Rebaixamento de Teto: Tipos, Materiais, Como Fazer

Aprenda como fazer o rebaixamento de teto corretamente.

Publicado em e atualizado em: 01-06-2022.

Você quer mudar o teto da sua residência, para valorizar o espaço e deixá-lo mais charmoso? O rebaixamento de teto é uma tendência que está cada dia mais popular e que pode contribuir para um visual mais moderno da sua casa.

Com essa técnica, pode-se elaborar diferentes estruturas no acabamento, assim como auxiliar a passagem da fiação elétrica. Os materiais mais utilizados no rebaixamento de teto são o drywall e gesso.

O que é Rebaixamento de teto?

Definição Da Técnica.
Definição da técnica.

Trata-se de uma técnica que reduz a altura entre o teto e o piso de determinado local. Para isso, instala-se materiais no teto para valorizar mais o espaço, e ajudar no resto da decoração.

Hoje em dia, o rebaixamento de teto com gesso e drywall são as técnicas mais utilizadas.

Esses materiais conferem ao acabamento muito estilo e beleza. Além disso, também tornam a instalação dos itens hidráulicos e elétricos.

Como fazer um rebaixamento de teto?

Veja O Nosso Passo A Passo A Seguir.
Veja o nosso passo a passo a seguir.

Para que o serviço seja realizado corretamente e sem prejuízos a sua residência, separamos 03 cuidados que deve se atentar:

  1. Defina as medidas e identifique a altura do revestimento com relação à laje. Isso ajudará na acomodação de fios e cabos.
  2. Utilize materiais próprios para fixar as peças. Esse detalhe pode significar mais segurança para a sua obra.
  3. Contrate uma empresa especialista no serviço de instalação de rebaixamento, pois profissionais qualificados são essenciais em qualquer reforma ou construção.  

Tipos de Sanca para Teto Rebaixado

Confira na tabela abaixo os diferentes tipos de sanca para o rebaixamento do teto:

Sanca abertaAbertura voltada para o centro, excelente para pendurar lustres.
Sanca invertidaTambém aberta, mas com a abertura direcionada para a parede, criando um efeito arquitetônico interessante.
Sanca fechadaSem nenhum tipo de abertura.
Sanca dupla fechadaUma de frente para a outra.
Tipos de Sanca para Rebaixamento de Teto

Teto Rebaixado com drywall

Teto Rebaixado Com Drywall.
Teto Rebaixado com drywall.

O drywall é um tipo de construção a seco, pois não utiliza a água. O material consiste em uma placa de gesso pré-fabricada, com capa de papel cartão e que pode ser encontrado em diversas espessuras.

Por isso, os projetos que priorizam esse tipo de material são mais baratos e ágeis, fato que torna o drywall muito popular no Brasil.

Por ser um material pré-fabricado, o drywall tem um baixo custo, por isso, o valor da instalação de rebaixamento de teto com drywall pode ser bem menor do que se imagina.

Ao contratar profissionais especializados e adquirir materiais de qualidade, a instalação de placas será mais ágil, e não fará muita sujeira. Assim, é possível ter um ótimo resultado, a um preço justo.

Veja também: Modelos de Divisórias para Casa

Rebaixamento de teto com gesso

Rebaixamento Feito Com Gesso.
Rebaixamento feito com gesso.

Esse tipo de rebaixamento agrega beleza e funcionalidade ao seu projeto. Além disso, também permite que se crie vários pontos de luz diferentes. Dessa forma, confere muito mais sofisticação à decoração.

A aplicação do gesso pode demorar mais do que o material anterior, já que ela se divide em, pelo menos, 03 fases: marcação – para determinar o nível do forro; fixação – momento para fixas as placas na parede e amarração, procedimento base para a instalação.

Por isso, leve em consideração as vantagens e desvantagens na utilização do material, assim como conheça os tipos de gesso que existem no mercado e as funcionalidades que cada tipo pode trazer para a decoração e para o seu projeto.

Vantagens e desvantagens do rebaixamento de teto com gesso

Veja Os Pontos Fortes E Fracos Do Uso Do Gesso.
Veja os pontos fortes e fracos do uso do gesso.

Você já pôde perceber que são muitas as vantagens da instalação de rebaixamento de teto com gesso na sua casa.

Ele deixa tanto o teto quanto a parede bem mais uniformes; mantém escondidos e os cabos que costumam ficar expostos, assim como proporciona iluminação mais bonita para os ambientes, deixando a casa mais moderna.

Entretanto, é preciso se atentar para certos pontos com relação à utilização rebaixamento de teto com gesso para que você não tenha surpresas desagradáveis durante ou após a reforma:

  • Custo elevado e atraso na hora de entregar: é importante manter o material coberto com uma massa e com tinta, o que atrasa ainda mais a conclusão da obra.
  • Manutenção do forro: pode ser um pouco mais difícil, e aumentar o gasto de dinheiro.
  • Resistência do teto de gesso: Esse tipo de material é frágil e não aguenta objetos pesados demais. Por isso, é importante você não colocar objetos ou instalações muito pesadas no teto.

Rebaixamento de teto com isopor

Rebaixamento De Teto Com Isopor.
Rebaixamento de teto com isopor.

Essa opção de rebaixamento de teto, utilizando o isopor, é uma forma simples, rápida e com um bom custo-benefício.

Existem vários tipos de materiais e marcas que podem ser utilizados nesse tipo de rebaixamento, porém no geral eles são mais leves do que o gesso, tem mão de obra simplificada e alguns já vem prontos para uso!

Teto Rebaixado Com Isopor.
Teto rebaixado com isopor.

Servem ainda como um ótimo isolante térmico e têm fácil limpeza e conservação. Além disso, são 100% recicláveis e atóxicos, se constituindo como uma opção sustentável à sua obra.  

Veja também: Modelos de Papéis de Parede para Teto

Rebaixamento de teto para cozinha

Inspirações Arquitetônicas Para Cozinhas.
Inspirações arquitetônicas para cozinhas.

O rebaixamento de teto pode ser utilizado em todos os cômodos da casa, inclusive na cozinha! Nesse ambiente, o rebaixamento deixa o cômodo mais belo, aconchegante e elegante.

Projeto De Cozinha Planejada Pequena Para Ampliar O Espaço.
Projeto de cozinha planejada pequena para ampliar o espaço.

Além disso, cria várias possibilidades de iluminação e contribui de forma positiva para valorizar a decoração deste espaço tão importante em nossas casas.

Rebaixamento Com Iluminação.
Rebaixamento com iluminação.

Por isso, antes de começar o rebaixamento do teto da cozinha, é importante ter em mãos um projeto de iluminação para que a instalação elétrica fique de acordo com suas necessidades.

Rebaixamento De Teto Para Cozinha.
Rebaixamento de teto para cozinha.

A cozinha com teto rebaixado, além de conceber sofisticação ao ambiente, também proporciona a sensação de maior amplitude e leveza.

Rebaixamento De Teto Para Cozinha.
Rebaixamento de teto para cozinha.

Mas atenção aos cuidados para que esse serviço seja realizado de forma correta: escolher materiais de boa qualidade e a contratação de um profissional qualificado para executar o trabalho, são essenciais para ter um perfeito acabamento na cozinha com teto rebaixado.

Rebaixamento de teto para banheiro

Teto Rebaixado Para Banheiro.
Teto rebaixado para banheiro.
Modelo Feito De Gesso.
Modelo feito de gesso.
Modelos Modernos.
Modelos modernos.
Modelo Simples.
Modelo simples.

O rebaixamento de teto nesse cômodo, também contribui com a decoração desse ambiente, além de dar um toque todo especial. A iluminação também se destaca com o rebaixamento de teto para banheiro.

Inspiração Para Banheiro Com Banheira.
Inspiração para banheiro com banheira.

Mas tenha atenção ao escolher o tipo de material que utilizará para rebaixar o teto desse cômodo, devido à umidade do banheiro.

Inspiração Para Banheiros Pequenos.
Inspiração para banheiros pequenos.

Aliás, se você optar em utilizar gesso para o rebaixamento de teto no banheiro, não pendure peças pesadas, pois o risco de comprometer a estrutura do gesso é grande.

Rebaixamento De Teto Para Banheira.
Rebaixamento de teto para banheira.

Aproveite que você já sabe os prontos principais do rebaixamento de teto para elaborar a sua obra de reforma ou construção!

Rebaixamento De Teto Para Banheiros Pequenos.
Rebaixamento de teto para banheiros pequenos.

Vantagens

Desvantagens

  1. As pessoas altas podem ter dificuldade em se adaptar ao espaço reduzido;
  2. O rebaixamento do teto pode prejudicar a iluminação natural do ambiente;
  3. Pode ser necessário refazer toda a instalação elétrica e hidráulica;
  4. Pode ser necessária a alteração do acabamento da superfície do teto;
  5. Pode haver perda de espaço útil no ambiente.

Perguntas e Respostas

  1. Aumento da altura do ambiente: ao rebaixar o teto, a altura do ambiente é automaticamente aumentada, o que dá a impressão de um espaço mais amplo.
  2. Melhor aproveitamento do espaço: o rebaixamento do teto permite um melhor aproveitamento do espaço disponível, já que as áreas mais altas do cômodo ficam mais acessíveis.
  3. Isolação térmica: um rebaixamento de teto bem executado proporciona uma boa isolamento térmico, já que as paredes ficam mais cobertas e o ar quente do ambiente fica mais preso.
  4. Isolação acústica: assim como a isolamento térmica, o rebaixamento de teto também proporciona uma boa isolamento acústica, já que as paredes ficam mais cobertas e o som fica mais preso no ambiente.
  5. Decoração: o rebaixamento de teto também pode ser uma ótima opção de decoração, já que permite a utilização de lâmpadas e outros objetos decorativos na parte inferior do teto, além de ser uma forma de esconder fios e canos.

1. O que é um rebaixamento de teto?

Um rebaixamento de teto é um tipo de projeto de construção que envolve a redução da altura do teto em uma determinada área da casa. Geralmente, isso é feito para melhorar a aparência da área, permitindo que os proprietários coloquem luzes e outros elementos decorativos no teto para dar um aspecto mais aconchegante ao ambiente.

2. Qual é a duração média de um projeto de rebaixamento de teto?

O tempo necessário para completar um projeto de rebaixamento de teto depende da complexidade do projeto. No entanto, em geral, um projeto simples pode ser concluído em cerca de uma semana, enquanto um projeto mais complexo pode levar de um a dois meses para ser finalizado.

3. Qual é o custo médio de um projeto de rebaixamento de teto?

O custo de um projeto de rebaixamento de teto depende da complexidade do projeto. No entanto, em geral, um projeto simples pode custar entre US $ 1.000 e US $ 5.000, enquanto um projeto mais complexo pode custar até US $ 10.000 ou mais.

4. Como posso aumentar a eficiência energética de um projeto de rebaixamento de teto?

Existem várias maneiras de aumentar a eficiência energética de um projeto de rebaixamento de teto. Por exemplo, você pode instalar isolamento adicional no teto para evitar que o ar frio ou quente escape. Além disso, você pode escolher uma luz mais eficiente para iluminar a área, como luzes LED.

5. Quais são os riscos de um projeto de rebaixamento de teto?

Os riscos de um projeto de rebaixamento de teto dependem da complexidade do projeto. No entanto, em geral, um projeto simples pode não oferecer muitos riscos, enquanto um projeto mais complexo pode envolver riscos como derramamento de lâmpadas e outros objetos no teto, infiltrações de água e incêndios.

Você ficou com alguma dúvida sobre rebaixamento de teto? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *