Cozinha Azul: 58 Ambientes para te inspirar + Dicas pra combinar cores!

Decorar seu imóvel é algo que sempre deve ser feito com carinho e dedicação, tudo tem de sair exatamente da maneira que você quer, e a cozinha acaba sendo um dos cômodos que merecem a maior atenção neste processo.

Não é novidade para ninguém que a cozinha vem se tornando cada vez mais o cômodo mais utilizado da casa. É ali onde as refeições são preparadas, onde as visitas se reúnem para conversar enquanto fazem “uma boquinha”, onde por muitas vezes é o único momento do dia em que toda a família se reúne.

Sendo assim, é normal o desejo da cozinha retratar a visão de perfeição do anfitrião para com seus convidados. Afinal de contas, quem é que não gosta de receber elogios pela perfeita decoração escolhida a dedo?

Azul é a cor mais quente”

Azul foi a primeira cor que veio à sua mente para decorar sua cozinha? Calma, você não está só.

Estudos indicam que azul é a cor favorita de 45% das pessoas ao redor do mundo.  Isso porque o azul é uma cor que nos remete a calmaria, é quando olhamos para a imensidão do céu ou do mar e sentimos aquela paz interior, nós logo associamos a cor azul a esta mesma paz. Van Gogh costumava dizer: “Eu não me canso da cor azul”, e ele tinha total razão.

Sendo assim, não é de se espantar que a cor azul seja a preferida na hora de decorações, principalmente para as cozinhas. Estima-se que existe um total de 111 tonalidades de azul, ou seja, encontrar a tonalidade certa para sua cozinha não será um trabalho tão fácil assim.

foto mostrando alguns tons de azul para decorar
Pequena amostra de variedades de tons de azul – do mais escuro ao mais claro

A cozinha azul

Antes de embarcar nas centenas de possibilidades da cor azul, o ideal é que você visualize a cozinha perfeita em mente. Após isso, é hora de arriscar as tonalidades, não fixe em apenas uma delas e pronto.

Quer experimentar uma determinada tonalidade para ver como ela ficará? Pois faça isso, e se der errado, comece de novo. O ideal é ir tentando até você encontrar aquela combinação só sua, aquela combinação com que você irá parar, com as mãos na cintura, uma toalha sobre o ombro e um sorriso bobo na cara, e dizer: “Agora sim, tá perfeito!”. Experimente, arrisque, inove!

Mas caso você esteja atrás de inspirações para lhe ajudar a clarear as ideias, vamos nessa. Comece por essas fotos e depois siga lendo a matéria, para saber mais detalhes mais aprofundados sobre as combinações e decor que o azul proporciona.

imagem de cozinha com armario azul e bancada de madeira
O azul escuro dos armários combinado com a bancada de madeira dá uma cara rústica a essa cozinha
foto de cozinha decorada nas cores azul e laranja
Para algo mais vibrante e animado, misture cores, como o azul claro e o laranja
foto de cozinha azul grande em casa antiga
Esta cozinha bem grande de uma casa antiga teve os móveis todos reformados e a cor azul foi a escolhida
cozinha azul acinzentada com piso vinilico
Para uma decoração mais moderna, pode ser usado o azul acinzentado e, nos pisos, um material vinílico e estampado
cozinha americana pequena com paredes azuis
Se mexer no armário não é sua ideia, que tal pintar as paredes, como nessa pequena cozinha americana

Azul turquesa – a queridinha

Se o que você tem em mente é uma cozinha azul turquesa, saiba que trata-se de uma das cores mais requisitadas em decorações. Isso devido ao fato de ser uma cor que casa muito bem com o branco (outra grande favorita em decorações) e que cria uma cozinha bem clara, preferência entre a maior parte das pessoas.

foto de cozinha branca e azul turquesa com revestimento de azulejo
Como dito, o azul turquesa combina com o branco, criando uma cozinha iluminada e clara
foto de cozinha azul turquesa com cadeira amarela e cortina florida
Se você gosta de misturar mais cores, pode usar o amarelo, que nesse ambiente aparece nas cadeiras e na cortina para cozinha florida
imagem de cozinha azul turquesa com chao de madeira
Uma boa ideia é também usar um piso de madeira ou que imite esse material, pra dar um toque mais clássico ao ambiente

Azul marinho – elegância e sofisticação

Pretende utilizar uma tonalidade mais escura? Então que tal uma cozinha azul marinho? Esta pode ser a opção ideal para você que quer uma cozinha um pouco mais sofisticada e elegante. Mas cuidado para não exagerar no azul, pois do contrário sua cozinha pode ficar muito escura. A dica que nunca vai dar errado é combinar com o branco.

foto de cozinha retro em cor azul escura
Aqui, você pode ver como o excesso de azul escuro pode deixar a cozinha escura, mas se você gosta, não há problemas, é uma bela cozinha retro
foto de cozinha com armario azul marinho e bancadas brancas
Se usar o azul marinho nos gabinetes e ter o branco nas bancadas, por exemplo, o ambiente fica mais harmonioso
cozinha com gabinete azul marinho e piso moderno
Neste espaço, o azul marinho acaba sendo só um detalhe, visto que outros itens tomam conta da cena, como o piso texturizado e as belas luminárias pendentes

Azul royal – o par ideal do marrom

Ainda seguindo no estilo de tonalidades mais escuras, a cozinha azul royal é uma ótima opção.  Tons escuros e elementos de madeira costumam combinar muito bem com esta nuance azul.

cozinha planejada com armarios azul royal e bancada preta
Conforme nossa dica, o azul royal combina com tons escuros, como você pode ver nessa foto, em que os gabinetes combinam com a bancada escura
cozinha azul royal de casa de gente rica
Neste projeto arrojado, separa-se a cozinha da sala justamente com a cor azul royal, que predomina nas paredes e armários
cozinha planejada com movel sob medida na cor azul royal
O azul royal apareceu como elemento de destaque nesse móvel planejado, que conta com nichos e espaço para embutir eletrodomésticos

Combinada com branco – o clássico que sempre dá certo

Como dito acima, o branco é uma cor que também cai nas graças das pessoas, e a combinação para uma cozinha azul e branca é algo bastante comum.  Isso se dá devido ao fato de ambas se tratarem de “cores calmas”, que remetem a tranquilidade, então nada mais justo do que combiná-las.

Sendo assim, para uma perfeita combinação de ambas as cores o ideal é utilizar de tonalidades mais claras do azul caso queira transparecer um ambiente mais alegre. Agora, se a ideia for transparecer um ambiente mais sério e sofisticado, uma combinação com tonalidades mais escuras do azul é a melhor pedida.

foto de cozinha azul e branca de atriz famosa
O azul e branco aqui está em todos os lugares, do piso até os armários e bancadas
imagem de cozinha azul e branca com papel de parede floral
Como você pode ver, uma cor que combina com essa outras duas é o dourado, que pode aparecer nos detalhes – destaque para o lindo papel de parede floral
foto de cozinha quase toda branca com detalhes em azul e marrom
Outra dica, na hora de determinar qual cor mais vai aparecer, pense em quão claro você quer sua cozinha, pois quanto mais branco, mais clara ela ficará

Azul petróleo – o moderno

Procura por algo mais moderno? Então a cozinha azul petróleo talvez seja a opção ideal para você. Utilizar esta tonalidade em móveis de madeira realmente dá um ar de modernidade ao ambiente.

imagem de cozinha com ilha azul e branca
O azul petróleo é outra daquelas variações que deve ser combinado com o branco, pra que tudo não fique muito escuro
foto de cozinha azul petroleo moderna
Nesse sentido, a melhor opção é ter a cor em armários e ilha, e usar o branco em todo o resto
imagem do pinterest de cozinha azul petroleo com bancadas em pedra nobre
Neste espaço, as bancadas foram feitas em pedra nobre, que pode ser mármore ou granito claros, que andam bem com o azul petróleo

Azul claro – mais alegre que isso, só se for com amarelo

Não tem tonalidade mais alegre que um azul claro. Nesse sentido, uma cozinha azul claro deixará, garantidamente, o ambiente com um ar mais leve. Agora, se a ideia é a de uma cozinha retrô, usar dessa cor nos armários, com uma aparência meio desbotada, é certeza de um decoração linda. E, obviamente, para uma cozinha no estilo retrô os armários devem possuir contornos mais clássicos, fique atento quanto a isto.

foto de cozinha com armarios azuis claros e luminaria dourada
Este tom, também chamado de azul bebê, deixa a decoração bem leve, e por ser uma cor bem clarinha, a luminária dourada também fica linda
foto de cozinha com revestimento dos armarios na cor azul piscina
Uma outra tonalidade que também tem aparecido em projetos mais modernos é esse azul claro, mais parecido com o azul piscina
imagem de cozinha azul clara e branca com plantas penduradas
Outro detalhe que pode trazer mais leveza ainda à sua cozinha azul claro é pendurar alguns vasos com plantas ou ervas

Misturando com cinza – nunca dá errado, afinal, é o novo branco

O cinza, assim como o branco, trata-se de uma cor neutra, que quando bem mesclada com o azul pode resultar em uma bela decoração. A cozinha azul e cinza traz um ar de modernidade ao ambiente.

foto do pinterest de cozinha azul e cinza bonita
A combinação aqui se faz nos armários, com os de cima na cor cinza, e os de baixo, assim como na ilha, na cor azul
cozinha com ilha decorada com banca acinzentada e armarios azul claros
Nesse moderno e luxuoso projeto, o cinza aparece de maneira discreta na parede e nos balcões da pia e da ilha
foto de cozinha com armario branco, parede azul clara e balcao cinza
Diferente das outras fotos, a proposta aqui é diferente, os armários são brancos, a parede é azul clara e a bancada cinza. Ainda tem um chalkboard para anotações rotineiras!

Com preto – atenção a esse “match”

Se a ideia for uma cozinha azul e preta, por se tratar de cores fortes, saiba que você deverá ser razoável na hora de usá-las. É, inclusive, melhor combiná-las com cores mais claras, como o branco, para que o ambiente não fique muito pesado, dependente de muita iluminação.

foto de cozinha com ilha preta e armarios azuis
A iluminação tem papel fundamental numa cozinha azul e preta porque ela pode ficar escura
foto de cozinha com piso vinilico, armario azul e cozinha preta
Num projeto moderno e bem equilibrado, os armários vem na cor azul e o revestimento e outros detalhes vem em preto
cozinha moderna com ilha branca, pastilha azul e armario preto
Neste ambiente, o caminho da decoração é inverso, já que o revestimento vem em pastilhas de vidro azuis e os armários são pretos – destaque para a ilha branca, trazendo claridade ao espaço

Delicadeza com o rosa

Para variar um pouco nas cores alegres e dar um toque tradicionalmente mais feminino ao ambiente, a cozinha azul e rosa é o ideal. Tal decoração é tão bela que lembra uma casa de bonecas.

foto de cozinha rosa e azul bonita em estilo antigo
Cozinha retro azul e rosa – os armários são delicados e parecem de brinquedo
imagem de cozinha azul, rosa e branco moderna
O oposto, um projeto bem clean e moderno, mas também azul e rosa
foto de cozinha colorida mas predominantemente azul e rosa
Para quem gosta de projetos chamativos e diferentes, essa cozinha se apresenta bem colorida e transmite boas energias

Alegria com a cor amarela

Amarelo é uma cor que nos remete a alegria, e uma cozinha azul e amarela realça ainda mais este sentimento, confirme essa ideia com as fotos abaixo:

foto de cozinha com pastilhas amarelas e armarios azuis
O amarelo aqui colore parte das paredes, na forma de revestimento, e o azul aparece nos armários. Neste ambiente, só faltou trocar o piso, que ainda é cerâmica antiga
imagem de cozinha amarela com pastilhas azuis e piso amarelo
Neste design diferente, até o piso combina azul e amarelo. Ficou um pouco chamativo, mas há quem goste
imagem de objetos para decorar a cozinha nas cores azul e rosa
Destacar que o amarelo e o azul não precisam aparecer somente em armários e pisos. As cores também ornam bem nos detalhes, que fazem grande diferença

Azul Tiffany – o famoso azul bebê

A cozinha azul Tiffany é uma tonalidade bastante utilizada, ela remete um pouco ao azul bebê, porém seu contraste é mais esverdeado.

imagem de cozinha decorada com armario azul tiffany e piso branco
Esta cozinha retangular apresenta-se em tons claros, como já mostrado em outras fotos, proposta boa pra quem quer um ambiente leve
cozinha retro com piso avermelhado e armario azul claro
O azul claro, na nuance tiffany, é uma boa pedida para ressaltar o elemento retro de uma decoração
foto de cozinha azul clara com com piso em madeira e teto escuro
Uma cozinha tradicional com piso e teto em madeira, contando com cores claras como o branco e o azul claro para harmonizar a decoração

Rusticidade com decoração em madeira

Mesclar peças de madeira com quaisquer que sejam as cores escolhidas pode dar muito certo, e com o azul não seria diferente. Assim, uma cozinha azul com madeira deixará o ambiente fabuloso.

foto de cozinha com ilha azul e armarios escuros
A ilha azul é para evitar que o ambiente fique muito escuro, já que os armários são numa madeira quase preta
foto de cozinha azul com muita madeira e armarios azuis
Cozinha bem luxuosa com destaque para a cor azul envelhecida, que ressalta a pegada retro da decoração
foto de cozinha com armarios de madeira e paredes azuis
Nesta cozinha bem mais simples, pintaram-se as paredes de azul para dar um “tapa” no visual do ambiente

Galeria e vídeo com outros projetos

E para você, qual das cozinhas acima é mais a sua cara? Um tom mais leve? Mais pesado? Uma mistura de cores? Ou algo totalmente diferente? O azul possui um total de 111 tonalidades diferentes, isso sem contar as inúmeras combinações com outras cores.

Assim sendo, as cozinhas apresentadas acima são apenas algumas das infinitas possibilidades existentes, apenas algumas sugestões para atiçar sua mente criativa. Antes e encerrar a matéria, fique com mais algumas outras imagens!

imagem de cozinha azul com piso vinilico bonito
Pra finalizar, mais um lindo piso, este é vinílico e a estampa é floral, perfeito pra uma cozinha azul
cozinha gourmetizada azul com coifa de madeira
Cozinha gourmet com piso em madeira escura e armários e ilha azul – destaque para a coifa, que tem revestimento que imita madeira
parede da cozinha azul e branca com revestimento nessas cores
O azul também pode aparecer no revestimento, na forma de pastilhas ou adesivos, fica muito bonito e diferente
cozinha junto da sala de estar nas cores azul e vermelha
Nesse projeto moderno, conjugou-se a cozinha com a sala de jantar e optou-se por cores contrastantes, azul e vermelho
foto de cozinha branca com bancada laqueada azul
Azul nos detalhes dessa cozinha gourmet – o balcão é em laca azul
parede entre os armarios da cozinha com ladrilho azul acinzentado
O ladrilho fica lindo na cozinha e serve para dar destaque a uma parede que nem sempre recebe atenção
foto de cozinha com armario branco e ladrilho azul
Outro exemplo de ambiente que ficou muito bonito com ladrilho azul, mas esse bem escuro
foto de cozinha moderna com piso azul brilhante
Piso de alto brilho azul fica lindo, mas bem chamativo
imagem de cozinha branca e azul com estampa legal
Outro bonito piso para cozinhas, esse azul e branco com estampa retro
foto de cozinha branca e azul
Mais uma ideia legal – reproduzir o revestimento das paredes no piso
cozinha com pastilha retangular branca e armario cinza azulado
O azul acinzentado e as pastilhas retangulares fazem uma decoração em estilo industrial
cozinha com candelabro dourado e armarios acinzentados
O candelabro agrega a essa decoração e combina bem com a elegância do azul acinzentado dos armários
imagem de sala de jantar junto da cozinha
Conjunto de ambientes integrados, a cozinha marcada pelo azul e a sala de jantar pelo marrom
cozinha azul petroleo com chao e teto de madeira
Casar o teto e o piso na mesma tonalidade é um truque legal para harmonizar a decoração e foi feito nessa cozinha azul petróleo
cozinha elegante com muita luz natural
Aqui se tem armários e prateleiras num azul quase preto, que vai bem porque há muita luz natural
cozinha marrom com armarios azuis
Essa luxuosa cozinha da casa de campo tem alguns armários na cor azul para trazer cor ao ambiente

Pra encerrar, veja esse vídeo em que se mostra a mega reforma numa cozinha, tendo sido usado um piso parecido com alguns que foram mostrados aqui na matéria, espero que sirva de inspiração para vocês!

Não se esqueça de comentar e dizer qual foi sua cozinha favorita!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest