Menos é mais! 5 Passos INFALÍVEIS pra Organizar sua Bagunça!

Todo mundo tem um canto em casa que vai juntando uma bagunça, não é mesmo? Então, o blog Sua Decoração traz para você um guia completo para arrumar toda a desorganização que existir aí na sua casa!

Já ouviu o ditado “menos é mais”? É incrível como raramente aplicamos isso à decoração da nossa. Fazer uma organização nem sempre é fácil. Na verdade, pode ser absolutamente difícil, e até doloroso. Mas o resultado final é geralmente muito satisfatório, proporcionando uma casa mais limpa, mais simples e mais atraente.

Acumulação de coisas – popularmente conhecida como bagunça, pode muitas vezes levar um cômodo a ficar “entupido”, além de tornar muito mais difícil mantê-lo da maneira que você inicialmente desejava. Assim, menos pode realmente levar a mais em termos de estilo, organização e aparência geral do seu lar.

Vamos Aprender Como Arrumar Nossa Casa E Acabar Com A Bagunça, Seja Na Sala, No Quarto Ou Na Cozinha?
Vamos aprender como arrumar nossa casa e acabar com a bagunça, seja na sala, no quarto ou na cozinha?

Se você estiver com pressa, o infográfico abaixo resume esse post! Mas não deixe de voltar aqui depois para ler toda a matéria até o final, garanto que você vai adorar essas dicas!

Infográfico Com Dicas Para Acabar Com A Bagunça Em Qualquer Parte Da Sua Casa!
Infográfico com dicas para acabar com a bagunça em qualquer parte da sua casa!

Por que acumulamos coisas e ficamos com a casa bagunçada?

De acordo com especialistas em organização, as pessoas tendem a acumular objetos por pelo menos uma de três razões principais, sobre as quais falamos nos tópicos seguintes:

O agitado

Essas pessoas tendem a comprar coisas que já possuem, simplesmente porque não sabem onde colocaram a última vez que compraram, por exemplo.

Ou compraram achando que não tinham, quando na verdade já tinham e se esqueceram disso. Sem uma “ordem” para encontrar as coisas quando são necessárias e sem tempo para procurar nas várias gavetas e armários, a solução mais fácil é simplesmente comprar outra unidade daquilo que você está precisando.

O acumulador

Sim, há uma possibilidade minúscula de que esse tipo de pessoa possa precisar de um determinado item, por mais aleatório que seja, algum dia no futuro, então eles se apegam a essa coisa como se fosse item de primeira necessidade, mas apenas por precaução.

E veja só o que pode acontecer. Quando o processo de arrumação da sua casa estiver concluído, pelo menos uma vez nos próximos 12 meses, essas pessoas irão dizer “Que droga! Eu sabia que não deveria ter jogado fora aquilo!”

Mas isso ocorrerá apenas uma vez (talvez duas, ou mais) para as mais de 100 coisas que podem acabar sendo removidas da sua casa. Eu garanto, você não vai se arrepender por muito tempo!

O desorganizado

Quarto Muito Bagunçado!
Quarto muito bagunçado!

Essas pessoas não sabem por onde começar, e são muito desorganizadas. Elas podem ter boas intenções e até tomar uma decisão (talvez por volta da virada, como resolução de Ano Novo) de ordenar a bagunça lá daquele quartinho.

  Quarto dos Vingadores: 20+ SUPER Ideias e Tutoriais DIY!

Mas elas ficam sobrecarregadas assim que começam a pensar realisticamente em fazer essa arrumação toda e, por isso, o processo nunca começa, e a bagunça fica cada vez maior. Se você é desorganizado, pode ser que em breve o seu quarto esteja assim:

O caminho para se tornar desorganizado é cheio de boas intenções

É raro que uma pessoa crie propositalmente uma casa bagunçada. Não estou dizendo que isso não aconteça, já que as pessoas adoram a aparência “eclética” de vários objetos diferentes na decoração e o estilo “messy” de decorar um quarto, por exemplo.

Às Vezes, Até Nossa Cozinha Fica Entulhada E Logo Bagunçada E Nem Nos Damos Conta Disso, Vamos Arrumar?
Às vezes, até nossa cozinha fica entulhada e logo bagunçada e nem nos damos conta disso, vamos arrumar?

E, às vezes, esse estilo propositalmente confuso pode funcionar e ficar moderno e bonito. Mas criar uma casa bem projetada e, ao mesmo tempo, desorganizada, exige mais trabalho do que uma organização bem feita.

As 5 perguntas que você deve fazer a si mesmo enquanto começa a organizar a sua casa

Para se preparar e se tornar uma pessoa mais organizada, prepare-se para responder a estas 5 perguntas, que determinarão se você deve ou não manter os itens que serão analisados durante a tarefa de arrumar sua bagunça.

1 – Eu preciso disso?

Parece uma pergunta fácil, mas não é. O desafio é realmente perguntar a si mesmo e refletir, e não apenas usar o padrão “Sim, claro que sim, se eu tenho, é porque posso precisar!”

2 – Posso substituir isso?

Às vezes, nos apegamos a coisas que são facilmente substituíveis quando o momento surgir, sejam anos, meses ou dias no futuro, quando você realmente precisar.

Se o objeto for facilmente substituível, é muito mais fácil deixá-lo de lado e se livrar logo dele. No entanto, se a peça for única e você nunca mais encontrar algo parecido, pense um pouco mais antes de se desfazer dela.

3 – Isso é meu?

Você ficará surpreso com a quantidade de vezes que a confusão gerada na nossa bagunça é composta por itens emprestados, perdidos ou deixados para trás.

Se não for seu, devolva ao respectivo dono. Se você não sabe de quem é e não tem interesse naquilo, doe para quem precisa. A única ressalva pra isso é a pergunta 2 – se você pegou emprestado algo insubstituível, mas não consegue se lembrar de quem te emprestou, pode não ser uma boa ideia jogar aquilo fora.

4 – Vale a pena?

Vale a pena o espaço que esse objeto está ocupando em sua casa? Tente pensar quanto vale sua casa, por metro quadrado, e atribua esse valor a quantidade de espaço que esse item ocupa dentro daquele cômodo (cuidado, que muita gente fica sem nada em casa depois de responder a essa pergunta!).

Além disso, tente pensar nos sentimentos que aquele objeto, ocupando aquele espaço, causam a você, e conclua: vale a pena ter isso por aqui?

5 – Quando foi a última vez em que usei isso?

Uma regra geral: se você não usou alguma coisa da sua casa nos últimos 12 meses, aquilo provavelmente não serve para quase nada! E se você não usou esse objeto desde que se mudou para sua casa há vários anos, aí é certo, livre-se disso!

  157+ Decorações pra Quarto Gamer League of Legends ou DotA!
A Resposta Para Essas Perguntas É O Primeiro Passo Para Ter Uma Casa Mais Organizada!
A resposta para essas perguntas é o primeiro passo para ter uma casa mais organizada!

Agora que você já respondeu a essas perguntas, a organização do seu lar vai ser um procedimento muito mais fácil e, obviamente, organizado!

As 4 pilhas para uma organização bem feita

Para começar, recomendo dividir as coisas sujeitas a esse processo de organização em quatro pilhas diferentes. Quando você observa algum cômodo da sua casa, a princípio, não precisa se livrar de nada.

Mas comece a dividir os objetos desse espaço com base no grau de importância que eles têm na sua vida, de acordo com as escalas que vamos te ensinar, que você vai ver que muita coisa pode ir embora.

1 – Coisas que PODEM ser dispensadas

Estes são os mais fáceis de separar. Você olha para eles e percebe que não tem apego emocional, sentimental ou prático ao item. Pode ser algo que você comprou por um capricho há muito tempo, mas agora já não te diz nada.

2 – Coisas que DEVEM ser dispensadas

Essa pilha fica um pouco mais desafiadora. Estes itens são os que podem te fazer pensar: “eu poderia usar isso algum dia” ou o “mas isso é MUITO fofo”. Mesmo assim, o primeiro passo é simplesmente colocá-lo na pilha, você não está se livrando (ainda) dessa coisa.

3 – Coisas que PRECISAM ser dispensadas (mesmo que eu não queira fazer isso)

Esta é a pilha mais difícil. Sua mente está lhe dizendo que você não precisa da lembrança que você comprou naquela viagem realmente terrível para uma cidade pequena da qual não se lembra, mas seu coração está lhe dizendo que você se arrependerá se jogar aquilo fora. Ainda assim, por enquanto, a ordem é colocar esse troço na pilha!

4 – Coisas que NÃO podem ser dispensadas

Estas coisas representam sua zona de conforto. Os objetos desta pilha estão protegidos e não podem ser removidas de sua casa. A menos que, é claro, você mude de ideia e as jogue para outra pilha, mais tarde, mas chegaremos a isso daqui a pouco.

Assim Que Você Organizar Suas Pilhas E, Depois, Recolocar As Coisas No Seu Devido Lugar, Vai Perceber Que Sua Sala, Por Exemplo, Ficará Muito Mais Organizada
Assim que você organizar suas pilhas e, depois, recolocar as coisas no seu devido lugar, vai perceber que sua sala, por exemplo, ficará muito mais organizada

As 3 diferentes abordagens organizacionais

Existem 3 maneiras diferentes de se raciocinar na hora de fazer a arrumação da sua casa, e elas combinam mais ou menos com alguém de acordo com a personalidade que tem. Veja abaixo e descubra qual é a sua, pois isso vai ser fundamental para arrumar a bagunça da sua casa!

O pensador

Essa é a abordagem mais completa da organização, onde você metodicamente passa por um cômodo, incluindo todas coisas que vê, criando cada pilha com muito cuidado. Você estuda item por item, faz as perguntas que te demos com atenção e escolhe cuidadosamente o que guardar e o que descartar.

O bom dessa abordagem é que ela também oferece uma chance de repensar suas pilhas. Quando você termina a primeira rodada e percebe que a pilha de “coisas que NÃO PODEM ser dispensadas” é muito, muito grande, você pode lenta e cuidadosamente mover as coisas dessa pilha para uma das outras, evitando arrependimentos futuros.

O furacão

Para aqueles que não têm tempo ou se conhecem o suficiente para saber que, se pensarem por muito tempo, manterão TUDO, essa forma de pensar as coisas pode funcionar.

  Como Organizar o Escritório/Home Office? Métodos e Segredos

Com essa abordagem, você leva 10 minutos para encontrar 10 itens que você pode doar, jogar fora ou reciclar. Faça um cômodo de cada vez, uma vez por semana e, com o tempo, você descobrirá que está em casa livre de toda aquela bagunça, seja no quarto, na cozinha ou na sala.

O mágico

Essa abordagem é boa para aqueles que realmente têm dificuldade em abrir mão de alguma de suas coisas.

  • Pegue as quatro pilhas que você criou e as que se encaixam no item “coisas que PRECISAM ser dispensadas (mesmo que eu não queira fazer isso)” e coloque-as em uma caixa.
  • Feche a caixa com fita adesiva.
  • Três semanas depois, tente lembrar o que está dentro da caixa. Se você não pode lembrar, como num passe de mágica, essas coisas se tornaram dispensáveis!
  • Doe, então, a caixa inteira.

Por mais que eu não tenha deixado isso claro, as perguntas que te dei e essa forma de organizar as pilhas também dão muito certo na hora de organizar guarda-roupas ou closet, por isso, não pense duas vezes antes de arrumar seu armário conforme essas dicas!

Antes E Depois De Organizar O Closet
Antes e depois de organizar o closet

As 2 melhores épocas do ano para começar a organizar sua casa

Considero 2 estações do ano as melhores épocas para arrumar a bagunça da minha casa. Isso porque sinto que elas são épocas que renovam a vida, mas se você sentir algo diferente do que eu sinto, não tem problema, você pode organizar a sua casa na época que achar melhor.

1 – A renovação da Primavera

Há algo sobre a renovação trazida pela Primavera que realmente ajuda a nos motivar a limpar e organizar as coisas. Eu não chamo isso de limpeza de primavera por nada!

2 – A limpeza do Outono

No final de um verão agitado, é bom reservar um tempo para cuidar da casa e prepará-la para o inverno, deixando tudo em seu devido lugar para que você aproveite a estação mais fria com sossego.

A principal regra para sempre manter as coisas organizadas

Um lugar para tudo, e tudo em seu devido lugar.

Se você tem algo e simplesmente não sabe onde colocá-lo, pense nisso como uma pista de que talvez – apenas talvez – você não precise ter esse objeto.

Isso pode ser aplicado aos móveis que você não sabe se estão bons na sala, bem como aos acessórios decorativos que você está sempre mudando de lugar. Nunca se esqueça, nem sempre o que abunda não prejudica!

Gostou dessas dicas? Nós temos também um e-book grátis muito legal que vai ajudar a deixar sua casa mais clean e organizada! Já conferiu? Quer ver mais dicas? Confira o vídeo abaixo!

Dicas práticas para acabar com a bagunça em casa!

E então, convenceu-se de que menos é mais na hora de organizar a casa e arrumar a bagunça? Gostou desse guia? Compartilhe e mostre para outras pessoas! E não deixe de me contar a sua opinião!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *