Casas Decoradas com Gesso: 31 Fotos para inspirar sua decoração!

O gesso é um material bem flexível que possibilita modelagem em diversos formatos. Não é pra menos que seu uso vem sendo cada vez mais recomendado e associado à iluminação para dar toques únicos.

É possível criar diversos ambientes diferentes com o gesso como matéria-prima através da construção de: sancas, telas de parede, rodapés, painéis, seu uso em rebaixamento de tetos e tantas outras alternativas que a imaginação possa criar.

Sanca de gessoAcabamento detalhado em gesso
Forro de gessoDetalhe liso e uniforme, menos estético
DrywallCasa modelada em gesso
PVCPlástico, alternativa barata ao acabamento com gesso

Atualmente, as casas passaram a ter toques finos ou majoritários de gesso atuando como forros, acabamentos, detalhes diversos e até mesmo na construção da casa como um todo a partir de um certo tipo especial, como é o caso do sistema Drywall.

sistema de construçao de casas drywall
Sistema Drywall

Diferenças entre sanca e forro de gesso

Dificilmente você deve ter ouvido falar sobre sancas de gesso, principalmente se você está iniciando suas pesquisas em decoração. Para simplificar, as sancas são os detalhes criados com o gesso no teto.

Mais especificamente, as sancas são um acabamento entre o teto ou forro preexistente e as paredes, comumente utilizadas como alternativa a forros. Assim, são altamente recomendadas para ambientes que requeiram atenção como as salas de estar em ambientes residenciais ou de espera em ambientes comerciais, por exemplo.

Além de trazer um ar moderno e elegante para o ambiente, essa peça pode ser utilizada como um item decorativo ou simplesmente harmonizar com a iluminação, possibilitando que lâmpadas sejam embutidas ou acopladas à peça. Seu uso permite a criação de uma infinidade de ambientes.

Mesmo que o toda a temática do imóvel seja contrária a ideia que o detalhe quer passar, sua elegância facilmente harmoniza-se com todo o tipo de situação e, por isso, esse item ganha cada vez mais popularidade no mercado.

modelo de sanca de gesso aberta
Sanca de gesso aberta
casa decorada com sanca de gesso na sala
Sanca de gesso fechada

Diferentemente das sancas, os forros em gesso são esteticamente mais simples. São caracterizados como um detalhe liso e uniforme recomendado para áreas que não demandem muita atenção, mas, ainda assim estética como quartos e banheiros, por exemplo.

Em geral, assim como as sancas, os forros de gesso desempenham um ótimo papel como isolante térmico e acústico, além de proporcionar uma estética satisfatória em relação aos forros de PVC, por exemplo.

foto de forro de gesso
Imagem de forro de gesso
imagem de forro de gesso
Foto de forro de gesso

Mas, vale lembrar que ambos são um investimento um pouco caro que requer um pouco mais de tempo para sua confecção e, na presença de qualquer problema, sempre manutenção.

Veja agora mais algumas fotos de casas decoradas com gesso:

teto de sala com gesso colorido
Gesso pintado
decoraçao luxuosa feita em gesso
Casa decorada luxuosa em gesso
sanca e forro de gesso com estilo moderno de decorar
Decoração moderna em gesso
decoracao vintage usando gesso para fazer sanca
Decoração retro em gesso
casa decorada em gesso na sala
Decoração clean para sala de jantar
parede das escadas de uma casa com gesso em arte 3d
Parede texturizadas em gesso
parede de casa decorada em gesso com enfeites
Parede em gesso iluminada
ver casas decoradas de forma chique com gesso
Decoração elegante para casas com gesso
fotos de casas decoradas com gesso na sala
Parede texturizada em gesso
quarto com forro de gesso e luminaria
Quarto com teto de gesso
sala de jantar com pouco espaço e teto em gesso
Sala de jantar pequena decorada com gesso
casa pequena com comodos rebaixados em gesso
Sala de estar pequena com rebaixamento em gesso
ambientes iluminados com gesso ficam maiores
O uso do gesso facilita a iluminação de ambientes pequenos e “aumenta” o espaço
casa decorada com sanca em gesso na forma de S
Sanca em gesso moderna
foto de casa decorada com gesso no teto
Imagem de teto decorado
ver fotos de sala de casa grande com gesso
Gesso e madeira pode criar uma decoração elegante e bonita
sala decorada com gesso e luminarias que destacam a textura
Teto e parede da sala em gesso – iluminação focando a decoração
varanda gourmet com teto de forro de gesso
Varanda gourmet
casas decoradas com gesso na cozinha
Cozinha planejada com decoração em gesso
casa com decoracao clean em gesso
O gesso pode ser peça fundamental numa decoração clean
sala de estar de casa grande decorada com forro e sanca de gesso
Forro de gesso com sancas
decoracao luxuosa para casa com teto de gesso
Casa decorada com gesso de forma elegante

Vantagens de decorar a casa com gesso

Observe agora algumas das vantagens de utilizar o gesso na obra da sua casa. São muitas, acho que você, com certeza, vai querer usá-lo!

  • Auxilia na iluminação: à primeira vista, as casas decoradas com gesso podem não parecer uma ideia muito charmosa, mas, quando esse material se associa à uma iluminação criteriosa, a peça recebe um destaque confortante na decoração. É possível desviar a atenção de imperfeições como vigas e fios de iluminação e ainda direcionar a luz de maneira confortável para o ambiente. Assim, o material acaba se tornando um aliado perfeito no acabamento de projetos.
  • Facilidade de moldagem e modelagem: como o gesso é um material bastante flexível, ele pode ser utilizado também na produção de texturas em paredes ou mesmo no próprio teto.
  • Estética e conforto: depois de seco, o gesso mantém uma aparência branca e lisa. Além de demonstrar um ótimo acabamento, possui um bom isolamento térmico-acústico.
  • Rapidez: se você tem pressa em nível moderado, saiba que aplicar revestimentos sobre o gesso é mais fácil pois possibilita o início da pintura mais cedo, já que seu tempo de cura é menor do que o das argamassas convencionais.
  • Durabilidade: seja como forro ou não, todo o profissional que trabalha com gesso certifica-se de aplicar uma camada de impermeabilizante ao fim do trabalho para dar mais durabilidade à sua obra.
  • Para todo o tipo de ambiente: seja residencial ou comercial, seu uso está associado à possibilidade de remanejo de paredes e divisórias afim de otimizar o ambiente.
  • Versatilidade: o material pode ser utilizado como forro, sanca (peça alternativa ao forro), material decorativo ou auxiliar de iluminação.
  • Resistência: ambientes reformados com esse material ou criados com seu auxílio podem suportar – no caso das paredes – até 10kg.
casa pequena decorada com forro e sanca de gesso
Sala de casa decorada em gesso – ambiente bem iluminado

Veja esse vídeo com dicas de como decorar com gesso a sala de estar e de jantar da sua casa:

Desvantagens da decoração em gesso

Se eu falei dos benefícios, é justo falar também da parte problemática do gesso, né? Mas a verdade é que, como você vai perceber, existem mais vantagens que o contrário!

  • Não pode ser aplicado em áreas externas: esse tópico é um pouco relativo. O gesso só sofre alterações de acordo com a umidade uma vez que ele ainda não esteja bem seco. Após secar – o que pode demorar um pouco a depender do clima de cada região – ele não apresenta maiores problemas. Mas, ainda assim, a recomendação é de que ele não deve ser exposto diretamente ao meio externo. Em contra-partida, ele pode ser utilizado em áreas úmidas como cozinhas ou banheiros, por exemplo.
  • Requer cuidado: o gesso, quando depositado em espessuras maiores que 2 cm pode trincar. É estritamente necessário que um profissional habilitado cuide do serviço.
  • Depende do meio em que será aplicado: se a superfície sujeita à aplicação estiver muito irregular, são necessários esboços para corrigir e, consequentemente, maior tempo hábil para sua instalação.
  • Depende do ambiente: o gesso não deve ser aplicado em ambientes com tráfego intenso de pessoas ou cargas. Embora seja resistente ao fogo e à umidade – após secagem, possui baixa resistência a choques. Como uma de suas funções principais é esconder a fiação, problemas graves podem aparecer.
  • Custo-benefício: há não muito tempo atrás, esse material já foi considerado muito caro e inviável para decorações e construções, fazendo surgir assim a fama do forro em PVC. Mas, embora antigamente tenha sido considerado um investimento muito caro, hoje pode ser financeiramente viável.
sala de estar grande com sanca de gesso
Casa grande decorada com gesso – pode ser caro

Usar gesso ou PVC?

O forro em PVC é um material plástico bastante utilizado que não possui isolamento térmico-acústico ou estética favorável e destaca-se não só pelo seu custo-benefício como também por suas vantagens em relação ao gesso:

  • Não necessita pintura – opcional;
  • É possível instalar – mesmo que de maneira ruidosa – mais rápido e de maneira mais limpa;
  • Não necessita manutenções;
  • Durabilidade longa;
  • Resistência a ambientes salinos, à umidade e cupins.
teto de casa com pvc decorado
Casa decorada com PVC
sala de estar e cozinha com forro de pvc
Forro de PVC – alternativa mais em conta

Já o gesso, é um material que complementa as falhas do PVC e mostra as suas. Mas, o que você acha?

Você já teve a oportunidade de passar a noite em uma casa forrada com PVC e outra com gesso? Achou diferente? Conte pra gente a sua experiência e nos ajude a resolver essa questão se baseando em tudo o que viu até agora: gesso ou PVC?

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest