Jardim de Inverno na Sala de Estar: 23 Ideias para Decorar + Vídeo DIY!

Você é uma pessoa que ama jardins? Então sem dúvidas essa matéria é para você! Hoje vamos falar sobre jardins de inverno em um lugar super bacana, a sala de estar. Esse projeto deixa o ambiente muito aconchegante e faz com que você e todos os membros da família fiquem mais perto do aconchego da natureza.

O jardim de inverno é uma ótima opção para quem não tem quintal, pois, ele cumpre muito bem o papel de embelezar a casa e de quebra dá a oportunidade de você admirar a bela paisagem do conforto do seu sofá.

As flores e outras plantas em contato com o ambiente interno proporcionam aos moradores uma sensação de relaxamento e bem-estar, além disso, não costuma dar muito trabalho a quem opta por esse tipo de jardim, principalmente quando em comparação a um jardim externo.

sala de estar grande com jardim de inverno
O jardim de inverno torna a paisagem da sala de estar mais bem decorada
sala de estar ampla com jardim de inverno
Dependendo do tamanho da sua sala, você pode colocar plantas maiores no jardim
imagem de sala de estar, jantar e cozinha integrados com jardim de inverno
O jardim de inverno também combina com ambientes integrados – salas de estar, jantar e cozinha

Para deixar esse ambiente perfeito, separamos algumas dicas valiosas que te ajudará em cada passo.

Deixe a luz natural invadir o ambiente

A luz natural deixa qualquer ambiente lindo e aconchegante, por isso, investir em um jardim de inverno sem teto ou com portas de vidro é a opção certa, claro que isso não é uma regra e você pode adaptar seu jardim dentro de sua casa.

A luz natural, além de deixar as plantas e flores que ficarão no jardim saudáveis, ainda dá a você a oportunidade de apreciar a claridade no ambiente por mais tempo. A opção de jardim sem teto traz, além da luz solar para dentro de casa, a oportunidade de um contato maior com a chuva, os pássaros e as mudanças climáticas.

sala de estar com jardim de inverno e janelas de vidro
Portas de vidro protegem o ambiente das intempéries naturais
jardim de inverno sem teto em sala de estar
Se o teto for aberto, o jardim pode ser o mais natural possível
jardim de inverno sem teto em casa
Além do mais, o ambiente fica ainda muito mais claro

Plantas suspensas são a opção bonita para uma sala pequena

As plantas suspensas são perfeitas para os jardins de inverno em salas de estar pequenas, elas deixam o ambiente mais colorido e lindo, embora fujam um pouco da ideia tradicional de jardim. Uma ideia de planta para ficar suspensa é a samambaia junto com alguma planta que produza flores para que tudo fique bem colorido.

Para fazer as plantas suspensas você pode soltar a criatividade usando, por exemplo, nichos ou vasinhos pendurados por correntes ou em macramé. Esse, com certeza, é o passo em que você deve fazer de acordo com seu gosto por decoração.

jardim de inverno diy pra sala de estar
Ideia mais simples, com vasinhos acoplados a uma grade
sala de estar com jardim de inverno na parede
Transforme a parede da sua sala de estar num jardim de samambaias
sala de estar com jardim de inverno suspenso
Neste projeto, vários vasos ficam pendurados no teto, formando um jardim suspenso na sala

Atenção na escolha dos móveis

Pensar em alguns móveis na hora do projeto é essencial para dar outra visão ao jardim, é claro que isso não é uma regra, vai do seu gosto e do espaço que você tiver. Se o espaço for o suficiente, você poderá investir em mesinhas, poltronas, cadeiras e outros móveis de características e cores que você preferir.

Lembre-se sempre de equilibrar o estilo e as cores do jardim com as dos móveis, sempre verificando a qualidade dos mesmos e se certificando se eles são resistentes ao sol, chuva e mudanças climáticas, caso seu jardim na sala seja aberto. Veja esse vídeo com algumas dicas que também servem para ambientes com jardim de inverno:

Encontre o espaço certo

A sala de estar costuma ser um dos maiores espaços da casa e, por muitas vezes, é um cômodo em formato quadrado. Por esse motivo, escolher em qual canto ficará seu jardim de inverno é um passo importante e deve ser a primeira coisa a se pensar.

Muitas pessoas costumam fazer seu jardim fora do espaço da sala, deixando ele apenas visível e acessível por paredes ou portas de vidro. Essas ajudam que as pessoas tenham uma melhor apreciação do ambiente, mas nada te impede de adaptar de acordo com seu gosto.

No caso das casas que possuem escadas, pode ser interessante montar o seu jardim abaixo dela, a sala de estar ainda estaria ali e o espaço próximo da escada seria melhor aproveitado, ressaltando-se a decoração do ambiente criando um nele um belo jardim.

foto de jardim de inverno embaixo da escada
Um jardim inverno debaixo da escada aproveita um espaço que normalmente fica vazio
jardim de inverno embaixo da escada com plantas grandes
Dependendo do tamanho do espaço, dá pra fazer um jardim de inverno bem grande, com plantas maiores
jardim de inverno decorado na sala de estar com tijolos de vidro
A decoração do jardim pode ser ornamentada com tijolos de vidro

Roteiro pra te ajudar no projeto e montagem do seu jardim de inverno

Se você está procurando inspirações para colocar seu projeto em prática, existem jardins muito luxuosos e outros simples e singelos, porém, cada um possui sua beleza e seu esplendor. Separamos uma lista com alguns pontos e alguns modelos para você escolher o seu preferido.

  1. Jardim de inverno luxuoso: Está com um bom orçamento para investir? Então não pense duas vezes e comece seu jardim de inverno luxuoso. Plantas exóticas, um melhor revestimento feito em pedras ou madeira deixará tudo com um aspecto requintado. Faça uma boa iluminação, dando destaque às plantas e deixando o ambiente com um ar mais chique.
  2. Jardim artificial: Hoje em dia vemos muitas pessoas optando por plantas artificiais e você sabe qual o motivo? Essa é uma opção muito econômica e também muito válida para as pessoas que vivem na correria e não tem tempo de cuidar das plantas de verdade. É possível deixar o jardim artificial lindo, colorido e com vida, porém, este será mais simples, pois, no mercado não encontramos tantas variedade de plantas artificiais.
  3. Jardim com portas de vidro: Como disse para vocês anteriormente, as portas de vidro são uma ótima opção para os jardins de inverno na sala de estar. Ela é uma ótima opção, pois, permite que você tenha contato com a natureza mesmo estando com as portas fechadas. As portas de vidro são lindas e com certeza surpreenderão quem estiver chegando.
imagem de jardim de inverno luxuoso embaixo da escada
Pedras diferentes e plantas mais exóticas ornamentam esse jardim luxuoso
jardim de inverno simples com porta de vidro
Um jardim simples separado da sala por portas de vidro
imagem de mostruario de loja de jardinagem mostrando jardim de inverno com plantas sinteticas
Foto de jardim de inverno com plantas artificiais

Você chegou até aqui e ainda está meio perdido para colocar tudo em prática?

Então já pode se acalmar que estamos aqui para te dar um “help” e, montamos um passo a passo, ou melhor, um resumão de tudo que falamos para você não ficar com nenhuma dúvida, vamos lá?

  • Escolha o local: Como já dissemos, escolher o local é o primeiro passo e, este por sua vez, não precisa ser muito grande, pois o jardim de inverno é um projeto adaptável. Apenas escolha um canto mais reservado e comece seu projeto, tal que seu jardim seja um nicho na casa.
  • Escolha as plantas: Depois de escolher o local é hora de escolher as plantas que vão ficar no seu jardim. Se o local escolhido for do lado de fora e puder ser atingido pelo sol, chuva e clima, a variedade de plantas será maior, mas se sua escolha foi por adaptar seu jardim de inverno abaixo das escadas, por exemplo, você precisará selecionar determinadas plantas, pois nem todas sobrevivem ao interior de uma casa e à falta de luz natural.
  • Delimitar o espaço: Com o local e as plantas que você irá colocar no seu jardim já escolhidas, é hora de delimitar o espaço. Você não pode simplesmente colocar as coisas naquele determinado lugar sem delimitá-lo pois, assim, seu jardim perderá a estética. Se o seu caso for de usar vidro, lembre-se de decidir se se você quer simplesmente um revestimento ou janela em vidro, ou se quer fazer uma porta, para ter acesso constante ao espaço. Por outro lado, se a sua intenção for de fazer o jardim abaixo das escadas ou em outro canto da sala, faça num nível mais alto do resto do ambiente ou então faça um cercado.
  • Posicione os vasos: O passo agora é derramar o pedrisco, existe no mercado pedrisco de várias cores, sendo mais usados os brancos, marrons ou cinza, a cor dependerá da sua escolha. Após espalhar tudo, faça pequenos espaços para os lugares em que os vasos de planta irão ficar, os vasos não podem ficar sobre o pedrisco, pois correrão risco de virar, cair. Você pode destacar a beleza dos vasos e do jardim utilizando iluminação com luminárias embutidas, por exemplo. Fique agora com outras ideias para um jardim de inverno decorando sua sala de estar.
jardim de inverno com deck de madeira
O deck de madeira cercando o jardim delimita de forma bonita o espaço
jardim de inverno para sala de estar de apartamento luxuoso
Um amplo jardim de inverno dentro da sala de estar de um luxuoso apartamento – os pets adoram!
sala de estar decorada com jardim e poltrona chique
Se você tem uma sala grande, faça do jardim de inverno um ambiente de relaxamento
imagem de sala de estar grande com jardim ao fundo
As plantas ornamentam o ambiente e complementam para a vida e a cor da decoração
jardim de inverno com janelas de vidro na recepcao de casa
Nesta sala decorada bem clean, o jardim de inverno aproveita e enfeita um espaço que ficaria vazio
sala de estar integrada com o jardim de inverno
Neste ambiente, o jardim de inverno e a sala estão totalmente integrados
foto de sala de estar grande com jardim de inverno e plantas decorativas
Você pode espalhar mais plantas pela sua sala, além de ter o jardim, que anda bem combinado com decorações em madeira
jardim de inverno iluminado e visto da sala de estar
A importância da iluminação – o jardim fica ainda mais lindo à noite

Gostou das ideias e quer fazer o seu? Veja esse vídeo DIY de como fazer um jardim de inverno pequeno e simples!

Esperamos que todas as informações daqui tenham te ajudado. Não se esqueça de deixar nos comentários as dúvidas que ficaram e ou alguma sugestão que você queira fazer.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest