7 Dicas para Integrar Sala de Jantar e Cozinha + 29 LINDOS Projetos!

A cozinha é o ambiente da casa em que passamos o maior tempo. Além das várias refeições preparadas, a tendência é mesclar a arte de cozinhar com convívio familiar e amigos. Aquele costume arcaico em que só a esposa ficava horas e horas confinadas cozinhando acabou.

Hoje, com a modernidade e a conquista das mulheres por um espaço profissional, fez com que as que ainda cozinham necessitassem de uma cozinha mais prática, em que seja possível estar perto da família e conduzir várias atividades ao mesmo tempo.

O que também resultou na necessidade do marido aprender a cozinhar e, com isso, vários homens entraram mesmo para o ramo da gastronomia se tornando excelentes chefs. Portanto, atualmente, homens e mulheres igualmente se interessam pelo formato da cozinha.

Com o casal moderno exercendo as atividades culinárias e conquistando uma vida social, surgiu a ideia de conjugar a cozinha com a sala de jantar, no chamado conceito aberto. Pois nada mais chato que a galera estar na sala de jantar interagindo, tomando um vinho e você estar lá sozinho ou sozinha preparando tudo, sem participar.

Essas situações geram a necessidade de integrar o ambiente para todos estarem juntos sem a obrigatoriedade de definir os cômodos relacionados à alimentação, criando intimidade e aconchego. Continue com a gente e mostraremos 7 dicas para você que está querendo integrar sua cozinha com a sala de jantar!

foto de sala de jantar junto da cozinha
Sala de jantar conjugada com a cozinha – dicas para conseguir o espaço perfeito!

Economize espaço

Se a sua cozinha é pequena ou se sua casa não tem um cômodo específico para sala de jantar, ou você está em ambas situações, o melhor a se pensar é incluir a sala de jantar à cozinha. Integrar os ambientes vai liberar espaço e te dar mais liberdade.

participe do sorteio
sorteio de robô inteligente de limpeza

Além de embutir os móveis nas paredes, você pode abrir mão de elementos desnecessários como equipamentos, móveis ou eletrodomésticos inúteis que você ganhou mas não usa, ou comprou simplesmente porque todo mundo tem e acha bonito. Aproveite cada espaço e adapte a cozinha de acordo com os seus costumes.

imagem de sala de jantar de apartamento pequeno junto da cozinha
É comum que, em apartamentos pequenos, a cozinha americana e a sala de jantar estejam conjugadas, mas delimitadas por um simples balcão. Isso economiza ambiente mas realiza o conceito aberto.

Aproveite cada canto do cômodo

Quando falamos em economizar espaço para gerar fluidez, não queremos dizer deixar cantos vagos, mas sim fazer de forma inteligente de acordo com as peculiaridades do cômodo. Qualquer cantinho vazio rente a parede pode ser completado com uma bancada extra ou um armário, talvez até algo decorativo caso já tenha todos os elementos necessários. O ideal seria não deixar o espaço vazio com uma sensação de buraco. Preencha com equilíbrio e de acordo com sua necessidade.

sala de jantar com sofa embutido na parede e conjugada com a cozinha
Em ambientes pequenos, o uso do espaço deve ser otimizado – uma dica é fazer um sofá embutido e colocar próximo a ele sua mesa de jantar, diminuindo e otimizando o espaço utilizado por esse móvel

Utilize a ilha para marcar os espaços

Para não ficar tudo misturado e com aquele “ar” de bagunça, nada melhor que utilizar a ilha para marcar a cozinha da sala de jantar. Ela sutilmente consegue fazer separação entre os dois espaços. Em ambientes menores ela talvez não caiba no centro nem seja a melhor opção, podendo ser melhor usar uma bancada ou um balcão, apenas. A ilha ou, a depender, o balcão, serão de utilidade imprescindível para os afazeres e para ajudar a definir lugares para o fluxo em si. É um investimento que vale a pena!

sala de jantar com ilha acoplada a mesa de jantar na cozinha
Utilizar a ilha para separar os ambientes é tendência, e acoplar a mesa de jantar a ela é fundamental para melhorar a integração e aproveitar o espaço
foto de cozinha junto da sala de jantar integradas por bancada e mesa
Para ambientes menores, dá para fazer a mesma coisa, mas a ilha passa a ser uma bancada e a mesa fica um pouco menor

Defina bem os móveis de cada ambiente

Outra dica que ajudará a juntar os dois ambientes, mas deixando-os definidos, é escolher bem os móveis específicos de cada um. Sabemos que a mesa com cadeiras é o item principal da sala de jantar então o lugar dela deixa óbvio o espaço das refeições. Para lugares extremamente pequenos, uma sugestão é fazer da ilha como mesa de jantar com uma ou mais luminárias acima.

sala de jantar pequena dentro da cozinha com ilha
Como falado, se espaço não sobrar, a ilha pode virar mesa de jantar

O conjunto fogão, geladeira, armário e pia tem a função de definir a cozinha e distingui-la dos outros elementos, deixando tudo no seu devido lugar. Se houver alguma separação entre os espaços, com o uso de uma bancada por exemplo, esta ideia deve ser aplicada. No entanto, se a integração for total, todo o conjunto deve combinar.

sala de jantar pequena dentro da cozinha branca com detalhes em madeira
Quando a sala de jantar estiver dentro da cozinha, você deve fazer com que todos os móveis e decoração combinem

Deixe tudo prático e funcional

Muita gente esquece da funcionalidade ficando imerso em beleza e decoração. Não adianta ter tudo lindo mas que não funcione à sua maneira de cozinhar. A ideia é juntar as duas coisas, isso mesmo, é completamente possível ter ambos.

Além de se desfazer de itens desnecessários como já foi dito, deixe espaço necessário a não comprometer a circulação. Ou seja, nada de usar mobiliário que não sirva para o tamanho do seu cômodo. Considero que deve haver, por exemplo, cerca de 75 centímetros de distância entre a ilha e qualquer outra coisa ao redor dela pois, do contrário, a passagem pode ficar comprometida.

imagem de sala de jantar com cozinha acopladas e luminaria legal
Destaquei essa cozinha por conta da luminária funcional, que pode ser direcionada tanto à mesa de jantar quanto à cozinha
sala de jantar com sofa conjugado a ilha da cozinha
Até mesmo espaços maiores devem respeitar essa distância e se preocupar com a funcionalidade. Aqui, tem-se a mesa de jantar conjugada com a ilha, que ainda apresenta um sofá para que menos espaço ainda seja utilizado

Inserindo os elementos certos você conseguirá um ambiente moderno e totalmente funcional.

Jeitos simples de criar um ambiente gourmet e moderno

A moda dos ambientes gourmet está em evidência e não queremos ficar de fora. A alta qualidade dos elementos e altos preços marcam essa tendência, o que acaba por desencorajar quem quer seguir o estilo. Mas há alguns caminhos para deixar o cômodo gourmet e moderno, sem gastar muito.

Comece por seguir as dicas que já demos ali em cima, principalmente em se tratando do aproveitamento e da integração do espaço, uma vez que a cozinha gourmet é marcada por essas características. Se tudo for bem planejado, você pode pensar em colocar uma churrasqueira embutida ou então um grill sobre a ilha e até mesmo um cooktop.

sala de jantar bem grande
A sala de jantar junto da cozinha contando com um cooktop na ilha e uma churrasqueira na parede deixa o ambiente pronto até para fazer festas!
sala de jantar em cozinha gourmet com churrasqueira
Aqui, por ser um espaço menor, tem-se reproduzida a ideia da ilha servindo como mesa de jantar – bom que já está tudo pertinho da churrasqueira

Além da praticidade, aposte em acessórios pequenos e simples, o que dará aquele toque gourmet, deixando tudo mais elegante. A combinação de cores igualmente fará diferença. E você ainda pode mesclar com outros estilos, como o vintage que também está em alta e, ao mesmo tempo, fica super moderno.

foto de sala de jantar vintage acoplada a cozinha
A sala de jantar vintage é ideal para a decoração porque cria um ambiente acolhedor, ideal para espaços integrados com a cozinha, em que todo mundo se reúne

Planeje com antecedência

Planejar antes é muito importante para a harmonização do processo como um todo. Às vezes a gente pensa que pode dar conta de fazer tudo sozinho, porém algumas questões podem não ser tão simples como imaginamos. Saídas elétricas, pintura, instalação de móveis, escolha de materiais e, ainda, o orçamento, devem ser analisados antes de qualquer decisão.

Imprevistos podem ocorrer e os gastos para reparar podem ser enormes, então mesmo que seja uma obra pequena vale a pena procurar um especialista. O arquiteto fará o projeto com base em todos os aspectos e vai adaptá-lo a suas possibilidades financeiras, suas expectativas e ao ambiente.

Ele está no ramo e saberá formular quais as melhores opções especificamente para você. Portanto, se você gostou da ideia de ter a cozinha com a sala de jantar conjugada, precisa fazer num espaço pequeno, sem gastar muito e ainda que fique moderno, funcional e prático, procure alguém que saberá fazer da melhor forma possível.

foto de sala de jantar junto da cozinha em desenho feito por arquiteto
O arquiteto é importante pois vai tirar do papel um projeto bem planejado para sua sala de jantar acoplada à cozinha

Galeria com fotos

Agora que você já sabe as principais dicas para conseguir realizar seu projeto de ter uma sala de jantar interligada à cozinha, que tal ver algumas fotos desses ambientes decorados?

foto de sala de jantar junto da cozinha em conceito aberto
O conceito aberto orienta a sala de jantar conjugada com a cozinha
imagem de cozinha com sala de jantar integrada
E esta ideia tem como um de seus escopos reforçar a integração de ambientes e de pessoas
sala de jantar com cozinha em foto do pinterest
Em imóveis maiores, a delimitação entre os ambientes pode se dar por uma bancada de alvenaria
sala de jantar junto da cozinha marrom e branco
Falando um pouco da decoração, uma combinação de cores legal é o marrom com branco
cozinha em u acoplada a sala de jantar
Outra ideia interessante é usar pisos diferentes para “separar” os espaços, como no caso dessa cozinha em U
foto de cozinha junto da sala de jantar em area comum
É comum encontrar cozinha e sala de jantar no mesmo espaço em áreas de lazer de casas e condomínios, por exemplo
foto de cozinha vintage verde e roxa junto da sala de jantar
Cores com aspecto envelhecido são ideais para construir uma vibe vintage pra sua cozinha junto com a sala de jantar
sala de jantar com piso de madeira e teto com detalhes em preto
Outro truque para delimitar as sala de jantar e cozinha integradas é um acabamento especial no teto
sala de jantar branca com tapete preto e branco
Sala de jantar e cozinha super clean com luminárias e tapete bonitos
imagem de sala de jantar contemporanea com ilha
Sala de jantar contemporânea conjugada com a cozinha na forma de uma ilha
imagem de cozinha e sala de jantar luxuosas com decoracao de rico
Cozinha e sala de jantar no mesmo espaço com decoração luxuosa, como móveis e piso em madeira de lei e revestimento em pedra nobre
sala de jantar do pinterest com cozinha moderna
Outra imagem em que se usa um tapete para dar limite e determinar a sala de jantar, que vem junto da cozinha
foto de sala de jantar decorada com mesa de madeira
Ambiente super moderno, com móveis planejados e cores claras – destaque para as cadeiras diferentes, que colorem a decoração
sala de jantar rustica junto da cozinha em cores escuras
Para ambientes mais rústicos, opte pela madeira, por candelabros e cores escuras
foto de sala de jantar com piso vinilico da moda
Uma tendência que está orientando projetos no Brasil é o uso do piso vinílico imitando madeira, caso desse moderno ambiente
espaço grande conjugado de casa luxuosa
Mais uma tendência que se liga ao conceito aberto é juntar tudo, sala de jantar, cozinha e sala de estar, como nesse colorido ambiente
sala de jantar junto da cozinha e da sala de estar em ambientes diferenciados
Pra finalizar, outro espaço em que se tem a sala de jantar e a cozinha no mesmo espaço, marcando-se por pisos diferentes, apenas. E mais, a sala de estar também aparece, tudo junto!

Quer ter mais ideias? Veja esse vídeo falando um pouco mais sobre decoração de sala de jantar com cozinha!

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos. Conte-nos também se gostou da ideia de unir cozinha com sala de jantar ou se você já tem em casa. Conhece alguém que está com dúvidas sobre como montar a cozinha? Compartilhe esse post. Deixe seu e-mail conosco e te manteremos atualizados com os nossos melhores conteúdos!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *