8 Dicas FÁCEIS para Organizar um Quarto de Ferramentas!

O famoso quarto da bagunça. É assim que muitas casas encaram aquele quartinho lá dos fundos, cheios de “cacarecos”, não é mesmo? Ferramentas, produtos de limpeza, utensílios domésticos sem nenhuma utilidade, tudo se aglomera de uma forma completamente desorganizada no quartinho de ferramentas.

Tentamos algumas vezes dar vida para esse ambiente, mas desistimos diante da dificuldade em organizá-lo. Mas é possível organizar esses quartinhos? Afinal, há tanta coisa perdida nele que nem sabemos por onde começar. Esse foi seu pensamento ao começar ler esse artigo não é?

melhores formas de organizar quarto de ferramentas
Como organizar o quarto da bagunça? Dicas que você pode aplicar HOJE!

Então, aqui vão algumas dicas para organizar o famoso quarto de ferramentas, mais conhecido como quartinho da bagunça.

Crie um suporte magnético e organize as brocas

Sabe aquele pedaço de madeira, pequeno, sem utilidade? Coloque sobre ele uma tira de ferro magnético, e organize suas brocas de uma maneira fácil e bem organizada. Isso possibilitará encontrar as ferramentas que está procurando com maior rapidez e facilidade.

O suporte magnético deve ser fixado em uma parede, onde visualmente fique fácil de encontrar as brocas e demais ferramentas metálicas. Caso queira dar um toque mais moderno você pode escolher uma cor chamativa para pintar a madeira, contrastando com a tira de ferro magnético. Além de criar um design bem bacana, o contraste facilitará visualmente encontrar o que procura bem mais rápido.

suporte magnético que vende em lojas
Suporte magnético que vende em lojas
suporte magnético DIY
Suporte magnético DIY

Utilize latas e organize objetos

Aquela lata de Nescau que seria jogada fora tem uma grande utilidade na organização do seu quarto de ferramentas. Pinte ela, deixe-a bonita, pegue os objetos espalhados, e classifique-os em três ou quatro latinhas, como exemplo:

  1. Lápis;
  2. Pincéis;
  3. Chaves de fenda.

Rotule dessa forma cada lata com os objetos específicos dentro dela e pronto. Você terá organizado um grande número de materiais que achará mais fácil. Não hesite em subdividir os materiais em várias latas, afinal, quanto mais subdivididos estiverem, mais fácil você encontrará o que procura.

participe do sorteio
sorteio de robô inteligente de limpeza

Você pode criar inúmeras latas caso seja necessário pintá-las de cores diferentes para também facilitar a questão visual. A alternância das cores não só deixará o ambiente mais divertido e bonito como também fixará mais facilmente em sua mente onde está cada objeto.

latas pequenas podem virar porta objetos
Latas pequenas podem virar porta objetos
latas maiores podem virar uma "lata de ferramentas"
Latas maiores podem virar uma “lata de ferramentas”

Frascos de plásticos para organizar pregos e parafusos

Sabe aqueles parafusos que você nunca usa, mas sempre quando precisa não encontra? Frascos de potes de maionese podem ajudar a organizá-los. Dividir os frascos entre pregos e parafusos, e se possível subdividi-los de acordo com o formato da cabeça, ou a espessura ajuda bastante a encontrá-los quando precisamos, e deixará o ambiente bem mais organizado.

Esses frascos podem ser pintados também, com cores diferentes. Caso queira criar um ambiente ainda mais clean, imprima algumas figuras no computador e cole ao lado de fora do frasco. As figuras podem ser pequenas ilustrações demonstrando pregos, parafusos, e dessa maneira você encontrará facilmente o que procura e o ambiente ficará bem mais bonito e descontraído.

potes plásticos fixados na prateleira facilitam a organização de parafusos
Potes plásticos fixados na prateleira facilitam a organização de parafusos
pote de parafuso com garrafa pet
Dá pra usar garrafa PET pra fazer isso também

Use peças de PVC para organizar as ferramentas maiores

As ferramentas grandes podem ser perfeitamente organizadas, sem precisar ficar amontoadas em um canto. Um pequeno cano de PVC cortado em vários pedaços pequenos pode ser colado na parede, um ao lado do outro, tendo o cuidado de manter a distância necessária para caber cada ferramenta.

Dessa maneira, pá, jardineira, rolo de tinta podem ficar perfeitamente organizados, criando um aspecto visual bem legal. E o que é mais interessante, você pode pintar também esses pequenos canos de PVC combinando com as demais latas de Nescau ou do que for, isso deixará o ambiente bem moderno e bonito, além de super organizado.

canos de PVC dão bons suportes pra ferramentas maiores
Os canos de PVC dão bons suportes pra ferramentas maiores
dá pra fazer um suporte para pendurar os utensílios também
Dá pra fazer um suporte para pendurar os utensílios também

Crie ambientes de reciclagem de lixo

Sabe aqueles papeis que você não quer jogar fora? Aquelas caixas de papelão que você acredita que um dia vai acabar usando? Compre alguns recipientes maiores, use tiras de madeira para anexá-los na parede e divida o material reciclável. Se realmente você for precisar usar, encontrará mais facilmente o que deseja.

Grandes recipientes de plásticos podem ser indexados na parede de forma vertical, facilitando a separação do lixo. Comprar recipientes de cores diferentes também é uma maneira de ajudar a identidade visual e a separação desses lixos em classificações.

foto de caixa que serve pra separar material reciclavel
Caixas embutidas na parede para separar material reciclável
as caixas são fixadas na parede a partir de suportes de madeira
As caixas são fixadas na parede a partir de suportes de madeira

Faça uma caixa de madeira e divida-a

Sabe aquele monte de coisas que não teria a menor possibilidade de serem organizadas? Então, uma caixa de madeira bem subdividida pode ajudar. Faça uma grande caixa de madeiras, encontre um canto legal para ela, crie subdivisões e coloque bolas, ferramentas maiores, raquetes da época que você destruía no tênis, a barraca de camping sem uso há vários anos, deixando um ambiente bem legal. Procure deixar a caixa bem dividida para que não se torne uma caixa de bagunça dentro de um ambiente que você está começando a organizar. O vídeo abaixo tem um DIY bem prático!

Utilize um balde para guardar a mangueira

Aquela mangueira que é sempre colocada por cima de tudo do quartinho pode ser organizada de uma forma simples com uma bela estética. Pegue um balde, pregue ele na parede, e enrole a mangueira ao redor dele sempre que terminar de usá-la.

Dessa maneira, ficará bem organizada, visualmente bonita e certamente terá uma durabilidade bem maior. Esse balde também pode ser colorido, de preferência em uma cor que contraste com a cor da mangueira, para dar um toque de modernidade para o ambiente.

o balde servindo de suporte para a mangueira é uma ideia rústica mas que organiza
O balde servindo de suporte para a mangueira é uma ideia rústica mas que organiza
a parte de dentro do balde  pode servir para guardar outros itens, como sacos de chão
A parte de dentro do balde pode servir para guardar outros itens, como sacos de chão

Pendure sua escada e sua bicicleta

Se você tem uma escada, ou costuma guardar sua bicicleta nesses quartinhos, pendurá-los no teto é uma forma de organizar prezando pelo visual. Ambos ficam muito bem pendurados no teto. Usando cordas, ou até mesmo madeiras, é fácil criar suporte para os mesmos.

Geralmente, quando você decide sair para andar de bicicleta, chega e encosta ela em qualquer canto, mas tendo um suporte para pendurá-la certamente você a deixará bem mais organizada. Esses suportes podem ser de vários formatos, e dependendo do tamanho do quarto da bagunça podem ficar em um canto ou até mesmo no meio.

pendurar a escada no teto otimiza o espaço e a organização
Pendurar a escada no teto otimiza o espaço e a organização
como pendurar a bike na parede
A bicicleta também pode ser pendurada de variadas formas

Gostou das nossas dicas? Essas foram apenas algumas dicas para organizar o quarto de ferramentas. Claro que para cada tamanho de quarto e para a quantidade de ferramentas guardadas, a maneira de arrumá-lo pode variar, mas com essas valiosas dicas, você já pode começar a pensar em organizar aquela bagunça.

Gostou do texto? Deixe seus comentários, sua experiência e ajude a difundir o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *