7+ Diferentes Tipos de Telhas: Vantagens, Desvantagens e Dicas

Publicado em e atualizado em: 15-09-2022.

As telhas são um material de cobertura muito popular, devido à sua versatilidade, beleza e durabilidade. No entanto, é importante escolher o tipo de telha certa para o seu projeto, pois há muitos tipos diferentes no mercado. Aqui estão alguns dos principais tipos de telhas disponíveis:

Tipo de TelhaVantagensDesvantagens
Telha de BarroÉ um material natural, possui uma boa durabilidade e é um bom isolante térmico e acústico.Possui um peso considerável, o que pode dificultar a aplicação, e requer cuidados especiais na hora da limpeza para não danificar o material.
Telha de ConcretoPossui uma boa durabilidade, é um material resistente e é um bom isolante térmico e acústico.A aplicação é mais difícil que a de outros tipos de telha, e o material pode ser danificado com facilidade se não for limpo adequadamente.
Telha de FibrocimentoÉ um material resistente, possui uma boa durabilidade e é um bom isolante térmico e acústico.Possui um peso considerável, o que pode dificultar a aplicação, e requer cuidados especiais na hora da limpeza para não danificar o material.
Telha de VidroTamanho das telhas é variado, é um material resistente e é um bom isolante térmico e acústico.Possui um peso considerável, o que pode dificultar a aplicação, e requer cuidados especiais na hora da limpeza para não danificar o material.
Telha de AsfaltoPossui uma boa durabilidade, é um material resistente e é um bom isolante térmico e acústico.A aplicação é mais difícil que a de outros tipos de telha, e o material pode ser danificado com facilidade se não for limpo adequadamente.

Leia também: Modelos de Telhas de PVC

As telhas de cerâmica são as mais populares

As telhas de cerâmica são as mais populares entre os tipos de telhas, e isso se deve a vários fatores. Em primeiro lugar, elas são extremamente versáteis e podem ser usadas em praticamente qualquer tipo de construção, desde casas a edifícios comerciais. Além disso, são muito duráveis e podem resistir a intempéries como vento e chuva. Por fim, são relativamente fáceis de instalar, o que torna o processo de construção mais eficiente.

As telhas de barro são as mais antigas

As telhas de barro são as mais antigas e, consequentemente, são as que têm maior tradição. Elas são feitas a partir de barro cozido e, por isso, são extremamente resistentes. No entanto, elas são um pouco mais pesadas que as telhas de cerâmica, o que pode ser um problema na hora da instalação. Além disso, são um pouco mais caras.

As telhas de concreto são as mais duráveis

As telhas de concreto são as mais duráveis, o que torna ideal para construções que precisam de um material mais resistente, como edifícios comerciais. No entanto, elas são um pouco mais pesadas que as outras telhas, o que pode dificultar a sua instalação. Além disso, são um pouco mais caras.

As telhas de fibrocimento são as mais leves

As telhas de fibrocimento são as mais leves entre os tipos de telhas, o que torna ideal para construções em locais com restrições de peso, como telhados de casas. No entanto, elas não são tão duráveis quanto as outras telhas, o que pode ser um problema em locais com clima mais agressivo. Além disso, são um pouco mais caras.

As telhas de PVC são as mais econômicas

As telhas de PVC são as mais econômicas entre os tipos de telhas, o que torna ideal para construções em locais com restrições orçamentárias. No entanto, elas não são tão duráveis quanto as outras telhas, o que pode ser um problema em locais com clima mais agressivo. Além disso, são um pouco mais difíceis de instalar.

1. Qual o tipo de telha mais adequado para a minha obra?

As telhas cerâmicas são as mais utilizadas em construções, por serem leves e de fácil aplicação. No entanto, existem outros tipos de telhas que podem ser mais adequados para a sua obra, dependendo do tipo de construção e do clima da região.

2. Quais são os tipos de telhas cerâmicas?

As telhas cerâmicas podem ser divididas em dois grandes grupos: as telhas de barro e as telhas de argila. As telhas de barro são feitas com argila e água, e são cozidas a altas temperaturas. Já as telhas de argila são feitas com argila e areia, e são menos resistentes que as telhas de barro.

3. Quais são as vantagens das telhas cerâmicas?

As telhas cerâmicas são leves, fáceis de aplicar e possuem excelente isolamento térmico e acústico. Além disso, são resistentes ao fogo e às intempéries.

4. Quais são as desvantagens das telhas cerâmicas?

As principais desvantagens das telhas cerâmicas são o seu peso (que pode exigir o reforço da estrutura da edificação) e o fato de serem frágeis (podem se quebrar facilmente se forem mal manuseadas).

5. Quais são os tipos de telha metálica?

As telhas metálicas podem ser feitas de aço galvanizado, cobre ou zinco. Elas são muito utilizadas em construções comerciais e industriais, por serem extremamente resistentes. No entanto, elas também podem ser utilizadas em residências, desde que haja um cuidado especial com a instalação elétrica (para evitar curtos-circuitos).

6. Quais são as vantagens das telhas metálicas?

As principais vantagens das telhas metálicas são a sua resistência (elas podem durar até 50 anos) e a facilidade na hora da limpeza (basta lavar com água e detergente). Além disso, elas também possuem excelente isolamento térmico.

7. Quais são as desvantagens das telhas metálicas?

As principais desvantagens das telhas metálicas é o custo (elas costumam ser mais caras que as outras telhas), além do fato de serem um pouco mais difíceis de instalar. Outro problema é que elas podem sofrer com a oxidação se não forem bem cuidadas (por isso é importante pintá-las periodicamente).

8. Quais são os tipos de telha de fibrocimento?

As telhas de fibrocimento são feitas com uma mistura de cimento, areia e fibras vegetais (como a celulose). Elas são extremamente leves e resistentes, além de serem muito fáceis de instalar. No entanto, elas costumam ser um pouco mais caras que as outras telhas.

9. Quais são as vantagens das telhas de fibrocimento?

As principais vantagens das telhas de fibrocimento são a sua resistência (elas podem durar até 30 anos), a facilidade na hora da limpeza (basta lavar com água e detergente) e o fato de serem leves (o que facilita a instalação). Além disso, elas também possuem excelente isolamento térmico.

10. Quais são as desvantagens das telhas de fibrocimento?

As principais desvantagens das telhas de fibrocimento é o custo (elas costumam ser um pouco mais caras que as outras telhas), além do fato de não serem tão resistentes a fogo quanto as telhas metálicas.

11. Quais são os tipos de telha vegetal?

As telhas vegetais são feitas com uma mistura de argila e fibras vegetais (como a palha). Elas são extremamente leves e possuem excelente isolamento térmico, além de serem totalmente biodegradáveis. No entanto, elas costumam ser um pouco mais caras que as outras telhas.

12. Quais são as vantagens das telhas vegetais?

As principais vantagens das telhas vegetais é o fato de serem totalmente biodegradáveis, além de possuírem excelente isolamento térmico. Outra vantagem é o fato de elas não liberarem substâncias tóxicas na atmosfera durante o processo de fabricação (como acontece com as telhas metálicas).

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *