12 Tipos de Pedras para Calçada: Cores, Preços e Vantagens

Veja como a Sua Decoração de calçada de pedra ganha mais charme e resistência com estes tipos de pedras e preço!

Publicado em e atualizado em: 01-08-2022.

Calçada de pedra é aquele tipo de revestimento rústico, diferenciado e atraente nas fachadas, entradas e passeios de qualquer construção. Afinal, as pedras são os materiais de destaque em diferentes tipos.

Calçada Feita Com Assentamento De Pedras Portuguesas.
Calçada feita com assentamento de pedras portuguesas.

As pedras e rochas utilizadas precisam ser antiderrapantes e seguras para a passagem das visitas e pedestres. E é possível encontrar diversas opções no mercado brasileiro, as quais cumprem essa função, inclusive a decorativa.

Hoje, portanto, falaremos das melhores para a sua calçada de pedra, como:

  • Pedra Portuguesa
  • Pedra de Cimento (Concreto)
  • Pedra de Miracema
  • Lajota de Pedra
  • Pedra de Basalto
  • Pedra rústica
  • Pedra de cimento
  • Pedra grés
  • Pedra de areia
  • Blocos de Pedra

Todas trazem tonalidades que harmonizam e valorizam a entrada da casa ou estabelecimento. Mas, então, quais são realmente os tipos de calçada de pedra e suas características?

Calçada De Pedras De Cimento Para Fachadas Modernas.
Calçada de pedras de cimento para fachadas modernas.

São algumas das dicas que selecionamos para você leitor e adepto ao uso de pedras como decoração.

Quais são os Melhores Tipos de Pedras para Calçada?

Conforme os arquitetos, a pedra Grés é um destaque, com sua beleza e variação de tamanhos, visto que isso é um ponto importante na hora de escolher.

No entanto, devemos lembrar das clássicas pedras de calçada, como o basalto, pedra portuguesa, miracema, mineira e o próprio concreto. Saiba mais:

Pedra Portuguesa

Composta De Pequenas Pedrinhas.
Composta de pequenas pedrinhas.
A Famosa Pedra Portuguesa, Encontrada Em Muitas Cidades Brasileiras.
A famosa pedra portuguesa, encontrada em muitas cidades brasileiras.
As Diferentes Cores Podem Formar Desenhos.
As diferentes cores podem formar desenhos.

Famosa por marcar a calçada de Copacabana, a pedra portuguesa geralmente apresenta mosaicos que são originados do calcário e basalto. É a primeira opção quando se fala em revestimento de calçada de pedra. Veja suas belas cores:

Cores de Pedra PortuguesaDescrição da Cor
BrancaPedra portuguesa branca é a mais comum e ainda pode ser produzida entre os tons neve e gelo, uma pouco mais clara ou escura que a outra. Muito utilizada também em interiores, já que o branco traz essa proposta de espaço clean e sofisticado.
AmarelaApesar de o amarelo ser bem visível, consegue disfarçar com seu toque rústico. Aqui temos, portanto, uma interessante proposta de calçada de pedra: a cor original e o tom de madeira. Muito usada em ambientes externos junto com as pedras brancas.
PretaAssentar calçada de pedra portuguesa com o branco e preto, provoca um contraste e tanto. Essa é, na verdade, uma cor que mais lembra um grafite, o que combina sem erro em ambientes externos, bem acessível e perfeita para compor mosaicos. Em interiores o uso é frequente também, mas é preciso atenção ao tom escuro, bem como ao acabamento da pedra.
CinzaOutro tipo de calçada de pedra bem popular com a portuguesa, especialmente por causa de seu corte. Portanto, sua aderência é na maioria das vezes adequada para locais externos de prédios e edificações públicas.
VermelhaÉ, a cor mais forte e quente dentre as anteriores. Calçada de pedra portuguesa vermelha tem basicamente seu tom mais forte e marcante, o qual se assemelha ao da argila, usada em calçadas pelas características da cor.

Pedra de Cimento (Concreto)

Apesar de o concreto não ser exatamente uma pedra, é o tipo que dá mais certo em calçadas quando consideramos a legislação municipal.

Inspiração Com Blocos Grandes De Concreto.
Inspiração com blocos grandes de concreto.

As icônicas placas de concreto armado, por exemplo, passam pela indicação da Prefeitura de São Paulo. O motivo se deve por serem mais resistentes, fáceis de instalar e seguem um visual padrão.

Caminho De Concreto Para Jardim.
Caminho de concreto para jardim.

Atualmente, as pedras de concreto intertravado, são as mais pedidas. Elas são encaixes para calçadas de pedra mais baratas. Mas se você deseja sair do concreto básico, a opção é o paver, com suas peças em paralelepípedos pré-fabricados.

E a maior vantagem é o menor custo, pois não é preciso utilizar algo para aderir ao terreno senão seu próprio peso.

Pedra de Miracema

Também conhecida como lajinha, é um granito bruto, sem polimento. O que é ótimo para quem procura fazer calçada de pedra no mais rústico e irregular. Sua originalidade permite alta resistência, nada de derrapadas e firmeza perante choques mecânicos.

Calçada Comercial Com Pedra Miracema.
Calçada comercial com pedra Miracema.

Embora tenha conquistado mais para a aplicação em paredes da cozinha, a pedra miracema já se tornou um clássico na hora de escolher calçada de pedra. Seu formato é retangular e suas cores são:

  • Acinzentada;
  • Branca (menos recomendada se a calçada de pedra tem alto tráfego);
  • Rosa;
  • Amarelas.

As pedras miracema se diferenciam pelos acabamentos com ranhuras e espécie de manchas no tom da cor principal. Assim, tornam-se uma opção ideal para quem procura aplicar calçada de pedra diferenciada.

Pedra Miracema Quadrangular.
Pedra Miracema quadrangular.
Calçada De Parede Com Pedra Miracema.
Calçada de parede com Pedra Miracema.

Veja também: Granito Azul na Decoração

Lajota de Pedra

Muito usada nos pisos de jardins, a lajota de pedra é preparada a partir de diferentes tipos de pedras com o formato de placas planas ー diferente das pedras que são vendidas como paralelepípedos ou cubos.

Lajotas Polidas.
Lajotas polidas. Veja também: Pisos terracota para casa.

Assim como as rochas e pedras, a lajota revela uma beleza única e facilidade na hora de limpar e manter.

Calçada Geométrica De Lajotas.
Calçada geométrica de lajotas.

Entre as lajotas mais conhecidas, até mesmo para calçada de pedra são a ardósia, granito e mármore, exemplos de minerais duros. Conferem resistência contra a ação do tempo e peso adquiridos em áreas públicas.

Lajotas De Pedra Para Calçadas.
Lajotas de pedra para calçadas.

Já as lajotas baseadas em minerais suaves, conferem característica porosa, portanto, na hora de projetar sua calçada de pedra dispense estas, principalmente se o local tem escada ao ar livre. Qualquer peso frequente pode fragilizar a área com mineral suave.

Pedra de Basalto

O basalto é extremamente resistente para calçada de pedra, porque sua superfície reduz a transferência de calor em volta. O basalto também pode ser usado em muros de edificações públicas e como pisantes para jardim.

Calçada De Basalto Escuro.
Calçada de basalto escuro.

Dentre as opções de calçada de pedra está tem estética elegante e bruta ao mesmo tempo. Você encontra o basalto nos seguintes cortes:

Tipos de Basalto para CalçadasDescrição
Basalto irregular:Você encontra ele recortado, ideal para um estilo de calçada personalizada, já que se utilizam o encaixe de cada basalto irregular, principalmente com as bordas imperfeitas;
Basalto serrado:Apresenta tamanhos com excelente corte, mais alinhado, ou mais regular. Um estilo que agrada muitas pessoas, aliás;
Basalto talhado:É produzido de acordo com a dimensão escolhida pelo cliente, porém, sempre em formato retangular.

Mescle formatos e tons de basalto em uma calçada de pedra que dê acesso a praças, por exemplo. Rochas de basalto costumam ser utilizadas nesses lugares, então nada melhor para combinar!

Basalto Preto Para Construir Calçadas.
Basalto preto para construir calçadas.
Basalto Natural.
Basalto natural.

Pedra rústica

Pedras com texturas são apostas no universo da decoração externa. Algumas das pedras encontradas são a Lagoa Santa e a pedra São Tomé. Conheça mais:

Caminho De Jardim Rústico.
Caminho de jardim rústico.
Calçada Com Dois Tipos De Pedra.
Calçada com dois tipos de pedra.
Calçada Decorada Estilo Rústico.
Calçada decorada estilo rústico.

Calçada de Pedra Lagoa Santa

Leva esse nome devido ao local de extração: Lagoa Santa está entre os municípios mineiros de Pedro Leopoldo e Funilândia. Além de ser uma opção para calçada de pedra é também tendência para passeios, garagens, rampas, degraus, jardins ou outros com toques de natureza.

Pedra Lagoa Santa.
Pedra Lagoa Santa.

É um tipo de pedra que absorve bem pouco, o que facilita na hora da manutenção. Com seu tom acinzentado, a calçada de pedra Lagoa Santa chama a atenção na aparência rústica.

Calçada de pedra São Tomé

Aumente as possibilidades de alegrar e decorar a calçada rústica. Recomendamos as cores branca, cinza, rosa, e amarela. A pedra São Tomé é resistente, durável, não retém calores e é antiderrapante.

Calçada De Pedra São Tomé.
Calçada de pedra São Tomé.
Calçada De Pedra São Tomé.
Calçada de pedra São Tomé.
Calçada Para Garagem.
Calçada para garagem.
Calçada Para Garagem.
Calçada para garagem.

Pedra de cimento

Além do cimento para calçada de pedra ser a mais aceita pelos municípios, é facilmente fabricada pelo próprio cliente. O que acha de criar você mesmo formatos geométricos?

Pedras Feitas De Cimento.
Pedras feitas de cimento.

DIY (faça você mesmo) com pedra de cimento é ideal para calçadas pequenas ou para marcar o caminho de jardins. Faça moldes ao utilizar vasilhas ou garrafas de plástico. Veja este passo a passo:

  1. Com luvas e colher de pedreiro, misture cimento e água (não é necessário areia ou brita);
  2. Unte a vasilha ou garrafa de plástico com óleo;
  3. Despeje a mistura de concreto firme dentro (até a altura que desejar);
  4. Deixe secar e retire a pedra.

A opção é modelar diferentes formas geométricas com as mãos para arredondar ou a colher de pedreiro para alisar e deixar quinas retas.

Decore sua calçada de pedra de cimento DIY com vidros, galhos, folhas secas, cascalho, pedaços de azulejos, enquanto a massa está fresca e depois leve para secar.

Pedra grés

Geralmente em tamanhos entre 9 a 11 cm até 18 a 20 cm, a pedra grés em calçada de pedra atende pedidos de clientes que desejam sua forma natural ou serrada.

Pedra Grés Para Calçadas.
Pedra grés para calçadas.

Por outro lado, a laje grés pode ser encomendada por tamanhos de 90×45. E olha só, você também encontra tijoletas grés, uma pedra mais estreita de cerca de 7 a 9 cm de espessura.

Pedra Grés Para Calçadas.
Pedra grés para calçadas.

Mais usada em paredes, só que a ideia de colocá-la na calçada da casa pode ser uma boa! Apesar de ser preciso maior quantidade de rejunte.

Pedra de areia

É uma pedra natural, porém industrial. Os chamados arenitos possuem em sua composição até o Quartzo, com minúsculos cristais, e isso faz com que a areia deixe de ser um mineral simples e menosprezado para a decoração de locais externos como a calçada de pedra.

Pedra De Areia.
Pedra de areia.

Porém, é importante encomendar esse tipo de pedra para empresas e indústrias com capacidade de preparar e fortalecer para que se evitem futuras rachaduras na calçada de pedra de areia.

Pedra De Areia.
Pedra de areia.

Outra dica é: se sua calçada dá acesso a um playground, por exemplo, é mais fácil usar areia grossa do que pedrisco.

Blocos de Pedra

Nossa próxima dica é o uso de blocos intertravados. É um tipo de calçada de pedra mais ecológica, já que é feita de concreto rígido. Com blocos pré-moldados de concreto, o cliente consegue repará-los sem deixar marcas.

Blocos Grandes De Pedras.
Blocos grandes de pedras.

Se o seu objetivo é economizar e ter uma calçada de pedra com personalidade e resistente, essa é uma excelente opção.

Qual é o preço da pedra para calçada?

A começar pela pedra portuguesa, é uma das mais demoradas para aplicar, principalmente todas as vezes em que o cliente pede um toque artesanal. Para isso, o valor parte de R$40,00.

Caminho De Pedras No Jardim.
Caminho de pedras no jardim.

O valor médio do concreto é R$30,00. Lembre-se, contudo, que fica fora o cálculo de mão de obra.

O Basalto é facilmente encontrado e apresenta excelente custo-benefício voltado para realizar calçada de pedra. Não exige muito trabalho para colocar. Você acha basalto serrado por R$85,00.

Uma das favoritas, a pedra Miracema, é razoavelmente a mais barata: a partir de R$20,00. Está aí, outra alternativa de fazer sua calçada de pedra bonita e sem gastar muito.

Como rejuntar calçada de pedra?

Como Rejuntar Calçada De Pedra?
Como rejuntar calçada de pedra?

Vamos considerar uma técnica das mais fáceis encontradas aqui na internet para rejuntar calçada de pedra Portuguesa (uma das mais bonitas) sendo que as dimensões e quantidades dos materiais ficam por conta do cliente ou profissional. Vejamos este passo a passo:

  1. Faça massa seca com cimento e areia (mesmas medidas, 1×1);
  2. Com as carreiras de pedra portuguesa já formadas, despeje a mistura por cima;
  3. Com a ajuda de uma vassoura, espalhe bem por toda a região até que a mistura caia entre todas as juntas;
  4. Varra para tirar todo o excesso;
  5. Com a mangueira aberta em pouca pressão, jogue água apenas para molhar o que ficou de excesso;
  6. Faça outra mistura seca que deve conter mais areia do que cimento (3×1), jogue e espalhe dessa vez com um rodo;
  7. Varra mais uma vez. Recomendamos lavar mais uma vez e utilizar resina.

Como você viu, é uma forma de rejuntar a calçada de pedra sem fazer a mesma sujeira quando se mistura a água antes na massa. Sem falar que exige menos força para espalhar a massa, uma vez que a mistura molhada endurece o cimento.

Qual a melhor pedra para calçada de jardim?

A calçada com pedra portuguesa! Essa belíssima e acessível pedra integra muito bem, no jardim, com as plantas, pequenos artigos de jardinagem bem como próximo de móveis rústicos, que costumam ficar em áreas de lazer assim.

Aproveitar seu projeto de calçada de pedra externa para reformar ou criar um caminho de jardim, é a realização de sonho e uma oportunidade de se aconchegar em um cantinho assim.

Qual melhor resina para calçada de pedra?

Resinas acrílicas são as mais recomendadas, até pelo fato de contribuir com a impermeabilização da calçada de pedra, seja em ambientes externos, onde há mais chance de ter danos causados pelas chuvas, seja em cômodos internos molhados, como área de lazer e jardins.

Elas ajudam a limpar, dar brilho e proteger as pedras. Use, portanto, resinas incolores para manter a cor natural da superfície.

Qual melhor verniz para pedra na calçada?

Suvinil.
Suvinil.

Já o verniz é muito indicado também para reforçar o brilho e proteção contra o clima, chuvas, sol e atritos quando as pessoas passam pela calçada de pedra.

Tanto o verniz quanto a resina, são indicados por profissionais de construção civil experientes com alvenaria, arenitos e demais rochas e pedras utilizadas na decoração externa.

Como fazer assentamento de pedra na calçada?

Confira agora, algumas dicas essenciais do processo de assentar calçada de pedra:

Como fazer assentamento de pedra na calçada passo a passo

Escolha, em primeiro lugar, o formato da pedra, se é irregular, cortes retos ou não, de forma que combine com o local;

Contrate uma equipe de profissionais para ajudar, mesmo que pareça algo simples;

Prepare o terreno. É preciso estar sem irregularidade antes do assentamento da calçada de pedra;

Coloque a mistura seca 1 de cimento para 3 de areia;

Posicione as pedras por cima (a depender do tipo de pedra, não deixe espaços grandes entre elas);

Aperte as pedras com um soquete para nivelar;

Repita o passo a passo de como rejuntar calçada de pedra;

Faça um bom acabamento após 24h, com verniz ou resina, conforme orientação de profissional.

Finalmente, esperamos ter iluminado seu projeto de calçada de pedra. Se ainda sobram dúvidas sobre qual calçada de pedra realizar, a maior dica é contratar um arquiteto.

Este profissional leva em conta as suas necessidades, a fachada da residência ou estabelecimento, bem como outros aspectos como cores, design e tamanho das pedras.

Ah! E lembre-se de consultar a legislação de seu município, no caso da sua construção ser em local movimentado.

Continue a acompanhar o Sua Decoração nas redes e nossos conteúdos para complementar seu projeto de calçada de pedra como decoração de jardins, muros com pedras e arrimo, e muito mais!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *