O jardim suspenso é uma forma única de você aproveitar o espaço vertical que você tem no seu jardim ou em qualquer outra parte da sua casa. Encante-se com as mais lindas inspirações e aprenda como fazer o seu, só aqui, no blog Sua Decoração!
Jardins suspensos tomam menos espaço e são mais fáceis de cultivar que jardins tradicionais – aqueles feitos em quintal, no contato direto com o solo. E o conceito de jardim suspenso não é novo.

Durante a Antiguidade, jardins acima do solo eram comuns em toda a Mesopotâmia, principalmente na Babilônia. Hoje, as pessoas que fazem jardins suspensos costumam usar peças próprias para isso ou, então, improvisar, seguindo projetos DIY (faça você mesmo).
São usadas correntes, cordas, treliças, painéis e peças planejadas justamente para isso. Na verdade, as possibilidade são inúmeras na hora de fazer um jardim suspenso em casa.

Além disso, é preciso também que as plantas recebam um pouco de luz natural, pois a maioria não resiste bem a espaços que não recebam nada de luz solar. Mas há exceções e formas de contornar isso, como no caso de jardins suspensos com plantas artificiais.
Mas vamos falar um pouco mais sobre esses assuntos nos próximos tópicos para que você esclareça suas dúvidas sobre como fazer um jardim suspenso em qualquer parte da sua casa!
Melhores plantas para seu jardim suspenso!

Um dos aspectos mais importantes do jardim suspenso é a escolha das plantas que você decide cultivar. O tipo de planta que você vai usar vai depender do que você espera do seu jardim suspenso, assim como das condições ambientais do lugar.
Você busca fazer um jardim comestível (uma horta, um pomar) ou, então, pretende apenas enaltecer a decoração do lugar com a jardinagem? O lugar de que você dispõe é exposto a muita luz natural ou fica sombreado a maior parte do dia?
Todos esses aspectos são fundamentais de se considerar e vão influenciar nas plantas que você escolher. Com isso em mente, explicaremos agora sobre as plantas mais populares para você cultivar no seu jardim suspenso.
Plantas edíveis
Plantas edíveis são aquelas que você pode comer, a exemplo de manjericão e salsa, ótimas opções para jardins suspensos. E se o lugar que você tem disponível para fazer a horta suspensa é pequeno, essas hortaliças são ideais para você porque não precisam de muito espaço para crescer.
Elas podem ser cultivadas rapidamente e não requerem muitos cuidados. Nós do blog Sua Decoração amamos os jardins suspensos com plantas comestíveis porque eles são funcionais sem abrir mão da beleza, ou seja, trazem 2 excelentes vantagens!
Samambaias

Se você quer que as pessoas vejam e se encantem com a exuberância do seu jardim suspenso, samambaias podem ser uma agradável opção pra você.
Num jardim suspenso, as folhas da samambaias caem naturalmente e produzem uma decoração toda exuberante, parecendo nos imergir numa floresta.

Essa é uma boa maneira de transformar a aparência de uma parede sem graça da sua casa, e também pode servir como um painel para dividir áreas na sua sala, caso ela seja grande.
Então, se você busca fazer de algum ambiente da sua casa um espaço que transpira a exuberância da natureza, um jardim suspenso com samambaias é uma excelente escolha.
Suculentas

Então, você quer começar um jardim suspenso, mas não tem todo aquele talento para a jardinagem (ainda, pois depois que você ler todos os nossos posts sobre jardinagem, isso vai mudar)?
Nós entendemos, nunca é legal cultivar uma plantinha e em pouco tempo vê-la toda murcha e sem vida. Se esse é seu caso, um jardim suspenso com suculentas pode ser uma boa escolha para você.
As suculentas são fáceis de cultivar, uma boa opção para quem é iniciante na jardinagem. Elas são plantas adaptadas ao clima desértico, então, não vão sofrer caso você esqueça de regá-las por alguns dias.
Por fim, dá para fazer arranjos muito bonitos com elas, porque existem vários tipos, formatos e cores dessas plantinhas encantadoras!
❤️Seus amigos estão gostando:
E quer conhecer outras plantas para sua parede verde? Veja no vídeo abaixo vários sugestões!
Principais vantagens do jardim suspenso
Não importa o lugar em que você viva, é sempre possível, e vantajoso, ter um jardim suspenso, veja os benefícios:
- Ocupam pouco espaço. Assim, você pode ter um jardim com mais plantas mesmo com pouca área disponível.
- Você pode usar o jardim suspenso para esconder uma parede manchada ou para dar vida a uma que está vazia.
- Faz da decoração da sua casa mais sofisticada, já que muitas pessoas se surpreendem com a ideia de jardins cultivados na parede ou pendurados a partir do teto.
- Pode melhorar seus hábitos alimentares, pois ao fazer uma horta suspensa, por exemplo, você descobre que é fácil cultivar e consumir esses produtos naturais, sem ter muito trabalho!
- Faz bem para a saúde! Vários estudos indicam que o consumo de vegetais melhora nossa saúde, sem falar na purificação do ar promovida pelas plantas!
Encante-se com as ideias mais criativas que você já viu!
Já sabe como vai ser o seu jardim suspenso? Ainda não? Então vem conferir as dezenas de ideias que trouxemos para te inspirar!
Como você já viu, existe uma variedade muito grande de plantas para usar no seu jardim suspenso, mas agora você vai ver que também existem vários formatos para apresentá-lo!
A primeira ideia que apresentamos é a torre de flores. Ela pode ser feita com acessórios próprios para isso ou, então, improvisada, como no caso desse exemplo:

E que tal um jardim hidropônico suspenso? O cultivo hidropônico é sustentável e as hortaliças que você cultivar se desenvolverão mais rápido. Além disso, fica muito bonito, veja:

Outra forma interessante de fazer um jardim com plantas suspensas é usando vasos em argila próprios para isso. Eles são altos e podem apresentar vários buracos por onde as plantas nascem, produzindo um bonito visual quando o que você plantou estiver maior.
Essa ideia também pode ser reproduzida prendendo-se os vasinhos em alguma suporte, que pode ser em madeira ou em metal, você quem decide. Vejas nas fotos as ideias!



Mais uma dica surpreendente é usar canaletas para fazer um jardim suspenso. Elas podem ficar presas ao parapeito de uma varanda ou, então, a uma parede.
Você também pode fazer furos nelas para que a água da chuva escoe e sirva para regar as que se encontram um nível abaixo.



E parecido com a ideia acima, como falei, podemos fazer o jardim suspenso com canos de PVC ou qualquer outro material que fique fixado a uma parede ou a um muro, veja no vídeo abaixo um tutorial:
E como você viu antes, os pallets podem ser adaptados de diferentes formas para fazer um jardim suspenso, já que eles podem ser presos à parede, ficarem no chão, abrigar vasos ou então outras estruturas também em madeira ou pallet para abrigar as plantas!


E lembre-se, a grande parte das plantas vai precisar de um pouco de luz natural para se desenvolver bem. Com essas ideias dos pallets, fica mais fácil de fazer isso, bastando escolher um lugar que receba um pouco de sol da manhã, por exemplo.
Para pessoas com pouco espaço em casa, reafirmamos a sugestão de usar um suporte fixo na parede onde possam ser colocados vários vasinhos. Além desse suporte, também dá para improvisar com prateleiras. Esta ideia é muito boa para ser reproduzida em quartos, salas e varandas.


Muito sustentável, o jardim suspenso com garrafas PET não é, na nossa opinião, das opções mais bonitas, mas ele é, com toda certeza, um dos modelos mais baratos e mais fáceis de fazer!

Para quem tem mais espaço livre, existem móveis com degraus ou níveis que podem abrigar vários vasos, tornando a tarefa de fazer um jardim interno, por exemplo, muito mais fácil.


E como nós falamos, as suculentas ficam uma graça para um pequeno jardim suspenso. É, literalmente, um jardim suspenso em miniatura. Existem lojas que já vendem as várias suculentas presas a um painel de madeira, que você só precisa prender na parede.
No entanto, se você tem alguma experiência com jardinagem, você mesmo pode fazer o seu cultivo, necessitando de, além das suculentas e do substrato, uma caixinha quadrada de madeira e peças aramadas e pregos ou grampos, para que as suculentas não caiam.

E essa próxima ideia? Eu aposto que você nunca viu igual! É usar as metades de um coco queimado como vaso de planta! Quer ideia mais natural e mais sustentável que essa? E o melhor, fica muito linda! Para fazer na forma vertical, basta pendurar no teto!


Agora, antes de encerrar, não deixe de ver essas outras fotos!


























Passo a passo de jardim suspenso com treliças
Para fazer esse jardim, você necessitará de:
- Para o jardim: treliça, vasos, abraçadeiras e ganchos, parafusos e buchas, terra, manta de drenagem, adubo, mudas, sementes ou plantas.
- Em relação a ferramentas: nível, trena, furadeira, broca, chave de fenda, parafusadeira, martelo.
Como fazer jardim na parede – tutorial simples!
Marcar e furar a treliça.
Marque a treliça nas extremidades e no meio, na parte de cima, para que ela seja pendurada na parede.
Marcar e furar a parede.
Posicione a treliça na parede e faça as marcações. Depois, fure a parede e instale as buchas.
Fixar a treliça.
Com os ganchos parafusados nas buchas. Pendure a treliça, lembrando de deixar um pouco de espaço entre a parede e a treliça.
Furar os vasos.
É ideal comprar vasos furados, mas se isso não for possível. Fure com cuidado, pois o vaso pode quebrar e, se isso acontecer, pode ser difícil fixá-lo. E se o vaso for grande, você deve fazer mais de um furo. Realizados os furos, passe um gancho ou abraçadeira e certifique-se de que ele está fixo.
Prepare os vasos.
Se os vasos não estiverem já com algo plantado, coloque manta e terra com adubo, nessa ordem, acomode o que você vai plantar, e coloque mais terra.
Prender os vasos.
Basta encaixar ou prender o que você usou no furo do vaso na treliça. As abraçadeiras de nylon são mais fáceis de usar. Está pronto! Agora é só cuidar do seu jardim suspenso!

O jardim suspenso não é apenas mais uma forma de decorar seu lar, mas sim outro caminho para proporcionar calma e relaxamento na sua vida. Muitas pessoas nos relatam que, depois que elas começam a mexer com a jardinagem, sentem-se muito melhores.
E como você viu em algumas das ideias que nós do blog Sua Decoração te mostramos, nem sempre é complicado fazer um jardim suspenso, pois dá para você mesmo fazer com materiais simples e baratos, como latas, garrafas plásticas e restos de madeira.
Esperamos que você tenha gostado das nossas ideias sobre jardim vertical e, se tiver ficado alguma dúvida, encontre a resposta abaixo! Mas se você não achar o que procura, não deixe de comentar!
Como fazer um jardim suspenso?
Para fazer um jardim suspenso de uma forma simples, você deve separar alguns ganchos e fixá-los na parede ou no teto. Depois, compre alguns metros de cordas de sisal e as enrole em torno de vasos da sua preferência e dê um nó. Feito isso, plante as plantas como você desejar e, depois, prenda as cordas de sisal nos ganchos. Deixe os ganchos em diferentes alturas ou as cordas com diferentes comprimentos para dar um visual mais despojado e, se a sua parede for branca ou se o jardim suspenso for externo, use vasos coloridos!
O que plantar num jardim suspenso?
Se o sol bater o dia inteiro, você pode plantar colar-de-pérolas, hera-inglesa e aspargo, por exemplo. Se for semi-sombreado, são boas escolhas as samambaias, o véu-de-noiva e a flor-de-maio. Se for fazer na cozinha, sugerimos usar hortaliças, como manjericão e alecrim, sendo possível também plantar pimenteiras.
Quais os materiais para fazer um jardim suspenso gastando pouco?
Os materiais mais baratos que você pode usar para fazer um jardim suspenso são caixotes de feira ou pallets, canos de PVC, garrafas PET e vasos de plástico. Para prender, você deve usar ganchos, pregos, correntes ou cordas, que também são materiais que custam pouco.