Jardinagem com Pedras – 47 Dicas para Decorar + DIY Fácil!

jardinagem com pedras e rochas - inspire-se com as melhores dicas!
Jardinagem com pedras e rochas – inspire-se com as melhores dicas!

Combinar pedras decorativas com flores e grama no jardim. Cada dia mais as pessoas procuram por designs cada vez mais arrojados e modernos para decorar o jardim de casa. E as pedras estão muito em alta, colorindo de elegância os mais variados tipos de jardins.

Espaços grandes ou pequenos, a verdade é que a pedra dá um charme na decoração do jardim seja ele interno ou externo, na fachada ou nos fundos. Para entender como decorar o jardim com pedras, é importante primeiramente conhecer as possibilidades de pedras que podem ser usadas na decoração.

Dessa maneira, listamos as pedras mais usadas na atualidade que trazem charme e elegância pro seu jardim.

  • Pedras de rio;
  • Brita branca;
  • Brita tradicional;
  • Pedra dolomita;
  • Seixo natural.
foto pedras de rio
Pedras de rio
foto brita branca
Brita branca
foto brita padrão
Brita padrão
foto seixo
Seixo
foto pedra dolomita
Pedra dolomita

Essas pedras podem dar uma combinação muito bonita com grama, vasos e flores, sendo encontradas facilmente em floriculturas e casas de jardinagem, com preços bem acessíveis para deixar o seu jardim ainda mais bonito.

As pedras de rio são mais indicadas para áreas externas e também muito utilizadas em jardins de inverno. As pedras brita branca são muito usadas em vasos e pequenos jardins e contrastam muito bem com gramas sintéticas. Porém, independente do seu espaço, se é grande ou pequeno a verdade é que as pedras irão deixar o seu jardim muito mais bonito e criativo.

Uso de pedras em jardins com pouco espaço

Para espaços pequenos que contam com bastante variedade de flores, mesclar os tipos de pedra pode criar uma forma bem interessante de combinação entre os elementos. Essa combinação pode dar um toque bem minimalista e moderno, deixando o jardim com um aspecto bem bonito, e em alguns casos com um ar de criatividade.

O resultado visual é bem bacana e chama a atenção. A combinação entre a variedade de espécies com a variedade de pedras proporciona movimento e ritmo, resultando em um espaço marcado por uma estética divertida e descontraída.

participe do sorteio
sorteio de robô inteligente de limpeza

Saber fazer uso dos tipos de pedra e das mais variadas plantas pode deixar o jardim bem diferente do usual, sendo elogiado por todas as pessoas que por lá passarem. Uma outra possibilidade para pequenos jardins é o uso de mosaico de grama e pedra. Uma estrutura feita de madeira ou metal pode servir de guia para separar os dois materiais, deixando o ambiente divertido com um toque de modernidade.

Esses mosaicos podem ser feitos de formatos simétricos ou assimétricos. Caso opte por formatos assimétricos, combinar quadrados com retângulos, ou até mesmo círculos, pode criar algo realmente inusitado.

usar vários tipos de pedra deixa o jardim com uma aparência mais natural
Usar vários tipos de pedra deixa o jardim com uma aparência mais natural
para embelezar o espaço, combine com plantas
Para embelezar o espaço, combine com plantas
as pedras de diferentes tamanhos e formatos criam um contraste legal
As pedras de diferentes tamanhos e formatos criam um contraste legal bonito

Melhores pedras para jardins grandes e externos

Para grandes jardins, as possibilidades de combinação com pedras são ainda maiores, podendo inclusive combinar pisos, ou até mesmo criar pisos com pedras. Cercar as árvores com pedras, delimitar espaços entre grama e pedras, mesclar as pedras, ou separá-las são algumas das imensas possibilidades.

Fazer um pequeno lago artificial com pedras maiores, colocando espécies exóticas de peixes, por exemplo, dá ao jardim uma naturalidade interessante. O mosaico considerado uma possibilidade para pequenos jardins também fica muito legal em áreas amplas, podendo inclusive variar os tipos de pedra dando ainda mais charme para ele.

use pedras grandes para enfeitar um lago artificial com peixes
Use pedras grandes para enfeitar um lago artificial com peixes

Em grandes jardins os mosaicos podem ser mais espaçados, variando também as formas, podendo usar em alguma parte do jardim formas simétricas e em outras partes formas assimétricas, dando realmente um contexto bem original e criativo.

para embelezar o jardim, crie mosaicos com as pedras
Para embelezar o jardim, crie mosaicos com as pedras

Uma possibilidade muito atraente que traz um aspecto mais próximo de naturalidade são as pedras grandes. Sendo mais fácil de adicionar na composição do jardim, essas pedras facilitam o preenchimento de lacunas e auxiliam a decoração devido ao efeito visual de proporção que causam.

Misturadas às plantas rasteiras ou outras plantas de médio porte geram interessantes jogos visuais e composições. Saber utilizar e combinar as pedras grandes com as pequenas deixará o seu jardim ainda mais moderno.

Uma dica bem interessante para trabalhar com pedras grandes é fazer bancos naturais, em formatos diversos, deixando o ambiente bem próximo à verdadeira natureza. Se o seu terreno é íngreme, as pedras grandes podem ser alocadas de modo que façam uma escada natural, margeadas por várias espécies de plantas, essa é uma dica bem legal para quem tem um espaço bem amplo para um jardim. Dessa maneira, em um jardim amplo, usar a criatividade, misturar tamanhos de pedras com diversos tamanhos de flores dará realmente um design moderno e visualmente bonito no jardim.

se o terreno tiver aclives, que tal fazer uma escada rústica com pedras?
Se o terreno tiver aclives, que tal fazer uma escada rústica com pedras?

Jardinagem interna – pedras no jardim de inverno

Decorar jardins de inverno requer bastante cuidado. Levar em consideração que esses ambientes precisam transmitir paz e tranquilidade é fundamental para a escolha da decoração.
Como dica, podemos pensar nas pedras de rio com tonalidades amareladas, puxando para o marrom no piso, por exemplo.

Oferecendo um clima descontraído, o ambiente torna-se agradável remetendo à tranquilidade. Dessa maneira, combinar com cores neutras é o mais indicado para o jardim de inverno, evitando, assim, cores chamativas que fazem o ambiente perder a harmonia.

Uma opção é pintar as paredes do jardim de inverno em um bege ou marrom claro fazendo contraste com pedras brancas, caso não queira colocar as pedras amareladas. As plantas nesse caso devem ficar suspensas em vasos de cerâmica resultando em uma composição interessante e cheia de vida.

jardim de inverno com seixos e pedras brancas, combinando com a parede amarronzada
Jardim de inverno com seixos e pedras brancas, combinando com a parede amarronzada
pequeno jardim de inverno com pedras de rio e plantas suspensas
Pequeno jardim de inverno com pedras de rio e plantas suspensas
um jardim de inverno bem grande, com pedras brancas e marrons, além de muitos vasos de planta para dar vida ao espaço
Um jardim de inverno bem grande, com pedras brancas e marrons, além de muitos vasos de planta para dar vida ao espaço

Como combinar vasos e pedras?

Para pessoas que moram em apartamento, ou não possuem espaço de grama para jardinagem, os vasos são opções interessantes para decorar o ambiente. Britas brancas ou pedras de rio são excelentes opções para embelezar as plantas de tamanho pequeno nos vasos. Vasos em barro ou cerâmica são os mais indicados para receberem essas pedras.

Com aparências mais orgânicas e artesanais, harmonizam as pedras e as plantas. Alternar os tipos de vasos, e saber escolher o tamanho certo para cada tipo de planta é fundamental para não carregar o ambiente. Uma dica interessante para quem gosta de vasos é o trabalho de pintura que pode ser feito por fora dele, fazendo uma combinação basicamente perfeita com o ambiente.

você pode combinar as pedras e os vasos com um piso de madeira no seu jardim de apartamento, fica rústico e lindo
Você pode combinar as pedras e os vasos com um piso de madeira no seu jardim de apartamento, fica rústico e lindo
opções de jardins com pedra na varanda - combinação perfeita de vasos e pedras
Opções de jardins com pedra na varanda – combinação perfeita de vasos e pedras
as pedras aqui ornamentam das paredes até o chão, criando uma atmosfera bem rústica
As pedras aqui ornamentam das paredes até o chão, criando uma atmosfera bem rústica

Galeria com outras inspirações

Decorar o jardim com pedras traz, além de charme e beleza, sensações que podem incrementar o ambiente do seu lar. As pedras estão com tudo, caindo bem com qualquer tipo de planta, inclusive com grama. E que tal aprender como fazer um jardim com pedras? Veja no DIY abaixo um jeito de decorar seu jardim com britas:

Seja seu espaço grande ou pequeno, seja em um jardim de inverno ou em um pequeno vaso, as pedras ornam muito bem com a jardinagem. Com estilos variados, combinações diversas, certamente deixarão o seu ambiente muito mais descontraído e bonito. Vamos decorar então o seu jardim com pedras? Veja mais inspirações:

vasos de barro - perfeitos pro jardim com pedras
Vasos de barro – perfeitos pro jardim com pedras
quintal com piscina e jardim com alguns tipos diferentes de pedra
Quintal com piscina e jardim com alguns tipos diferentes de pedra
jardim de entrada de condomínio com pedras e casca de pinus
Jardim de entrada de condomínio com pedras e casca de pinus
jardim com pneus e pedras fácil de organizar
Jardim com pneus e pedras fácil de organizar
jardim com coqueiro pequeno e pedras de rio e seixos
Jardim com coqueiro pequeno e pedras de rio e seixos
mosaico com pedras, uma arte para decorar seu jardim
Mosaico com pedras, uma arte para decorar seu jardim
pedras de diferentes tipos e tamanhos dão naturalidade ao quintal
Pedras de diferentes tipos e tamanhos dão naturalidade ao quintal
você pode usar as pedras em volta de uma bela planta, para ornamentá-la ainda mais
Você pode usar as pedras em volta de uma bela planta, para ornamentá-la ainda mais
as pedras aqui foram usadas para cercar o gramado e as plantinhas
As pedras aqui foram usadas para cercar o gramado e as plantinhas
outro exemplo combinando pedra e grama e mais um pequeno nicho com belas plantinhas
Outro exemplo combinando pedra e grama e mais um pequeno nicho com belas plantinhas
uma combinação imperdível é dos cactos com pedras no jardim, fica bem legal
Uma combinação imperdível é dos cactos com pedras no jardim, fica bem legal
para inspirar, um lindo caminho de pedras num jardim grande e externo
Para inspirar, um lindo caminho de pedras num jardim grande e externo
plantas e cactos mais diferentes tipos de pedras ornamentam esse jardim
Plantas e cactos mais diferentes tipos de pedras ornamentam esse jardim
jardim rústico com pedras, britas e seixos - a mistura de rochas proporciona isso
Jardim rústico com pedras, britas e seixos – a mistura de rochas proporciona isso
nesse corredor externo com jardim, as pedras serviram de passagem e revestimento para as paredes, combinando bem com a cobertura rústica
Nesse corredor externo com jardim, as pedras serviram de passagem e revestimento para as paredes, combinando bem com a cobertura rústica
mais um jardim com lago pequeno enfeitado com pedregulhos e britas, uma das minhas ideias favoritas
Mais um jardim com lago pequeno enfeitado com pedregulhos e britas, uma das minhas ideias favoritas
jardim japonês com britas e gramado
Jardim japonês com britas e gramado
lindo jardim combinando cacto com flores coloridas
Lindo jardim combinando cacto com flores coloridas
esse jardim contemporâneo ganha um toque de modernidade com as pedras cinza, a nova cor da decoração moderna
Esse jardim contemporâneo ganha um toque de modernidade com as pedras cinza, a nova cor da decoração moderna
o uso de britas em lugar de terra no chão do jardim evita que se forme lama quando chove, além de ser mais bonito
O uso de britas em lugar de terra no chão do jardim evita que se forme lama quando chove, além de ser mais bonito
caminho de pedras de granito no jardim do quintal com gramado, um dos usos mais comuns que ainda ajuda a conservar a grama
Caminho de pedras de granito no jardim do quintal com gramado, um dos usos mais comuns que ainda ajuda a conservar a grama
mosaico com pedras no jardim, parece até um ninho cheio de ovos de ave
Mosaico com pedras no jardim, parece até um ninho cheio de ovos de ave
escadaria rústica cercada por pedregulhos rústicos nesse jardim externo
Escadaria rústica cercada por pedregulhos rústicos nesse jardim externo
outra combinação legal é o trio cerâmica, madeira e pedra que, como você pode ver na foto, combina muito bem para o jardim nos fundos da casa
Outra combinação legal é o trio cerâmica, madeira e pedra que, como você pode ver na foto, combina muito bem para o jardim nos fundos da casa
embora seja comum usar o granito como pedra para caminhos no jardim, ele também pode servir para fazer cercado
Embora seja comum usar o granito como pedra para caminhos no jardim, ele também pode servir para fazer cercado
nessa casa, usou-se granito e pedras de rio para criar uma charmosa passagem e evitar que se pise na grama
Nessa casa, usou-se granito e pedras de rio para criar uma charmosa passagem e evitar que se pise na grama
a pedra dolomita combinou bem com as tábuas de madeira e as plantinhas e criou uma elegante passagem no gramado do jardim
A pedra dolomita combinou bem com as tábuas de madeira e as plantinhas e criou uma elegante passagem no gramado do jardim
lindo jardim rústico com caminho de pedras cercado por muitas flores e plantas
Lindo jardim rústico com caminho de pedras cercado por muitas flores e plantas
a bromélia é outra planta que convive muito bem num jardim com pedras, deixando-o muito bonito
A bromélia é outra planta que convive muito bem num jardim com pedras, deixando-o muito bonito

Se gostou desse artigo deixe seu comentário, suas sugestões e nos acompanhe sempre para ter dicas legais para sua decoração.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *