Forro de Fibra Mineral: Vantagens, Desvantagens, Tipos e Preço

Se você é apaixonado por construção e quer saber tudo a respeito do forro de fibra mineral, leia com atenção.

Publicado em e atualizado em: 23-06-2022.

O forro de fibra mineral, consiste em uma placa feita de vidro reciclado, areia e lã de rocha (fibra mineral). Sua grande fama vem do fato desse tipo de material não causar nenhum problema ou consequência para a natureza.

Forro Mineral Modular.
Forro mineral modular.

Esse tipo de material, não é muito encontrado no acabamento de construções residenciais, sendo mais visto em prédios comerciais, hotéis, teatros, e afins.

Quais são as vantagens e desvantagens do forro de fibra mineral?

O forro de fibra mineral, assim como qualquer coisa de nosso dia a dia, apresenta seus lados bons e ruins.

Vantagens De Usar Forro Mineral.
Vantagens de usar forro mineral.

Para te ajudar a decidir se vai realmente usar esse material para fazer um acabamento, listaremos agora quais as vantagens e desvantagens do forro de fibra mineral.

Vantagens:

  • Ótimo isolamento acústico.
  • Instalação fácil e prática.
  • Não gera substancias prejudiciais a saúde (por isso é usado em construções que abrigam atividades da saúde).
  • Ideal no caso de incêndio.
  • Fácil manutenção.
  • Grande resistência a impactos e calor (mas  não calor extremo, sendo ideal que seja instalado embaixo de uma laje).
  • Extremamente versátil.
  • Manutenção da temperatura.

Desvantagens:

  • Limpeza um pouco difícil pelo fato da superfície da placa não ser lisa.

Tipos de Forro de Fibra Mineral

Assim como em outros materiais, o forro de fibra mineral tem vários tipos. Esses oferecem diversas funções, e se adaptam a situações variadas, sendo um melhor para uma determinada função do que outro.

Forro Mineral Modular 4
Diferentes texturas.

Para te ajudar a escolher a opção que melhor se adapte para sua realidade e sua necessidade, vamos falar um pouco sobre cada um dos tipos de forro de fibra mineral, portanto, preste bastante atenção.

Forro Mineral Modular

O forro modular, nada mais é do que um tipo de forro de fibra mineral, que contém as mesmas características principais e mesmas propriedades de seu originário. Ele oferece uma boa acústica, boa resistência, fácil instalação, entre outros já citados.

Modelo Modular.
Modelo modular.

Sua grande vantagem está no fato desse tipo ter a capacidade de proporcionar um bonito acabamento e texturas diferentes. Por conta disso, são uma ótima pedida até mesmo para obras residenciais.

Forro Armstrong

Os forros Armstrong, são simplesmente os melhores materiais encontrados em todo o mercado de construção. Portanto, se você quer realizar uma obra decente e de qualidade essa deve ser a sua escolha de material.

Modelo Armstrong.
Modelo Armstrong.
Modelo Armstrong.
Modelo Armstrong.

Forro Mineral Preto

O forro preto, consiste basicamente na mesma estrutura e na mesma característica do forro de fibra mineral comum. Ele realiza as mesmas funções de isolamento acústico e térmico, facilidade de manutenção e instalação, e tudo mais. Apesar disso, o forro preto é uma ótima opção para quem deseja aplicar um visual mais chique, moderno  e sofisticado, utilizando a cor preta.

Modelo Preto.
Modelo preto.

Os forros minerais comuns, podem acabar passando a sensação de algo somente funcional, que não agrega em nada a beleza do ambiente. Já os pretos, são completamente opostos e deixam qualquer ambiente extremamente confortável e elegante.

Forro Mineral Preto.
Forro mineral preto.

Forro Removível

Esse tipo é sem dúvidas a opção ideal para indústrias, fábricas e afins, que necessitem de um acesso e de manutenção frequente das partes superiores de uma construção.

Forro Mineral Removível.
Forro mineral removível.

Isso ocorre porque com a possibilidade de remover o forro, a manutenção e o acesso que precisarem ser feitos, serão realizado da maneira mais simples e prática possível, sem causar maiores transtornos ou dificuldades.

Modelo De Teto.
Modelo de teto.

Além do benefício da praticidade, mesmo que seja uma peça facilmente removível,  esse tipo de forro pode apresentar um acabamento estiloso e elegante, que não passará a sensação de algo que está ali só para “quebrar um galho” e tampar um buraco. Ele enfeitará e completará o design do local sem maiores dificuldades.

Com Ventilação.
Com ventilação.
Modelo Removível.
Modelo removível.

Forro Acústico Mineral

Como dito anteriormente, o forro de fibra mineral apresenta uma excelente acústica, favorecendo o ambiente em que é aplicado. Ainda, existe um tipo de forro, o forro acústico, que tem função primordialmente acústica, e proporciona um ótimo resultado.

Forro Mineral Acústico.
Forro mineral acústico.

Eles funcionam absorvendo a sonoridade no ambiente interno, evitando com que ruídos e barulhos vazem, deixado o local com uma privacidade enorme. O forro acústico é extremamente necessário, afinal, o teto é o local que mais reflete os sons provocados em um lugar.

Forro Mineral Acústico.
Forro mineral acústico.

Portanto, em um escritório, ou locais do tipo, é crucial que haja a aplicação desse tipo de forro para garantir uma maior privacidade. Isso sem contar que as pessoas do lado de fora também não vão reclamar de barulhos.

Forro Mineral Acústico.
Forro mineral acústico.

Qual é o preço do m2 do forro de fibra mineral?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que, o forro de fibra mineral é geralmente comercializado em placas de tamanho padrão com as medidas de 1250mm x 625mm x 16mm.

Essas podem ter variações mas são sempre vendidas em placas maiores, praticamente não sendo encontradas em m2. Portanto, o preço é avaliado com base nessas placas e não na metragem quadrada.

Outro ponto de extrema importância, é o de que  o preço das placas variam de acordo com o local de compra, do projeto, do tamanho, caso mude, e até mesmo do tipo do forro de fibra mineral.

Desse modo, indicamos que você faça uma pesquisa completa, tanto na internet, quanto nas lojas de construção mais perto de você, e faça o orçamento com base no seu projeto para descobrir o melhor preço.

O preço de uma placa nas dimensões citadas acimas costuma girar em torno dos 300/400 reais. Entretanto, como já dissemos, pode varias de acordo com os fatores destacados acima.

1. O que é forro de fibra mineral?

Forro de fibra mineral é um tipo de material de construção que é feito a partir de minerais pulverizados e aglomerados em uma forma de painel ou placa. Ele é usado como revestimento interno em paredes e tetos para fornecer isolamento térmico e acústico.

2. Quais são as vantagens do forro de fibra mineral?

Forro de fibra mineral é um material de construção versátil que oferece uma série de vantagens, incluindo isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo, baixa condutividade térmica, resistência à umidade e às infiltrações, além de ser um material leve e fácil de instalar.

3. Quais são as desvantagens do forro de fibra mineral?

Forro de fibra mineral pode ser um material de construção mais caro do que outros tipos de materiais de revestimento interno, como drywall ou painéis de madeira. Além disso, ele pode ser um pouco mais difícil de trabalhar do que outros materiais devido à sua textura fibrosa.

4. Como é o forro de fibra mineral instalado?

Forro de fibra mineral é geralmente instalado usando parafusos ou pregos de aço inoxidável e cola especializada. O processo de instalação é geralmente relativamente simples e pode ser feito por um profissional experiente ou um DIYer habilidoso.

5. Quanto tempo dura o forro de fibra mineral?

Forro de fibra mineral é um material de construção extremamente durável e pode durar décadas se for bem cuidado. No entanto, ele pode ser sujeito a danos em condições extremas, como incêndios ou inundações, e pode ser danificado pelo calor ou pelo frio excessivos.

E aí, curtiu? Compartilhe conosco o que achou a respeito do forro de fibra mineral!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *