Imóveis em conceito aberto são cada vez mais populares, e uma das expressões disso é a integração da sala de jantar à cozinha, que gera muita dúvidas na hora de planejar e decorar pra algumas pessoas. Veja as dicas do blog Sua Decoração e saiba como decorar esses espaços!
A cozinha é o ambiente da casa em que passamos o maior tempo. Além das várias refeições preparadas, a tendência é mesclar a arte de cozinhar com convívio familiar e amigos. Aquele costume arcaico em que só a esposa ficava horas e horas confinadas cozinhando acabou.

Hoje, com a modernidade e a conquista das mulheres por um espaço profissional, fez com que as que ainda cozinham necessitassem de uma cozinha mais prática, em que seja possível estar perto da família e conduzir várias atividades ao mesmo tempo.

O que também resultou na necessidade do marido aprender a cozinhar e, com isso, vários homens entraram mesmo para o ramo da gastronomia se tornando excelentes chefs. Portanto, atualmente, homens e mulheres igualmente se interessam pelo formato da cozinha.

Com o casal moderno exercendo as atividades culinárias e conquistando uma vida social, surgiu a ideia de conjugar a cozinha com a sala de jantar, no chamado conceito aberto. Pois nada mais chato que a galera estar na sala de jantar interagindo, tomando um vinho e você estar lá sozinho ou sozinha preparando tudo, sem participar.

Essas situações geram a necessidade de integrar o ambiente para todos estarem juntos sem a obrigatoriedade de definir os cômodos relacionados à alimentação, criando intimidade e aconchego. Continue com a gente e mostraremos 7 dicas para você que está querendo integrar sua cozinha com a sala de jantar!
Economize espaço

Se a sua cozinha é pequena ou se sua casa não tem um cômodo específico para sala de jantar, ou você está em ambas situações, o melhor a se pensar é incluir a sala de jantar à cozinha. Integrar os ambientes vai liberar espaço e te dar mais liberdade.

Além de embutir os móveis nas paredes, você pode abrir mão de elementos desnecessários como equipamentos, móveis ou eletrodomésticos inúteis que você ganhou mas não usa, ou comprou simplesmente porque todo mundo tem e acha bonito. Aproveite cada espaço e adapte a cozinha de acordo com os seus costumes.
Aproveite cada canto do cômodo

Quando falamos em economizar espaço para gerar fluidez, não queremos dizer deixar cantos vagos, mas sim fazer de forma inteligente de acordo com as peculiaridades do cômodo. Qualquer cantinho vazio rente a parede pode ser completado com uma bancada extra ou um armário, talvez até algo decorativo caso já tenha todos os elementos necessários. O ideal seria não deixar o espaço vazio com uma sensação de buraco. Preencha com equilíbrio e de acordo com sua necessidade.
Utilize a ilha para marcar os espaços

Para não ficar tudo misturado e com aquele “ar” de bagunça, nada melhor que utilizar a ilha para marcar a cozinha da sala de jantar. Ela sutilmente consegue fazer separação entre os dois espaços. Em ambientes menores ela talvez não caiba no centro nem seja a melhor opção, podendo ser melhor usar uma bancada ou um balcão, apenas. A ilha ou, a depender, o balcão, serão de utilidade imprescindível para os afazeres e para ajudar a definir lugares para o fluxo em si. É um investimento que vale a pena!
Defina bem os móveis de cada ambiente

Outra dica que ajudará a juntar os dois ambientes, mas deixando-os definidos, é escolher bem os móveis específicos de cada um. Sabemos que a mesa com cadeiras é o item principal da sala de jantar então o lugar dela deixa óbvio o espaço das refeições. Para lugares extremamente pequenos, uma sugestão é fazer da ilha como mesa de jantar com uma ou mais luminárias acima.

O conjunto fogão, geladeira, armário e pia tem a função de definir a cozinha e distingui-la dos outros elementos, deixando tudo no seu devido lugar. Se houver alguma separação entre os espaços, com o uso de uma bancada por exemplo, esta ideia deve ser aplicada. No entanto, se a integração for total, todo o conjunto deve combinar.
Deixe tudo prático e funcional

Muita gente esquece da funcionalidade ficando imerso em beleza e decoração. Não adianta ter tudo lindo mas que não funcione à sua maneira de cozinhar. A ideia é juntar as duas coisas, isso mesmo, é completamente possível ter ambos.

Além de se desfazer de itens desnecessários como já foi dito, deixe espaço necessário a não comprometer a circulação. Ou seja, nada de usar mobiliário que não sirva para o tamanho do seu cômodo. Considero que deve haver, por exemplo, cerca de 75 centímetros de distância entre a ilha e qualquer outra coisa ao redor dela pois, do contrário, a passagem pode ficar comprometida.
Inserindo os elementos certos você conseguirá um ambiente moderno e totalmente funcional.
Jeitos simples de criar um ambiente gourmet e moderno

A moda dos ambientes gourmet está em evidência e não queremos ficar de fora. A alta qualidade dos elementos e altos preços marcam essa tendência, o que acaba por desencorajar quem quer seguir o estilo. Mas há alguns caminhos para deixar o cômodo gourmet e moderno, sem gastar muito.

Comece por seguir as dicas que já demos ali em cima, principalmente em se tratando do aproveitamento e da integração do espaço, uma vez que a cozinha gourmet é marcada por essas características. Se tudo for bem planejado, você pode pensar em colocar uma churrasqueira embutida ou então um grill sobre a ilha e até mesmo um cooktop.

Além da praticidade, aposte em acessórios pequenos e simples, o que dará aquele toque gourmet, deixando tudo mais elegante. A combinação de cores igualmente fará diferença. E você ainda pode mesclar com outros estilos, como o vintage que também está em alta e, ao mesmo tempo, fica super moderno.
Planeje com antecedência

Planejar antes é muito importante para a harmonização do processo como um todo. Às vezes a gente pensa que pode dar conta de fazer tudo sozinho, porém algumas questões podem não ser tão simples como imaginamos. Saídas elétricas, pintura, instalação de móveis, escolha de materiais e, ainda, o orçamento, devem ser analisados antes de qualquer decisão.

❤️Seus amigos estão gostando:
Imprevistos podem ocorrer e os gastos para reparar podem ser enormes, então mesmo que seja uma obra pequena vale a pena procurar um especialista. O arquiteto fará o projeto com base em todos os aspectos e vai adaptá-lo a suas possibilidades financeiras, suas expectativas e ao ambiente.

Ele está no ramo e saberá formular quais as melhores opções especificamente para você. Portanto, se você gostou da ideia de ter a cozinha com a sala de jantar conjugada, precisa fazer num espaço pequeno, sem gastar muito e ainda que fique moderno, funcional e prático, procure alguém que saberá fazer da melhor forma possível.
Galeria com fotos
Agora que você já sabe as principais dicas para conseguir realizar seu projeto de ter uma sala de jantar interligada à cozinha, que tal ver algumas fotos desses ambientes decorados?











Quer ter mais ideias? Veja esse vídeo falando um pouco mais sobre decoração de sala de jantar com cozinha!
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos. Conte-nos também se gostou da ideia de unir cozinha com sala de jantar ou se você já tem em casa.
Conhece alguém que está com dúvidas sobre como montar a cozinha? Compartilhe esse post. Deixe seu e-mail conosco e te manteremos atualizados com os nossos melhores conteúdos!