Para quem busca melhorar a iluminação do ambiente, economizar na conta de luz e ainda deixar a casa ainda mais estilosa, o telhado de vidro é uma opção interessante.
Com a moda da decoração minimalista e a busca pela iluminação natural, o telhado de vidro se tornou uma realidade em muitos projetos de decoração. Além de ajudar na economia de luz e trazer uma iluminação muito bonita para o ambiente, ele ainda destaca o exterior e dá um toque extremamente charmoso à sua decoração.

Benefícios do telhado de vidro
O vidro é um elemento que pode ser usado de diversas maneiras na decoração, desde a construção com tijolos e telhados até a decoração com mesas e objetos. Especificamente o telhado de vidro consegue trazer muitos benefícios ao ambiente que é colocado, confira a seguir:
Vantagens do Telhado de Vidro | Descrição |
---|---|
Diminuição do gasto de energia elétrica | Como o vidro deixa a luz natural entrar completamente no ambiente, é possível mantê-lo iluminado por mais tempo durante o dia, fazendo com que haja uma diminuição no gasto de energia. |
Sensação do ambiente ser maior | Como o vidro não oferece barreira visual, ele ajuda a dar a impressão de que o cômodo é maior. O que é uma ótima possibilidade para ambientes pequenos, como os banheiros e lavanderias, por exemplo. |
Valorização do imóvel | Como o telhado de vidro é um pouco mais caro que os normalmente utilizados e causa benefícios e um grande impacto visual no ambiente, ele consegue valorizar o imóvel, fazendo com que seu preço de mercado seja aumentado. |
Diminuição do barulho exterior | Para quem gosta de silêncio, o telhado de vidro pode ser uma opção interessante. Existem vidros anti-ruídos que diminuem bastante o barulho de fora, uma boa escolha para quem mora em locais agitados e preferem um local mais tranquilo. |
Tipos de Telhas de Vidro para Telhado
Existem formas diferentes de fazer o telhado de vidro. Uma delas é usando as telhas, conheça alguns tipos de telhas de vidro que você poderá incluir no projeto do seu telhado.

Telha de Fibra de Vidro
A telha de fibra de vidro é uma das opções mais baratas do mercado. Ela é aquela telha transparente com ondulações, muito usadas em áreas externas como corredores e garagens. Apesar de não ser tão bonita quanto as outras opções, essa é uma opção para quem busca uma opção mais em conta.
Além da versão transparente, ela também pode ser encontrada colorida, aumentando as possibilidades de decoração do ambiente.
Confira: Como Calcular Quantidade de Telhas?




Telha Romana de Vidro
Essa telha é bem parecida com as telhas tradicionais de cerâmica, a diferença é que ela é transparente. Com ela você consegue criar um telhado diferente ou colocar junto com a telha tradicional, criando um ponto de iluminação. Ela tem o formato mais retangular e achatado.


Telhas Portuguesas
Assim como a telha anterior, a telha portuguesa é bem parecida, o que muda é que ao contrário da anterior, essa é mais arredondada e delicada. Resultando em um telhado com formato mais ondulado.



Telhas Americanas
Essa telha é uma versão atualizada da telha portuguesa, ela proporciona o encaixe perfeito, fazendo com que você precise de menos peças e gerando uma boa economia no final do projeto.
Leia também: Modelos de Telhados Coloniais



Telhas Francesas
A telha francesa tem a aparência bem reta e esse é um dos formatos mais usados em construções brasileiras.



Telha de Vidro Temperado
O telhado de vidro temperado deixa o ambiente com uma aparência mais natural. Sendo uma ótima opção para ambientes maiores como varandas e coberturas.


Vidro Ditado
O telhado de vidro também faz parte de um famoso ditado, que virou até parte de música da cantora baiana Pitty. O ditado popular diz que “Quem tem telhado de vidro, não atira pedra ao do vizinho” e significa que nunca devemos julgar os erros de outra pessoa, pois podemos cometê-los também.

Vidro Colonial
A telha colonial é um modelo bem simples, curvo e também muito usado em construções em geral.

Modelos de Telhados de Vidro
Além de todos os modelos de telha e possibilidades de construir telhados usando-as, o telhado de vidro também pode ser feito de outras maneiras, sem ser com a utilização de telha. Confira a seguir opções para quem deseja investir mais nesse projeto:
Telhado de Vidro com Madeira
A combinação de madeira com vidro é simplesmente perfeita e pode ser utilizada de várias maneiras na decoração da casa. No caso dos telhados, a madeira serve como estrutura para que o vidro seja instalado.
É uma combinação super moderna e versátil, que pode ser utilizada em varandas, por exemplo.


Telhado Retrátil
Se você deseja um ambiente aberto, mas que tenha possibilidade de um teto que se feche em momentos de chuva, por exemplo, o telhado retrátil é uma excelente possibilidade.



Para área da churrasqueira
❤️Seus amigos estão gostando:
Para a área da churrasqueira, o telhado retrátil também é uma possibilidade interessante. Mesmo que o tempo esteja chuvoso, não irá estragar esse momento de confraternização e diversão.




Para lavanderia
Esse tipo de telhado retrátil de vidro, também é uma escolha interessante para lavanderias, pois você pode deixar o telhado aberto quando tiver sol para secar mais rapidamente as roupas. Ou, em caso de chuvas, fechá-lo para que não molhe as roupas.




Como fazer telhado de vidro?
A forma de fazer o telhado de vidro depende do material escolhido para isso. No caso das telhas, a instalação é a mesma que as telhas tradicionais de barro ou cerâmica. Por isso, pedreiros acostumados com a colocação de telhados conseguem fazê-lo sem maiores dificuldades.
Já no caso do telhado retrátil ou das opções com chapa de vidro e madeira, é necessária a contratação de empresas especializadas nessa instalação. Dessa forma, não só o resultado ficará perfeito, como garante a segurança do seu telhado e sua família.
Veja também: Como fazer muro de vidro?
Cuidados e manutenção do telhado de vidro
Por conta de seu material, descubra como cuidar do seu telhado de vidro e mantê-lo sempre bonito:
Baixa manutenção
Se você busca praticidade, o telhado de vidro é uma excelente opção para a sua casa. Por ser um material resistente, quando colocado corretamente, você não precisa cuidado especial com ele.
Limpeza
Para que todos os benefícios desse tipo de telhado sejam mantidos, a limpeza precisa estar sempre em dia. Caso o telhado fique em uma região com muitas árvores e plantas, um soprador pode ser necessário para tirá-las de cima do vidro. E para limpar, água e sabão costumam ser suficientes para a maioria dos tipos de telhados.
Quanto custa o m2 do telhado de vidro?
Como existe uma grande variedade de tipos de telhados de vidro, hoje é possível encontrá-lo de diversos valores. Os mais básicos, como as telhas, custam em média R$35.
Já se você optar pelo telhado retrátil, o valor custa a partir de R$200, dependendo da área que precisará ser coberta.
Se comparado com telhados tradicionais, os de vidro tem um preço bem mais elevado.
Outra forma de acrescentar o vidro nos espaços internos, é através de claraboias, bem famosas fora do Brasil, mas pouco a pouco tem sido incorporada nos projetos brasileiros.
O vidro é um material versátil quando falamos de decoração e tem sido amplamente usados para esse fim, por conta do estilo e da durabilidade do material. Caso você opte por acrescentar o vidro no seu telhado, seja qual for a forma, não economize na instalação e busque pessoas capacitadas para realizá-la.
Leia também: Como Usar Vidro Canelado?