Vidro Canelado: O Que É, Usos, Tipos, Modelos, Adesivos e Películas

O que é? Quais tipos existem? Como usar na arquitetura e decoração? Guia completo sobre vidro tipo canelado.!

Publicado em e atualizado em: 18-06-2022.

Capaz de compor a decoração da casa de diversas formas, o vidro canelado tem ganhado uma fama cada vez maior.

Porta De Vidro Canelado Fumê.
Porta de vidro canelado fumê.

Seja através das janelas, portas, divisórias ou até mesmo através dos objetos decorativos, ele garante trazer um destaque maior para as decorações, além de garantir um ar mais privado aos ambientes.

O vidro canelado se tornou um dos materiais mais utilizados nos projetos de arquitetura, compondo diversas decorações, tanto na parte interna quanto na parte externa dos ambientes.

Porta De Correr Feita Com Vidro Canelado.
Porta de correr feita com vidro canelado.

No artigo abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre o vidro canelado, além de descobrir como pode usá-lo da melhor forma.

O que é Vidro Canelado?

O vidro canelado é um tipo de vidro impresso, que apresenta uma textura obtida a partir do processo de estiragem do vidro liso.

Janelas Grandes Do Material.
Janelas grandes do material.

Esse processo cria ondulações na superfície, que oferecem uma maior privacidade ao ambiente interno, além de permitir uma boa difusão de luz.

Esse vidro é conhecido por apresentar as famosas ondinhas em sua superfície, essas ondinhas são chamadas de canela e são elas que ajudam a promover a distorção da imagem.

Vidro Canelado Na Lavanderia.
Vidro canelado na lavanderia.

Tornando o vidro canelado perfeito para quem quer mais privacidade nos ambientes, e até mesmo para ser utilizado na composição de diversos espaços. 

Tipos de Vidro Canelado

Existe uma variedade de vidros canelados, e você pode encontrá-los em diferentes cores, como o famoso tradicional incolor, bronze e até mesmo fumê, que também é uma opção bem conhecida.

Cristaleira Retrô Pequena Com Vidro Canelado.
Cristaleira retrô pequena com vidro canelado.

Uma das opções de vidro canelado mais usada, e que é a mais indicada para janelas e portas, é o vidro canelado temperado. Isso porque o tipo temperado é considerado mais resistente e oferece mais segurança do que os vidros tradicionais.

 Além disso, o vidro canelado do tipo temperado, apresenta uma aparência translúcida, que junto com a textura da superfície garantem uma ótima difusão de luz, e oferece maior privacidade ao ambiente, sendo essa uma das grandes vantagens do vidro canelado.

Cristaleira Na Decoração Da Sala.
Cristaleira na decoração da sala.

Usos de Vidro Canelado na Arquitetura e Decoração

O foco principal do uso do vidro canelado, é conseguir privacidade e segurança nos ambientes que precisam de bastante iluminação.

Porta Dupla De Vidro Canelado Com Suporte De Ferro.
Porta dupla de vidro canelado com suporte de ferro.

Isso acontece pois o vidro canelado não permite que as pessoas vejam o que está do outro lado.

Dessa forma, você pode perceber que o vidro canelado é muito utilizado em janelas e portas, nos cômodos que podem ser vistos da rua. Entretanto, o uso do vidro canelado vai muito além disso.

Copo E Jarra De Vidro Canelado.
Copo e jarra de vidro canelado.

Você também pode usá-lo em box de banheiros, portas de armários nos quartos e até mesmo salas de jantar e estar.

O vidro canelado também é muito conhecido por ser utilizado em copos, cristaleiras e luminárias.

Sua versatilidade é realmente muito grande, tanto que você pode achar fachadas de lojas e divisórias de ambientes internos que também são feitos com vidro canelado.

Porta de Vidro Canelado

Além de poder usar o vidro canelado em janelas, divisórias e até mesmo em itens, podemos encontrar facilmente diversos locais em que ele é usado nas portas.

Inspiração Para Porta Da Entrada.
Inspiração para porta da entrada.

As portas de vidro canelado apresentam diversos modelos super inovadores, que vão trazer um ar de modernidade para o ambiente.

Elas podem apresentar aramados que formam um design diferente, se encaixando perfeitamente em qualquer estilo de decoração. Podendo ser porta de correr, ou até mesmo os modelos de porta tradicionais.

Porta Articulada Com Vidro Canelado.
Porta articulada com vidro canelado.

Além de ser usado nas portas dos cômodos da casa, o vidro canelado também é muito utilizado em portas de armários. E você pode até mesmo usar o vidro canelado nesses dois tipos de porta, complementando um ao outro na decoração da casa.

Inspiração Para Porta Da Sala.
Inspiração para porta da sala.

Janelas do Material

As janelas de vidro canelado são bem fáceis de serem encontradas, seja em casas, apartamentos ou comércios. Elas fazem parte principalmente da composição de locais que apresentam janelas direto para a rua.

Janela Grande De Vidro Canelado.
Janela grande de vidro canelado.

As pessoas optam por usar janelas de vidro canelado, pois ela oferece uma maior privacidade ao local. Dessa forma, quem está passando do lado de fora não vai conseguir enxergar perfeitamente o lado interno do local.

Então, se você busca por privacidade, e quer deixar o espaço mais confortável, pode optar sem dúvidas pelas janelas de vidro canelado.

Modelo Fumê De Abrir.
Modelo fumê de abrir.

Sejam elas incolor, fumê ou bronze, você pode escolher a janela para se encaixar perfeitamente com a cor e decoração do ambiente.

Janela De Divisória.
Janela de divisória.

Leia também: Tipos de Mesas de Vidro

Cristaleiras

As cristaleiras de vidro canelado são móveis superelegantes e charmosos, usados principalmente para guardar taças e louças.

Cristaleira Preta Com Vidro Canelado.
Cristaleira preta com vidro canelado.

Geralmente, as pessoas costumam usar as cristaleiras de vidro canelado em salas de jantar e cozinhas. Mas, você também pode usá-las em salas de estar e nos corredores da sua casa.

Sendo um móvel super versátil, você pode optar por cristaleiras de vidro canelado mais modernos, ou mais rústicos, que lembram móveis antigos.

Cristaleira De Aramado.
Cristaleira de aramado.

Existem até mesmo cristaleiras de vidro canelado coloridas, ideais para garantir uma sensação mais animada e divertida para o ambiente.

Uma ótima ideia de uso das cristaleiras de vidro canelado, é montar uma espécie de adega. Basta guardar taças e copos, e intercalar com as garrafas de bebida que você mais gosta.

Modelo Preta Para Sala.
Modelo preta para sala.

Invista também em uma boa iluminação na sua cristaleira de vidro canelado, você pode fazer isso inserindo fitas de LED entre as prateleiras.

Modelo Preta Para Sala.
Modelo preta para sala.
Cristaleira Antiga Com Vidro Canelado.
Cristaleira antiga com vidro canelado.

Copos de Vidro Canelado

Apresentando diversos formatos e tamanhos diferentes, os copos de vidro canelado garantem um ar mais sofisticado aos ambientes e ocasiões em que são utilizados.

Copos Coloridos.
Copos coloridos.

Você pode encontrá-los até mesmo em cores diferentes, perfeitas para se encaixarem em todos os estilos de decoração.

Você pode optar por um jogo de copos feitos em vidro canelado, e que acompanha jarra, para deixar exposto no balcão da sua cozinha, ou até mesmo para usar quando você receber visitas em casa.

Leia também: Tipos de Telhados de Vidro

Copo E Jarra.
Copo e jarra.
Copos Do Material.
Copos do material.
Copos Grandes.
Copos grandes.
Copos Pequenos.
Copos pequenos.

Modelos de Armários

Os armários em vidro canelado, são uma ótima opção para quem não gosta de mostrar os objetos que tem dentro do armário. Seja na cozinha, no banheiro ou em qualquer outro cômodo da casa.

Armário Da Cozinha Com Vidro Canelado.
Armário da cozinha com vidro canelado.

Uma grande vantagem que os armários de vidro canelado apresentam, é a sua alta capacidade de se encaixar perfeitamente em qualquer decoração.

Dessa forma, o armário de vidro canelado pode deixar o ambiente mais moderno, e ainda inibir o excesso de luz no compartimento.

Armário De Chá.
Armário de chá.

Uma boa dica para quem quer utilizar os armários de vidro canelado na cozinha, é guardar neles apenas copos e os pratos de porcelana.

Isso vai facilitar na organização do ambiente, além de permitir que você monte uma espécie de adega superelegante para decorar a sua cozinha.

Armário Tipo Cristaleira.
Armário tipo cristaleira.
Armário Da Pia.
Armário da pia.
Armário Da Pia.
Armário da pia.

Divisórias de Vidro Canelado

As divisórias podem ser usadas de diversas formas na composição da casa. Elas são ótimas para quem quer separar a cozinha da sala, ou para quem quer separar o quarto do closet.

Divisórias Para Banheiro.
Divisórias para banheiro.

Dá para usar a divisória para separar até mesmo a cozinha do quintal ou do espaço gourmet.

Tudo vai depender de quais são as suas intenções para o espaço. E para garantir uma maior privacidade na separação dos ambientes, a melhor alternativa é usar divisórias feitas de vidro canelado.

Divisórias Com Vidro Canelado Colorido.
Divisórias com vidro canelado colorido.

Pois o vidro canelado não permite que você veja o que está do outro lado. Dessa forma, usar divisórios de vidro canelado, seja na cozinha ou no seu quarto, vai garantir totalmente a separação dos ambientes, tornando-os mais agradáveis.

Leia também: Tipos de Muros de Vidro

Divisória Flexível.
Divisória flexível.
Divisória Para Sala.
Divisória para sala.
Divisória Para Lavabo.
Divisória para lavabo.
Divisória Para Sala De Jantar.
Divisória para sala de jantar.
Divisória De Vidro Canelado Com Ferro.
Divisória de vidro canelado com ferro.
Inspiração Para Sala De Estar.
Inspiração para sala de estar.
Divisória De Vidro Canelado.
Divisória de vidro canelado.

Modelos de Box

Entre as diversas funcionalidades que o vidro canelado apresenta, uma das mais famosas, além do uso na cozinha, é o uso em box de banheiro.

Box Para Banheiro Com Vidro Canelado.
Box para banheiro com vidro canelado.

O vidro canelado é uma ótima opção para ser usado no box do banheiro, pois garante total privacidade para quem está tomando banho.

Modelo Tipo Divisória.
Modelo tipo divisória.

Sendo um material muito versátil e que agrega beleza aos ambientes, você ainda pode montar uma decoração no banheiro da sua casa com vidro canelado, que vai além do box.

Confira: Decoração Estilo Grego

Com Vidro Fumê.
Com vidro fumê.

Você pode usar o mesmo estilo para fazer prateleiras ou até mesmo alguma divisória, se for necessário.

Com Vidro Fumê.
Com vidro fumê.

Leia também: Jogo de Banheiro de Crochê

Para Box.
Para box.

Vidro Canelado Fumê

O vidro canelado fumê, é uma opção de cor mais escura do vidro canelado que garante um ar misterioso e elegante para o ambiente.

Vidro Canelado Fumê.
Vidro canelado fumê.

Esse vidro apresenta uma cor mais voltada para o preto, mas com aquela pegada transparente que todo vidro tem.

Os vidros canelados fumê, são ótimas opções para serem utilizados em itens e móveis que ficam em ambientes amadeirados.

Eles se encaixam perfeitamente com decorações de madeira, seja perto de prateleiras ou de armários.

Vidro Canelado Fumê.
Vidro canelado fumê.

Você pode utilizar também o vidro canelado fumê em ambientes que apresentam cores neutras, pois vão combinar perfeitamente.

No caso dos itens e objetos de vidro canelado fumê, uma boa alternativa é apostar em um jogo de copos ou em porta velas feitas desse material. Eles trarão um destaque para a decoração e mais sofisticação.

Leia também: Sacadas de Vidro

Usos na cozinha

O vidro canelado é tão versátil, que permite que você o utilize tanto em objetos quanto em portas, janelas e divisórias.

Uso Na Bancada.
Uso na bancada.

Primeiramente, vamos falar dos itens de vidro canelado que você pode usar na sua cozinha. Um dos mais utilizados são os copos de vidro canelado.

É possível encontrar até mesmo jogos de copos com jarra, que ficam disponíveis em cima de uma bancada, para que as visitas ou até mesmo quem mora na casa utilize.

Uso Na Decoração.
Uso na decoração.

As cristaleiras de vidro canelado também são muito encontradas nas cozinhas, e são ótimas para você guardar objetos, como os pratos, copos, jogos de xícaras, entre outros.

Uso Nos Utensílios.
Uso nos utensílios.

Outro uso do vidro canelado na cozinha, são nas portas ou como divisórias de ambiente. Em um apartamento, por exemplo, você pode usar uma divisória de vidro canelado para separar a cozinha a lavanderia.

Uso Na Porta Da Cozinha.
Uso na porta da cozinha.

Ou pode até mesmo usar o vidro canelado na porta da sua cozinha, garantindo mais privacidade ao local.

Adesivos para Decorar Vidros Canelados

Antes de escolher um modelo de adesivo para decorar o seu vidro canelado, você deve prestar muita atenção se o adesivo é indicado para esse tipo de vidro.

Adesivos Natalinos.
Adesivos natalinos.

Pois existem inúmeros adesivos e películas para vidro, que não são recomendados para vidros canelados e texturizados.

Adesivo Floral.
Adesivo floral.

Uma boa opção, é escolher um modelo de papel contact que seja do seu agrado, para decorar o vidro canelado.

Adesivo De Garçom.
Adesivo de garçom.

O papel contact é super versátil, e apresenta diversos desenhos e formas em sua composição, perfeitos para você encaixá-lo na decoração da sua casa.

Adesivo De Pássaros Para Porta De Vidro Canelado.
Adesivo de pássaros para porta de vidro canelado.

Qual a melhor película para vidro canelado?

A melhor película para ser aplicada em vidro canelado, é o insulfilm. O insulfilm é uma das poucas películas que podem ser aplicadas nesse tipo de vidro, já que a maioria das outras opções são recomendadas para superfícies lisas.

Entretanto, até mesmo o insulfilm deve ser aplicado de forma cautelosa. Para evitar que você tenha problemas posteriores e consiga fazer a aplicação sem ter dificuldades.

Como colocar insulfilm em vidro canelado?

Antes de tudo, para aplicar o insulfilm no vidro canelado, você deve verificar se ele está bem limpo e totalmente desengordurado.

Para fazer a limpeza do vidro canelado, faça uma mistura de água com detergente neutro. Depois que borrifar a mistura, enxágue e faça a aplicação do insulfilm com o vidro canelado ainda molhado.

Entretanto, é importante que você corte o insulfilm nas medidas exatas, antes de aplicá-lo no vidro canelado.

Só depois de cortar no tamanho certo, você deverá retirar a proteção da película para poder aplicar. Tome muito cuidado para que o insulfilm não crie bolhas quando você for aplicá-lo.

Para evitar que o insulfilm crie bolhas durante a aplicação e para garantir que ele vai aderir ao vidro canelado, utilize uma espátula. Após realizar a aplicação de todo o insulfilm, pode ser que restem algumas sobras nas bordas.

Nesse caso, você pode retirar essas sobras com o auxílio de um estilete, tomando cuidado para que vidro canelado não seja riscado.

É importante ressaltar, que a aplicação do insulfilm é mais indicada para os vidros canelados que apresentam a parte lisa para o lado de dentro do local.

Isso acontece porque, quanto maior for o nível de sujeira, maior vai ser a sua dificuldade durante a aplicação. Você pode retirar o insulfilm do seu vidro canelado, sem problemas nenhum, quando achar que for necessário.

Quanto custa o m2?

Em média, o valor do metro quadrado do vidro canelado comum, pode custar mais ou menos R$115,00, dependendo da espessura do vidro. No caso do vidro canelado fumê e bronze, o valor pode subir um pouco por serem coloridos.

O valor do metro quadrado do vidro canelado, pode variar muito se levarmos algumas coisas em consideração. É possível encontramos diferença de preço entre as cores do vidro canelado, sendo que o fumê, o incolor e o bronze podem apresentar preços específicos.

Além disso, a região e a loja em que você irá realizar a sua compra também podem apresentar variações de preço. Por isso, é importante você realizar pesquisas para encontrar o valor mais acessível para você.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *