53 Banheiros com Pastilha de Vidro + DIY pra instalar fácil!

O corre-corre do dia a dia faz com que cada vez mais pessoas apostem em materiais fáceis de limpar e que, ao mesmo tempo, deixem seu ambiente lindo. O banheiro, por ser um ambiente úmido, pode dar um pouquinho mais de trabalho do que os outros cômodos e é por isso que as pastilhas são vistas como o revestimento muito procurado para este lugar.

O mercado nos oferece diversos modelos e tamanhos desse revestimento e, também nos apresenta pastilhas de três matérias: o vidro, a porcelana e a cerâmica. Para quem antes mesmo de continuar lendo a matéria já está se perguntando o preço desse revestimento eu já lhe adianto que ele não se diferencia tanto dos outros que encontramos por aí.

Ele pode ser um pouco mais caro, porém, é uma das melhores opções e pode ser encontrado na maior parte dos estabelecimentos que vendem artigos relacionados à construção, além disso, as pastilhas podem ser encontradas em placas ou peças individuais com diversas formas de acabamento, o que facilita a aplicação e te dá a oportunidade de desenvolver um banheiro que seja totalmente de seu gosto.

Hoje falaremos em específico das pastilhas de vidro para banheiro, daremos todas as informações que você precisa saber antes de investir nesse revestimento.

banheiro claro com pastilha de vidro vermelha na pia
Foto de banheiro com pastilha de vidro vermelha na pia
banheiro branco com pastilha de vidro roxa
Pastilhas roxas no box contrastam com a cor branca do banheiro
pastilha verde agua para revestir parede de banheiro
Pastilhas verde água na parede – uma das cores mais procuradas
pastilha de vidro preta decorando parte superior da pia
Pastilha preta aparecendo com detalhe sobre a pia
banheiro pequeno decorado com pastilha de vidro clara
Banheiro pequeno com pastilha de vidro clarinha – um charme a mais na decoração

No que você deve pensar na hora de escolher a pastilha de vidro pro seu banheiro?

As primeiras coisas em que se deve pensar é: onde vou colocar as pastilhas, quais serão as cores e, um dos mais importantes, quanto posso gastar com elas. Não é porque citei que os valores não são tão diferentes dos outros que o seu orçamento não pode ser estourado! As pastilhas são lindas e perfeitas para deixar até os banheiros menores com um visual lindo, mas é preciso ter os pés no chão e pensar o quanto você pode gastar com elas.

Depois de refletir sobre seu orçamento você precisa pensar qual ou quais serão os lugares que você vai colocá-las. Temos muitas ideias para te ajudar, você pode posicioná-las na área de banho, por exemplo, ou colocá-las por toda a parede; pode, ainda, fazer a aplicação apenas na área do shampoo, deixando mais discreto sem perder a beleza. Se sua casa tiver banheira uma ótima opção é revestir a parte de fora da banheira com as pastilhas e nesse caso você pode fazer belas combinações de cores.

Você ainda pode fazer detalhes com esse material como, por exemplo, em volta do espelho ou como uma faixa no meio de outro revestimento, ambas ideias são ótimas e deixarão seu banheiro lindo. Com os dois passos anteriores já decididos é hora de escolher a cor das suas pastilhas.

banheiro com pastilhas de vidro e ceramicas
Faixa de pastilhas feita junto ao revestimento de cerâmica do banheiro
pastilha de vidro azul clara pra banheiro
O azul claro combina bem com a área da banheira ou do box
dicas para economizar na hora de revestir o banheiro com pastilha de vidro
Revestir somente uma parede também fica bonito e mais barato

O mercado está cheio de ideias e cores para você deixar seu banheiro uma verdadeira área de relaxamento. Se a pastilha possuir mais de três cores ela já é considerada colorida, por isso, é importante mesclar vários tons da cor escolhida para que o ambiente não fique visualmente poluído, mas, caso você goste do bom e velho tradicional aposte em pastilhas de uma cor só, elas também ficarão lindas.

imagem de banheiro com pastilha de vidro preta e pastilha clara
Foto de banheiro com pastilha preta e piso branco – combinação clássica pra banheiro masculino
banheiro com pastilha de vidro marrom e detalhes brancos
Para quem gosta de cores escuras, pastilha de vidro marrom traz muita elegância

Colocar as pastilhas? Veja o que saber na hora de aplicar!

O primeiro passo para a instalação das pastilhas é saber a quantidade exata de peças a serem usadas, para isso, você precisa calcular o tamanho de cada peça junto da metragem do lugar onde serão colocadas. Com o resultado em mãos é hora de procurar a loja de artigos de construção da sua preferência e escolher suas pastilhas.

As pastilhas vêm fixadas em uma tabela fina e de fácil manuseio, por isso, ela se adapta muito bem ao local em que é aplicada e é possível cortá-la com precisão. Sei que muitas pessoas tentam colocar as pastilhas sem nenhuma instrução e acabam sofrendo frustrações com o resultado final. O motivo disso é que as pastilhas de vidro são pesadas e a falta de prática e experiência para lidar com elas faz com que não fiquem bem assentadas, o que causa um deslocamento, que as deixa tortas. Por isso, caso veja que não está conseguindo e que o resultado não está ficando bom, é importante chamar alguém mais familiarizado com o material para poder te ajudar.

Antes de começar a aplicação você deve saber qual será o tipo de assentamento que vai usar. É muito indicado por profissionais o assentamento com argamassa, ele além de deixar um efeito profissional pode ser usado tanto na hora da fixação quanto na hora do acabamento. A cola para azulejos também é uma opção, porém, essa não é tão recomendada, pois além dela, você ainda terá de pesquisar por rejuntes para fazer o acabamento. Depois de ler todas essas informações é hora de colocar a mão na massa!

  • Comece limpando muito bem a área em que vai fazer a aplicação, o local não deve estar molhado, com gordura, poeira ou com qualquer outra coisa que possa prejudicar a aderência da pastilha de vidro. Após a limpeza, meça o ponto inicial da primeira peça e faça um pequeno risco, é desse ponto que você irá iniciar a aplicação.
  • Após saber onde será o início da sua aplicação, use uma mangueira de nível para continuar a marcação dos próximos pontos e fazer um perfeito alinhamento. Depois de marcar todo o local, trace uma linha sobre os pontos marcados para que você não fuja da medida e deixe todas as peças fixadas em linha reta.
  • Agora é hora de pensar na argamassa, para torná-la uma pasta homogênea, utilize água. As medidas e outras indicações estarão na embalagem, siga elas muito bem para que a mistura fique perfeita. Argamassa pronta? É hora de colocá-la na parede e, para isso, você vai precisar do auxílio de uma desempenadeira.
  • Passe primeiro o lado liso da ferramenta aplicando 3 mm de massa por vez, após, passe o lado dos dentes (a desempenadeira deve ter dentes de 8 mm) sempre raspando de baixo para cima de forma que o excesso seja retirado.
  • O próximo passo é aplicar as placas da pastilha, alinhe cada placa com as mãos e bata de maneira suave utilizando um gabarito de madeira e um martelo de borracha. As batidas serão necessárias para que as placas fiquem bem fixadas. Depois de aplicar as pastilhas por todo o local escolhido espere duas horas e passe o rejunte. A mesma massa será usada, mas a porção de água será diferente para uma textura mais mole (todas as informações estarão na embalagem da argamassa, então não se preocupe quanto a isso).
  • Com a ajuda de uma desempenadeira de borracha, aplique o rejunte por todo o local e espere algumas horas para que ele seque bem. Após esse intervalo de tempo pegue água e um pedaço de espuma (você pode usar aquelas que são para lavagem de carro, mas ela precisa estar nova, ok?) e passe suavemente pelo rejunte, a espuma não deve nem estar muito encharcada e nem muito seca, deixe-a umedecida, apenas.Por fim, para que o local fique limpo use uma flanela.

Ufa, enfim nossa parede está pronta! Os passos podem parecer complicados, mas, com calma, atenção e paciência o resultado será incrível. Não entendeu bem nosso tutorial? Então fique com esse vídeo DIY de como assentar as pastilhas de vidro do seu ambiente:

Que tipos e cores de pastilhas de vidro existem?

Nosso mercado é rico em produtos das mais diversas cores e formas, com as pastilhas não é diferente, podemos encontrar ela em várias cores e modelos atendendo a todas as pessoas e gostos. As mais usadas e mais vistas por aí são as pastilhas que vem fixas na tela, estas são encontradas em cores mais uniformes como bege, rosa, azul, marrom, etc. Também temos a miscelânea, ela é aquela pastilha que tem vários tons de uma mesma cor, estas dão um efeito incrível ao ambiente e possuem desenhos e texturas diferentes.

banheiro com banheira e pastilhas de vidro rosa
Pastilhas rosas e brancas no revestimento interno do banheiro
foto de banheiro decorado com pastilhas nas cores marrom e bege
Banheiro grande com pastilhas em tons bege e marrom mais claro
banheiro bege e marrom em cores diferentes de pastilha de vidro
Banheiro bege com revestimento interno do box em pastilhas de vidro marrom – combinação de cores bonita
pastilha de vidro azul para banheiro
Usar o azul é certeiro para quem quer um resultado bonito

As cores mais vibrantes, como vermelho e laranja são perfeitas para os banheiros que possuem cores mais neutras no chão e nas outras paredes, elas podem ser aplicadas na área do chuveiro em faixas na vertical, desse modo elas irão dar destaque e trarão mais vida para o seu banheiro. Mas para quem quer ousar, pode fazer todo o banheiro numa dessas cores, pois traz um resultado distinto.

banheiro com pastilha de vidro laranja e moveis planejados
Pastilhas laranja revestindo um nicho do banheiro
banheiro moderno com pastilhas vermelhas na area de banho
O vermelho das pastilhas contribui para o ar moderno deste banheiro

Ainda podemos encontrar modelos diferentes como, em formato de tijolinhos e de bolhas. A de tijolinho possui vidros retangulares e são postas de maneira alternada, a de bolhas são redondas e seu vidro é filetado, ambas dão um visual diferente e lindo, porém, pelo fato delas serem um material diferenciado é preciso que sejam aplicadas por um profissional experiente.

pastilha de vidro acinzentada de tijolinho
Banheiro com pastilha de vidro em formato de tijolinho numa cor acinzentada
imagem de decoracao criativa para box do banheiro com pastilha de vidros
Decoração criativa com pastilhas em formato de bolha
banheiro com banheira e pastilhas de vidro bonitas
Faixa criada sobre a banheira com pastilhas em forma de bolha
pastilha de vidro vermelha de tamanhos diferentes sobre a pia
Diferentes tamanhos na ornamentação dessa pia
pastilha verde agua para box
Tijolinhos retangulares na cor verde água no revestimento do box – ficou bonito

Quais são as vantagens de se usar esse tipo de pastilha?

As pastilhas de vidro podem trazer diversas vantagens para você, seus pontos negativos são pouquíssimos, por isso, vale muito a pena conhecer todos os benefícios que ela proporciona na hora da montagem ou reforma de um banheiro.

  • Sua aplicação é limpa e rápida: Como vocês viram no tópico em que falamos sobre a aplicação tudo é muito rápido e prático, em apenas um dia você consegue aplicar em uma parede inteira, além disso, ela não causa sujeira e nem preocupações com estilhaços.
  • Sua beleza dá destaque ao ambiente: Diferente de outros revestimentos a pastilha possui um brilho lindo que irradia por todo o ambiente, elas não sofrem modificação alguma com o contato da água e com as mudanças do clima, por isso, seu brilho sempre estará presente.
  • O contato com a água não afeta o material: Como citei, as pastilhas não sofrem modificação pelos efeitos da água, mas seu principal diferencial é que esse revestimento tem apenas 0,05% de chance de ser afetado por problemas de umidade e, além disso, as peças são resistentes a produtos de limpeza que possuem ácidos e alcalinos.
  • Sua manutenção é fácil: A manutenção das pastilhas de vidro em comparação com outros revestimentos é muito mais fácil e simples. Ela não retém sujeira, por isso, não é necessário nenhum tipo de produto específico para sua limpeza, uma boa água com sabão já deixará ela perfeita.
  • Um revestimento versátil: Isso mesmo! As pastilhas se adaptam facilmente a outros revestimentos, por isso, é possível fazer lindas combinações no ambiente.
banheiro branco decorado com pastilhas de vidro verdes
Pastilhas de vidro verde na área de banho desse banheiro branco
banheiro com pastilha de vidro e nichos
Como disse no texto, você pode usar as pastilhas também em nichos
banheiro com pastilha de vidro cinza azulado
Revestimento do box todo em pastilhas num tom cinza azulado
imagem de banheiro com dois tipos diferentes de pastilha
Também cabe usar diferentes tipos de pastilha – a combinação pode dar certo
box grande do banheiro com pastilha acinzentada em forma de tijolo
Outro banheiro com pastilhas em forma de tijolinho na cor cinza
parede de banheiro com pastilha de vidro e ceramica branca
A parede pode ser dividida usando revestimentos diferentes, também fica bonito
imagem de banheiro bege com pastilha de vidro azul clara na parede da pia
Pastilhas azul clara combinam para a área da pia e também do box, como visto em outras fotos

É vantagem demais vocês não acham?

Qual o preço e onde posso comprar?

Você pode encontrar as pastilhas de vidro até nas mais pequenas casas de materiais de construção, mas se tiver a oportunidade de visitar um estabelecimento grande você poderá encontrar uma maior variedade de cores e modelos. A compra não tem muito segredo, você deverá avaliar se a textura está de seu agrado e se está certo da cor escolhida.

Vale prestar atenção no tipo de material que você está levando para casa, sua procedência e suas recomendações no mercado, é sempre melhor pagar alguns reais a mais por materiais de qualidade do que acabar tendo que trocar todo seu revestimento ao perceber o produto ruim que adquiriu.

A aplicação das pastilhas no chão não é indicada, mas caso você desejar investir, confira se o material não é de vidrotil, pois este material pode cortar os pés em um pisão de mau jeito. Montamos uma pequena relação de preços para você ter alguma noção, todos os valores contidos nela foram retirados do site da loja Casa&Construção.

MODELOTAMANHOPREÇO
ECOLÓGICA MESCLA30×3010 a 20 reais
ECOLÓGICA COR ÚNICA30×3010 a 20 reais
TEXTURAS DIFERENTES30×3020 a 45 reais

Repare que os preços podem ser alterados, sendo os valores constantes da tabela os referentes ao dia em que a pesquisa foi feita!

pastilha de vidro ecologica com cores diferentes
Ecológica mescla de cores escuras e claras
pastilha ecologica cor unica azul bonita
Ecológica cor única
pastilha de vidro com texturas diferentes
Modelo em texturas diferentes

Outros lugares e ideias para se usar pastilhas de vidro

Não pense que as pastilhas de vidro são apenas para o banheiro, elas também são muito bem-vindas em outros ambientes e estão sendo cada vez mais procuradas por conta de todas as suas vantagens. As pastilhas estão sendo muito vistas em áreas de lazer e piscinas, mas você sabe porquê? Elas fazem com que as pessoas que cheguem ao ambiente o vejam em um formato maior e para que esse efeito fique perfeito é válido procurar pelas pastilhas em tamanhos menores.

area da churrasqueira decorada com pastilha de vidro
Pastilha de vidro verde água na área gourmet
imagem de piscina com pastilha de vidro colorida
Pastilhas de vidro coloridas na piscina

Outro ambiente que frequentemente se encontram as pastilhas de vidro é a cozinha, mais uma vez por conta da sua facilidade a pastilha ganha espaço atrás das pias, em detalhes ou em apenas uma parede para dar destaque e beleza ao lugar.

foto de pastilha de vidro na cozinha planejada
Pastilha de vidro na cozinha planejada

É incrível como esse revestimento é versátil, não há lugar certo ou errado, fazendo um bom planejamento e escolhendo uma boa paleta de cores que combine tanto com você quanto com os móveis tudo ficará lindo e formidável. Fique agora com mais algumas fotos de banheiros decorados com pastilhas de vidro e se inspire a inovar seu ambiente:

foto de banheiro com banheira e pastilhas de vidro
A banheira transparente com pastilhas clarinhas ficou muito bonita
foto de banheiro com parede com pastilha de vidro azul
Parede em pastilhas azuis combinando com o piso em porcelanato clarinho
banheiro tipo lavabo com dois tipos de revestimento
Lavabo com revestimento vinílico e com pastilhas de vidro
banheiro pequeno com pastilha de vidro oval azul
Pastilha azul em formato distinto nesse pequeno banheiro
imagem de banheiro decorado com pastilha marrom e bege
Pastilha mesclada em cores escuras no box e na parede da pia
banheiro com chuveiro duplo e revestimento em pastilha de vidro
Outro mix de cores nas pastilhas desse banheiro com chuveiro duplo
foto de banheiro planejado com revestimento de pastilha de vidro
Seguindo a tendência, mais mesclas nesse banheiro com móvel planejado em madeira
banheiro branco com revestimento em pastilha de vidro verde
Revestimento em pastilhas verde na banheira e na parede da pia dando cor a esse banheiro branco
box decorado com ceramica e pastilha de vidro
Pastilha de textura diferente na parte do chuveiro
banheiro com pastilha de vidro azul clara
Cores bem claras são ideais para banheiro pois criam um ambiente relaxante
pastilha verde de vidro para banheiro bonito
Mais um ambiente com pastilhas verdes – junto do azul, o verde é uma das cores mais procuradas
pastilha de tijolinho para banheiro na cor verde
Banheiro grande com pastilhas na parede em formato de tijolinho
foto de pastilha de vidro que brilha no escuro
Pastilhas de vidro que brilham no escuro
imagem de banheiro decorado com pastilha que brilha no escuro
O mesmo banheiro da foto anterior, dessa vez com a luz acesa
pastilhas de vidro de cores mescladas para parede e chao de banheiro
Pastilhas mescladas usadas na parede e no chão desse banheiro
pastilha de vidro em banheiro externo da sauna
Pastilhas de vidro são boa opção pro banheiro da sauna, pois resistem muito à umidade
pastilha de vidro verde em banheiro pequeno
Banheiro pequeno todo revestido em pastilha verde
foto de banheiro com revestimento de pastilha de vidro
Banheiro com pastilhas na parede do box e no chão
imagem de banheiro com pastilha azul clara dentro do box
Outro box com pastilha de tijolinho na cor azul clara

Depois dessa matéria completa e cheia de dicas vai ser difícil não querer fazer uma reforma imediata do banheiro, ou até quem sabe se inspirar e utilizar essas pastilhas em outra parte da casa, né?! As opções são várias e para todos os gostos e mesmo as pastilhas de vidro sendo um pouquinho mais caras a sua qualidade e seus benefícios valem muito a pena.

Espero que essas dicas sejam úteis para você, por isso, não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e, se alguma dúvida ficou no ar, não deixe de nos perguntar!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest