Leia esta matéria do blog Sua Decoração até o final se você quer transformar o seu jardim a partir da decoração. Explicamos quais são os principais tipos de jardim, para que você escolha o seu, e indicamos tudo aquilo que você precisa saber antes de concretizar o jardim dos seus sonhos. Ao final, uma galeria de fotos que vai fazer você se apaixonar!
Um lugar para repousar à tarde ou para contemplar a manhã, em contato mais próximo com a natureza e com tudo de bom que ela oferece. Você gostaria de ter um espaço como esse?

Eu aposto que sim, e para aproveitar isso, a melhor maneira (que não seja viajar para o “meio do mato”) é através de um jardim, que pode ser decorado e planejado de forma a realçar as boas sensações que a natureza pode nos proporcionar.

Vamos aprender as diversas formas de decorar um jardim para que você encontre aquela que mais te agrada e, assim, possa fazê-la do seu jeitinho, aí no quintal da sua casa, o que acha?
Quais são os tipos mais comuns de jardim?

Embora você provavelmente não sabia, existem vários estilos de jardim, cada um com características marcantes. E são esses traços que acabam tornando os jardins tão diferentes uns dos outros, isso em se tratando de jardins que foram planejados e bem decorados. Vamos aprender!
Jardim vertical

O jardim vertical é aquele que, nos últimos tempos, popularizou-se no interior das casas e apartamentos que não costumam ter quintal ou não têm espaço disponível para fazer um jardim “de verdade”.

Ele é instalado em uma parede, podendo ocupá-la por completo ou apenas parte dela. Veja nas fotos algumas ideias:
Veja também: Modelos de Puff de Pneu e Como Fazer Balanço de Pneu?
Jardim de inverno
O jardim de inverno também foi concebido para imóveis que não tenham quintal ou sejam desprovidos de espaço para um jardim comum. Ele foi criado em países europeus nos quais o clima é gélido, inviável para o cultivo de um jardim no quintal.

Aí, o que se fez? Transportou-se o jardim para dentro de casa, com algumas adaptações, quais sejam:
- É ideal que o jardim de inverno conte com iluminação natural.
- Nem todas as plantas respondem bem ao ambiente interno, então, saiba escolher bem.
- O jardim de inverno deve emular um jardim externo, por isso, você deve usar substrato, pedras e outros elementos com boa qualidade. Veja algumas inspirações:




Jardim tropical
É assim chamado porque usa plantas típicas ao bioma tropical, ou seja, palmeiras, bananeiras, samambaias, dentre outras. A depender do tamanho disponível para fazer o jardim tropical, é possível se sentir dentro de uma floresta. Confira:





Jardim rústico
Como toda decoração rústica, com o jardim não é diferente. Jardins rústicos enaltecem a natureza como ela é, por isso, o mobiliário e a aparência desse tipo de jardim é mais “bruto”, com menos acabamento, e tudo mais natural.

É comum usar pedras, bancos de madeira ou também de pedra, flores e plantas assimetricamente dispostas nesse jardim, tudo para tentar reproduzir a natureza com um visual mais próximo possível do natural.


Jardim moderno
Um jardim que se aproveita das tendências e avanços da decoração, contando com móveis indispensáveis para o gosto dos moradores. Esse tipo de jardim foca mais no aproveitamento do quintal que na ideia de se fazer um cantinho de comunhão com a natureza.

No entanto, é possível conciliar tudo, ou seja, você pode lançar mão de plantas tropicais no seu jardim mas optar também pelo uso do espaço como uma área de confraternização, trazendo mesas, cadeiras, espreguiçadeiras ou o que você desejar.




Jardim asiático
O jardim asiático é reconhecido por ser ornamentado com plantas comuns ao Oriente, como bambus, pinheiros e cerejeiras. Nesse tipo de jardim, podemos também encontrar edículas destinadas à meditação, além de enfeites típicos da cultura oriental.





Jardim francês
Este é um modelo clássico de jardim, que traz uma disposição simétrica dos canteiros e das plantas. Ele pode ser confundido com um jardim moderno justamente por toda a organização que traz, mas na verdade o traço característico do jardim francês (especialmente dele), é a simetria.



O que mais levar em conta na hora de decorar o jardim?
Depois de ter conhecido todos os tipos de jardim, é hora de saber como você vai fazer para concretizar a decoração do jardim do jeito que você quer. Leia os próximos tópicos se você quer saber como decorar seu novo jardim!
Espaço e condições locais
A área disponível para fazer o jardim é determinante para o estilo que vai orientá-lo. Por mais que seja possível, não sugerimos fazer um jardim tropical pequeno, pois ele pode acabar muito amontoado, pela grandeza das plantas e até árvores que o integram.
❤️Seus amigos estão gostando:
Você deve prestar bastante atenção no espaço livre para que escolha a vegetação certa, sem correr risco de vazamento de raízes, por exemplo, e sem atrapalhar a funcionalidade do lugar.
De regra, para quem quer um jardim que possa ser aproveitado, e não só contemplado, a parte central fica para os móveis ou construção e os arredores recebem as plantas.
Também é possível ter a parte construída ao fundo do jardim e todo o resto com plantas ou com plantas e piscina, por exemplo. Essa parte vai muito do gosto de quem deseja montar e decorar o jardim.
Além disso tudo, as condições naturais do lugar também devem ser levadas em conta, se muito seco ou muito úmido, se com muita ou pouca incidência de luz solar etc. O porquê disso: determina quais as flores, móveis, piso que poderão ser usados no jardim.
Para resolver essas questões, a melhor forma é entrar em contato com um arquiteto, que será capaz de analisar cada particularidade do espaço disponível para seu jardim e te oferecer o melhor, de acordo com suas possibilidades.
Para te ajudar ainda mais, separamos um vídeo com dicas sobre paisagismo, fundamental para planejar e decorar bem um jardim!
Mobília
Ainda que tenhamos falado algo sobre os móveis no tópico anterior, é interessante esmiuçar um pouco mais esse tema, uma vez que algumas pessoas abrem mão de ter móveis no jardim por não saber quais os melhores materiais ou se um móvel de madeira, por exemplo, vai resistir à parte externa do imóvel.
A verdade é que, para quem quer algo que dure bastante sem ter muito trabalho, a melhor escolha são móveis em pedra ou, então, em fibra sintética, que resistem bastante ao calor, à chuva e a à poeira.
É possível ter móveis em madeira? Sim, sem dúvidas, mas a madeira para jardim deve receber um tratamento especial e, eventualmente, sofrer manutenções, pois a tendência é que, com o passar dos anos, ela se desgaste bastante, descascando ou apodrecendo.
No vídeo abaixo, você vai aprender a fazer um banco de madeira que vai ficar perfeito para seu jardim!
Iluminação
Não podemos nos esquecer de que, se o jardim for frequentado durante à noite, ou se for do seu gosto, ele tem que ser iluminado. A melhor forma de fazer isso é com iluminação indireta nos canteiros, arandelas ou também postes.
Também faz muito sucesso, embora seja mais trabalhosa, a iluminação com varal de lâmpadas e também com lanternas. Mas a escolha mais prática e funcional fica com a que indicamos no início desse tópico.
Jardins mais modernos apresentam fitas de LED nos canteiros ou nas paredes. Não achamos que isso combina com o jardim, que deve ser um lugar o mais natural possível, mas cabe a cada pessoa decidir como quer iluminar seu jardim.
Quer saber mais sobre iluminação para jardim? Esse vídeo traz várias dicas para você acertar nesse componente fundamental da decoração do seu jardim!
Elementos decorativos
Assim como um quarto não é feito apenas a partir da escolha de uma cama, um jardim não se faz somente escolhendo as plantas. Em ambos os casos, a decoração se faz necessária!
É aí que entram os toques pessoais de cada um e a escolha de acessórios que vão decorar seu jardim. Você pode cercar os canteiros com pedras, forrar o solo com pedras de rio para também conservar melhor o solo.
Além disso, também é possível fazer um caminho de pedras, para evitar que se pise no gramado e para orientar o caminho de entrada para a casa.
Outra ideia bem legal é ter um pergolado no jardim, e tornar a área dele um lugar de relaxamento e contemplação, um cantinho personalizado.
Por fim, para quem adora cuidar de flores e plantas menores, podem ser escolhidos vasos nas mais diversas cores e diferentes formatos, assim como podemos assumir um comportamento mais sustentável e caprichar na decoração do nosso jardim usando pneus, conforme já falamos aqui no blog.
Quer ter mais ideias? Confira esse vídeo com dezenas de ideias e DIY para o seu jardim!
Galeria de fotos com jardins decorados
Vamos, agora, te mostrar uma série de imagens mostrando as mais lindas decorações de jardim que você poderia encontrar na internet. Com certeza, essas fotos vão te ajudar a se inspirar e a fazer o jardim do jeito que você sempre quis!










































Leia também: Vantagens de Usar Concregrama e Decoração de Jardim com Cadeiras Suspensas
E então, das decorações para jardim que o blog Sua Decoração te mostrou, qual a sua favorita? Você tem alguma outra ideia ou sugestão? Quer deixar o seu comentário? Fale com a gente!