Você não imagina a quantidade de acidentes domésticos que acontecem com as nossas crianças por conta de erros simples por parte dos adultos. Descubra quais são as principais causas de acidentes em casa com crianças e veja como evitar que isso aconteça com o guia trazido pelo blog Sua Decoração!
Publicado em 15-10-2018 e atualizado em: 28-03-2022.Segurança infantil dentro de casa não é problema. Há várias formas de assegurar que sua casa seja divertida e estimulante, mas também segura para as crianças, enquanto elas crescem e se desenvolvem de forma alegre e saudável.
Conteúdo
Promovendo a segurança das crianças dentro de casa

Um ambiente seguro para adultos pode não ser seguro para crianças, oferecendo a elas vários riscos. Mas você pode manter seu filho longe perigos descobrindo quais são os riscos que ele corre dentro de casa prevenindo-os ou os removendo.
Mas mesmo quando você acha que acabou com todos os riscos de acidentes domésticos, a realidade é que as crianças ainda podem escorregar e cair, por exemplo. Por conta disso que, em primeiro lugar, a supervisão é o principal pra que as crianças estejam livres de acidentes em casa.

Ainda, quando sua criança começa a crescer e aprende a escalar e abrir coisas, você deve ficar alerta para novos riscos. Você provavelmente vai precisar fazer mudanças no ambiente pra garantir a segurança do seu pequeno, mas isso não vai te impedir de proporcionar a ele um espaço continue livre para a criança continuar a brincar e a explorar.
Junto disso tudo, você deverá também ter paciência e empenho em ensinar seu filho sobre o que é seguro e o que é perigoso, impondo-lhe alguns limites.
Se a criança tem um espaço próprio para brincar e explorar, com muitas coisas interessantes pra fazer e pra olhar, ela estará menos inclinada a buscar estímulos externos em áreas as quais você não quer que ela visite ou permaneça.
Prevenindo quedas

As quedas são uma das causas mais comum de machucados e visitas e hospital entre os pequenos.
Você pode ajudar seu filho a ficar mais seguro prestando atenção nos seus passos e por onde ele anda, escala etc. e, a partir daí, partir para algumas adaptações dentro de casa:
- Instale cercas de proteção em escadas e varandas, e sempre esteja por perto quando o pequeno estiver trafegando por esses espaços.
- Tranque janelas – especialmente as que são mais altas, pois aguçam a curiosidade da criança –, ou as proteja com redes de proteção para que sua criança sofra o risco de uma queda fatal.
- Tenha luzes de baixa potência espalhadas pela casa através de luzes noturnas, por exemplo, para que durante a noite seja mais fácil vigiar ou encontrar a criança.
- Deixe a luz do corredor acesa durante a noite, ou use sensores de movimento para facilitar o momento em que crianças maiores acordam de noite para ir ao banheiro, evitando escorregões e tropeços.


Evitando queimaduras
Para evitar acidentes com fogo, deixe sua criança longe do fogão e de outras fontes de calor. Fique de olho sempre que a criança estiver por perto de itens que podem queimá-la – fornos, micro-ondas, ferro de passar roupa, dentre outros.

Bebidas quentes e banhos muito quentes também são causas de queimaduras, embora menos graves, nos pequenos. Para evitar que isso aconteça, é simples:
- Mantenha recipientes contendo bebidas quentes bem longe do alcance dos pequeninos.
- A água que deve ser usada no banho da criança não pode apresentar temperatura superior a 50 graus Celsius. E se lembre que, ainda assim, você deve misturar a água quente que sai da torneira com água fria para acertar na temperatura do banho de bebês e crianças.
Como evitar envenenamento
Envenenamento é uma causa comum de lesões em crianças com menos de 5 anos, e o envenenamento normalmente ocorre a partir da ingestão de produtos de limpeza e remédios. Por isso:
- Remova esse tipo de item do alcance da criança.
- Guarde produtos de limpeza e remédios num local que ela não possa alcançar, de maneira alguma.
- Coloque travas de segurança em gavetas e armários onde você estoca esses produtos para que a criança, caso tente abri-los, não consiga.

Prevenindo estrangulamentos e sufocamento
É comum os lares possuírem itens e acessórios que podem estrangular ou asfixiar uma criança. Entre esses objetos incluímos pilhas de roupas, brinquedos pequenos, pelúcias, fios, cordas, acessórios de cozinha, dentre vários outros. Para evitar que esse tipo de risco se realiza, é fundamental:
- Deixe brinquedos de pelúcia, almofadas e pilhas de roupas longe de berços e carrinhos de bebê, pois embora o risco seja menor para crianças maiores, o perigo de sufocamento para um neném é real.
- Prenda os cabos de persianas na parede numa altura mínima de 1,6 metro do nível do chão.
- Dê nós em sacolas plásticas e evite que elas estejam ao alcance das crianças.

Evitando acidentes com água
Neste caso, depende-se 100% da supervisão dos pais. Sempre que a criança estiver próxima da água – piscina, rios, banheiras, baldes de água etc., é fundamental haver um adulto por perto.
No banho, sempre esteja junto de bebês e crianças com até 5 anos e jamais deixe-os sob supervisão de outras crianças, porque elas podem se desesperar diante de um acidente não conseguir ajudar a criança menor.

Como você percebeu, a nossa casa apresenta vários riscos para os pequenos – isso porque nem listei todos, já que os perigos são praticamente ilimitados – e o mais importante é sempre estar por perto deles na intenção de evitar um acidente doméstico.
Para encerrar a matéria, fizemos esse infográfico com algumas das dicas tratadas nesse post, se você tiver gostado, compartilhe para que mais pessoas conheçam essas importantes informações!

Em casa coloquei redes de proteção em todas as janelas, trancas em gavetas e armários, principalmente os da cozinha. Todo cuidado é pouco com crianças, quando a gente menos espera, eles fuçam em algo, sobem em algum canto e por aí vai.
Verdade, Grazi, é muito importante prevenir acidentes domésticos com crianças, por isso o blog Sua Decoração trouxe essa matéria.