Como Fazer Pintura de Parede Listrada? [75+ Fotos Inspiradoras]

Conheça a tendência de como fazer parede listrada e transforme a sua casa de uma maneira barata e simples. Clique aqui e confira!

Publicado em e atualizado em: 07-07-2022.

Às vezes, pensamos que decorar uma casa, ou qualquer cômodo da casa, pode ser complicado e custar muito. Mas há formas de como fazer parede listrada provam que é possível mudar sem ter muito trabalho ou gasto. Em todos os projetos de decoração, a cor da parede é uma das prioridades.

Pintura Listrada Verde Para Banheiros.
Pintura listrada verde para banheiros.

Normalmente, quando chegamos em uma casa, as paredes são sempre iguais, da mesma cor, lisas e sem qualquer atrativo. Mas existem maneiras de como fazer parede listrada que transformam por completo um cômodo. Ao invés de ter uma casa “padronizada”, como um imóvel à venda, você pode ter um lugar aconchegante e estilo, apenas com técnicas simples e acessíveis.

Inspiração Com Tons De Azuis Para Quarto Masculino De Solteiro.
Inspiração com tons de azuis para quarto masculino de solteiro.

Como fazer parede listrada é fácil? De fato, essa é uma das técnicas de pintura em parede mais fáceis de reproduzir. Não é necessário ter conhecimento profundo ou grandes habilidades, apenas boas tintas e algumas ferramentas que são muito baratas e fáceis de encontrar.

Listras Largas Em Quarto De Casal.
Listras largas em quarto de casal.

Confira a seguir como fazer parede listrada de diversas formas, modelos e cores, para todos os gostos. Veja como modificar quarto tanto feminino quanto masculinos com essa técnica simples e surpreenda-se no artigo de hoje do Sua Decoração!

Como pintar a parede de listrado com fita crepe?

Quando dizemos que a técnica é simples, isso é uma realidade até mesmo nas ferramentas usadas. Certos temas e estampas necessitam de materiais um pouco mais complexos, e técnicas empregadas com auxílio profissional, mas como fazer parede listrada é possível a partir do uso de fita crepe e muita imaginação.

Pintura Com Fita Crepe.
Pintura com fita crepe.

Mas como fazer parede listrada com a fita crepe, então? Basta comprar a fita crepe no tamanho de sua preferência. Fitas mais largas rendem listras mais largas na parede também. Se preferir listras bem fininhas, compre fita crepe fina, da mesma forma.

Lembre-se que a fita usada deve ser fita crepe, não durex ou outros tipos! A fita crepe é feita de um material que adere à parede com facilidade para que a pintura seja realizada. Mas também é fácil de retirar, uma vez que a pintura seca. Ela é o molde perfeito para como fazer parede listrada.

Listras Horizontais

Para fazer listras horizontais em sua parede é simples. Primeiro de tudo, certifique-se de que a parede está limpa, especialmente se for branca. Caso seja necessário, pinte a parede de branco novamente e deixe secar, antes de começar o trabalho.

Listras Horizontais Em Tons De Azul.
Listras horizontais em tons de azul.

A ideia é usar uma cor forte para a maior parte da parede, de forma que as listras horizontais permaneçam brancas ou claras em formato de faixas, para contrastar com a cor nova.

Parede Pintada Com Listras Rosas Para Quarto Feminino Rosa E Branco.
Parede pintada com listras rosas para quarto feminino rosa e branco.

A melhor forma é fazer listras brancas, isto é, as marcadas com fita crepe, mais finas do que as faixas coloridas. Assim é mais fácil. Uma dica muito boa é centralizar as listras brancas e alterna-las com a cor nova da parede. Já nas extremidades de cima e de baixo usar a cor escolhida, como dois grandes “blocos” de cor, que abrigarão as listras alternadas com branco no meio.

Dentre todas as formas de como fazer parede listrada, as listras horizontais são as mais fáceis de conseguir.

Listras Verticais

As listras verticais podem ser feitas da mesma forma que as horizontais, apenas no sentido oposto. Use a fita crepe para marcar todas as listas desejadas. Uma sugestão de variedade aqui é fracionar a sua parede em duas metades e marcar uma linha central com fita crepe de cima a baixo.

O Clássico Com Muito Contraste.
O clássico com muito contraste.

No lado esquerdo, ou direito, pinte o bloco por completo na cor desejada. Do outro lado, alterne faixas mais finas com as mais largas de fita de crepe, e pinte todos os espaços de parede que sobrar. Depois que a tinta secar, retire a fita crepe.

Inspiração Para Cabeceira Da Cama.
Inspiração para cabeceira da cama.
Listras Verticais Branco E Amarelo.
Listras verticais branco e amarelo.
Listras Verticais Branco E Cinza.
Listras verticais branco e cinza.
Inspiração Para Hall De Entrada.
Inspiração para hall de entrada.

Veja: Como Preparar Cal para Pintura?

Listras Diagonais

Para fazer a sua parede com listras na diagonal você pode seguir tanto a sugestão dada na parede horizontal, com dois blocos maiores de cor, quanto na vertical, com um só. Uma alternativa, muito charmosa, é colocar fita crepe fina (tamanho padrão, usado nas escolas) em linhas diagonais com espaço igual, por toda a parede.

Isso pode dar trabalho, mas a próxima parte é simples. Em seguida, basta pintar toda a parede, por cima das fitas também, com a sua cor de preferência. O resultado será uma cor de fundo preenchida de linhas diagonais paralelas.

Parede Pintada Com Listras Diagonais.
Parede pintada com listras diagonais.
Parede Pintada Com Listras Diagonais.
Parede pintada com listras diagonais.
Amarelo E Branco.
Amarelo e branco.
Cinza, Branco E Bege.
Cinza, branco e bege.

Modelos de Paredes Listradas

O melhor de como fazer parede listrada é a possibilidade de brincar com as cores e variações. Você pode reproduzir os muitos modelos que existem na internet, mas pode criar os seus também. Veja as cores que são mais usadas nos diferentes modelos.

Leia também: Modelos de Papel de Parede Listrado

Cinza

Em geral, como fazer paredes listradas de uma forma bem fácil envolve apenas uma cor de tinta e uso da fita crepe. Caso você queira dar um toque de cor a mais, ou brincar com a paleta de cores, pode pintar algumas listras além das partes em cinza.

Modelo Cinza Para Quarto De Casal.
Modelo cinza para quarto de casal.

Listras cinza, preta, branca e grafite alternadas produzem uma sensação de profundidade ao cômodo. Usar objetos de decoração de cores fortes, como o rosa, vermelho e amarelo ajudam a trazer a parede ainda mais em evidência.

Cinza Com Amarelo.
Cinza com amarelo.

Rosa

O rosa é uma cor que contrasta muito com o branco, especialmente se for um tom forte, como o rosa pink e o rosa-choque. Uma parede rosa com listras diagonais brancas de mesmo tamanho e distância criam um ambiente muito jovem, cheio de energia, que inspira encontros e conversas. Você pode usar objetos e móveis pretos e cinza na decoração, para quebrar um pouco o rosa, se preferir.

Tons Bebê De Rosa.
Tons bebê de rosa.
Rosa Claro Com Branco Para Um Quarto Vintage.
Rosa claro com branco para um quarto vintage.
Rosa Claro Com Branco Para Um Quarto Vintage.
Rosa claro com branco para um quarto vintage.
Tons Mais Quentes De Rosa.
Tons mais quentes de rosa.

Azul

O azul, em listras horizontais, com alteração de tons claros e menos claros, juntamente com o branco, traz calma ao ambiente. É uma cor excelente para qualquer decoração, pois é fria e transmite sensação de relaxamento.

Já as listras verticais, com cores combinadas em azul, azul, cinza, azul escuro e branco ficam parecidas com estampas de tecido, o que dá um efeito incrível e moderno na decoração.

Pintura Listrada Para Quarto Do Bebê.
Pintura listrada para quarto do bebê.
Listras Criativas.
Listras criativas.
Inspiração Para Banheiros Pequenos.
Inspiração para banheiros pequenos.
Modelo Horizontal.
Modelo horizontal.
Modelo Horizontal.
Modelo horizontal.

Leia também: Decoração de Parede com Pôster.

Amarelas

O amarelo é uma cor que pode ser usada em sua versão mais forte ou em tom pastel. Seja como for, é uma forte candidata à mistura com outras cores mais fortes ou neutras. Sugestões de cor levam amarelo, branco e azul, bem como amarelo, branco e cinza, com listras pretas mais finas no meio.

Inspiração Para Sala De Estar.
Inspiração para sala de estar.
Enche O Ambiente De Alegria.
Enche o ambiente de alegria.
A Cor Da Felicidade.
A cor da felicidade.
Perfeita Para Combinar Com Um Sofá Amarelo.
Perfeita para combinar com um sofá amarelo.

Lilás

O lilás, assim como o rosa, também é perfeito para uma parede de listras paralelas, verticais, horizontais ou diagonais, na qual as listras possuem a mesma espessura e distância de uma para a outra.

Plantas complementam qualquer ambiente, pois trazem um frescor da natureza sem esforço. Mas com o fundo de parede cinza tornam-se ainda mais especiais.

Parede Lilás Listrada.
Parede lilás listrada.
Parede Lilás Listrada.
Parede lilás listrada.
Inspiração Com Sofá Cinza.
Inspiração com sofá cinza.
Inspiração Com Móveis Brancos.
Inspiração com móveis brancos.

Bege

O bege é uma cor sóbria, perfeita para como fazer parede listrada com linhas verticais, que podem ser equidistantes ou ter tamanhos diferentes. O bege com o branco natural da parede é uma opção clássica, muito usada. Mas você pode optar por usar tons de marrom e café, os quais deixam o ambiente muito elegante.

Inspiração Para Cama De Casal.
Inspiração para cama de casal.
Decoração Estilo Vintage.
Decoração estilo vintage.
Inspiração Para Decorar A Escada.
Inspiração para decorar a escada.

Azul Marinho

Aqui você pode fazer uma versão oposta do que foi mostrado até então. Ao invés de pintar a parede de azul marinho, pinte as listras. Como o azul marinho é uma cor bem forte, ela sobressai naturalmente em meio ao fundo branco.

Azul Marinho Na Parede De Quarto De Casal.
Azul marinho na parede de quarto de casal.
Azul Marinho Na Parede De Quarto De Solteiro.
Azul marinho na parede de quarto de solteiro.
Inspiração Para Lavabos.
Inspiração para lavabos.

Preto e Branco

Essa combinação clássica nunca pode faltar! O preto e branco vão bem em paredes de listras diagonais bem finas, com o espaçamento igual entre as faixas. Isso produz um efeito de ilusão óptica muito interessante. Complementar o visual com sofá ou almofadas amarelas, laranja ou rosa ajuda a quebrar o par de preto e branco.

O Clássico Que Nunca Sai De Moda.
O clássico que nunca sai de moda.
O Clássico Que Nunca Sai De Moda.
O clássico que nunca sai de moda.
Inspiração Para O Quarto Das Crianças.
Inspiração para o quarto das crianças.

Azul e Branco

Uma parede azul e branco é uma das melhores formas de como fazer parede listrada pela primeira vez. O tom de azul é mais frio, mais calmo, e você terá a sensação de que não fez uma mudança tão radical logo de cara, especialmente se escolher uma cor mais clara para fazer par com o branco.

Uma Combinação Perfeita: Azul E Branco.
Uma combinação perfeita: azul e branco.
Inspiração Vintage.
Inspiração vintage.
Inspiração Navy.
Inspiração navy.
Listras Na Horizontal.
Listras na horizontal.

Rosa e Branco

Já o rosa e branco, se você escolher uma cor clara, traz uma ideia romântica ao ambiente. Esse tipo de decoração de parede combina muito com objetos delicados, móveis claros e plantas pequenas, com flores. Tecidos e padrões em cores neutras e claras deixam o ambiente ainda mais delicado.

Rosa E Branco Para Parede Da Cabeceira Da Cama.
Rosa e branco para parede da cabeceira da cama.
Violeta E Branco Para Parede Do Quarto.
Violeta e branco para parede do quarto.
Inspiração Com Tons Leves Para Quarto Infantil.
Inspiração com tons leves para quarto infantil.
Rosa E Branco.
Rosa e branco.

Cinza e Branco

Esta combinação serve como uma alternativa menos radical ao preto e branco, e rende listras bonitas, de aspecto sóbrio, profissional e moderno. É o tipo de padrão na parede que gera muita liberdade para fazer decoração.

Alguns elementos de estilo industrial são bem-vindos, mas também itens de modelo rústico. Móveis de madeira clara e com aspecto menos trabalhado, como caixotes e pallets complementam o estilo.

Cinza E Branco.
Cinza e branco.
Inspiração Com Retratos.
Inspiração com retratos.
Inspiração Com Espelho De Parede.
Inspiração com espelho de parede.

Veja também: Dicas de Tintas para Pintar Azulejos

Rosa e Cinza

Para “fugir” do romantismo total que é o par de rosa e branco, basta incluir umas listras cinzas na combinação. Essas cores servem em qualquer modelo de como fazer parede listrada: horizontal, diagonal e vertical.

Rosa E Cinza.
Rosa e cinza.
Um Clima Vintage Para O Quarto Do Bebê.
Um clima vintage para o quarto do bebê.
Inspiração De Listras Em Diferentes Cores E Tamanhos.
Inspiração de listras em diferentes cores e tamanhos.
Pintura Feita Com Durex.
Pintura feita com durex.

Vermelho e Branco

Esse é um par de cores que chama muita atenção, e que limita um pouco a decoração, no sentido de que é preciso usar elementos mais neutros para trazer equilíbrio à força do vermelho. Por outro lado, esse tipo de parede torna o resto da tarefa de decorar o cômodo bem mais simples.

Inspiração Para Home Office.
Inspiração para home office.
Inspiração Para Quarto De Casal.
Inspiração para quarto de casal.
Inspiração Para Parede Do Sótão.
Inspiração para parede do sótão.

Colorida

As paredes listradas coloridas são especiais, e geralmente são usadas em quartos de crianças, adolescentes ou pessoas que curtem um estilo mais jovial de decoração. O que importa aqui é misturar cores quentes, frias e o branco, para criar aquele efeito de arco-íris. A decisão por uma parede colorida leva, inevitavelmente, aos móveis claros, de cores neutras, como cinza, gelo, bege ou até da cor de uma das listras.

Listras Coloridas: Uma Verdadeira Obra De Arte.
Listras coloridas: uma verdadeira obra de arte.
Listras Coloridas: Uma Verdadeira Obra De Arte.
Listras coloridas: uma verdadeira obra de arte.

Tons Pastéis

Tons pastéis são uma forma de como fazer parede listrada colorida, apenas de um jeito mais suave. Tons pastéis de azul, lilás, amarelo, rosa e verde vão bem juntos para um ambiente rústico, campestre, romântico ou vintage.

Tons Pastéis.
Tons pastéis.
Tons Pastéis.
Tons pastéis.

Veja também: Como Fazer Parede Geométrica

Adesivos de Listras para Paredes

Caso você não queira fazer as listras com tinta, pode optar pelos adesivos de parede nesse formato e conseguir o mesmo efeito. O importante é ver qual método é mais fácil para você reproduzir.

Parede Listrada em Quarto Feminino

O quarto feminino pode ser pintado e decorado com qualquer paleta de cores. As listras na parede podem ser feitas onde fica recostada a cama. Mas lembre-se de que a cabeceira e a roupa de cama deve ter uma cor que contraste ou continue as cores da parede.

O acréscimo de nichos das cores das listras nas outras paredes, não trabalhadas, fazem o ambiente ficar mais completo.

Inspiração Para Quarto Feminino.
Inspiração para quarto feminino.
Com Tons De Rosa.
Com tons de rosa.
Com Tons De Rosa.
Com tons de rosa.

Parede Listrada em Quarto Masculino

Quartos masculinos costumam ser mais sóbrios. Tons de azul, de verde, de cinza, preto e amarelo fazem boas paredes listradas. Use essas cores para os outros elementos do quarto. Outra boa dica é pegar o tom dos móveis e reproduzi-lo na parede, como uma listra neutra entre as mais coloridas.

Com Tons De Cinza.
Com tons de cinza.
Com Tons De Cinza.
Com tons de cinza.

Parede Listrada em Quarto de Casal

O quarto de casal deve ter cores mais neutras, para se adéquem ao estilo de ambos os parceiros. Tons de bege, marrom, cinza, preto e branco são ideais para fazer as listras. Listras verticais combinam com paredes onde fica a cama ou a cômoda.

Acrescente nichos em cores semelhantes às listras e plantas. O verde contrasta com os tons terrosos e traz mais vida ao quarto.

Leia também: Modelos de Nichos para Usar em Quarto de Casal e Como Fazer lacagem?

Com Tons De Cinza.
Com tons de cinza.
Com Tons De Azul.
Com tons de azul.
Preto E Branco.
Preto e branco.

Parede Listrada em Quarto Infantil

O quarto infantil deve ser marcado pelas cores alegres e a variedade de listras. Aqui as verticais também combinam muito. Use elementos de decoração de cores mais fortes, como verde, azul ou amarelo. Se for um quarto temático, as cores das listras podem seguir o tema do quarto. Por exemplo, um quarto de tema naval pode ter listras azul-marinho, vermelho e branco na parede.

Inspiração Para Quartos Infantis.
Inspiração para quartos infantis.
Cores Alegres.
Cores alegres.
Inspiração Para Quarto Infantil Feminino.
Inspiração para quarto infantil feminino.

1. Como faço para listrar uma parede?

Você pode listrar uma parede de duas maneiras: pintando-a ou adicionando uma faixa de papel de parede. Para pintar uma parede, basta usar uma fita adesiva para criar linhas retas e, em seguida, pintar as linhas. Para adicionar uma faixa de papel de parede, basta aplicar a fita adesiva na borda da parede e, em seguida, colar o papel de parede sobre a fita.

2. Qual é a diferença entre pintar e listrar uma parede?

Pintar uma parede é mais fácil e rápido do que listrá-la. No entanto, listrar uma parede dá um efeito visual mais dramático e pode ser feito de forma mais criativa.

3. Devo usar tinta ou papel de parede para listrar minha parede?

A decisão é sua! Pintar uma parede é mais fácil e rápido do que listrá-la, mas listrar uma parede dá um efeito visual mais dramático. Se você estiver indeciso, experimente ambos os métodos para ver qual melhor se adapta às suas necessidades.

4. Quanto tempo demora para se listrar uma parede?

Listrar uma parede leva um pouco mais de tempo do que pintá-la, pois você precisa aplicar a fita adesiva e, em seguida, colar o papel de parede ou a tinta sobre as linhas. No entanto, o tempo total depende do tamanho da sua parede e da quantidade de linhas que você deseja criar.

5. Quais são as vantagens de listrar uma parede em vez de pintá-la?

Listrar uma parede dá um efeito visual mais dramático do que pintar uma parede. Além disso, você tem mais controle sobre o design final quando opta por listras, pois pode escolher a largura das linhas e as cores que deseja usar.

6. Quais são as desvantagens de listrar uma parede em vez de pintá-la?

Listrar uma parede leva um pouco mais de tempo do que pintá-la. Além disso, se você não estiver satisfeito com o resultado final, pode ser mais difícil consertar as linhas listradas do que uma simples parede pintada.

7. Posso listrar qualquer tipo de parede?

Sim! Você pode listrar qualquer tipo de parede, desde que ela esteja lisa e sem textura. No entanto, se a sua parede tiver um revestimento texturizado, como uma textura de madeira ou pedra, você pode optar por usar uma fita adesiva com uma textura mais grossa para criar as linhas.

8. Quais são os melhores materiais para se listrar uma parede?

Você pode usar qualquer tipo de tinta ou papel de parede para listrar sua parede, mas é importante escolher um material que seja compatível com o revestimento da sua parede. Por exemplo, se a sua parede for pintada com uma tinta à base de água, você não deve usar um papel de parede à base de solventes para listrá-la, pois isso poderá danificar a tinta.

9. Como posso criar linhas retas para listrar minha parede?

Você pode usar fitas adesivas para criar linhas retas na sua parede. Basta aplicar a fita na borda da sua parede e, em seguida, usar um nível para garantir que as linhas sejam retas antes de começar a listrar.

10. O que devo fazer se eu não gostar do resultado final?

Se você não estiver satisfeito com o resultado final da sua parede listrada, basta remover as linhas e começar novamente.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *