A cortina de renda é delicada e bonita, sendo, por isso, uma escolha perfeita para as cozinhas. Venha ver os mais lindos modelos e saber qual a melhor forma de utilizá-las na cozinha da sua casa!
Cortinas de renda são populares entre os designers que cuidam de cozinhas por várias razões. Primeiro, elas são simples de instalar. Em segundo lugar, elas são elegantemente bonitas e oferecem um visual maravilhoso e simplista. E terceiro, tem um preço barato, havendo modelos que custam 30 reais, por exemplo.
Por que escolher cortina de renda para cozinha?

Existem várias razões pelas quais muitas pessoas optam por usar cortinas de renda para cobrir as janelas de suas cozinhas, uma vez que são a maneira ideal de fornecer um pouco de modernidade e proteção solar sem a necessidade de instalar cortinas pesadas ou usar um design que tenha muito tecido preso a ele.

Por exemplo, nada fica mais charmoso nesse cômodo do que um modelo simples, aberto e limpo, tal como as cortinas de renda. Outra razão pela qual tantas pessoas optam por usar essas peças em suas janelas é porque elas podem ser usadas em combinação com outros tipos de cortinas e persianas para torná-las mais atraentes.

As cortinas de renda podem ser aplicadas às janelas de muitas maneiras diferentes, inclusive no interior e no exterior delas. Podem vir em uma variedade de cores, estilos e comprimentos, para que possam se encaixar em qualquer esquema de design.


Cortinas de renda branca são um clássico simples

Para muitas pessoas, a clássica cobertura na janela é um conceito bem-vindo que evoca sensações de relaxamento e claridade ao ambiente. A maioria de nós pensa nessas cortinas como um adorno que traz aconchego a um cômodo que precisa remeter à felicidade, já que é onde se prepara os alimentos da família.

Cortinas de renda branca são uma maneira muito simples de criar uma experiência de design agradável ao local. Existem algumas maneiras de dar errado ao instalar esses tipos de cortinas em sua casa, como por exemplo a total transparência e sua vizinhança – caso não queira ser visto.

Nesses casos, você também pode usar cortinas de renda com estampas, se elas se encaixarem bem no seu conceito do restante da decoração. Com a capacidade de adicionar uma personalidade enorme a uma cozinha, cortinas desempenham um papel muito importante em delinear a aparência do cômodo e manter longe a luz indesejada do lado de fora.


Como usar a cortina em faixa?
As cortinas de renda em faixa são bastante usadas e podem ser encontradas em todos os lares. Projetadas apenas para filtrar a luz, geralmente são sem forro e têm a capacidade de melhorar a aparência da cozinha e dar-lhe um novo visual refinado.





Que outros tons posso usar?
A maioria das cortinas de renda hoje tem acabamento em branco, branco natural (aka marfim), ou cru. O branco é branqueado. O branco natural é cru – aquela cor que parece branca até você colocá-la lado a lado com um branco branqueado. E cru é uma cor mais escura, quase bronzeada.

Todos estes, desde que sejam de algodão, podem ser facilmente tingidos em um tom mais escuro. Considere que algumas pessoas acham que a cor bege também está “amarelada” contra a madeira pintada de branco, enquanto outras acham o branco muito forte contra o acabamento escuro.


Como limpar e cuidar da minha cortina?
A menos que você tenha alguma circunstância especial (suja em demasia ou engordurada), aproximadamente de 3 em 3 meses é mais que suficiente. Nesse ínterim, você pode sacudir as cortinas ou limpá-las suavemente (usando o acessório de pincel macio).
- Os fabricantes recomendam a lavagem a seco, embora já se descobriu que lavar as cortinas em água fria com um detergente neutro, à mão ou no ciclo delicado da máquina, funciona bem.
- Não é recomendado colocar as cortinas de renda na secadora. Basta pendurá-las, mesmo úmidas, de volta em suas hastes.
- Não pendure rendas por prendedores de roupa e não as coloque sobre um varal, porque, à medida que a corda cai, a renda pode ficar distorcida.
- Endireite-as enquanto elas estão penduradas, borrifando levemente com água, puxando suavemente e alisando o tecido manualmente. Você pode abaixar a haste ou pendurar a cortina na bainha da plataforma, em vez do bolso inferior da haste.
Um tipo ideal para cada estilo de decoração
Se a sua cozinha é decorada em algum dos estilos que estou trazendo nessa lista, utilizar uma cortina de renda conforme essas dicas vai ficar muito bonito!
- Para a cozinha clássica que revela tons cremosos e acabamentos cromados, escolha as rendas brancas. Se você cobrir toda a janela ou apenas pendurar uma saia, ela vai ficar sempre linda com o sol da manhã fluindo através do vidro.
- Para a cozinha moderna que possui linhas limpas e tons mais profundos, faça uma mistura da renda preta com o fundo cinza. Enquanto estes tons invertidos seriam definitivamente um atraente, o tom “gelo” normal também serve.
- Para as cozinhas mais rústicas, as cortinas de renda coloridas com fundos em estampas de vacas, galinhas e flores podem ser uma ótima pedida. Se elas estiverem em uma cor ousada como amarelo forte, ou clássica como o vermelho, irão trazer para o cômodo uma alegria a mais.
- Para a cozinha moderna do meio do século, que ostenta cores arrojadas e tons amadeirados, você tem permissão para pegar as tonalidades romanas padronizadas mais ousadas que você pode encontrar. Certifique-se de que suas cores combinam com o resto de sua cozinha e que você está pronto para terminar seus tratamentos na janela para que a renda e a decoração estejam coerentes.
- Para a cozinha no estilo escandinava, que exibe texturas naturais e com cores terrosas, selecione uma renda mais fechada em tom cru com o forro liso em uma cor leve o suficiente para combinar com seus outros toques de madeira. Ele manterá seu espaço quente e convidativo em vez de frio.
- Para a cozinha industrial, que exibe metais mistos e detalhes em preto, opte por uma cortina em um tom cinzento. O tecido dará ao ambiente um pouco de romance, enquanto o tom de cinza proporcionará um pouco de contraste.
- Para a cozinha boêmia, que apresenta peças de segunda mão e móveis em esmalte lascado, uma boa ideia é ter cortinas com estampas florais. Elas podem ter tons esverdeados, com ou sem saias, desde que se pareçam com a toalha de mesa da sua querida avó.
- Para a cozinha no estilo espanhola, que às vezes tem tijolos vermelhos aparentes, e cestas com pão fresco, é hora de destacar as cortinas estampadas em duas camadas.









Pra encerrar a matéria, veja esse vídeo DIY – costurando uma cortina para sua cozinha:
E então? Gostou da nossa breve explicação sobre os tipos de cortina de renda que geralmente são usadas na cozinha e como adequar cada modelo e cor ao estilo de sua decoração?
Tem alguma sugestão ou curiosidade sobre esse tipo de cortina que queira compartilhar conosco? Deixe sua mensagem aqui nos comentários para interagirmos melhor sobre essa peça elegante e simplória ao mesmo tempo.