43 Ideias para Decorar Sala de Estar Conjugada com a Sala de Jantar!

Uma tendência sem prazo para sair de moda? Juntar a sala de estar com a de jantar, integrando-as! A proposta de juntar os dois cômodos veio com o conceito de tornar a casa mais ampla e aproximar todos os moradores e visitas que estiverem em casa. A hora do jantar e a hora do bate-papo nunca ficaram tão próximas!

Hoje em dia grande parte das casas e apartamentos já estão sendo construídas nessa proposta tornando raro as casas que possuem a sala de estar em um cômodo e a sala de jantar em outro. Se você já está curioso para saber mais sobre a integração desses dois cômodos continue ligadinho aqui nessa matéria!

Modelos de sala de estar integradas à sala de jantar

Os projetos de arquitetura e design de interiores abarcam um rol relativamente grande de possibilidades de se fazer juntas as salas de jantar e estar. Nesse sentido, a variedade é grande e fica difícil falar sobre todas essas ideias.

No entanto, comumente encontram-se esses dois cômodos juntos na parte interna da casa ou então com a sala de estar por dentro e a sala de jantar por fora, fazendo parte da varanda. A despeito disso, vou mostrar logo mais alguns outros projetos que considero super interessantes e bonitos, não deixe de conferir!

decoracao moderna para sala de estar integrada a sala de estar
Um projeto em que a varanda está integrada às salas seguindo um estilo moderno de decorar
sala de estar e jantar decorada em 3 cores
Uma combinação de cores bonita para se usar é a dessa foto – preto, branco e alguns detalhes em amarelo
sala de estar integrada com sala de jantar vistas de cima
A integração otimiza o espaço e moderniza o ambiente
sala de jantar na varanda conjugada com a sala de estar
Para apartamentos pequenos, levar a mesa de jantar para a varanda e integrá-la à sala de estar é uma ótima ideia

Como dividir o espaço das salas integradas com uma escada “no meio do caminho”?

As escadas, na maior parte das vezes, começam na sala de estar, e elas costumam ocupar grande espaço no ambiente, o que acaba diminuindo o espaço útil do local. Nesse caso, a integração não só é uma boa escolha como servirá para deixar o ambiente mais espaçoso e aconchegante.

Para deixar o ambiente moderno aposte em uma boa iluminação por todo o cômodo incluindo para a escada. Faça com que essa iluminação se harmonize com o resto da decoração para que tudo se encaixe.

É preciso lidar com a escada como um item de decoração, e não como algo que está ali atrapalhando a beleza da sua casa; por isso, aposte em um material que combine bem com esse estilo moderno como, por exemplo, o cimento queimado branco e o porcelanato, que são ótimas pedidas para esse caso. Confira algumas fotos mostrando como fica esse tipo de ambiente:

sala de jantar com sala de estar e escada do lado
Se o espaço para sala de jantar for pequeno, use uma mesa redonda
sala de estar e jantar integradas com pisos diferentes
Repare que nesse ambiente foram usados diferentes pisos para “separar” os cômodos
sala de estar junto da de jantar com piso de madeira e escada no meio
Neste espaço, a escada que separa a sala de estar da sala de jantar, havendo destaque para o belo piso amadeirado
sala de estar junto da sala de jantar e da cozinha
Aqui se tem um ambiente bem estreito, integrando sala de estar, jantar e cozinha
sala de estar junto da sala de jantar com escada e jardim de inverno
Por outro lado, nessa foto há bastante espaço, havendo inclusive um jardim de inverno decorando a parte de baixo da escada

Como melhor aproveitar um espaço grande?

Se espaço não falta na sua casa então aproveite cada centímetro! Uma decoração mais minimalista é tendência justamente porque chama a atenção de quem está chegando no ambiente por conta da simplicidade, ao mesmo tempo que dá todo um luxo ao cômodo. Outro artigo de luxo muito desejado é ter um barzinho na sala, daqueles com adega climatizada ou para ou mais chegados numa loira gelada, uma mini geladeira para cervejas.

Mescle o neutro com o glamouroso e forme a integração dos seus sonhos! Abajures, lustres e grandes cortinas são os detalhes certos para fazer com que sua sala de estar e jantar fique extremamente luxuosa, além disso, você pode optar por mesas mais extensas que possuem a tampa de vidro temperado ou que sejam feitas a partir de alguma pedra nobre, ambos materiais traduzindo um charme especial. Veja alguns exemplos de ambientes repletos de luxo:

sala de estar com jantar nas cores preta e branca com esculturas caras
A combinação do preto com branco e a presença de esculturas trazem muito luxo a esse espaço
sala de estar moderna e sala de jantar vintage integradas
A integração aqui reúne modernidade na sala de estar e um toque vintage na sala de jantar com uma luminária especial
sala de estar e jantar integradas com iluminaçao embutida na parede
O destaque nesse ambiente é a iluminação embutida, agregando ao estilo minimalista da decoração
sala de estar com piso vinilico e sala de jantar com piso de madeira em ambiente luxuoso
Outro exemplo em que se usaram diferentes pisos na separação dos ambientes, sendo de se destacar os pés metálicos da mobília, remetendo à modernidade
sala de estar e jantar nas cores da modernidade separadas da varanda por uma cortina branca
Combinaram-se aqui as cores preto, branco e cinza e se utilizou uma grande cortina branca para separar os ambientes da sacada

Simples, mas sempre linda: como integrar num apartamento pequeno?

Dizem que é nos pequenos frascos que se escondem os melhores perfumes, não é mesmo?! O mesmo pode valer para a decoração!

Se o seu apartamento ou casa não possui tanto espaço, a integração também será a sua melhor aliada. Os móveis, nesse caso, devem ser bem pensados e devem ter medidas de acordo com espaço que se tem, ainda é indicado (mas não é uma regra) que se use uma mesa redonda ou um balcão para que o espaço entre cômodos seja maior.

Como já falamos em outras oportunidades, uma dica para dar a impressão de um ambiente maior é investir em espelhos, por isso, procure uma parede bacana e providencie um grande espelho para suas salas.

sala de estar e jantar em apartamento pequeno com mesa de vidro
Incremente a parede com uma bela textura e use uma mesa com tampo de vidro para dar impressão de mais espaço
sala de estar e jantar em apartamento pequeno com cozinha americana
Outro ambiente em que se percebe o uso da mesa de vidro. Neste, inclusive, há integração com a cozinha
sala de jantar com espelho conjugada com a sala de estar
A utilização do espelho, além de ser positiva conforme o Feng Shui, dá impressão de mais espaço
sala de estar com sala de jantar em l
Para melhor aproveitar o espaço, você pode projetar sua sala de jantar em L e usar uma poltrona embutida com uma mesa arredondada
sala de estar conjugada com a sala de jantar e cozinha
Para incrementar a decoração, revestiu-se a parede que separa as salas da cozinha com revestimento vinílico que imita madeira

Será que vale a pena conjugar os ambientes?

VantagensDesvantagens
Ambientes integrados tem melhor aproveitamento do espaçoA depender da mobília de que você dispõe e do espaço do seu imóvel, a vantagem espacial pode se tornar uma desvantagem e tudo ficar muito apertado, portanto, planeje!
O ambiente fica mais agradável e convidativo, já que se reúnem dois dos cômodos mais sociais de um larA depender do estilo pessoal, pode se perder intimidade, uma vez que por serem integrados e relativamente abertos, não há a possibilidade de fazer reuniões ou refeições reservadas
Na hora de contratar um profissional, a decoração pode sair mais barata porque, além de ser casada, decora-se um só ambiente, que faz as vezes de doisHá menos liberdade na hora de decorar, uma vez que a sala de jantar e a sala de estar devem “casar” para que as decorações não destoem

Assim como em tantas outras coisas na decoração, a integração da sala de estar com a de jantar possui benefícios e malefícios. Por isso, é preciso que se coloque tudo na ponta da caneta e veja se a opção é viável ou não para você.

Começando pelas vantagens, uma das maiores é que as casas que possuem essa integração tem a sensação de um espaço mais amplo e, pelo fato de que a maior parte das casas hoje em dia são construídas com espaços reduzidos, essa opção é a mais pedida.

Outra vantagem que vale a pena se levar em consideração é a comodidade que a proposta pode dar. Essa comodidade deixa a vida de todos que moram na casa muito mais fácil e faz com que a família passe mais tempo juntos – o que é fundamental nos tempos de hoje, uma vez que as pessoas estão cada vez mais distantes por conta da necessidade incessante de estudar e trabalhar e da conexão permanente com o mundo virtual.

Uma outra desvantagem a se considerar é que pode ser caro desenvolver um projeto bem planejado e otimizado, isso porque, como você pode perceber, a maior parte dos ambientes integrados demanda móveis sob medida, e fazê-los com qualidade não sai barato.

Entretanto, havendo esforço na busca de móveis, é possível conseguir, ainda que num espaço pequeno, fazer com que as salas de estar e jantar sejam funcionais sem que você sinta sufocamento e aperto ao estar naquele ambiente. E, para fugir dos preços caros, veja no vídeo abaixo como decorar as salas gastando pouco!

Outras dicas para não errar na decoração

Não pense que a decoração para esse ambiente é um fator difícil, pois diferente do que se pensa, a sala de estar e a sala de jantar serão uma só e, por isso, a decoração também deverá ser uma só.

Comece pensando em cores e objetos que darão harmonia ao ambiente, sempre escolhendo as que não terão o risco de deixar o ambiente muito pesado, pois ele já terá muitas informações em móveis. A paleta de cores entre as paredes e os móveis já escolhidos também deve conversar, fazendo com que tudo fique equilibrado. Uma dica valiosa é apostar nos tons claros e iluminados, pois estes deixarão as duas salas convidativas e confortáveis.

A iluminação é outro ponto em que se deve prestar atenção e se levar em consideração: é ela que dará todo um charme para o cômodo, deixando-o com caráter único. Uma dica é apostar em spots embutidos que emitirão luz num espaço específico e contribuirão para dar aconchego àquele espaço, e isso é fundamental já que uma dentre as inúmeras funções da integração de ambientes é também integrar as pessoas.

O que você achou da proposta de ter a sala de estar integrada na sala de jantar? As vantagens com certeza são maiores que as desvantagens e a chance de você deixar o seu cômodo perfeito são altíssimas! Aproveite a junção dos dois cômodos para abusar também de vasos de flores, arranjos e objetos que combinem com os dois ambientes ou que completem um ao outro. Para te ajudar e te inspirar um pouco mais, deixo abaixo algumas imagens em que as salas de estar e jantar foram conjugadas com maestria, formando um ambiente perfeito!

sala de jantar com lustre que imita velas
O bonito lustre com luzes que imitam velas dá classe ao ambiente
sala de estar e jantar integradas com decoracao minimalista
As cores branca e cinza integram a decoração minimalistas desses ambientes
espaco gourmet em casa luxuosa e grande
Mais um espaço bem moderno, integrando 3 ambientes – salas de estar e jantar mais a cozinha
sala de jantar e de estar integradas com papel de parede de pedra
O revestimento que imita pedras junto à parede da sala de jantar agrega e muito na beleza dessa decoração
sala de estar e jantar integradas com nichos
Um projeto moderno traduzido nas formas arredondadas e pontudas da mobília e dos ornamentos decorativos
projeto de sala de estar junto com sala de jantar em apartamento pequeno de luxo
Projeto planejado para apartamento luxuoso bem pequeno
sala de estar luxuosa com mesa redonda e piso de madeira integrada a sala de jantar
O contraste entre a cor escura do piso em madeira e as cores claras da mobília e paredes fica super elegante
sala de estar colorida integrada a sala de jantar
Por outro lado, projetos coloridos e bem claros também ficam muito bonitos
sala de estar com sala de jantar com banco de madeira
Usar um banco na mesa de jantar é uma boa pedida para espaços menores porque melhor aproveita o espaço
sala de estar junto da sala de jantar em projeto minimalista
A decoração minimalista é uma das mais procuradas por quem quer planejar um ambiente
sala de estar combinada com sala de jantar com texturas dos moveis combinando
Neste espaço, há uma bonita combinação entre as texturas do tapete, do sofá e do armário
imagem de sala de estar conjugada com a sala de jantar com moveis claros e escuros
O truque para delimitar ambientes aqui é usar cores bem diferentes na mobília da sala de estar e da sala de jantar
sala de estar junto da sala de jantar com mesa dobravel
O destaque nesse espaço fica por conta da mesa, que pode ter seu tamanho reduzido, melhor aproveitando o espaço
sala de estar minimalista com mesa de jantar aos fundos
Mais um espaço minimalista que priorizou o espaço da sala de estar
sala de estar junto da sala de jantar com iluminaçao moderna
Ambiente super moderno e bem iluminado com luminárias embutidas no acabamento em gesso
sala de estar conjugada com a sala de jantar com moveis bem apertados
Salas bem pequenas com os móveis bem juntinhos, deve haver cuidado pra não ficar muito apertado
sala de estar com sala de jantar decorada com detalhes em madeira
Aqui, um espaço bem retro com mobília vitoriana e acabamento em madeira no teto
sala de estar elegante junto da sala de jantar decoradas com cortina verde
Nesse ambiente dá para perceber o charme a mais que as cortinas proporcionam, combinando com o tom escuro do piso
sala de estar junto da sala de jantar decoradas com vaso de planta grande
Para dar vida a suas salas, utilize um vaso de planta grande para trazer a natureza pra mais perto e mais cor para o ambiente
sala de estar junto da sala de jantar com moveis baratos reaproveitados
Ambiente simples usando móveis reaproveitados
sala de estar colada na sala de jantar com quadros na parede
Para não deixar as paredes sem graça, use quadros e outros enfeites
sala de estar com sala de jantar azul e uma parede roxa
Imagem de sala de estar conjugada com a sala de jantar marcados por uma decoração bem colorida e com espelho grande
sala de estar com sala de jantar luxuosa decorada com moveis antigos
Outra sala de estar junto da sala de jantar com decoração vintage marcada por mobília vitoriana e papel de parede retro
sala de estar e jantar integradas na casa de campo com decoracao rustica
Piso em madeira e iluminação em spots contribuem para a toada rústica e aconchegante dessa casa de campo

Dicas anotadas? Hora de colocar a mão na massa! Esperamos que tenha gostado da matéria e que ela seja útil para ajudar você a decidir se irá investir ou desistir do projeto. Não esqueça de nos deixar nos comentários dúvidas e sugestões sobre essa ou outras matérias, até a próxima.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest