O marrom é uma cor elegante e versátil. Por isso, é perfeito para decorar uma sala de estar. Confira as dezenas de inspirações trazidas pelo blog Sua Decoração e saiba as diversas formas de usar essa cor na sua sala de estar!
Hoje falaremos sobre sala de estar com algumas variáveis de cor, vamos usar o marrom como base e compô-lo com outras cores para mostrar como um ambiente pode ficar. A sala de estar é um ambiente que precisa ser confortável e aconchegante. Vocês vão me dizer que a casa toda precisa ser assim, SIM, concordo, a casa toda precisa ser muito aconchegante e com a nossa cara.

Mas na sala de estar, dependendo do tamanho, podemos ousar mais, utilizar de mais elementos para decoração. Até uma lareira podemos ter, não sei qual seria a utilidade em um País tão quente como o nosso, e principalmente para quem mora depois do Sudeste, mas ser quisermos podemos ter.

O nosso artigo então vai usar o marrom e suas combinações para uma sala de estar, e a cor que predomina na decoração, como dito, será o marrom.
Combinação sóbria com marrom e cinza
Esta é uma sala de estar não muito grande, mas nem por isto deixa de ser harmoniosa e aconchegante. As mesinhas no centro são práticas porque se encaixam. Nas paredes, temos o cinza, fazendo as vezes do branco, que aparece no teto.
Almofadas em diferentes tons de cinza, marrom e bege também compõem o ambiente, mas reparem que a cor que se sobressai é a marrom, isto porque o sofá e os poucos acessórios são marrons e às vezes com cinza junto, que é uma cor mais discreta e dá espaço para o marrom brilhar.
Olhe esta sala, um pouco maior que a anterior e repleta de elementos que se combinam e harmonizam entre si, as paredes vem na cor cinza e o sofá mais piso aparecem no tom marrom. Entretanto, para trazer mais cor e sair da neutralidade o ambiente apresenta cortinas e outros detalhes em azul, como nas almofadas e no quadro. Para dar elegância ao espaço, os abajures tem na cúpula textura em arabesco, comumente encontrada em papeis de parede chiques.
Destaque o ambiente usando o amarelo

Neste exemplo, apesar do sofá ser amarelo, o que faz com que a sala se torne predominantemente amarela, nós podemos contar com vários elementos marrons, mas em tons mais claros, como os nichos nas paredes, a mesa de centro, e o móvel que me parece um pequeno aparador ao lado do sofá. O espaço parece-me ser de tamanho médio. Destaque também para o cinza, que andou bem com essas outras cores e aparece nas paredes e tapete, por exemplo.

Neste outro exemplo, o amarelo vai aparecer apenas em alguns objetos de decoração, como almofadas, quadros, potes, e vaso de planta, mas o marrom predomina. Percebem o quanto fica bonito e clean, sem deixar de ser aconchegante, um lugar em que eu passaria muito tempo e aposto que você também.
Marrom com bege – combinando os semelhantes
Pode até parecer que ficará sem graça, mas vejam os exemplos.
Esta sala é maravilhosa. Além do marrom e do bege, nós ainda encontramos variações das duas cores, e para quebrar a monotonia de cores, encontramos plantas dentro do ambiente, que ainda refrescarão o espaço. Tirando o verde das plantas, tem-se quase tom sobre tom. Perfeito para quem tem um bom espaço.

Esta aqui tem um charme e, apesar de menor, é quase tudo tom sobre tom, que vai do marrom, passa pelo amarelo e chega no bege. Cadeiras e flores amarelas, cortinas beges, rack para TV marrom e sofá bege, muito bonito, perfeito para um apartamento pequeno.

Um toque de modernidade com o branco
Sala branca é o terror das donas de casa (está sempre suja), “sofá branco: Deus me livre”. Mas olha que charmosa esta sala de estar com marrom e branco. Notem que o branco aparece nas almofadas, nas cortinas e no pano de sofá, mas o ambiente é destacado pelo marrom.

Nesta aqui, o par marrom-branco está em quase tudo – os sofás são brancos e marrons, as paredes, até o lustre é branco e marrom, almofadas, a mesa de centro, o que quebra, mas não desarmoniza, é a planta na parede, possivelmente em uma prateleira. Clean, aconchegante, e muito bonito.

Com preto – será que dá certo?
Acha que fica muito pesado e escuro? Vamos ver como fica?
Esta sala me parece escura, mas não mórbida, isso porque o preto e o marrom foram combinados também com outros tons. A ideia aqui foi usar uma base em diferentes tons de marrom e deixar o preto nos detalhes, como na parede de trás do sofá, no tapete e em alguns objetos decorativos sobre a mesa de centro. Para dar um pouco de luz ao espaço, tem-se almofadas coloridas e uma manta bem clara sobre a poltrona, além de muita luz natural.

Olhe esta outra, apesar do marrom e o preto compor grande parte da decoração, as paredes devem ser brancas para quebrar um pouco a “sobriedade”, do contrário, o ambiente ficaria muito escuro e poderia até mesmo passar sensações ruins.

Surpreenda-se usando rosa
Olha o espaço desta sala, é um espaço muito amplo seguindo um padrão clean de decoração, havendo um bonito contraste entre a parede marrome o teto rosa. No mais, os abajures aparecem em dourado, uma vez que essa cor anda bem com o rosa. Um detalhe que surpreende é o pavão que ornamenta o canto da sala, trazendo um pouco mais de cor ao ambiente.

Esta tem as paredes e teto pintados de rosa, premissa diferente do ambiente mostrado anteriormente, com um painel de madeira marrom e sofá também marrom. Como o rosa pode ser cansativo, alguns elementos coloridos aparecem na prateleira ao lado da TV.

Bastante contraste usando turquesa
❤️Seus amigos estão gostando:
Olhem a beleza e alegria desta sala de estar. Até o quadro da motoneta traz um tom de azul que orna bem com a sala de estar. É uma combinação bem contrastante mas que fica bastante moderna, ideal para quem gosta de cores marcantes.

Nsta outra sala de estar, igualmente alegre, traz muito bem-dispostos os objetos de decoração, sofá enorme que cabe a família ou amigos para uma noite de Netflix, e um detalhe legal de se mencionar é que neste ambiente encontramos uma mesa de centro em acrílico, isto porque as mesas de centro tendem a se destacar nas salas de estar e, como nesse ambiente, o foco está nas cores, é melhor que a mesa de centro “passe em branco”.

Cores vivas com o vermelho
Aqui além do marrom no piso e vermelho no sofá, tem-se o salmão das cortinas e das poltronas, a mesa de centro que é parte de um tronco de árvore e está ali parar criar um mix entre diferentes tendências decorativas. Os quadros na parede visam dar vida a ela, uma vez que aparece em cor neutra, cinza.

No exemplo abaixo, temos uma repetição do esquema usado no ambiente anterior, no entanto, há diferença na mobília e na presença do vermelho, que aparece com um pouco menos de destaque agora.

Galeria com outras salas marrons
Talvez você não tenha visto ainda o ambiente que realmente te inspirou a fazer ou transformar sua sala de estar. Então, deixo mais uma galeria de imagens com outras fotos de sala de estar marrom. Espero que te ajude a encontrar o ambiente perfeito pra você!


















Em decoração não existe o certo ou errado, existe o que combina e o que não combina de acordo com os nossos gostos. Sua sala se parece com alguma que foi mostrada aqui?
Queria ter alguma delas aí na sua casa? Então use e abuse da sua imaginação e já vimos que não tem cor que não combine, se soubermos decorar. Boa Sorte!