho original da peça.

Você também pode acrescentar um pouco de vinagre na mistura para potencializar ainda mais seus resultados. O vinagre é um ácido fraco que funciona como um removedor natural de manchas. Além disso, ele também irá ajudar a remover o óxido da prata.

Como Fazer Limpeza De Corrente De Prata 1

Posso utilizar outros produtos além do bicarbonato de sódio para limpeza da prata?

Sim! Alguns outros produtos químicos que podem ser usados para essa finalidade são: amônia, cloro e água sanitária. No entanto, esses produtos químicos podem ser bastante corrosivos e causar danos à sua peça de prata caso não sejam utilizados com cuidado.

É importante ressaltar que os produtos químicos citados anteriormente não são tão seguros quanto o bicarbonato de sódio, portanto utilize-os com cautela!

Bicarbonato 5

Existem cuidados especiais que devo ter ao utilizar o bicarbonato de sódio para limpeza da prata?

  • Nunca utilize uma esponja de metal (🧼) para esfregar sua peça enquanto ela estiver sendo limpada com bicarbonato de sódio, pois isso poderá arranhar suavemente sua superfície;
  • Se possível, lave as peças logo após o uso, evitando assim que elas fiquem expostas por longos períodos à poluição do ar;
  • Guarde as peças em locais arejados;
  • Não utilize objetos cortantes (como facas 🔪) para remover eventuais manchas persistentes;
  • Não utilize produtos químicos mais corrosivos do que o bicarbonato de sódio, como amônia, cloro e água sanitária.

1. O que é bicarbonato de sódio?

Bicarbonato de sódio é um produto químico que pode ser encontrado em muitos lugares, desde supermercados até lojas de produtos para limpeza. É usado para diversas finalidades, incluindo a remoção de manchas e sujeira, e também é um ingrediente comum em muitas receitas culinárias.

2. Por que o bicarbonato de sódio é um bom produto para limpar prata?

O bicarbonato de sódio é um poderoso agente de limpeza. Ele pode ajudar a remover manchas e sujeira, além de ser um ótimo desengordurante. Além disso, o bicarbonato de sódio é um abrasivo suave, o que significa que ele pode ajudar a remover pequenas manchas sem arranhar a prata.

3. Como posso usar o bicarbonato de sódio para limpar minha prata?

Existem diversas formas de se usar o bicarbonato de sódio para limpar prata. Uma das formas mais simples é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água, e então usar essa pasta para esfregar na prata. Outra forma é dissolver uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio em meio litro de água morna, e então mergulhar as peças de prata nessa solução por cerca de 30 minutos. Depois é só enxaguar bem e secar com um pano macio.

4. Quais os cuidados que devo ter ao usar o bicarbonato de sódio para limpar minha prata?

Como o bicarbonato de sódio é um abrasivo suave, você precisa tomar cuidado para não esfregar com força demais na prata, pois isso pode arranhá-la. Além disso, se a peça estiver muito suja, você pode precisar repetir o processo várias vezes até que ela esteja completamente limpa. Se você notar que a prata está ficando escura após algum tempo, experimente polir com uma flanela macia antes do passo final da limpeza.

5. O que devo fazer se minha peça de prata estiver muito suja?

Se sua peça estiver muito suja, você pode precisar repetir o processo várias vezes até que ela esteja completamente limpa. Se você notar que a prata está ficando escura após algum tempo, experimente polir com uma flanela macia antes do passo final da limpeza.

6. Minha peça está arranhada! O que devo fazer?

Se sua peça estiver arranhada, você pode tentar polir com uma flanela macia antes do passo final da limpeza. Se isso não funcionar, leve-a a um ourives para consertá-la.

7. Posso usar qualquer tipo de água para fazer a solução?

Não! A água utilizada precisa ser morna, pois se for quente demais pode danificar a superfície da peça e se for gelada não irá funcionar tão bem assim!

8. Preciso usar bicarbonato de sódio puro? Ou posso usar uma versão diluída?

Você pode usar bicarbonato de sódio puro ou uma versão diluída, mas é importante que a solução não esteja muito concentrada, pois isso pode arranhar a superfície da peça.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *