Stain para Madeira: Para quê Serve, Cores, Usos e Melhores Marcas

O que é stain? Para quê serve? Qual é o melhor para madeira? Quais são as melhores marcas? Guia completo!

Publicado em e atualizado em: 25-06-2022.

Se você é um fã de obras, decorações, arquitetura, e afins, então este texto é pra você. Hoje falaremos sobre o stain, produto bastante utilizado, entretanto ainda com pouca fama. Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, fique atento e leia até o final.

Stain Para Madeira: Para Quê Serve, Cores, Usos E Melhores Marcas
Stain para Madeira: Para quê Serve, Cores, Usos e Melhores Marcas

O que é stain?

O stain, consiste em uma resina acetinada e impregnante, que é aplicada na madeira para protege-la de forças da natureza. Além de protegê-la, ele pode também dar cor ao objeto, a depender da composição do produto.

Resina Acetinada E Impregnante.
Resina acetinada e impregnante.

O stain existe em diversos tipos, preços e marcas. E hoje, para que você entenda tudo, escolha o ideal e aplique da maneira correta, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse produto.

Para quê serve o stain?

Para Quê Serve O Stain?
Para quê serve o stain?

Como dito anteriormente, a função primordial do stain, é proteger a madeira contra forças externas como insetos, sol, umidade, entre outros.

Isso ocorre pois, uma vez aplicado, o produto penetra na madeira, e não sai mais. E uma vez que isso acontece, além de toda proteção, o stain realça os veios da madeira.

Os veios, são os desenhos encontrados na superfície da madeira, que quanto mais evidentes, mas aumentam o valor decorativo de cada uma.

Por conta disso, existem ainda os stain de acabamento, próprios para esse tipo de função. E em contrapartida, existem também os preservativos, que já foram explicados anteriormente, e servem apenas para proteger e preservar o objeto.

Qual é o melhor stain para madeira?

Deck De Madeira Para Piscina.
Stain em Deck de madeira para piscina.

Na hora de escolher seu stain, você deve se atentar à alguns pontos. E para que você não cometa erros em sua escolha, te mostraremos o que você deve levar em conta, portanto, continue lendo.

  1. Stains feitos a base de água, tendem a secar de forma mais rápida, e apresentam a forma final da madeira com um menor tempo. Ainda, eles não possuem odor, o que é excelente.
  2. Stains feitos a base de solvente, apresentam características contrarias a essas. Eles demoram mais a secar, fazendo com que o processo demore mais. Também, eles apresentam um cheiro bem forte, o que é um aspecto negativo. Em contrapartida, possuem um preço um pouco mais acessível.
  3. Os stains, podem ser vendidos sem cor, servindo apenas para tratar a madeira. Entretanto, alguns podem ser coloridos. Por conta disso, é necessário prestar atenção se você deseja um color ou incolor. Caso seja color, você deve se atentar a qual cor se encaixa melhor com a madeira que você pretende aplicar o produto.
  4. Se for possível desembolsar um valor um pouco maior, opte pelo stain premium. Por sua qualidade ser maior, ele penetra e protege a madeira de forma muito mais eficiente.
  5. Verifique para qual tipo de ambiente seu stain é próprio. Existem produtos específicos para área externa, enquanto outros servem para ser utilizados nos interiores. Evite utilizar para funções trocadas, pois os componentes do stain podem ser prejudiciais a madeira caso ela não esteja no ambiente adequado.

Diante disso, percebe-se existem opções de stain bem variadas. Portanto, não existe a melhor opção. Existe apenas a melhor para sua necessidade e realidade. Se puder gastar um pouco mais, invista em uma premium e a base de água. Se deseja economizar, opte por uma a base de solvente mesmo.

Analise todos os fatores a serem considerados e faça a escolha que mais se encaixa com você.

Leia também: Modelos de Escadas Internas de Madeira e Artesanato em Madeira

Quais são as melhores marcas de stain para madeira?

Antes de comentarmos sobre o melhor stain, falaremos a respeito das melhores marcas do mercado.

Existem várias marcas que vendem stain para madeira. Para facilitar seu trabalho, listaremos as melhores que existem no mercado e a margem de seus preços.

Marcas de Stain para MadeiraPreço/Valor
Suvinil:220 reais
Sayerlack:100 reais
Montana:230 reais
Eucatex:150 reais
Maza:160 reais

É importante ressaltar que esse não é um valor exato, sendo apenas uma margem de preços. Também, o valor pode alterar de acordo com o local em que for comprado e com o tipo do stain.

Como passar stain na madeira?

Como Passar Stain Na Madeira?
Como passar stain na madeira?

Para facilitar o entendimento, te daremos agora o passo a passo para passar stain na madeira.

Como passar stain na madeira?

Lixe o local, removendo qualquer tinta ou produto aplicado anteriormente.

Remova toda a poeira restante com um pano seco.

Aplique o stain com um pincel ou um pano.

Com outro pano, remova o excesso do produto.

Prontinho!

Dicas:

  • Teste o stain em outra madeira antes para saber se é realmente o que você deseja.
  • Agite-o antes de usar, para que o produto fique uniforme.
  • Se quiser um resultado mais escuro, deixe o produto agir por mais tempo. Caso queira mais claro, remova rapidamente.
  • Para selar a cor, você pode aplicar um verniz após o processo.

Veja: Cores da Madeira

Cores para Stain de Madeira

Como destacado anteriormente, para escolher o stain ideal para a madeira que você deseja usar, é importante que ela seja bem analisada, assim como todo o contexto.

Além de existir o stain correto para determinado ambiente, existe também o produto na cor certa para a madeira que você procura.

São exemplos de cores a cor de canela, a de nogueira, a de Ipê, a de castanheira, a de cedro, entre muitas outras, inclusive a natural. Portanto, você deve ser extremamente cuidadoso na hora de escolher a cor.

 Na maioria das vezes o indicado é que você utilize a tonalidade que mais se aproxime da cor desejada. Entretanto, caso você deseje mudar o aspecto de seu objeto, é possível, utilizando tons mais claros ou mais escuros.

Em suma, tudo dependerá de sua madeira e do resultado que você deseja. Então, analise bem e faça a escolha certa.

Veja também: Decoração de Banheiro Amadeirado

Qual é o Preço de Stain para Madeira?

Como retratado acima, os preços de stain variam bastante. Loja e tipo, são os fatores que fazem com que ele mude tanto.

Por tanto, com base nos preços que mostramos acima, direcione sua pesquisa, e procure pelo que mais se encaixa com sua necessidade, e ao mesmo tempo tenha o melhor preço.

1. O que é Stain para Madeira?

Stain para Madeira é uma tinta que é aplicada à madeira para lhe dar um tom escuro ou colorido. Pode ser feita de diferentes materiais, como pigmentos, óleos ou resinas.

2. Como Stain para Madeira é aplicada?

Stain para Madeira pode ser aplicada com um pincel, um rolo ou uma esponja. Deve ser aplicada em uma superfície limpa e seca da madeira.

3. Qual é o tempo de secagem ideal para Stain para Madeira?

O tempo de secagem ideal para Stain para Madeira depende do tipo de tinta que está sendo usada. Geralmente, a tinta precisa de pelo menos uma hora para secar completamente.

4. Quais são as vantagens de usar Stain para Madeira?

As vantagens de usar Stain para Madeira incluem a capacidade de proteger a madeira contra intempéries e danos, além de lhe dar um tom escuro ou colorido.

5. Quais são as desvantagens de usar Stain para Madeira?

As desvantagens de usar Stain para Madeira incluem o fato de que ela pode manchar a madeira se não for aplicada corretamente, além de exigir um tempo de secagem mais longo do que outros tipos de tintas.

E aí, curtiu? Compartilhe com a gente o que achou sobre o stain para madeira e se te ajudamos a utilizá-lo !

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *